aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-03-2016, 9h34

Ação contra Lula traz risco de venezuelização ao Brasil

Para ministros, devem crescer confrontos entre críticos e opositores do governo
76

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Numa primeira leitura, feita na manhã desta sexta por dois ministros, a ação da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Lula acirrará ainda mais o debate político _inclusive com riscos de confrontos físicos mais graves nas ruas.

Existe uma preocupação com possíveis enfrentamentos nos protestos previstos para 13 de março, tanto em relação aos críticos do governo, como também da parte dos apoiadores de Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Há também uma avaliação de que esta fase da Lava Jato, a Aletheia, teria sido uma resposta dos investigadores, sobretudo da Polícia Federal, à saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça.

Nos bastidores, o Palácio do Planalto já esperava uma operação desse tipo, mas o momento de executá-la teria sido adiantado pela saída de Cardozo da Justiça, numa tentativa de mostrar que não haverá interferência do novo ministro, Wellington César.

Teria pesado também, na visão do governo, o recurso da defesa do ex-presidente para que o Supremo Tribunal Federal decidisse se caberia ao Ministério Público de São Paulo ou aos investigadores em Curitiba, procuradores da República e policiais federais, investigar Lula. Antes que a ministra e relatora Rosa Weber se manifestasse e, por ventura, decidisse que as propriedades do apartamento no Guarujá e de um sítio em Atibaia deveriam ficar a cargo do Ministério Público de São Paulo, a força-tarefa da Lava Jato decidiu colocar o time na rua.

Dois ministros consideram que a condução coercitiva de Lula tem peso político forte, seja para desgastá-lo perante os críticos, seja para vitimizá-lo diante dos apoiadores.

*

Análise e opinião

Politicamente, está certa a leitura de ministros de que haverá acirramento do debate político. Não deve ser menosprezada a possibilidade de confrontos nas ruas entre apoiadores e críticos de Lula. Um ingrediente de venezuelização não deve ser descartado. E ele é perigoso. Nesse contexto, é preciso que haja moderação das autoridades públicas, sejam do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Do ponto de vista jurídico, será um teste importante para a Lava Jato. Lula é o político mais poderoso a ser alvo concreto da operação. Será necessário analisar a consistência dessas investigações.

Haverá uma entrevista dos investigadores hoje, como é de praxe, para falar das razões das diligências. Parece que está estabelecido um processo que ganhou dinâmica própria e que é incontrolável. Hoje, Lula e o PT são os mais atingidos.

No entanto, a oposição, em algum momento, será objeto de interesse da Lava Jato. As delações dos executivos da Andrade Gutierrez devem desnudar um modelo de negócios da política brasileira.

O aprofundamento da Lava Jato tende a apurar não só eventuais crimes cometidos por quem está no poder, mas também pode chegar a quem se beneficia dessa engrenagem de financiamento político em que a corrupção para enriquecimento pessoal é apenas uma das suas facetas.

Um político como Lula, se quisesse enriquecer pessoalmente de forma corrupta, poderia ter muito mais que um apartamento no Guarujá ou um sítio em Atibaia, bens dos quais, aliás, ele nega ser proprietário.

Há em relação ao apartamento e ao sítio um componente maior de troca de favores do que uma ação para tirar benefício da corrupção na Petrobras. É errada a troca de favores em relação a um ex-presidente, sobretudo se ele pode voltar a ser candidato à Presidência.

Mas é importante ver que detalhes de apuração a Lava Jato tem para sustentar uma decisão tão ousada como a de hoje. Ninguém está acima da lei. Nesse sentido, Lula precisa responder às acusações. Mas é necessário que não haja abuso em relação a ele nem aos cidadãos de forma geral.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
76
  1. A presidente Dilma deveria renunciar e ir cuidar da sua defesa. O Presidente do Senado deveria renunciar e ir cuidar da sua defesa. O Presidente da Câmara deveria renunciar e ir cuidar da sua defesa. Convoquem novas eleições.

    • rita matos disse:

      O princípio fundamental da democracia é a soberania popular. Quem perdeu a eleição vai para a oposição e disputa o poder na eleição seguinte. O que a mídia golpista e a oposição virulenta querem é arrancar o poder legítimo dos ele
      eleitos. Isto é golpe. Não haverá renúncia. Se quiserem arrancar o poder, corremos o risco de uma guerra civil.

      • Fernando disse:

        Então pela sua lógica, houve golpe no Fernando Collor o qual o PT ajudou e muito..Para mim independente de partido ( não acho o PSDB melhor ou pior ) todos tem que responder por seus atos, se houve corrupção o impedimento é legitimo.

