aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-03-2016, 10h26

Ação relâmpago de Moro é irresponsável e política

Episódio enfraquece reação do governo e vitamina impeachment
159

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A divulgação do grampo de uma conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula mostra que está sendo travada uma guerra aberta entre o juiz Sérgio Moro e o Palácio do Planalto. Moro agiu em retaliação à nomeação de Lula para a Casa Civil.

Numa ação relâmpago, Moro quis causar um dano antes de as investigações saírem das suas mãos e tomarem outro rumo. Isso é perigoso. Um juiz não deve agir politicamente. É frágil o argumento de justificar a divulgação como uma forma de atender ao interesse público e de mostrar que autoridades agiriam na sombra.

Nesse caso, o juiz deveria ter divulgado antes, não no dia em que houve a decisão que levaria a investigação sobre Lula para o Supremo Tribunal Federal.

A exposição de um material desse tipo, sem denúncia contra Lula, sem uma decisão judicial num processo em que ele seja réu, é uma forma de julgamento sumário, de justiçamento. Não é correto um juiz agir como justiceiro.

Há ainda dúvida sobre a legalidade da escuta: a conversa com a presidente Dilma foi gravada às 13h32, duas horas e vinte minutos depois de o próprio Moro ter mandado interromper a vigilância. Essa conversa foi tornada pública em tempo recorde, no início da noite, por volta das 18h.

Pelo teor explosivo e pelo potencial de dano, a divulgação às pressas teve a intenção de obter um efeito político. Incendiou o debate público no país.

O juiz Sérgio Moro tem qualidades, mas agiu ontem de forma irresponsável. Já havia divulgado uma nota no dia das manifestações dizendo que autoridades têm de ouvir as ruas. No domingo, fez uma manifestação política, o que é inusual para juízes, que não devem antecipar seu voto em casos que analisam.

Ontem, em poucas horas, a Polícia Federal gravou uma conversa na qual estava a presidente. Moro a divulgou em seguida. Imediatamente, houve um julgamento público negativo contra Dilma.

Isso incendiou a manifestação em frente ao Palácio do Planalto, onde houve cenas de pancadaria e uma bomba caseira foi atirada contra a rampa. Um casal foi agredido na avenida Paulista porque a moça não concordou com manifestantes contrários a Lula. Isso não é bom para a democracia, porque estimula a barbárie e não o processo civilizatório.

Lula e Dilma têm de responder por seus atos. Não estão acima da lei. Mas juízes também não. Se uma conversa da presidente é divulgada perante o tribunal da opinião pública em algumas horas e há um julgamento sumário que a condena, imagine o que pode acontecer em relação aos cidadãos em geral.

Mais: existem também trechos irrelevantes, sem nenhum interesse público, como a conversa entre Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Esse diálogo só serve para desgastar o prefeito quando ele opina sobre o suposto “gosto de pobre” de Lula. Não há como uma conversa desse tipo ser de interesse público.

O ministro Gilmar Mendes, em entrevista à CBN, disse que os grampos foram legais. Há advogados que discordam, sob o argumento de que a escuta não poderia ter continuado depois das buscas e apreensões já feitas na operação Aletheia. Isso será objeto de debate jurídico. Os investigadores sustentam a legalidade da medida.

*

A respeito do diálogo entre Dilma e Lula, há margem pra dúvida. A primeira leitura sugere que Dilma está indicando Lula para blindá-lo da investigação em Curitiba. Os investigadores interpretaram o diálogo nesse sentido.

Dilma liga para Lula, diz que está mandando o termo de posse para ser usado “em caso de necessidade”. Isso tem aparência de ilegalidade.

Mas um ministro ressalta que ela disse: “…mandando o Messias junto com o papel… pra gente ter ele. E só usa em caso de necessidade, que é o termo da posse, tá?”.

O governo argumenta que foi enviado um termo de posse para Lula assinar e o “pra gente ter ele”, dito pela presidente, significaria que o papel voltaria às mãos dela. O “em caso de necessidade” seria uma eventual ausência de Lula devido a uma enfermidade de dona Marisa, o que impediria o ex-presidente de comparecer à posse hoje.

No entanto, há uma questão que precisa ser esclarecida: ao longo do dia de ontem, petistas e ministros falaram que a posse seria na terça-feira. Ao final do dia, o governo comunicou que a posse seria hoje e as transmissões de cargo na terça. Tem um ruído aí.

Voltando ao diálogo: o “só usa em caso de necessidade” seria para Lula apresentar e evitar uma medida de Moro, como um eventual pedido de prisão? Ou para o governo usar caso Lula não viesse a Brasília hoje?

O governo divulgou um termo de posse assinado só por Lula, sem a assinatura da presidente Dilma e sem data. O governo argumenta que isso isenta Dilma, porque não serviria para blindar Lula caso houvesse, por exemplo, uma ordem de Moro contra ele.

Esse diálogo pode derrubar a presidente da República. É preciso analisá-lo com mais cuidado. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem cabe investigar Dilma, deverá fazê-lo com mais serenidade.

Todas as autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário também devem atuar com serenidade, bem como os jornalistas. É preciso incentivar o processo civilizatório, não a barbárie.

*

Efeitos

Esse episódio causa um imenso desgaste político ao governo, porque enfraquece um movimento para tentar sair das cordas. Volta a fortalecer os defensores do impeachment da presidente.

Vai exigir respostas do ex-presidente Lula ao que os investigadores consideram tentativas de atrapalhar a investigação. Há diálogos que deixam Lula e o governo ainda mais na defensiva. Juridicamente, abre um imenso debate.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
159
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Esse governo já morreu há muito tempo… ontem foi apenas a cremação.
    Falaram: “não vai ter golpe” … E DERAM ! Saiu pela culatra !

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão, bom dia…”quem com ferro fere, com ferro será ferido”; “foram pegos de calças na mão”.
      O dr Sergio Moro, foi providencial, independente das manobras, que tentarão, no decorrer destes processos;serão destituídos…
      Kennedy, mesmo que seja considerado “improcedente”, a atitude do Moro, tem respaldo jurídico;agiu dentro das prerrogativas constitucionais; ao contrário do GOLPE do PT…em nomear um “novo” presidente a luz do dia; zombaram da cara dos 220 milhões de Brasileiros; esta gente deve ser destituídas imediatamente; NADA JUSTIFICARÁ A PRESSA DA DILMA, ENVIANDO A POSSE DO LULA, POR UM PORTADOR, PARA EVITAR UMA POSSÍVEL PRISÃO

      • RAYMUNDO AVELINO disse:

        Concordo plenamente com seu ponto de vista. A questão central, não é a legalidade da escuta. Mas sim, o fato da Dilma é o conluio com o ula seu criador. Dilma, sempre teve uma postura não condizente com o papel de uma presidente, que deveria ter uma postura imparcial em reação ao cidadão Luis Inácio da Silva, a respeito de ele estar sendo investigado pela equipe da Operação Lava Jato. Dilma desonrou e, desonra o cargo que ainda ocupa, ao tentar interferir no andamento da justiça, que apura se Lula, recebeu possíveis vantagens indevidas.

      • jairo disse:

        onde que você estudou direito ? na aula de direito constitucional você deveria esta como muito no boteco em ?
        O lula assumindo ou não ministério as investigação continuaram, o MP com a sua procuradoria e o supremo julgara sem problema o LULA, se culpado condenado, se não absolvido.
        E uma ele no STF não terá onde mais recorrer vai direto para xilindró.
        o supremo é a ultima instância.

        • Renan Lopes de Almeida disse:

          Perfeito o seu comentário, eu interpreto da mesma forma, uma vez que nem indiciado o Lula ainda não foi foi como pode um Magistrado ultrapassar linha do bom senso, ademais ele nunca poderia dar publicidade a esta gravação, eu até penso o seguinte, ele passou ser passível de suspeição por que ele declinou e agiu tanto assim, Um grande magistrado profundo saber Jurídico, com muita sede de justiça, mas sair fora dos princípios da jurisdição. Um abraço

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Caríssimo Walter, o lado divertido dessas trapalhadas é que o “regime” não sabe nem afinar o discurso… Enquanto o líder deles desmente o foro privilegiado, as gravações desmontam a farsa .

        • Denise Ribeiro Cunha Moreira disse:

          Onde já se viu justiça ser feita com base em deduções. “Aparentemente”, “parece que”, “leva a crer”. Isso não é Justiça. Também sou contra a corrupção. Não a favor da tomada do poder a qualquer preço.

      • Allan Marques disse:

        Creio que nunca na história deste pais alguém enviou um termo de posse via mensageiro.
        Se não pode comparecer na posse que seja remarcada para outra data. Alias, ele tinha alguma outra coisa mais importante do que ser empossado ministro da casa civil ?
        Se minha esposa está doente em casa eu tenho que ir ao trabalho … e o Lula não pode comparecer !!! tenha dó … Rui Falcão já havia comunicado que a posse seria na 3º feira.
        Sobre a conversa com Eduardo Paes talvez vc não tenha se atentado Kennedy, o Paes confirma que o sitio é do Lula e o mesmo não nega.
        Em outro grampo, Lula com Rui Falcão, o Lula tinha informação privilegiada sobre a busca e apreensão na sua casa, na casa de todos seus filhos e na casa do Paulo Okamoto.

      • P/WALTER: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

        NENHUM MINISTRO SE AUSENTARIA DA PRÓPRIA POSSE, MUITO MENOS LULA, E A POSSE IA SER PRÓXIMA NA 3ª FEIRA E FOI ANTECIPADA PARA 5ª FEIRA DESTA SEMANA, APÓS O TAL TELEFONEMA VIR À TONA.
        A MENTIRA, DE TANTO SER OUVIDA APARENTA SER VERDADE!
        QUANTO À CONVERSA DO PREFEITO DO RIO, EDUARDO PAES, COM LULA, O “PAI DOS POBRES”, MOSTRA COMO OS POBRES SÃO ALVO DE “CHACOTA” ENTRE OS BANDIDOS, TRAVESTIDOS DE REPRESENTANTES DO POVO!
        TAL ASSUNTO NÃO É IRRELEVANTE NÃO, OFENDE. EU SOU POBRE, E ME SENTI OFENDIDO EM VER COMO SOU CONSIDERADO POR GENTE QUE É SUSTENTADA COM OS IMPOSTOS QUE OS POBRES “TAMBÉM” PAGAM, PARA SUSTENTÁ-LOS.
        QUANTO AO JUIZ SERGIO MORO, NÃO É IRRESPONSÁVEL NÃO, AO CONTRÁRIO, SE TIVÉSSEMOS 100 IGUAIS A ELE OCUPANDO CARGOS IMPORTANTES NESTE PAÍS, NÃO ESTARÍAMOS NO MAR DE LAMA EM QUE NOS ENCONTRAMOS!

        • Eduado Terras disse:

          Ótima observação. Que objeto de discussão um tanto estranho se o Juiz agiu dentro da legalidade. Que estranha essa proteção ao Lula e seu partido de ladrões. Será que estão com a miopia tão grande achando que Lula e Dilma são inocentes pessoal o roubo é Bilionário? Como gostaria que todos o juízes me mostrassem quem realmente esta Governando nosso país.

    • Antonio disse:

      Para a sorte dos cidadãos honestos, os petistas tem uma capacidade limitada de analisar as situações em momento de crise. Discutem as firúlas e esquecem de explicar o principal. Talvez por isso tenham quebrado o país.

    • p/Maria Aparecida Ramos Tinhorão - LULA DISSE: "'ESTOU MUITO PREOCUPADO COM A REPÚBLICA DE CURITIBA"! disse:

      ALGUÉM PODE TER DÚVIDA DE QUE ESSA NOMEAÇÃO DE LULA TEVE COMO ÚNICO MOTIVO TIRÁ-LO DAS INVESTIGAÇÕES SOB O CONTROLE DO JUIZ SERGIO MORO?
      NUMA DAS GRAVAÇÕES ELE DIZ CLARAMENTE: “ESTOU MUITO PREOCUPADO COM A REPÚBLICA DE CURITIBA”.
      ISSO COMPROVA O ABSURDO QUE FOI TAL NOMEAÇÃO, POR UMA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PARA BLINDAR UM INVESTIGADO POR CRIMES GRAVES – MUDANDO DE FORO – O QUE INDICA, INCLUSIVE, QUE CONSIDERAM MENOS PERIGOSO DE SER CONDENADO, SER JULGADO PELO STF – MINIMIZANDO A CAPACIDADE E IDONEIDADE DO STF, A MAIS ALTA CORTE JUDICIAL DO PAÍS!

    • Gisele Silva disse:

      “A atitude do Juiz Moro, gostem ou não, certa ou errada, revelou a podridão que esconde atrás do poder.” Se a coerência jurídica foi atropelada por impulso ou apenas revolta, só mostra a indignação de um cidadão que nesse momento pode e deve tomar alguma atitude.Errando ou acertando. Outros como eu, assisto, vou as ruas, participo de campanhas e assinaturas,comento algum blog, mas acrescento muito pouco no processo como um todo. Precisamos rever o politicamente correto nesse momento de tanta corrupção, baixaria, palavrões, desmandos,…no nosso país.

    • Alessandro disse:

      Sinceramente não entendi nada desse comentário. Quer dizer que um Juiz que é um dos maiores símbolos de uma democrácia está diante de um NEFASTO ato adminsitrativo que tem como finalidade proteger pessoa investigada, a qual desviou bilhões dos cofres públicos. Tem que ficar quietinho, engolir a seco e que se dane os governados. Ato político? Sério? Filho, isso é uma das maiores vergonhas mundiais já praticadas contra um povo. Aí você vem falar em protocolo? É isso mesmo? Em um país digno a presidente da República já estaria deposta há séculos. Outra coisa que não deu para entender: o diálogo do Paes com o Lula não tem interesse público? O prefeito do Rio simplesmente CAGUETOU o Lula. “seu sítio, seu barco”. Vou ter que desenhar?

    • André Fonseca disse:

      Tremendo FASCISTA esse Moro. Poderia ser chamado de MUSSOLINI. Golpe de direita, ou melhor, de extrema direita à vista!!!

  2. jose marildo ifran disse:

    putz, uma das analises mais razoável que eu li diante de tudo que está ai exposto..parabéns!

    • Rogério disse:

      Concordo!

    • Alfredo disse:

      Alguém com bom senso na impresnsa….. parabens

    • Giovanny disse:

      Parabéns pelo comentário. Perfeito.

    • Mario disse:

      o Moro sabia da ilegalidade do seu ato..isto é fato.. ele se pautou na moral que parte da população (a elite sobretudo) está lhe concedendo e “bancou” a manobra ilegal. isso porque, não existe mais motivação na lava-jato, que não seja buscar algo que leve o Lula à prisão.. o porquê disso?? oras, imagina ele disputando de igual pra igual com os bolsonaros da vida nos palanques em 2018… isso deixa a direita em extremo desconforto, levando à atos de total desespero, passando por cima de qualquer regra, ainda que moral e ética.. deprimente presenciar isso…

    • Edi Rocha disse:

      Juíz agindo de forma política é um absurdo. O ato de Moro é crime (vazar conversa de presidente da república) e se o STF realmente não é covarde, quero ver que providências irão tomar contra Moro. CRIME É CRIME, não sei qual a pena mas, se for prisão, que MORO SEJA PRESO. Ou a justiça é seletiva também?
      .
      Se não há nada demais em divulgar as conversas sigilosas, então seria bom quebrar o sigilo e divulgar as conversas de Moro, Cunha, Temer, Aécio, etc. Tenho certeza que os “papos” seriam bem interessantes.
      .
      Também, não há nenhuma ilegalidade na conversa da presidente com Lula. No ato de Moro sim, crime contra a Constituição, contra a presidente.
      .
      A partir do momento que Sérgio Moro virou político, ele agora merece a mesma credibilidade que os políticos do nosso país.

      • Cristian Alvares disse:

        Sergio Moro está lavando roupa suja no lugar certo que se chama Brasil para ver se esse povo otário acorda nas próximas eleições presidências e um erro grave de Sergio moro é deixar de investigar também a bancada do PMDB e do PSDB incluindo o ex presidente Fernando Henrique Cardoso!!! Todos devem ser investigados sem dó e ser condenados pelos seus crimes de corrupção, la vagem de dinheiro e evasão de divisas!!!

  3. Marcel Machado disse:

    Se a conversa com Dilma foi colhida no dia que Moro a divulgou, como ele poderia divulga-la antes?
    Podem espernear a vontade!

  4. Romanelli disse:

    Moro tem tantos “predicados” q a maioria deles ainda estão pra ser desvendados ..Moro não busca justiça, isonomia, mas política ..me faz lembrar de Collor antes de sair pra presidente ..beira a vingança, espuma ambição e arrogância
    .
    Moro tem ligações profundas c/PSDB ..vai constantemente a eventos da LIDE, empresa do candidato João Dória, um piciforme já lançado a prefeito de SP
    .
    Estão fazendo a perícia na gravação, os horários não fecham ..pode, PODE ser q o grampo tenha partido de telefone do planalto ..isso da CADEIA pro juiz de Coritiba
    .
    O q DILMA fez NUNCA foi crime, se ela tentava se precaver de “pegadinhas”, convenhamos, depois das “coercitivas”, motivos tem
    .
    Qto a G.Mendes francamente, tirando a FALTA DE JEITO nos trazida por J.barbosa, por tudo o q ele já fez e disse (inclusive aliado a Demóstenes) sinceramente, ele deveria ser DECLARADO inapto pra julgar qq causa q envolva PT e seus membros
    .
    no mais é isso, a oposição plantou vento, agora colhe LULA !!!

    • Vera Lucia disse:

      Concordo plenamente. Este juiz está extrapolando as funções. Usando o cargo de maneira política. Isto é um acinte contra a democracia. Este juiz está levando o país para o caos, beirando uma guerra civil. É isto que eles querem. Quanto pior melhor. Não aceitam a derrota eleitoral no voto. Sabemos que a corrupção no país é endêmica. Mas a forma de combatê-la não é levando o país à uma guerra civil.

      • jose disse:

        Levando o Pais ao Caos pois ..veja se não fecha como quer o PSDB..se isso não é uma Parceria entre os Dois.. Insanos que não pensam no povo o pais desse jeito e eles só perseguindo..!!

        • JAIRO disse:

          Lula disse: “_Não aceitarei ministério, pois seria confissão de culpa e eu não devo”. E aceitou. Isso entre outras coisas, como: “_Meu triplex é como o projeto da minha casa minha vida” Que deboche ao povo. Realmente não temos a quem por no lugar da Dilma, mas ainda temos a esperança, pois que seja: Moro para a presidência.

    • Danielle disse:

      Será que o Moro seria tão “infantil” a ponto de grampear os telefones do Planalto?!?!
      Não sei não… Ele pode ser tudo, menos burro!
      Agora realmente vejo vejo que os dois lados extrapolaram. A questão já virou política. Mas é grave, grave, muito grave tudo o que foi mostrado para sociedade ontem… E não pode ficar impune!

    • Maria Rosário disse:

      Provavelmente ontem o Brasil pode ter conhecido o responsável pelos vazamentos seletivos que ocorreram e continuam ocorrendo na lava-jato.

    • Rubens Costa disse:

      Lamentável todo esse falatório. O bandido usa o artifício de se esconder atrás de um Ministério, para fugir da PF, usa de todo seu poder político para se livrar da cadeia, tenta pressionar o STF junto com esse governo vergonhoso e bandido, e vocês acham errado um grampo neles.Até quando o bandido vai burlar a lei de todas as maneiras e a justiça vai ter que seguir ela para pegar ele.
      Bandido se trata como ele é, BANDIDO, então não venham querer falar de seguir a LEI quando se trata de gente desse tipo.
      Isso é uma lição para aqueles que reclamam e choram quando se fala da tal DITADURA, vejam que os que estão no poder hoje são os mesmos que fazia baderna lá nesta época, as guerrilhas.
      Quem critica a ação da PF nestas investigações, ou quer aparecer ou tem culpa no cartório.

      • losa disse:

        Não é porque voce está lidando com ladrões que irá agir como ladrão. Se representa a lei haja como tal. Não justificam os meios para chegar no fim

    • Márcio disse:

      Colhe essa tranqueira e o Brasil afunda de vez!