        • MARCO ANTONIO disse:

          A classe rica e dominante não se conforma de o Brasil ter sido administrada durante 8 anos por um ex sindicalista e por mais 8 anos por uma mulher e ainda perseguida pela ditadura.
          O Grande erro da Dilma e do Lula foi ter trabalhado para classe pobre, classe mais humilde que hoje é conhecida como classe média.
          Para que fatia da população o FHC trabalhou? Já pensaram em fazer um CPI da Vale para ver por quanto foi vendida e quanto foi desviado? e o Banco Econômico ninguém vai averiguar? e os trans de São Paulo desde a época do Covas, ninguém vai investigar? Cadê o Sérgio Moro? ele só conhece o PT, ele não investigar as falcatruas do Aécio e do FHC que já foram citados no Lava Jato e ele nada. Será que eles está sendo patrocinado pelo PSDB?
          Quem vai investigar as ações do Moro? será o STF, kkkkk tão brincando não é?????

          • Juarez Folletto disse:

            BEM ISSO MESMO, ESTAMOS SENDO ACHINCALHADOS DE NOVO, FUI GOSTAR DE POLÍTICA DEPOIS DO LULA E MEU MEDO ERA QUE ALGUM DIA A DIREITA SANGUINÁRIA RETORNASSE, INFELIZMENTE ESTAMOS SUJEITOS A ISSO DE NOVO. QUEM GOVERNOU O BRASIL ATÉ POUCOS ANOS ATRÁS NUNCA FOI POLÍTICO ALGUM, MAS SIM O PODER ECONÔMICO DISFARÇADO DE POLÍTICOS ALIÁS TRAIDORES QUE ENTREGARIAM A MÃE PARA OS EUA & CIA SÓ PARA LUCRAR. VEJAM O QUE FIZERAM COM NOSSAS RIQUEZAS E COM A PETROBRÁS FAZEM O MESMO. QUERO VER MUITO PREFEITO CHORANDO A FALTA DO ROYALTIES DO PETRÓLEO LOGO. DE NOVO A MULTINACIONAIS BAGUNÇANDO NOSSO QUINTAL E MUITOS APLAUDEM, COMPLEXO DE VIRA-LATAS.

        • José Barros disse:

          Disse bem, todos! Mas o que tem é só perseguição a pessoas vinculadas ao PT. A hora que conduzirem o Aécio, o Alckmin ou o Cunha, aí vai parecer coisa séria, e não mero uso político.

        • Luiz Carlos Castilho disse:

          O PT fez o que todos os partidos sempre fizeram no Brasil, a diferença é que diziam que fariam diferente. Todos os grandes partidos receberam recursos provenientes de Caixa 2. Todos os granes partidos cooptaram parlamentares através de cargos e emendas para conseguirem apoio. Costuma-se dizer que nunca se roubou tanto, o que é falácia. A diferença do PT para os outros partidos é que eles na sua incompetência não souberam fazer direito! FHC colocou no cargo de PGR um aliado, colocou outro no STF, irrigou a imprensa com verbas de estatais e compra de assinaturas e revistas e jornais, além das benesses em empréstimos do BNDES. O mensalão do PT foi igual ao mensalão do PSDB, porém mal conduzido por ele. Tudo começou com uma propina de R$ 5.000,00 e um indicado por Roberto Jefferson nos Correios. Esse indicado foi pego e ameaçou Jefferson que falou com Dirceu, que deu de costas para Jefferson que abriu a boca e entregou a compra de bancadas parlamentares com cargos. Como todos fizeram.

      • RicardoR disse:

        Golpe é o que essa quadrilha chamada PT deu no país, na Petrobrás.

      • A Lei está sendo cumprida. Apenas isto! Quem infringiu a lei deve responder. Não deve haver ninguém acima da lei. Concorda?

        • L G C Galvao disse:

          Caro Kennedy, nao foi apenas pelo sitio e triplex.
          Nao esqueça que menbros com funçao publica nao podem
          receber presentes de alto valor.
          A mudança do Lula ao sair do planalto custou
          mais 1 milhao de reais, caminhoes com, se nao me
          engano, 4 containres repletos. Foram para o sitio e
          para o triplex e ainda parte esta guardada na transportadora
          ao custo de 20.000,00 por dia.
          Sem contar os milhoes investigados repassados ao instituto lula.
          Será q lula nao enriqueceu???? de 2002 para cá?????
          O que ele tinha antes do 1º mandato????

          • Sueli Agradano disse:

            Certíssimo!!!! É agora um cidadão comum, precisa parar de transitar pelos órgãos governamentais com se Presidente fosse, ainda.

          • Fabiana GG disse:

            Gostaria ainda de ressaltar que o filho dele, antes um simples funcionário de um zoológico se tornou como por milagre num dos maiores ricos do país. Certamente não foi dando comida para os elefantes… Talvez algo um pouco mais difícil de se explicar. Em relação ao Lula, a única coisa que o povo de BEM quer é a verdade e a punição caso seja provada alguma irregularidade. Que ele no seu governo ajudou as classes mais carentes, e diga-se de passagem, com o dinheiro dos impostos de quem realmente trabalha e faz a máquina girar, não há dúvidas, afinal de contas votos de cabresto se fazem dessa maneira. Fácil dar o peixe e não ensinar a pescar.