  5. Daniel disse:

    Vergonha! Revolta! Não tem outras palavras para descrever a situação.

  6. Ana Paula disse:

    Parabéns Kennedy, como sempre, análise ponderada e acertada. NINGUÉM esta acima a da lei, ninguém, nem juiz. A voz das ruas deve ser ouvida, mas se nossa justiça se pautar em quem grita mais alto, voltaremos ao tempo da barbárie.

  7. Alberto disse:

    A descoberto o que é e representa esse cidadão,.O choro é livre e “para ser usado em caso de necessidade”,rsrsrs.

  8. VALFRIDO DOS SANTOS FILHO disse:

    A máscara caiu.O negócio do NOSSO EMPREGADO Sérgio Moro é meramente polpitico. De justiça esse cara entende pouca coisa. Infelizmente nem todo empregado meu – E TODO HOMEM PÚBLICO O É – posso eu demitir na hora que desejar, senão Moro já teria ido.Mas nisso todo o que me deixou tranquilo foi ver que a galera do PSDB recebeu uma sonorosa vaia no domingo.

  9. Rogerio Fonseca disse:

    Caro Kennedy lamento mas discordo totalmente de sua colocação. Nunca se viu tal atitude criminosa antes neste pais como esta acontecendo agora. Atitude irresponsável de Dila e Lula. Para o ato do Sr Sergio Moro foi de estrema necessidade, mostrando ao pais o que realmente pensam seus governantes. Esta clara que estamos sendo governados por uma facção criminosa e que necessita ser parada imediatamente.

    • Edilson disse:

      Rogério, se Lula em 8 anos de presidente conseguiu um triplex e um sítio, (isso ainda a ser comprovado) foi um dos mais “econômicos”, há outros políticos aí que em menos tempo conseguem bem mais… não se revolte com a quadrilha, está tudo certo, temos em todos os partidos, independente, e mais temos muitos juízes aí no País, porque não investigam governadores, prefeitos??? O dia que tivermos uma justiça de verdade neste País, vai dar certo, entenda aquele ditado que rico nunca vai pra cadeia, e por aqui continua, meia dúzia foi lá em cima, porque esse Juiz tem raiva deles (PT), se não nunca isso teria acontecido. Vejo aqui muitas licenças ambientais sendo burladas, muita coisa muito mais grossa do que um sítio e um tríplex, rolam isso aí não chega a um bilionésimo. Justiça com isonomia. Abraço.

      • Edmilson disse:

        Ainda bem que tem alguém, no caso o juiz Sérgio Moro, e teve um início. O que não dá é justificar que há outros iguais ao Lula e não fazer nada. Concordo que existem muito mais, não só na esfera politica, mas o cidadão comum que deseja levar sempre vantagem a custa de outrem. Logo, a mudança é comportamental e também passa pelo “homem comum” e não simplesmente pensar que é normal, por existir tantos.

  10. Edmilson disse:

    O que o juiz divulgou não é mentira. A situação oportuna foi essa, pois a sociedade não pode ser enganada como está sendo pelo governo. Estamos perplexos com tanta informação, sujeira, sendo veiculado nos meios de comunicação. Logo, jamais posso pensar que o juiz Sérgio Moro tem agido errado. Parece ser o único a ver a real situação deste país.

  11. Brasileiro que recebeu um tapa na cara disse:

    Para nós o povo, o que interessa é o conteúdo, a motivação por trás disso tudo. Acabou a confiança neste governo. Não dá mais. Onde aperta o off por favor ou avançar rapidamente para o the and.

  12. antonio barbosa disse:

    Sempre há e sempre haverá de existir uma calmaria antes da tempestade. O PT e os partidos comunistas se julgam acima de tudo pelo ideal de comunizar o Brasil. Uma amiga venezuelana de milha filha que mora na Colômbia lhe disse que a Venezuela não foi comunizada da noite para o dia. Houve todo um preparo que levou 17 anos de construção para que Hugo Chaves implantasse o tal bolivarianismo (termo disfarçado de comunismo) no país. Todos vemos no que deu. E o Brasil caminha para o mesmo lugar. Nomear Lula, Gilberto Carvalho e manter Jacques Wagner com status de ministro é tão somente livrá-los da justiça da lava-jato e colocá-lo sob os olhos de Lewandowski, hoje sabidamente um patético puxa-saco do PT e do comunismo. O que Sergio Moro fez foi dar visibilidade ao povo das manobras de bastidores que são feitas para manter o povo no escuro e jogar em discursos vazios as mentiras de hoje e sempre. Felizmente ele teve esta atitude, pois assim o povo hoje sabe de fato quem é Lula e quem é Dilma.

  13. Marcio Antonio Bassetto disse:

    Não Kennedy, a ação do Moro foi uma jogada de mestre.

    Seria como se fosse um ultimo ato do Moro, jogar pressão ao circo do STF daqui pra frente. Vc sabe muito bem que lá, e até então, o Lula sairia dessa de boa. Com a maioria da população no encalço do STF, a coisa será muito diferente.

    Viva meu Brasil, onde finalmente começo a acreditar que podemos sim, ser o pais do futuro.

  14. davi disse:

    Os “brasileiros” que apoiam esse tipo de governança, “de politica manipuladora”, favorecimentos pessoais e compra de facilidades, realmente se beneficia das oportunidades geradas pela rede de corrupção, crimes e impunidade. A parcela da população que lucra com isso está feliz da vida; “alegre e saltitante”. São Imediatistas e não se importam com o futuro da Nação. Gananciosos, oportunistas e EGOÍSTAS.

  15. Nilton Fernandes disse:

    O que mais preocupa é o estimulo que vem se dando, a manifestações violentas, onde se sai do campo das idéias diversas e transforma o debate em guerra de torcida organizada, onde muitas vezes o sr. ex-presidente lula (em letra minúscula tal qual seu caráter) incentiva a disputa entre classes, se colocando como um pobre de um povo pobre e sempre perseguido pelas elites, convenhamos que lula deixo de ser pobre a muito tempo, e não é se destruindo os ricos que se fará uma melhor distribuição de renda e oportunidades, nem se dando bolsa disto ou daquilo, e sim criando-se frentes de trabalho e crescimento sustentáveis implementando o desenvolvimento não regiões ainda hoje, dominadas pelos “coronéis” muitos que desfilam no meio político e sustentam uma corja de indivíduos, que tem total descaso com a coisa pública, trabalham muito sim, mas em causa própria, espoliando o país e nos fazendo sentir vergonha, porque em algum momento fomos responsáveis por lhes proporcionar o poder.

  16. Joab disse:

    Kennedy Alencar, sempre com sua costumeira lucidez e imparcialidade. Seus textos sempre comedidos fazendo a diferença entre jornalismo de qualidade e panfletaria do oportunismo. Que sua serenidade sirva de exemplo a seus pares da CBN. Jornalismo é coisa séria e, bem utilizado, é um excelente instrumento para fomentar os debates necessários ao aperfeiçoamento do ambiente democrático.

  17. wilson disse:

    Sem comentários… o que esperar o Brasil depois disso tudo?? O pais do vale tudo, de quem pode mais chora menos.
    Só o senhor do Céu e da Terra para nos salvar.
    Que Deus nos ajude.

  18. André Luiz disse:

    Kennedy, entendo a preocupação que o momento nos exige. Temos que analisar os fatos friamente, mas também não sejamos ingenuos. Como podemos acreditar que um termo de posse teria alguma utilidade de uso sem a assinatura da presidente Dilma. Como Lula iria usá-lo sem a formalidade exigida? Se for assim, então qualquer outro político (exemplo: deputado e senadores) pode fazer um termo de posse e se livrar de um flagrante.Temos que ter cautela, mas não ingenuidade para acreditar nessa estoria.
    Um abraço.

  19. GUilherme Barreto disse:

    Ainda bem que existem cabeças como a sua neste país. Que texto coerente e sereno.

  20. Fernando disse:

    Qdo uma pessoa fala : ” SÓ USA EM CASO DE NECESSIDADE “, Ela se refere ao seu interlocutor e não a ela própria.
    Então a explicação q ela usaria isso em caso de ele não poder comparecer é FRAGIL e ABSURDA.
    Se ela quisesse falar isso, ela deveria falar : ” SO USAREI , ou SÓ USAREMOS “

  21. Carlos Lira disse:

    Acredito que a Presidenta Dilma, fez a renuncia dela sem sair do cargo. Lula assume daqui para frente com alegações de unir os aliados, mas será que ele será bem recebidos pela câmara e senado?
    Se o PMDB sair da aliança acaba com os mandatos dos dois, trazendo de imediato o impeachment para votação.
    Sei que foi um erro o ex presidente Lula ter assumido o cargo de ministro. Porém o povo Brasileiro devido a tantos sofrimentos e desempregos, deveriam agir com cautela.

  22. Ailton disse:

    obrigado pela oportunidade de disser o que penso mas é isso;as pessoas estão politicando pesando em causa própria e pouco preocupadas com o que estão deixando para seus herdeiros.

  23. Leonardo Walfré dos Santos disse:

    o povo tem que saber de toda a verdade. A justiça que nesse pais há, esconde muita coisa e eles condenam aqueles que eles querem. parabéns Juiz Sergio Moro.

  24. ivone disse:

    todos sabemos que isso e manobra política (Lula como ministro), e o Moro fez bem em divulgar a gravação telefônica isso prova que já sabíamos, isso prova que acontece coisas muito erradas e nos brasileiros somos feitos de palhaços, só me resta rasgar o meu título porque não compactuo desta vergonha.

  25. christianne agueda disse:

    Não concordo com a sua ordem dos fatos . Moro divulgou os audio no tempo certo, contudo a Presidente nomeou o Lula para fugir do Moro, em uma posse relâmpago. A posse foi antecipada para hoje porque o publico teria acesso ao audio!

  26. Jose Monteiro disse:

    Irresponsável, incendiário e arrogante. Há juízes que pensam que são deus, o Moro tem certeza, é um velho ditado das escolas de direito, mas no caso desse Dr. Juiz cabe igual uma luva.