      • YURI SANTOS disse:

        UÉ, FIZERAM ISSO COM O COLLOR! ENTÃO VAMOS FAZER ISSO COM O LULA E A DILMA! KKKKKK

      • Francisco disse:

        Nesta linha de pensamento então houve golpe no processo de saida do Collor do poder. E naquela época o PT e o Sr. Lula, derrotados nas eleições, eram golpistas???. Exigir que os politicos sejam punidos pelos crimes que cometeram não é golpe. Democracia é antes de tudo cumprir a lei. Não é porque foi eleito pelo povo que se está acima da lei e que não deve ser investigado, e preso se for comprovada a culpa. O problema de quem apoia o PT é que acham que para um pretenso „bem do povo“ tudo pode ser feito. Mesmo ir contra a lei.

        • Anderson disse:

          Quem aqui está dizendo que o PT fez o mesmo com o Collor, sugiro aprofundar um pouco mais nesse assunto. O Google está aí, e é de graça.

      • Fabiana GG disse:

        Estranha a mim que os defensores do governo ainda não terem se dado conta de que o Brasil está afundando devido à falta completa e absoluta de gestão e competência. Fala-se em golpe, mas parece que a atual situação brasileira não faz parte da preocupação dessas pessoas. Se a mudança no governo, desde presidente e toda a cúpula não é a solução, por favor informe a mim e a todos os demais brasileiros que não estão mais aguentando tanta inconpetência qual seria a saída milagrosa.

      • josé disse:

        Desculpa ,esse negocio de soberania popular.O povo depois de seis meses após as eleições já esqueceram em quem votaram,não sabem a quem cobrar as promessas de campanha.

    • walter disse:

      A Zika, a “Mosquita não dormiu a noite, e acorda com este ZUM ZUM ZUM…o que fazer agora…este depoimento forçado do lula, é um prenuncio de um futuro perigoso; se nestes depoimento a VERDADE NÃO PREVALECER; numa nova convocação, poderá ser com a PRISÃO DELE
      Quem conhece a Policia por dentro sabe; nesta altura do campeonato, a “cama esta prontinha e quentinha na cela”…
      Quanto a uma suposta VENEZUELIZAÇÃO NO BRASIL KENNEDY…kkkk…desculpa, não vai acontecer, por falta de contingente…o PT não esta tão popular assim…podem causar barulho com os seus sindicalistas contratados; A DECEPÇÃO COM ESTE GOVERNO CARO, É DE TODOS…são “muitas emoções”…

      • Márcio disse:

        Parabéns! É isso mesmo.

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Walter parabéns, como sempre a sua precisão analítica marcou mais um ponto… O que se viu na mídia foi um grupelho inexpressivo de sindicalistas contratados, com as mesmas palavras de ordem e as mesmas camisetas… ambas muito repetidas e esgarçadas.

    • rosalina disse:

      VAMOS PRA RUA !!!!!!!!!!GOLPE INSTITUCIONALIZADO NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    • luiz carlos disse:

      …todos eles deveriam estar presos, isto sim…

  2. Felipe disse:

    AS PESSOAS FICAM FALANDO EM DEMOCRACIA;

    ESTAMOS diante de uma MÁFIA.

    QUE DEMOCRACIA CARA????

    Moderação com MÁFIA??????

  3. José Marques disse:

    Eu pensava que esse dia nunca iria chegar. Viva a democracia! Nasceu a esperança de que os malfeitores serão punidos e finalmente o Brasil poderá renascer das cinzas e ser um país de oportunidades iguais para todos os brasileiros.

  4. jeferson disse:

    bom dia Kennedy, mas esta açoes contra a oposição ja nao deveriam ter ocorrido para nao dizer que so o pt é perseguido, agora nao prender o cunha que tem mais acusaçoes,de corrupção do que o presidente lula sobre um sitio e um apartamento, que ate provem o contrario não são dele. jogaram lenha na fogueira, ainda vai dar m….., essa decisão o povo pro e contra ja começaram se enfratam, guerra civil a vista……….

  5. Sônia Ribeiro disse:

    Venezuelização, nobre jornalista?!! Já estamos no ranking, junto com Venezuela e países em guerra. Com o PIB em 3,8%, já descemos rumo ao caos. Agora, se este Sr. Lula nada deve, não é dono do fatídico sítio em Atibaia, nem tão pouco do tal triplex do Guarujá, porque não foi espontaneamente depor? Quem não deve não teme e quer resolver a situação o mais rápido possível! Este PT, juntamente como demais partidos, que também deverão ser investigados e condenados e demais políticos são a demonização do Brasil. A crise é prioritariamente política, basta vermos os indicadores econômicos, quando algo é feito….CHEGA!!!! O BRASIL tem que ser maior que tudo isto, que interesses pessoais, que corrupção sem parâmetro, que falsários. O povo não aguenta mais.Esta presidente, se tive o mínimo de amor ao país e hombridade, já teria renunciado. A crise é de confiança! Ninguém mais quer investir para ser furtado, saqueado! Não é possível que não haja um cidadão de bem pra gerir esta nação!