  27. hawkvir disse:

    Muitas gente preocupada com a forma, mas não com o conteúdo! Vivemos em um estado de exceção, e os poderes (legislativo, judiciário e executivo) não são mais independentes, mas sim conluiam entre sim, em detrimento do estado democrático de direito que tantos os juristas e petistas almejam e falam! mas não chega nos poderosos, dai ficam temerosos!

  28. Everaldo disse:

    Voce fez uma das mais inteligentes analise que alguém poderia fazer parabéns.

  29. Nilson Vanderlei Weirich disse:

    Parabéns ao Juiz Sergio Moro, se foi precipitado ou não, eu tenho minhas dúvidas, agora tenho certeza de uma coisa, como um Juiz ou como um cidadão comum que vê um golpe sendo aplicado, tem que fazer alguma coisa. Agiu corretamente e teve peito pra fazer isto, este é o diferencial de Juiz e isto que esta incomodando e tirando o sono de muitos bandidos neste país. PARABÉNS SERGIO MORO……..

    • Giovanny disse:

      Quero ver você parabenizar quando a guerra estourar. Ele é um irresponsável de marca maior, esta instigando o povo a violência, fazendo justiça ao seu modo. É um inconsequente e isso deverá custar muito caro ao Brasil.

  30. Wellington disse:

    Kennedy, tua avaliação da situação e de todo o desenrolar que ela indica é a mais razoável que encontrei na imprensa até agora. Ontem, na GloboNews, os teus colegas foram muito competentes e rápidos na divulgação do diálogo, mas a competência da velocidade resultou em uma divulgação totalmente irresponsável e destituída de isenção, porque acabou por transmitir como livre de qualquer questionamento e finalidade política a interpretação que de início foi atribuída ao diálogo telefônico entre Lula e Dilma. Hoje de manhã, na rádio CBN, a Miriam Leitão chegou a dizer que a interpretação do diálogo que o governo propõe exige de nossa parte a rejeição da inteligência (ou algo mais ou menos assim, não me lembro exatamente as palavras). Parece, então, que ou se deve concordar com a Miriam ou temos baixo QI. Assim não dá! Enfim, não estou condenando a Miriam, mas acho que o comentário dela é emblemático entre os vários deslizes da imprensa. Ainda assim, que prendam quem quer que o mereça!

  31. Francisco Dantas disse:

    Só lamento que exista apenas um Sérgio Moro, pois o Brasil está precisando de muitos.

  32. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    O TIRIRICA NÃO CONSEGUIRIA FAZER MELHOR !!!!

    “É lamentável constatar que agentes públicos, que deveriam agir com imparcialidade, transparência e moralidade, para a garantia da aplicação da Constituição Federal e das Leis, queiram praticar atos de ingerência política numa das mais importantes investigações em curso no país”, assinalam os delegados.
    A nota diz que a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal “já havia alertado sobre o risco de interferência política na Polícia Federal em razão da falta de autonomia da instituição”.
    “Restou comprometida, desta forma, a indicação de Eugênio Aragão para o cargo de Ministro da Justiça, diante da demonstração de que teve por finalidade controlar as ações da Polícia Federal.”
    Os delegados, pedem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 412/2009 (PEC 412/2009), que estabelece a autonomia para a Polícia Federal, “garantindo que continuará a atuar de forma republicana e firme no combate ao crime organizado e à corrupção”.

  33. Fábio Brito disse:

    Como já é de conhecimento de todos, esse governo tem como principal característica o ato de desqualificar qualquer evidencia, por mais clara que seja, e não seria diferente em relação as gravações. Fica claro que as gravações seriam usadas como parte das investigações e que ao formularem esse golpe de nomear Lula ministro e com foro privilegiado, o Juiz Sérgio Moro, seria impedido de utilizar as gravações, que são um tapa na cara da sociedade, seriam desqualificadas pelos bandidos! A divulgação foi apenas mais uma contribuição, da real justiça brasileira, para abrir o olho de quem se recusava a enxergar!!!!!

  34. newilton disse:

    Bom. acredito no juiz Sergio Moro se fez esta bomba ser lançada em publico ja sabe no poder e na forte influencia que o governo e o ex presidente Lula tem. no congresso nacional tem fortes aliados políticos que tem rabo preso com a operação lava jato, e os casos de corrupção neste pais e levando o caso ao supremo ficaria fácil contornar a situação e o povo brasileiro tem o direito de saber das falcatruas feita pelo seus governantes, acho triste parte da população menos favorecida se vender por um bolsa família e minha casa minha vida e apoiar estes escândalos deveriam ser mas patriotas e ver a realidade dos fatos….fomos ROUBADOS por políticos onde possuem manobras para não serem julgados e presos. Temos que todos juntos mudar esta historias urgente.
    A realidade que roubaram a Petrobras a empresa de motivo de orgulho de todos os brasileiros e a conta hoje esta sendo repassada para nos contribuintes pagar com os aumentos de imposto e carga tributaria e com isso agrava a situação do pov

  35. Natália Gehringer Passos disse:

    Esse juiz deveria ter sido exonerado já ontem, após as divulgações dos grampos. Se vê que ele quis chutar o pau da barraca por vingança já que não teria mais como prender Lula, objetivo seu desde o começo dessa história. Primeiro foi a condução coercitiva desnecessária e agora esses grampos divulgados com exclusividade pela Rede Globo, que é outra que quer ver Lula na cadeia. Esse juiz já mostrou que pode usar de sua profissão para pintar e bordar, e a população que o vê como herói, o aplaude sem querer saber se isso é serviço ou desserviço. Ontem concluí que o objetivo principal desse juiz, da boa parte da população que fazem esses protestos e da Rede Globo é ver Lula ser destruído e o resto (da corrupção) que se exploda.

  36. Anax disse:

    Esse juiz tem que ser é preso, porque contra ele consta hoje prova que ele praticou crime. Se Lula e Dilma são criminosos como a grande imprensa fala, que prove pra depois prender e não ao contrário como eles querem fazer.

  37. Giovanny disse:

    Creio que tudo se encaminha para uma grave instabilidade social, para dizer uma guerra civil. O Brasil esta a deriva com esse juiz, com nosso judiciário. As coisas tem que ter um limite, justiça não se faz dessa forma. Quero ver quem vai pagar essa conta, que não será uma conta pagável em pouco tempo. A câmara junto com a justiça estão extrapolando todos os limites da sensatez, do cuidado com o país, da preservação da ordem publica e portanto da constituição. Temos agora um justiceiro, acima da lei e da ordem publica. Isso é inaceitável.

  38. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    O Juiz Moro está tentando mudar o desastre no país que é sempre discutir a forma como foram descobertos os crimes, e não o crime cometido em si, o mérito da ocorrência. Uma pessoa pode matar, roubar, estuprar, saquear, mas não pode ser condenada porque vem sempre a alegação de que a escuta foi ilegal. Somente os canalhas levam vantagem com isso. As pessoas de bem não tem o que temer. Lula, o PT e Dilma estão destruindo o país, e os culpados ficam alegando que isto não vale, porque foram descobertos, segundo eles, de forma ilegal. Não foi ilegal o que o Juiz Moro fez. Ele é muito competente, está mudando a forma de se fazer justiça no Brasil, e isto é que está mexendo com essa quadrilha que tomou conta do país.

  39. Edgian disse:

    Com certeza o suposto “erro” do juiz Sergio Moro é infinitamente menor do que a escória política que está legitimada em nosso pais e o que ela provocou e provoca ainda, na vida dos cidadãos honestos e dignos. E olha que duvido que o juiz faria isso sem respaldo legal. Ninguém seria tão ingênuo….somente o PT foi ingênuo e agora vai pagar o preço da sua infantilidade.

  40. Cleudson Santos disse:

    Parabéns Sergio Moro, nós brasileiros de bem, estamos com você. Fora todos os corruptos que estão no poder, o meu partido é o meu país !

  41. milton junior disse:

    Não posso dizer que tenha sido ultima cartada, jogada de mestre ou retaliação, acho que foi uma ação legitima e elucidadora onde uma informação que é direito ser mostrada ao povo brasileiro os tipos de articulação que praticam não esses como todo o time, com a finalidade de se blindar, blindar a estrutura montada e articular com ferramentas legais formas de se safar, não é Moro nem outro brasileiro de caráter é a voz do brasileiro legitimo, trabalhador dizendo CHEGA DE TUDO ISSO, temos um grande país com grandes homens e mulheres, uma grande nação que vem sido sugada pela corja que se traveste de representante do povo para em beneficio próprio agir da forma que quiserem, O BRASIL NÃO É QUINTAL DE CADEIA, QUE VENHAM TODOS OS MOROS DE TODAS AS ÁREAS E TODOS OS GABINETES, QUE ESSA ARTIMANHA SEJA UM TIRO NO´PÉ E QUE O SUPREMO CASO CHEGUE A SE CONFIRMAR ESTE ABSURDO MOSTRE AOS QUADRILHEIROS QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É CONSTITUÍDO POR BRASILEIROS, HOMENS BRILHANTES DE PRIMEIRA LINHA

  42. FRANCI disse:

    Mil aplausos ao Juiz Sergio Moro. correto o que ele fez esses bandidos não podem ficar em pune.
    Quanto ao senhor prefeito só digo uma coisa: E preferível ter um imóvel em Maricá comprado com dinheiro honesto do que ficar ostentando casas e apartamentos triplex em lugares nobres as custas do trabalho mais de ROUBO!!!!!PARABÉNS SERGIO MORO.

  43. Nilton Abdo disse:

    Sr Kennedy.
    Ouvi a gravação. A Secretária da Presidência chamou o Sr. Lula de presidente por duas vezes. Fiquei bastante indignado. Mas Logo em seguida a Presidente em sua entrevista chamou o Sr. Lula de Presidente várias, várias vezes. Ele não é o presidente, ele não é presidente. Fiquei absolutamente triste e indignado com tudo, sobretudo com a falta de dignidade da presidente com o cargo que ela ocupa. Tente imaginar o Barack Obama se encontrar com o Bush ou Hilary e chamá-los de presidente.