  6. LYRA disse:

    Prezado Kennedy, encaro todos esses episódios sujos de nossa podre politica como casos já anunciados, essas mesmas senas só não aconteceram em governos passados porque a PF e o MPF eram puras marionetes que nada podiam investigar, como foram todos os casos ligados ao governo de FHC, como as privatizações e o projeto SIVAM, que todos sabem houve tantos desvios de verbas quanto os que hoje são investigados na lava jato e, sabemos nós, que em breve e se quiserem todos os demais políticos serão no mínimo chamados para depor e outros terão suas casas visitadas pela PF e RFB, como Aécio DAS NEVES e o seu um terço das propinas de FURNAS, Renan Calheiros e suas eternas “MARACÚTAIS”, Eduardo Cunha com suas contas secretas na Suíça e etc.

  7. Adriano disse:

    Será que o Keneddy fala sério? Já estou retirandoo seu blog dos meus favoritos. Esta ação contra Lula é Política. a LAVA JATO não vai encontrar a oposição, pode ter certeza. O ojetivo é um só: destruir Lula e PT. Hoje eles conseguiram. Enterrarm de uma vez só LuLA E PT. Sem falar que deram fôlego para as manifestações dia 13. Os procuradores parciais da força tarefa em Curitiba, os Delegados Aecistas, Gilmar Mendes e principalmente a imprenssa devem ser parabenizadas pelo feito!

  8. Alex disse:

    “a oposição, em algum momento, será objeto de interesse da Lava Jato”?!! Duvido!! Se os tucanos assumirem o poder, é evidente que a cúpula da PF será mudada e nada mais será investigado. Mas o atual uso político da lava-jato pelos tucanos e mídia simpática à oposição vai no final fracassar. Pois, a oposição demotucana vendo a possibilidade de chegar ao poder vai se engalfinhar em uma luta interna sem tamanho, abrindo espaço para as esquerdas continuarem no governo!!

  9. Daniel disse:

    Um comentário um tanto quanto moderado caro Kennedy.
    A PF não tem dado ponto sem nó.
    Há muitos meses o nome do Lula vem sendo citado nas investigações.
    Com certeza a PF tem muita munição na manga, do contrario não arriscaria perder tudo que já foi feito até agora na lava-jato.
    Sitio e triplex são só a pontinha do iceberg.
    A delação do Delcidio ainda tem muita lenha para queimar.
    Dia de alegria hoje. Espero que continuemos nessa linha. Chega de má noticia.

  10. Marco Túlio Castro disse:

    Não vai haver venuzuelização nenhuma. Quando 9% quer brigar com 91% a briga é rapida, termina logo. Hoje o PT conta com 9% portanto, acho melhor os petistas ficarem em casa e tomar muito diazepam

  11. Milton disse:

    Prezado Kennedy

    repetidas vezes você comenta que a Lava Jato vai chegar na oposição também. De onde vem tanta certeza? Pergunto pois para a população fica a impressão que o único foco da Lava Jato desde o princípio é o Lula e a Dilma.

    • Brasileiro disse:

      IMPRESSÃO, Milton???????????? Isso pra mim e pra MILHÕES DE BRASILEIROS já virou uma certeza!!!!!!!!!! E AINDA querem tentar nos convencer do contrário!!!! VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Anafilófio disse:

    Só não há moderação nas declarações de dirigentes do PT, dos ministros petistas e dos blogs sujos, todos sabemos que quem protesta passeando de verde e amarelo na paulista não causa problema algum. Quem bate panela também não.

    Todos nós, você incluso, sabemos a cor de quem causa tumultos: é vermelha. Peça moderação a eles e não para os cidadãos de bem que sempre protestaram sem violência.

    Que Lula seja ouvido, investigado, e condenado ou inocentado, o importante é que o PT e a imprensa cooptada aceitem os fatos, se comprovados, porque o povo que é a única oposição a este governo certamente vai aceitar.

  13. Reginaldo Barbosa da Silvas disse:

    Na minha modesta opinião, acho que a corrupção neste pais vem depois da ditadura mais recente, vejamos os colaboradores: Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma. Todos contribuiram pra a desgraça do povo Brasileiro, que não tem educação, saúde, segurança serviços essenciais para um povo, e o dinheiro publico sendo corrupiado por por essa gente. precisamos rever todo o passado deles ai sim seria justiça punindo todos e devolvendo aos cofres publico o que foi retirado.

  14. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Todo mundo sabia que Al Capone era um mafioso perigosíssimo, cometeu crimes terríveis, mas não foi preso por isso, porque era difícil para os investigadores e juízes conseguirem provas desses crimes, principalmente porque as testemunhas não tinham coragem, evidentemente, de acusá-lo. Quem ousasse fazer isso estava perdido. A carreira dele só acabou por causa de desvios no Imposto de Renda. Será que é coincidência o que está acontecendo aqui no Brasil agora?

  15. Como é dificil nesse cenario politico, atribuir um trabalho sério ao poder execultivo, vejo com muito cuidado a investida contra o ex-presidente Lula, poi se o suposto apartamento fosse em Dubai nos Emirados Arabes, talvez mas atribuir a ele uma conotação de corrupto por adquirir um suposto apartamento no guarujá, deve ser uma piada de péssimo gosto. cuidado vai ser novamente presidente de país de faz de conta. politicamente falando vejo como um tiro no pé, “VEJA BEM NÃO SOU PETISTA” por favor a operação lava jato, deveria focar sua energia nessa guadrilha de banqueiro que é o quarto poder nesse país das maravilhas. grato.

  16. Santos disse:

    A verdade é que a décadas o sistema político brasileiro só vem afundando num lamaçal interminável. O país arrecada uma fortuna incalculável em impostos e oferece serviços públicos de péssima qualidade, nunca há dinheiro para o que importa como saúde, educação, moradia e segurança, mas sobra para obras inúteis. Um político gasta uma fortuna tão grande para se eleger que se não entrar está falido. O esquema atual é tão bom para os que estão lá que passa para esposa, filhos, netos… O cinismo chegou a tal ponto que vemos a atual presidente, o vice, o presidente da câmara e o presidente do senado TODOS sendo investigados por suspeitas de atos ilícitos. A oposição sempre inoperante por seu IMENSO telhado de vidro, e por aí vai… Esta é uma chance ÚNICA que o país tem de exterminar boa parte das ratazanas que destroem o país a décadas, acabar não vai, mas diminuir bastante, pode e deve. Que os culpados sejam realmente punidos e se diminua a impunidade que SEMPRE reinou neste país.

  17. Sônia Ribeiro disse:

    Nobre jornalista: a comprovação de que a crise é política e NINGUÉM AGUENTA MAIS ESTA CORJA: PETROBRAS E BB sobem mais de 15% com cenário político. Tá mais do que na hora desta máfia ir tocar em outra freguesia….São todos imundos. Quem os defende, neste momento, diante da gravíssima crise que se instalou no país é, no mínimo, ingênuo ou mama nas mesmas tetas ou não tem caráter….

  18. josé disse:

    Isto é um problema muito sério para o País.
    Na Venezuela estão racionando alimentos, para o povo ,até papel higiênico é racionado.
    A que ponto chegou.

  19. josé disse:

    Herança do chavismo .tomara que isso nunca aconteça aqui. no Brasil.

  20. Romanelli disse:

    esta operação JÁ TINHA VAZADO e sido denunciada pelo BLOG cidadania do Eduardo Guimarães na SEMANA PASSADA

  21. Romanelli disse:

    No BR, infelizmente, não existe a regulamentação de lobista. Sendo assim pode pesar acusações graves contra membros da família de LULA
    .
    Ex presidente não vive de brisa, não tem aposentadoria pelo cargo, nem é obrigado a cumprir retiro e/ou moratória, muito menos rejeitar agrados e presentes
    .
    Aqui o julgamento moral é relativo. Se existisse a regulamentação a coisa seria mais simples
    .
    Sua atuação PREJUDICOU alguém ? lesou o país ? ganhou e pagou imposto ? foi feito de forma ética e transparente ? se sim, um abraço ..mas pra q facilitar num país q aprendeu a cobrar pra dificultar ?
    .
    Pra ex a coisa é mais delicada. Dificílimo provar que o sítio e apto é de LULA (só se a OAS disser). Mesmo assim cabe tb apontar AONDE LULA lesou c/sua atuação INSTITUCIONAL, uma que cobra dele (e de qq outro) defesa de interesses ?!
    .
    em tempo – o IFHC tb recebeu ajuda de empresas e nunca ninguém falou nada ..isso tudo é pra insuflar 13/03 ..o tempo pro impeach esta acabando

  22. Romanelli disse:

    a politização desta Lava Jato esta incrível ..leio que os procuradores disseram que LULA recebeu MIMOS da OAS por conta da Petrobrás (provas tem ? NÃO ! ainda estão procurando
    .
    ..uai, reflito, pq os MIMOS não seriam por conta dos estádios da Copa, da Transposição, Belo Monte ou tantas outras obras trazidas pelo governo do “nunca dantes” ..inclusive por conta de pagamentos das palestras ?

  23. Joao Marcos disse:

    Como assim: Confronto entre criticos e opositores do governo?