  44. Bruno Vidigal Costa disse:

    Infelizmente a maioria dos que defendem o governo, se preocupam mais em proferir críticas sobre a atitude do juiz e esquecem em avaliar o conteúdo das conversas. Ou seja, é mais importante desmerecer a forma como foi divulgada as escutas do que o fato em si, que é a intervenção da Dilma e do próprio Lula no processo de investigação. Prefiro como cidadão saber de tudo e de todos, mesmo que nas atuais circunstâncias, do que ser enganado seguindo as formalidades jurídicas. O que se discute é a mesma coisa da prescrição de um crime pela a demora no julgamento, do que entender que houve sim um assassinato, como exemplo, e que por formalidades da lei, ele não pode ser considerado um assassino.

  45. Amalia Maria de Oliveira disse:

    QUE VENHA MAIS SERGIOS MORO! AMÉM!!!!
    AGORA VEJO QUE ESSA QUADRILHA SAI DO GOVERNO. PENSAVAM EM GOVERNAR/ROUBAR DURANTE 70 ANOS! DEUS É PAI E NÃO É PADRASTO.
    JESUS TENHA MISERICORDIA DESTE POVO BRASILEIRO. PRINCIPALMENTE DOS IGNORANTES.

  46. Marcelo disse:

    Tenho uma questão que não foi esclarecida…
    Se a intenção da conversa telefônica entre a Presidente Dilma e Lula tinha caráter republicano e o envio do termo de posse “em branco” ser somente para o caso de Lula não poder comparecer à cerimônia, por que a ligação da Presidente foi feita para um agente de segurança de Lula (Moraes) e não para o telefone do próprio interessado?

  47. HOMERO disse:

    Pior do que a irresponsável atitude do Juiz é a forma como agem os governantes, atuando de forma espúria, com bilhões de dólares roubados dos cofres públicos, com usurpação da democracia através do financiamento ilegal de campanhas. Basta fora Dilma e viva MORO!!!

  48. Ewaldo Mass disse:

    Desculpe, mas voce está errado Kennedy. A decisão até pode ser política, mas tinha de ser tomada. No domingo uma multidão foi as ruas pedindo mudanças, pedindo Impeachment e pedindo ordem. e mencionando o nome do juiz, de norte a sul no Brasil. E a resposta do governo não foi outra senão dar a mínima para a população e, além de tudo, esculachar o povo nomeando lula ministro. Entenda, ao governo não basta ser honesto, tem que parecer honesto, ou vice-versa. E o lula não é e nem parece. Hoje as pessoas de bem estão comemorando a atitude do juiz. E não podia ser outra. Se ele já estava consagrado pelas multidões, agora merece mais ainda.

  49. Ray Magno disse:

    Uai Sr. Kennedy:

    Se as maquinações políticas já estavam vislumbrando tirar o Moro do Lava-Jato, o que V. Sa teria feito no lugar dele?

    Mas ele não foi político. Ele usou de seus maiores poderes a ele delegados para trazer a público as gravações. O resto é choradeira.

    Pergunta a inocentes: Será que Dilma e Lula não sabiam que estavam sendo grampeados?

    Só não esperavam uma reação contrária tão intensa dos não petista.

    Saudações Brasil Limpo!

  50. Rose disse:

    Independente da razão, também achei irresponsável a atitude do juiz. Totalmente política!

  51. É ridículo afirmar que a posse de Lula configura obstrução da Justiça. Lula não é réu, nem sequer indiciado, em qualquer processo. A denúncia do MP-SP, depois de virar piada, foi tida como insuficiente pela juíza.

    Lula tem tanto direito de assumir um ministério quanto qualquer cidadão. E é inocente até que se prove o contrário. Com plenos direitos de cidadania e atividade político-partidária.

    Essa história de “foro privilegiado” é isca para ingênuos. Virando ministro, Lula abre mão de duas instâncias recursais, ficando sujeito apenas ao juízo definitivo do STF. Perde vários anos de prazo processual e continua exposto à hidrofobia de Sérgio Moro, através dos familiares e amigos.

    Diante do grampo ilegal de Moro, e de seus abusos anteriores, não faz qualquer sentido discutir a “ética” da nomeação de Lula. Em vez de ficar repetindo “vergonha do PT” e similares, as pessoas que se julgam republicanas deveriam estar atentas ao verdadeiro escândalo que ameaça o país.

    • Humberto Prazeres disse:

      Caro Guilherme,
      Não vou discutir política ou leis, pois não sou advogado e nem trabalho na área de direito ou leis, mas, sou cidadão desse País que como tantos estamos vendo claramente manobras políticas que mesmo dentro da lei como disse, não estar de acordo com o momento que se passa seus envolvidos, assim, podemos dizer que somos apenas espectadores e o que se passa nos bastidores só eles tem acesso.
      Agora, Lula ser nomeado Primeiro Ministro da Casa Civil em plano conflito com a justiça federal, no mínimo é suspeito.
      Lhe pergunto, porque o Lula não foi nomeado Ministro antes quando a Presidente Dilma estava se afogando, e agora que ele é o naufrago é que decidiram. Estranho em!!!!

  52. fabio salles disse:

    Discordo completamente da sua lamentável colocação Kennedy, irresponsável é a nossa Presidente dar o cargo de ministro para uma pessoa que esta sendo investigada por vários crimes.

  53. se o digníssimo Juiz Dr Moro, agisse como todos os outros juízes agiram “até hoje”, nada mudaria. O que vcs estão esperando?

  54. Regis disse:

    Se a gravação ocorreu após a nomeação de Lula já ter sido publicada no Diário Oficial da União, então é evidente que a conversa entre Dilma e Lula está sendo tirara fora do contexto. O significado da frase “use só em caso de necessidade” não pode ser o que é alardeado pela imprensa se a nomeação já havia saído no Diário Oficial da União.

  55. paulo disse:

    Quem impede uma bomba de explodir e terrorista ou heroi.

  56. luis monteiro disse:

    Meus Caros, A atitude do Magistrado Moro é assustadora, vejam, chega a ser surreal, é inegável que ele usou as gravações com intenção política, portanto, é completamente irregular, a pergunta agora é outra: desde quando ele age desvinculado com a verdade, e desde quando ele tem usado esses processo com cunho político; qual a credibilidade?

    por outro lado, pergunta-se: se ele tinha autorizado os grampos, desde fevereiro segundo foi informado, ele levantou inúmeras informações, e não achou nada contundente para decretar seja lá o que for?

    aí as respostas só podem ser: ou não achou nada, ou achou tudo.

    se ele se limitou a fazer essa ilegalidade, é pq não achou nada que de fato o levasse a tomar uma medida legal.
    ou seja, eu penso que a atitude do Moro é uma confissão de que ele não consegui minimamente nada.
    estamos vivendo momentos perigosos. e o Magistrado que me perdoe mas insuflar com essas manobras a convulsão social, retira-lhe por completo toda e qualquer credibilidade.

  57. Edilena disse:

    Ates de ele ser juiz, ele é cidadão! que está lutando pelo País como todos os brasileiros.

    • luis monteiro disse:

      Minha Cara, desculpe mas não é assim, não existe isso, pois os Juízes, tem uma serie de prerrogativas, privilégios e obrigações, justamente para se afastar das impressões pessoais e apenas agir dentro da lei.

      senão, não seriam necessários, os Juízes, são necessários para evitar o linchamento, muitas vezes injusto da multidão.

      a imparcialidade, e o cumprimento estrito da lei, é a condição primeira para o exercício da Magistratura, ao não agindo assim deixa de ser Juiz para ser apenas uma opinião.

      me perdoe, mas um Juiz não pode dizer que os fins justificam os meios.

      isso é injusto, já imaginou isso na sua vida pessoal?

  58. hary disse:

    parabens kenedy pelo comentario equilibrado e imparcial. Acredito q se o juiz sergio moro tivesse provas para prender lula com certeza ja o teria preso , mas como nao as conseguiu resolveu retalhar todo o governo numa maneira irresponsavel pois isso esta inflamando a populaçao ao confronto. nao defendo ningm que tenha cometido crimes , mas tambem nao podemos apenas perseguir um unico politico por vingança e deixar o resto todos q cometeram crimes la nos altos escaloes de todos os poders impunes.

  59. Miriam disse:

    O povo brasileiro não é formado apenas por crianças para as quais você” DOURA” a verdade. Todos nós adultos temos o direito de saber o que acontece às claras e nos bastidores deste país e fazermos nosso próprio julgamento. Somos nós que elegemos os políticos e nós temos o direito de pedir que eles saiam quando não contentam mais a maioria. Aliás, a democracia não é a vontade da maioria?

  60. Amanda Lopes Botelho disse:

    Adoro pessoas que pensam!!!!!!!!!!!!!! Parabéns ao colunista pela explanação convictamente imparcial.

  61. luia disse:

    Kennedy, engracado que a Dilma mentirosa disse que a assinatura do Lula no termo de posse era para o caso dele nao poder estar presente (coisa tao importante que ela se preocupou pessoalmente em providenciar, ate ligando para ele) e agora a pouco ela assinou o termo de posse do Jaques Wagner (vulgo compositor) sem que o mesmo estivesse assinado por ele, da pra ver pelo video. Caiu por terra a “explicacao” do Planalto. A mentira nao prospera…

  62. Beto disse:

    Parabéns Kennedy pelo menos alguém sensato diante deste cenário. Respeito o juiz Moro mas ele está abusando, além disso a Globo está fazendo de tudo para derrubar o governo. Por que acham?? Tem dívida e o governo não vai ajudar. Também sou a favor da saída da Dilma, mas que seja da maneira correta. Olha o estrago que estão fazendo?? Dividindo a população, brigas..não é só PT não…

  63. Sebá disse:

    Daqui a pouco vão grampear até o Papa. E a lei dos grampos?Banalização total. Venezuela total.

  64. Leandro disse:

    Kennedy, seus argumentos tem sentido e embasamento. Mas acredito que estamos em um estado sem leis. Caso o juiz não divesse divulgado essas escutas, jamais, jamais seriam expostas à população. Um erro não justifica outro. Mas provou que há pressão do governo federal junto ao STJ. Há Ministros que são precionados a opter vantagem para o LADRÃO LULA.
    Sim, acredito em erro do juiz, mas também acredito que não há mais o que fazer, dada a constatação de tentativa de impedimento nas investigações por parte do governo e sua cúpula. Não somos burros a tal ponto de acreditar que não há nada. QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME. Se há provas, depoimentos, etc etc, por que a manobra de Dilma.
    Não é com a prisão de Lula e saída de Dilma que as coisas se resolverão, mas após os culpados forem julgados e condenados, teremos um início da reforma política, do juduciário, tributária, entre outras paradas pelos corruptos.
    Se o governo tenta abertamente inocentar um bandido, só nos resta LUTAR pelo o que é certo.

  65. Alban Drouet disse:

    Meu caro Kennedy, muitas coisas podem ser ilegais porém perfeitamente legítimas. No caso em tela, a divulgação dessa escuta foi precipitada porque havia “periculum in mora”: perigo na demora.

    Houve um claro desvio de finalidade na nomeação do ex-presidente para um cargo de ministro. Ele poderia ter sido nomeado nos últimos 5 anos e, ó coincidência, logo agora que ele ia ser preso preventivamente, ele vira ministro? Com direito a edição extra do Diário Oficial, o que ocorre uma vez na vida, outra na morte!!

    E que papo furado é esse de ele não ir à própria posse devido a uma “enfermidade de dona Marisa”. Ela está no leito de morte? Só se for, convenhamos. Lula viajou 20-25 vezes com a amante em viagens oficiais, deixando “dona Marisa” com a testa enfeitada no Brasil, vejam só quanto amor por ela.

    Em suma: em face à afronta que estava sendo feito à democracia, a atitude do juiz Moro ganhou muito em legitimidade o que, talvez, ela tenha perdido um pouco em termos de legalidade.

  66. Maurício Freitas disse:

    Com o devido respeito ao Kennedy, todos nós somos um pouco juízes. Até mesmo vc está julgando a ação do juiz Moro. O argumento de que os governados precisam saber o que fazem os governantes é válido e em nenhum momento foi grampeado o telefone de Dilma ou de Lula, mas sim de um assessor dele. Acho que as pessoas estão esquecendo como começou esta operação: era uma suposta evasão de divisas envolvendo um doleiro e se puxar o fio da meada chega-se a um escândalo dessa magnitude. Outra coisa quem está acabando com a imagem de Lula são as pessoas que tiveram a seu lado ao longo desse tempo: Delcídio, Léo Pinheiro, Pedro Correa, Ricardo Pessoa, Mônica (João Santana) e vai por aí.

  67. luis monteiro disse:

    Meus Caros,
    tudo isto é tão absurdo pois caso não saibam Juiz não tem opinião, não pode ter, a imparcialidade, é o primeiro quesito, se é parcial, independentemente do que quer que seja.

    volto a perguntar, desde quando o Magistrado age com o intuito político?

    pior, o que vai acontecer é o seguinte: todos os condenados vão aos recursos de segunda instância, e todos, absolutamente todos vão com a seguinte tese, pode uma sentença ser redigida por magistrado que confessa por seus atos interesse pessoal, por mais legitimo que seja seu interesse pessoal?

    é claro que não.

    conclusão todos os processos estão manchados, nulos mesmo.

    é claro que isso não vai ser julgado agora, mas em coisa de dois anos serão, até aqueles que por ventura tenham culpa de fato, vão ser beneficiados.

    em ultima instância, é o próprio Juiz Moro que por incompetência vai causar a impunidade.

    parabéns Juiz Moro, parabéns.

  68. Adriano disse:

    É gente. Grampo legal ou não! Erro ou acerto de Dilma com a nomeação de Lula como Ministro! Envolvimento de Lula em desvios! O fato é: No meio de toda a corrupção em nosso grande país, me respondam qual é o partido ou o político, individualmente, que tem condições de ser Presidente do nosso Brasil, não consigo enxergar ninguém.

  69. Aparecido Silva disse:

    Nosso juiz Sergio Moro fez o que tinha de ser feito para finalizar seu trabalho…. assim como a Dilma fez o que tinha de ser feito para parar o trabalho da policia federal…. a diferença é que um luta pela nação brasileira e a outra luta pelo companheiro…… cada um tem sua formação de cultura..

  70. Maria da Consolação disse:

    O Sergio Moro mais uma vez violou a lei com sua decisão, com o intuito claro de interferir no processo político deste país. Ele não poderia ter divulgado o conteúdo da gravação pois a lei de sigilo telefônico é clara ao mandar INUTILIZAR o material se ele não for aproveitado na ação (leia-se: DESTRUIR) inclusive na presença do Ministério Público e réu. Prevê a lei:rt. 8° A interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrerá em autos apartados, apensados aos autos do inquérito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligências, gravações e transcrições respectivas. Art. 9° A gravação que não interessar à prova será inutilizada por decisão judicial, durante o inquérito, a instrução processual ou após esta, em virtude de requerimento do Ministério Público ou da parte interessada. Parágrafo único. O incidente de inutilização será assistido pelo Ministério Público, sendo facultada a presença do acusado ou de seu representante

  71. Daniel Araujo disse:

    Otimo comentário do Kennedy. Sensato e sem partidarismo. Não falou nenhuma mentira e nem absurdo. Acontece que muitas pessoas estão cegas, tal como deveriam estar os juizes. Impeachment é dar o Brasil ao PMDB. Temer, Cunha, Calheiros, Aécio, Serra, Geraldo…. Um pior que o outro. O Prolema maior não é só a Dilma e sim do congresso, que há 6 anos brinca de trabalhar.

  72. juliano disse:

    Ótimo texto. Sério, coeso, independente, equilibrado e imparcial. Mais textos como esse, que contribui para o esclarecimento da nação, para a abertura de diálogo e para mais debate e menos ódio.

  73. Salvador Correia disse:

    Com todo respeito àqueles apegados a partidos políticos e/ou fanáticos por líderes suicidas.
    Contra a Tirania que se instalou no poder e extrai toda a riqueza sem o menor pudor vale qualquer argumento/arma para fazer cessar.
    Se a atitude é meramente política ou não, o fato é irrelevante quando o fim a que se destina é muito mais relevante, moral e meritório ante os efeitos devastadores que já corrói a alma do povo, posto que, a carne, há tempo já foi castigada o bastante!
    Concordo com o Juiz Sérgio Moro.
    A Atitude da Presidente foi completamente com intenção de blindar o “companheiro Lula” e, pior, utilizando seu cargo de presidente.
    Deveria de estar trabalhando em pró da sociedade (recebe para isso) e não se metendo em assuntos de investigação e defendendo quem quer que fosse.
    Utiliza-se do argumento de que é uma afronta à República o grampo instalado, a escuta e revelação das conversas etc.
    Oras, então “em nome da República” tudo pode sem nada obstar? Seriam Deuses?

  74. Santiago Lourenco disse:

    Discordo do seu título, pois o juiz Moro age como papel de jornalista que deflaga a manobra política de enviar as informações para foro privilegiado, sendo arquivado na escuridão da história brasileira. As brejas no judiciário tem garantido aos barões do país a impunidade. Não temos competência jurídica de avaliar a postura de um juiz federal, como não temos status no âmbito executivo de ofender os governantes, mas a imprensa precisa ser imparcial na conjuntura atual.

  75. antonio paulo disse:

    Moro errou feio além de perseguir o PT agora deu até para escutar a presidenta.Juiz político sem noção.

  76. Miguel disse:

    Caro Kennedy,

    Nem sempre a violência é a arma mais poderosa utilizada pelas pessoas. Não vejo muita diferença entre um político que se utiliza da máquina pública, rouba, corrompe emata, daquela que utilizamos fisicamente. Quantas pessoas já morreram por falta de cumprimento da constituição, por falta de medicamentos, por falta de atendimento, por diversas causas que todos nós já estamos cansados de saber. A que nome damos a isso, senão barbárie??? Por acaso, não são os governantes que são os maiores vilões de toda essa barbárie??? Sei que a violência não é o melhor caminho, mas o que falar diante de tanta falta de noção da nossa classe política, o que falar para uma pessoa que perde emprego por culpa de uma governante incompetente que, de uma forma ou de outra, governa somente para quatro ou cinco pessoas. Me desculpe, mas não fomos nós, nem o juiz Sérgio Moro que instalamos essa baderna generalizada em nosso País. Estamos cansados de tanta safadeza.

  77. Gesse Lopes disse:

    Esse governo é capaz de tudo para se manter no poder, já não acredito mais na lisura das urnas eletrônicas.

    Espero que o trabalho brilhante da Justiça Federal, Ministério Público e PF, colham resultados, e consigamos tirar essa facção criminosa que está no poder.

    Mas espero sinceramente que meus filhos possam crescer vendo o Lula cumprindo pelo menos 50 anos de cadeia.

  78. rafael disse:

    “Nesse caso, o juiz deveria ter divulgado antes, não no dia em que houve a decisão que levaria…” Kennedy, se tivesse liberado antes, tal investigação seria pública; sendo pública ficaria muito fácil os investigados mexerem os pauzinhos.
    Jogou no ventilador pra deixar claro que ‘foi ceifado’ do processo. CERTÍSSIMO MOURO.

  79. Genival Salviano disse:

    Parabéns Kennedy. Até que enfim li um comentário lúcido, sóbrio e responsável. Estão ferindo todos os princípios democráticos construídos durante a Revolução Francesa.
    Enquanto o PT jogou seus PRINCÍPIOS no lixo, os ricos querem voltar ao poder nem que seja a bala Está consolidado a “República dos Estados Unidos da Bruzundanga”.

  80. Renato Caetano disse:

    Desnecessário. Na obra de Leon Trotsky “Nossa Moral e a Deles” o “Catecismo do Socialista”, nós, educados e dirigidos pela ética temos a oportunidade de perceber: A estrutura de valores essenciais constituídos para erguer uma sociedade justa, perde significado. Para “eles” vale absolutamente tudo, em nome do poder e do partido. Os fins justificam os meios, mas a mão que dá é também a mão que tira. As mentiras, sofismas, jogo de cena, o cinismo e maucaratismo da base governista estão expostos. Este socialismo disfarçado de esquerda (partido) está apenas a um passo do Socialismo de direita, o Fascismo. Nosso povo ao contrário do que “eles” esperavam, não é tão idiota assim… A paciência e fé da sociedade brasileira chegou ao limite, o povo não está mais tolerando sequer políticos em carona nas manifestações. O que presenciamos agora é o povo reivindicando justiça, e Sergio Moro representa esta perspectiva com respostas firmes e enérgicas. Sua atitude é uma medida “moral”. Apoiado!