  24. O sonho do PT se realizando. O Sol pode nascer para todos! Mesmo que seja quadrado.

  25. Pasquale disse:

    O culpado de tudo é o FHC,porque a polícia não prende ele.
    O lula não sabe de nada, é uma alma pura.

  26. Pablo disse:

    Pessoal tenham calma, só foi um depoimento nada mais. A oposição está com medo de Lula porque ele tem 34% das intenções de voto em 2018.

    • Se você tem tanta certeza que o Lula ganha as eleições, então nos ajude a retirar a Presidente Dilma Rousseff. Ele concorre agora mesmo e vocês o reconduzem ao posto mais alto do país. Eleições já!!!!! Ou será que estão com medo?

  27. Tartaruga Ninja disse:

    Esse clima surge porque o hábito dos investigadores e dos que pertencem ao ministério público e ao judiciário, é o hábito infeliz de postergarem as ações. Atos desta proporção, que podem trazer consequências de embate civil, devem ser tomados de forma rápida, incisiva e definitiva, tirando de apoiadores e de filósofos midiáticos sequer a chance de se manifestarem. Todos comentarão é claro, mas comentarão o fato feito. Discutirão a dureza do concreto curado. Brechas para debates e opiniões dividem os grupos e fazem nascer as contendas. Lula deveria já estar na cadeia, e Dilma deposta, talvez até junto com ele. Fazer crescer ânimos populares entre ignorantes e pedir pelo desastre.

  28. Antonio Matarazzo disse:

    Nunca votei no senhor Lula, não por questão de esquerda ou direita, mas sim por nao concordar com a visão de Brasil dele.
    Sou formado em direito com doutorado em sociologia politica.
    Mas diante de tudo que vejo, os abusos, ilegalidade, imoralidades do judiciário nacional, do MP e da PF, sinceramente, em 2018 caso o sr Lula seja candidato votarei nele.
    Não por concordar com ele, mas por um claro protesto diante da podridão do judiciário e do MP brasileiro.
    Ou se combate a corrupção geral, contra TODOS, ou pare com as imoralidades presentes nessa lava jato.

  29. Hermes Correia disse:

    Mandado de condução coercitiva só é necessário quando a testemunha se recusa a depor ao juiz. Lula estava à disposição. Um senhor de 70 anos e policiais com roupa de combate, rifles, 200 policiais, um gasto imenso do erário para pura pirotecnia. Eu tenho medo do uso político-partidário do Judiciário, da PF e do Ministério Público. Na Alemanha, foi assim a partir de 1933. É perigoso. Mas divirjo de você, Kennedy. Houve três delações quanto a Aécio Neves e o mineiro Janot pelo que sei arquivou todas, sem investigação complementar. Nada é apurado do triplex marinho, em Paraty e nem da Brasif-Ofshore que envolveria FHC. Então, o que paira no imaginário da população, a partir da análise de vários jornalistas, é que a corrupção só não compensa se o acusado estiver no campo nacionalista e progressista. Caso contrário, tudo está blindado. Sei que não é assim, mas hoje a maioria das pessoas tem esse pensamento, certeza nas redes sociais.

    • Brasileiro disse:

      Não adianta, Hermes… Contra a direita JAMAIS farão ABSOLUTAMENTE NADA!!!!!!!!! E muitos AINDA acham que todos os brasileiros são trouxas!!!!!!!!! Respeitem a nossa inteligência!!!!!!!!!!!!!!

  30. Julio Arruda disse:

    Voce REALMENTE esta justificando o fato do que o MPF encontrou e’ POUCO ? Que se fosse realmente sujo, teria MAIS ? Que raciocinio conturbado, nao ? Vamos ver, todos os indicios sao de que o dinheiro sujo de corrupcao esta ligado a ‘favores’, e etc, condedidos pelas MESMAS empresas ja identificadas como envolvidas na corrupcao, exatamente para o BENEFICIO de Lula. E isto e’ pouco ?

  31. O sonho do PT se realizando. O pobre e o rico dividindo a mesma cela!

  32. O sonho do PT se realizando. A prisão de todos os corruptos.

  33. alex disse:

    E na conferencia de prensa dos promotores porque nenhum “JORNALISTA” perguntou:
    1.- porque o Aécio Neves fase a “Lista de Furnas” não foi intimado sendo que já foi diretamente citado por três delatores?
    2- era necessário destruir a economia do Brasil para justificar a destruição de um candidato a presidência?

    • Porque político com foro privilegiado não pode ser investigado em instâncias inferiores. Só o Supremo Tribunal Federal pode autorizar investiga-lo. A teoria da conspiração é uma piada. Pergunte ao Rodrigo Janot, que foi indicado pela Presidente Dilma Rousseff para o cargo. Por que?