  81. Novas eleições disse:

    A divulgação do grampo, foi sem duvida de fundo politico, porem com um conteúdo muito grave. Sobre o Moro, só não o admiro como pessoa honesta, como deveria ser, pois ele engavetou a denuncia do Aécio antes das eleições.
    Agora com td mundo sendo investigado pela STF através da delação do Delcidio, informando que se tds as empreiteiras fizessem delação, a Republica caia, melhor continuarmos a cobrar dos políticos e o começo são novas eleições.

  82. Sandra Py disse:

    Caro Kennedy, parabéns pela explanação imparcial da situação. Quanto ao juiz Sérgio Moro, nunca me enganou. Ele não se comporta como um juiz e sim como político. Acho que ele deveria ser afastado devido ao seu comportamento irresponsável e inconsequente. Ele está agindo como adversário político do Lula. E, seu ato de ontem poderia ter transformado este país numa praça de guerra. Será que ele está querendo uma guerra civil? O povo precisa entender que nenhum destes políticos merecem uma gota sequer de seu sangue. Em vez de brigarem uns com os outros, deveriam se unir e ir a Brasília e botar todos para correr. Ou, todos se trancarem em casa em silêncio dando o desprezo a eles. Porém, a resposta tem que vir nas urnas. Como não existe nenhum candidato digno, ninguém deveria ir votar e depois ir ao TRE e dizer o motivo de não ter votado: Não voto em ladrão.

  83. Quanto a legalidade da ação do Juiz Federal, divide juristas. O fato em si é suficiente para que qualquer político responsável renuncie ao mandato. Não, não é o caso de Dilma e do PT. Preocupados e entrincheirados no poder, nada se preocupam com o Brasil. Nem todos, mas quase a totalidade que proferem o discurso de que o Juiz Federal foi político, acobertam a forma de financiamento que o PT trouxe para política. Se enganam os que dizem que é patrimonialismo; não é. Trouxeram , ou tentaram trazer para o o Estado de Direito uma prática de aparelho clandestino, tosca e ultrapassada. O mundo mudou e os que ainda querem se manter no campo da esquerda devem entender que aquelas palavras de ordem impingidas a nós pelos intelectuais do pensamento critico (leia-se de um programa só) devem ser deixadas de lado, pois não mais correspondem ao mundo rea ou melhor nunca corresponderam. Passou da hora, a muito tempo, do PT se retirar do executivo federal.

  84. Itamaraty Em Chamas disse:

    É difícil chegar à conclusão que a motivação do Moro foi política. A história dele é sempre voltada a conduzir processos contra corrupção e fraude financeira. E ele é bastante severo contra os investigados. Não poupou nenhum empreiteiro, e enviou inúmeros inguéritos e dados para a PGR quando políticos de Brasília foram envolvidos. Quando o governo se movimenta para acuar esse juiz e tirar dele o poder de conduzir a investigação contra seu principal representante, de uma forma que só pode ser classificada de covarde e calculista, ele respondeu no mesmo tom, dentro de suas possibilidades legais. Quem apressou a nomeação do Lula foi o governo. A gravação que envolvia a Dilma só ocorreu no mesmo dia, e depois que a ordem para suspender as gravações já havia sido dada. Quem acabou falando mais doque queria foi o governo, e o juiz só fez ter certeza de que a gravação não seria varrida para baixo do tapete. Quantas outras coisas ele já descobriu, e viu a PGR ignorar? Como cidadão, ele agiu.

  85. Sidnei Santos disse:

    Onde chegamos, não temos mais ninguém em quem podemos votar que esteja na atualidade, nesses todos da política atual, todos sem exceção do menor ao maior. Agora um comercial bobo na TV incentivando os jovens a fazerem o título eleitoral, pô, parem com isso, se menor pode votar também já pode ser responsável por crimes. O melhor com certeza é VOTAR NO NOVO NO DESCONHECIDO, que não tenha passado em nenhum desses podres Partidos, que não tenha a mão no ombro de nenhum desses podres Políticos atuais. está difícil.

  86. O que é civilizatório? Desconheço nação desenvolvida que não tenha derramado sangue em seu processo. Nós, de verdade ainda não…

  87. Carlos Fish disse:

    Ação relâmpago do Planalto para nomear Lula é irresponsável e fraudulenta.

  88. Carlos Alberto de Almeida disse:

    Meu caro kennedy antes de comentar ações o senhor deveria se ater aos fatos, o dr MORO divulgou os videos porque teve que parar as gravações por causa do foro. Pois bem se isso não fosse o fato ele teria continuado gravando o Ex. presidente

  89. edson gomes disse:

    Caro Kennedy, concordo em 90 % do seu texto. Os 10 discordantes se referem ao trecho sobre Eduardo Paes…Como não tem relevancia? Ele não citou o referido Prefeito pelo alma de Pobre e sim, no meu ver, porque ele diz no trecho: Comprou barco de merda (pedalinho), sitio em Atibaia, etc e Lula simplesmente ri, não discordando dizendo : Não, não é meu…

  90. Antenor disse:

    Kennedy, o seu comentário é equilibrado e sensato, do ponto de vista da ética, do moral e da ordem institucional. Só que, a meu ver, lógico, a ação do Juiz Sérgio Moro foi um ato de coragem. Ele colocou, literalmente, a sua cabeça à prêmio. No entanto, diante da falta de ética, da falta de moral e respeito à institucionalidade do País (reforço: a meu ver), O Juiz está certo ao divulgar uma fala que mostra quem é o “cara”. Inescrupuloso, mau educado, arrogant e que só pensa em si quando coloca toda a “república” a seu serviço… inclusive a que tem o “poder constituído”. Diante disto, como confiar em alguém a quem se queria dar o “poder constituído” sem que o mesmo tenha sido eleito? Como entregar os rumos da Nação a alguém que não tem mais qualquer moral para tal? Como acreditar que essa pessoa poderia aglutinar, unir ou arregimentar alguém se ele próprio esculhambou com todos?
    Essa é a questão, meu car Kennedy. O Juiz Sérgio Moro está fazendo um bem inestímável para o Brasil.

  91. RODRIGO PORTO disse:

    O fim, as vezes, justifica os meios…concordo que para um jornalista renomado, bem sucedido e intelectual são palavras bastante inteligentes, “amenas”, bem analisadas e sobretudo, cuidadosas. Mas se tal jornalista tivesse 5 filhos e na fila do desemprego, teria a visão que se faça o que se precisar fazer para o governo, que já não governa mais (e se é que um dia governou) conquistar a confiança dos grandes investidores e controlar a (des) empregabilidade no país urgentemente. QUE TODOS OS QUE ATRAPALHAM o país saiam de lá do jeito que for, mas SAIAM. Rodrigo Porto

  92. LUIS CLAUDIO disse:

    CAROS…..ESTÃO DISCUTINDO QUEM É MAIS LADRÃO,QUEM É MAIS INCOMPETENTE,QUEM PODE,QUEM ESTRAPOLA A AUTORIDADE E O DEVER,SE DEVE TIRAR ESTA DAQUI,OU COLOCAR ESTE ALI !!! O PRINCIPAL A SER VALADO E DISCUTIDO NESTE PAIS HOJE É A CLASSE POLITICA,OU ALGUÉM E INOCENTE A PONTO DE ACHAR QUE O PT ROUBA E OS OUTROS,TODOS,NÃO ??? QUAIS POLITICOS,ALGUÉM CONFIARIA O PODER NO BRASIL ??? QUAL POLITICO,JUIZ,PROCURADOR,MINISTRO TEM AUTONOMIA,E PRICIPALMENTE,FICHA LIMPA E HISTORIA CORRETA,SEM APADRINHAMENTOS OU CONCHAVOS,PARA SE ALVOROÇAR COMO PALADINO DA VERDADE ??? VIVEMOS A MAIOR CRISE MORAL DA HISTORIA DESTE PAIS,E PRECISAMOS USAR ESSA “MOBILIZAÇÃO” PARA MUDARMOS O NOSSO DESTINO EM QUANTO NAÇÃO E SOCIEDADE……O RESTO É DEFENDER UM LADO E SERVIR DE “MASSA DE MANOBRA”……PENSA E ACORDA BRASIL.

    • Jacqueline Ruas disse:

      Isso mesmo Luís Claudio,
      devemos defender nossa pátria e estarmos atentos para não sermos massa de manobra. Infelizmente, dada a insatisfação de nossos governantes, os julgamentos recaem sobre Dilma e Lula e o PT. Sem pretender inocentá-los, é preciso que sejamos menos míopes. Outros políticos, já citados na Lava Jato (Renan,Cunha, Aécio…), estão envolvidos nessa lama de corrupção e não foi dada tanta atenção a eles. Não são apenas os dois os responsáveis pelo caos que se instala. No governo de FH o esquema de propina era de praxe. Onde está dinheiro que seria destinado à saúde e educação com a venda da Vale? Essa é apenas uma dentre muitas a serem feitas. Lamentavelmente, as investigações têm sido tendenciosas. A JUSTIÇA DEVE SER PARA TODOS! É preciso que reflitamos sobre as consequências drásticas da atitude de Moro. O que estão fazendo com imagem de nosso país? A história já nos mostrou que toda fragmentação política é campo fértil para a queda de uma nação. “E venham os EUA!”

  93. Luiz Silva disse:

    Na gravação, Eduardo Paes diz a Lula: “para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre comprando esses barco de m***, sitiozinho vagabundo”. Lula não responde: “Espere, eu não comprei aquele sítio.” Legalmente, esta gravação é evidência que reforça a tese de que Lula é o real proprietário do sítio. Portanto, ela não tem nada de irrelevante e tem todo interesse público.

  94. Tenho a firme convicção de que o Brasil não pode esperar por mais 3 anos para que o governo atual acabe e que seja possível para os brasileiros escolher um novo rumo. Deveria haver uma saída democrática para isso, tal como um plebiscito/referendo ou rejeitar as contas do governo e em consequência o impeachment. Mas de qualqquer forma tenho que concordar com o Kennedy que o o Juiz Moro não poderia tornar públicas conversas de pessoas que nem sequer estão sendo investigadas.