  34. NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI... NÃO PODE HAVER CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA! disse:

    A PF, MPF, RF, TCU, STF Têm agido corretamente com o objetivo de “passar o país a limpo”.
    Ninguém pode negar, nem situação nem oposição, nem nenhum cidadão brasileiro, o absurdo que é um Ex-presidente, a presidente atual, o presidente do Congresso Nacional, o presidente da Câmara Federal, vários senadores com mandato, muitíssimos deputados federais com mandato, senador preso exercendo mandato (Delcídio do Amaral), presidentes das maiores empresas nacionais e estatais, todos sob suspeita de corrupção, alguns já condenados e presos.
    Por que Lula não tem que ser investigado se há inúmeros indícios de ter cometido crimes?
    Só que não é só ele, é preciso urgentemente investigar Dilma, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, e todos os que são suspeitos, não importa de que partido político: há bandidos no PT, PMDB, PSDB, PTB, PCB e todos os outros partidos, como também há gente honesta em todos eles. Ninguém está acima de qualquer suspeita, independente do partido!

  35. Sônia Ribeiro disse:

    Economia: Dólar cai 2%, a R$ 3,72; Bolsa vai subindo 3,7%
    Mercado financeiro reflete dia de operação da PF contra Lula.
    Simples assim. A prova de que a crise econômica é, na verdade, política!! Não ganharão na força. O povo brasileiro quer o país passado a limpo. Está com a alma lavada hj. #quemnãodevenãoteme. Máfia na cadeia, corruptos enjaulados. Um ser humano digno exercendo o poder, com reforma política, tributária, penal (incluindo corrupção como crime hediondo, sem progressão de pena e demais mimimis). O brasileiro não é mais gado! Se politizou, se globalizou e sabe o que é um país de primeiro mundo, não esta zona chamada Brasil! Hj comeremos muitas coxinhas, bem recheadas. Quanto aos desinformados, comam acarajé. Demais partidos – suas horas chegarão. Coloquem as barbas de molho!!!

  36. Romanelli disse:

    Deus do céu ..a turma provocou e o ÓMI falô
    .
    ..estou escutando o discurso do LÍDER LULA ..ajoelha oposição ! ou tenta oferecer um líder melhor pra este país ?
    .
    quem sabe Aécio Never, Serra, Marina, ou mesmo Agripino, Pauderney, um Caiado, Cunha, Renan, que hoje posam de vestais
    .
    Olha, não é pra comparar não, mas ao vermos o PODER de empolgação que carrega Luiz Ignácio, sem duvida muitos vão entender o que ele fez por este BRASIL em tão pouco tempo
    .
    ..penso que os jovens tb saberão analisar melhor e entender os personagens MUNDIAIS que, como ele, levaram Nações ao SUCESSO, ou até a guerra
    .
    CHORA PSDB ..salve LULA ..essa turma vai ter que correr muito, comer muito feijão ainda colega..

  37. "VENEZUELIZAÇÃO"?! QUE CONVERSA É ESSA? disse:

    Mas o Brasil teve o 2º menor PIB (produto interno bruto) da América Latina – pior que o do Brasil, só foi o da Venezuela!
    Quer dizer, não vai ser prendendo a bandidada que assaltou os cofres públicos, destruiu Petrobras, trouxe de volta a inflação e recessão que vai nos levar a uma “VENEZUELIZAÇÃO”, ao contrário, o que pode nos levar a uma venezuelização é deixar quadrilhas de ladrões dos cofres públicos continuarem no poder!
    O povo consciente não deve entrar no jogo dessas quadrilhas, aceitando provocações para embates nas ruas: é preciso tirar os bandidos do comando da nação, dentro da lei! O povo não deve aceitar provocações dos que ainda querem defender esse desgoverno, afinal se alguém estiver afim de desrespeitar o cumprimento da lei de acordo com as decisões judiciais, temos quem deve intervir para que a lei seja cumprida: AS FORÇAS ARMADAS!

  38. Augustinus disse:

    Bem, já que cometeram a ilegalidade processual em desfavor do Lula, Já que se chegou onde a oposição queria em relação ao PT, significa que a operação Lava Jato começará a prender os caciques da oposição? Porque quando vejo esses caras falando me dá nojo!

    • P/AUGUSTINUS. disse:

      ILEGALIDADE? VOCÊ ACHA QUE IRIAM FAZER ALGUMA COISA ILEGAL NESSA ALTURA DO ANDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES QUE JÁ TEM INÚMERAS PROVAS DE QUE ASSALTARAM OS COFRES PÚBLICOS?
      VOCÊ ACHA QUE O LULA NÃO SABIA DE NADA DO QUE JÁ FOI DESCOBERTO? E ELE NÃO ESTÁ SENDO COBRADO POR ISSO, POR ENQUANTO, ESTÃO QUERENDO QUE ELE SE EXPLIQUE EM RELAÇÃO A DOIS SIMMPLES FATOS DE SUA VIDA PESSOAL – UM APARTAMENTO NO GUARUJÁ E UM SÍTIO EM ATIBAIA!
      E NÃO PENSE QUE É SÓ ELE QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO E SUJEITO A IR PARA A CADEIA, MEU CARO, HÁ MUITA GENTE MAIS, NÃO SÓ DO PT MAS DA MAIORIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS CHEIOS DE LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS!
      QUEM COMETE CRIME TEM QUE PAGAR, SEJA LULA, DILMA, AÉCIO, OU O MAIS HUMILDE CIDADÃO DO PAÍS: A LEI TEM QUE SER PARA TODOS!

  39. andré disse:

    Sr. Luiz Inácio LULA da Silva é um cidadão comum, que não tem fórum privilegiado. O tratamento que tem de ser dado a ele é que é dado a qualquer cidadão quando investigado por crime comum. Assim vão querer contatar uma das empreiteiras investigadas para fazer a reforma da cela que ele (LULA) vai ficar preso. Vamos acabar com essa demagogia. Ele é uma pessoa comum e se cometeu crime tem que ir para cadeia da mesma forma que um traficante que vende droga na porta de uma escola.

  40. LYRA disse:

    Em meu simples comentário que fiz anteriormente, esqueci de lembrar aos senhores o porque nada disso que está se passando me deixa alarmado, todos sabem que vereadores recebem dinheiro sujo para campanhas logo, quem vem acima desses aprendizes de meliantes, como: Prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores, ministros e presidente, logicamente não poderia ficarem de fora da farra, até mesmo porque já passaram pela época de aprendizes e hoje já são graduados e muitos até com pós doutorado em marginalidade.

  41. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    São apenas falsos trabalhistas e socialistas de araque sendo presos ou conduzidos.
    Queremos novas eleições, com o uso da lei da Ficha Limpa, e com candidatos decentes.
    Chega de Lula, Dilma, Aécio, Renan, Cunha, Sarney, Collor, Maluf, Suplicy…
    Dia 13 de março estaremos nas ruas, contra a corrupção, e pelo Brasil!

  42. Bruno Palmeira disse:

    Um comentário lúcido como sempre, Kennedy Alencar. Parabéns!

  43. J K disse:

    Bovespa dispara. Dólar em queda.
    Pelo visto, além da saída da presidente e o impedimento (a esse sim!) de Lula, o mais potente candidato a 2018, creio que a eleição para reocupação dos cargos no executivo já está pre-definida.
    Pelos dados da economia quem saíram ontem, essa melhora abrupta nesses 2 ativos ( moeda e ações) indica especulação ou eleição “viciada”. Quem garante que um ” Bolsonaro” por ex, não vence o pleito ? Qual seria a reação do mercado ?
    Minha percepção é de que está valendo a máxima: Dê-me a chance de controlar a emissão de moeda, e eu poderei controlar o mundo.
    Seria bom olhar para quem tem o controle desse ponto na economia e tentar entender em que time está jogando.

  44. Paulo Nunes disse:

    3. “É preciso que haja moderação das autoridades públicas (…)” Houve exagero, até agora? Houve alguma preocupação com falta de moderação nas 23 outras fases da operação Lava-Jato?

    4. “Parece que está estabelecido um processo que ganhou dinâmica própria e que é incontrolável.” A dinâmica deste processo supõe um controlador externo? Quem deveria ser este controlador?

  45. Paulo Nunes disse:

    6. “Mas é necessário que não haja abuso em relação a ele nem aos cidadãos de forma geral.” Onde houve abuso? Onde está a preocupação com o abuso no caso dos demais investigados até agora?

  46. Eu tinha um vizinho que vivia ganhando presentes de uns amigos dele. Um dia a polícia veio até a casa dele e o levou. Os policiais disseram que os presentes eram produto de roubo. Foi acusado e condenado por receptação.

  47. Angélica disse:

    Briga entre críticos e opositores já está quente a muito tempo. Desde que descobriram o rombo que fizeram com a Petrobrás o cabo de guerra iniciou. Espero que dessa vez a justiça não seja sega para livrar os culpados que todos nós sabemos!!!

  48. Luciano Nunes disse:

    O PT e a arte de desqualificar quem venha contra ele próprio e seus interesses.
    Como o PT muito bem sabe, colocar palavras na boca de seus opositores para uma parte da população funciona, esses acreditam.
    Acuse-os do que nós fazemos..

    PT é um partido de mentirosos e dissimulados, só acreditam neste partido quem compartilha da mesma natureza mentirosa.
    O PT se ofende com a verdade sendo dita e mostrada, sabemos que os impios e os mentirosos se ofendem com a verdade.
    E essa verdade o senhor Inácio Lula da Silva sabe muito bem que ameaça o seu plano de poder.

    A PF agiu muito bem em relação a Lula, só nos provou que ninguém, nenhum brasileiro está a cima da justiça.
    Lula não é maior que eu e qualquer brasileiro que aqui reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-05-29 02:43:27