  95. Paulo Waikamp disse:

    Perfeito! Comentário equilibrado, correto e imparcial!

  96. Mauro Margarido disse:

    Vivemos ou não vivemos hoje num regime democrático? Na democracia a verdade tem ou não tem que ser mostrada em sua totalidade? Os governantes num regime democrático tem ou não tem que agir com transparência. Sergio Moro agiu democraticamente, com transparência e coragem, pois expôs para todo o Brasil a verdade em sua totalidade. Quem não concorda com Sergio Moro são os verdadeiros ditadores na realidade, ou seja, a esquerda.

  97. Paulo Alves disse:

    Kennedy, parabéns pela corajosa imparcialidade. Sua fala da voz a milhões de brasileiros que, nesse momento de debate acalorado e opiniões turvas, entendem que não há santo nessa historia. O juiz Moro segue caminho previamente traçado pelo grupo derrotado em 26 de outubro de 2014. É o “terceiro turno”, proposto e jogado por quem não aceitou os resultados das urnas, que nesse momento atingiu seu ponto de inflexão máxima. Infelizmente a truculência desse grupo não encontra limite para atingir seus objetivos. Diante de nosso olhos descortina-se aquela sequencia acontecimentos cuja genialidade de Antônio Gramsci alcunhou de “Revolução Passiva”. Caberá a Historia, com seu necessário distanciamento dos acontecimentos, condenar os excessos vistos nestes dias.

  98. Heloísa Coellho disse:

    O mínimo que se espera de um juiz é que seja responsável, e que tenha equilíbrio e imparcialidade. A narrativa mostrou que faltaram os três. Nesse caso até a sua manutenção nos demais processos fica ameaçada, eu acho.

  99. Penso que a afirmação que trata da irrelevância da gravação com Prefeito Eduardo Paes deva ser revista. Por meio da conversa fica clara a admissão pelo Presidente Lula de que o sítio em Atibaia é dele, pois em nenhum momento ele contesta ou corrige as afirmações do Prefeito. A gravação portanto é relevante para o interesse público.

  100. silverio disse:

    Parabéns, pela sua análise e hoje você é segundo jornalista que digo: poucos sãos os profissionais que exercem sua profissão com ética e imparcialidade e sem ela não é justo pois tudo na nossa vida tem o pro e contra (raciocina) para ver se não verdade. Todos meus comentários são de otimismo de paz de respeito ao próximo e defendo uma sociedade mais justa e igualitária menos diferencia entre ricos e pobres e como ninguém é perfeito pois esse é o meu defeito. Amo o Brasil e tenho orgulho de ser brasileiro sem distinção de raça, cor, sexo e classe sociais.

  101. Onda Vermelha disse:

    Kennedy, meu caro, o Moro não é ingênuo, não. Ele é mau intencionado mesmo. Existe um áudio que, claramente, sugere que o alvo da escuta era a Dilma, pois é a sua secretária que liga para o secretário(ou ajudante) do Lula e isso pode ser facilmente constatado. Justamente, aquela ligação feita no dia da 24 fase da LJ quando Dilma liga para ele para se solidarizar pela “devassa” promovida pelo Força Tarefa e pelo Moro. Naquele momento o Lula estava na Sede Nacional do PT. Não podemos fechar os olhos para a realidade! O Moro comete ILEGALIDADES em série: longa prisões preventivas para forçar delações premiadas, condução coercitiva sem prévia recusa injustificada de intimação do investigado, grampeou de escritórios de advocacia violando a prerrogativa da classe, tornou públicos áudios da Presidente da República quando devia remetê-los ao STF, se houvesse indícios de crime. E se dirige a sociedade como NENHUM outro juiz faz. É messiânico. É GRAVÍSSIMO o que estamos assistindo.

    • Renan Lopes de Almeida disse:

      Boa Noite, quero deixar aqui a minha opinião isente de qual quer interesse partidário, mas , eu as coisas de dentro para fora e não ao contrario, consigo enxergar nenhum ato ilícito no dialogo do Lula e da Dilma nem tão pouco do Eduardo. Partido do principio que são frases chulas até de baixo nível que também não crime para quem a usa fica só no ridículo. A nossa legislação não me obriga produzir provas contra mim, e nem tão pouco sou obrigado a falar aquilo que o Delegado o Juiz quer ouvir; senão seria uma imposição forçada sobre tortura ou ameaça, nas CPI os Parlamentares ameaça o depoente si não falar ou si mentir vai sair daqui preso, isso é uma arbitrariedade absurda, diz o bom direito que a autoridade é que presidam ter o poder do convencimento e a habilidade para conseguir arrancar ddo depoente as informações necessárias, os ogão investigadores é QUE PRECISAM PRODUZIREM SUAS PROVAS PARA ACUSAÇÃO.Tudo bem e si eu não falar a verdade ou se mentir, na pior das hipótese as coisas vã

  102. POVO disse:

    Querem justiça em cima de alguém a qualquer preço esse é o perfil do Brasileiro sempre influenciado precocemente pela midia eleitoreira, o povo é massa de manobra.

  103. JORGE RIBEIRO disse:

    O Sr. Kennedy Alencar é um jornalista competente e lúcido, mas discordo frontalmente do seu comentário que considera a decisão do Juiz Dr SÉRGIO MORO, IRRESPONSÁVEL e POLÍTICO, o Dr. Moro além de COMPETENTE e INTEGRO é DOUTOR em DIREITO PENAL e JUIZ CONCURSADO, que não deixa dúvida do seu conhecimento jurídico para tomar decisões sábias e equilibradas, portanto, o Sr. jornalista NÃO deveria falar de assuntos que NÃO tem CONHECIMENTO TÉCNICO!

    • Renan Lopes de Almeida disse:

      Agiu de maneira irresponsável sim quando deu publicidade ao fato e tratou o assunto irrelevante, este assunto é tão grave para qual quer Jurista que estiver atento aos princípios da Jurisdição e também Constitucional, si grava as informações mantenhas as guardadas é uma coisa mas ele abriu o sirgilim foi de nada mais nada menos a Presidenta da República, os poderes são independentes e a instituição Presidência da República não si pode banalizar assim, não é a Dilma em si, mas instituição. Si faz assim com a Presidência imagine os demais, cadê a democracia é muito grave. Alem disso Juiz Mouro, muito competente profundo saber jurídico um homem com sede de justiça, mas cuidado Juiz não fazer politica muito menos revanchista, o bom Juiz trabalho no silêncio, vai mostrando os fatos, portanto ele deu uma escorregada feia, ele nem precisaria disso com tanto prestigio que tem, poderá ainda lhe custar ainda algumas dores de cabeça e ser pedido a suspeição.. neste processo.

  104. É “recorde”! Lula bate o recorde anterior de Wellington Cesar. KKKK!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  105. Washington disse:

    Que absurdo, assinou antecipadamente pois não poderia comparecer para assinar pois Marisa esta adoentada, claro a família toda será presa deve estar com pressão alta!!! …será que não percebem que o povo não acredita mais nessas baboseiras!!! Agora deve-se ter cuidado com possíveis escutas na lava jato pela ABIN, ou alguém está informando os passos da lava jato para os petistas.

  106. JOSÉ MILTON disse:

    Em primeiro lugar, opinião é bem diferente da realidade, você tem a sua e o povo tem a dela ainda mais quem esta sentindo na carne o efeito dessa crise, são honestos, trabalhadores e tem família para alimentar, educar e cuidar.
    Segundo lugar, porque o LULA, não colocou no seu ministério os companheiros que deram inicio as greves no ABC?
    Terceiro lugar, porque o LULA, não se ofereceu para solucionar os problemas da crise antes e só agora?
    Finalizando, o grampo das ligações foram feitas no telefone do LULA, e como tal não esta escrito no código civil, penal ou constituição que é uma pratica ilegal que haja distinção para com ou quem a pessoa esta falando quando esse esta sendo investigado. “Tornar público o que já é fato de conhecimento ate de uma criança,isso não fere a Democracia e sim começa á corrigir a nossa cultura”.

  107. Paulo Cembranelli disse:

    Kennedy, obrigado pelo arrazoado imparcial,cristalino e sereno. É tão gratificante ler um texto escrito por uma mente que pensa e não um punhado de palavras típicas de um maçante texto editorializado escrito em troca do sustento.Moro agiu de forma infantil e inconsequente.

  108. Márcio disse:

    Você está muito equivocado quanto a conversa entre o lula e o eduardo paes. Na conversa o eduardo diz que lula COMPROU o sitio. Não foi apenas questão de gosto pessoal. Presta atenção no serviço…

  109. Obrigada por esclarecer as coisas! Pensei que eu era louca mas acho que há pessoas com bom senso nesse país. Só tenho mais uma pergunta: quando há panelaços, onde eles ocorrem? Nunca ouvi dizer que panelaços ocorreram nos morros cariocas ou nas comunidades carentes paulistas. Sempre no Itaim Bibi, Copacabana, área nobre de Fortaleza, área nobre de MG. Até ontem eu admirava o juíz MORO… Hoje, nem tanto! So quero saber quais são os reais interesses dele… porque justiça não parece ser o caso! É uma pena o que está ocorrendo com o Brasil. Vamos ver se um dia os políticos da oposição serão investigados com tanta voracidade como o PT está sendo!!!!! Acho que não, vai tudo para debaixo do tapete, como ocorreu na era FHC!!!!

  110. Jefferson disse:

    É preocupante quando nos preocupamos mais com a legalidade da prova do que o conteúdo em si, preocupante é ver que muitos não se importam com esse aparelhamento do estado, no STF tem magistrado que advogou anos pro PT, mas pra azar deles o Gilmar Mendes que vai analisar essa questão da posse do Lula e já sabemos sua opinião sobre o caso. Chega desse PT, e essa operação ainda tem muita lenha pra queimar, espero que os que tem foro privilegiado sejam julgados com a mesmo martelo pesado do juiz Moro. É a oportunidade pra mudarmos realmente este país.

  111. Marcio disse:

    Bom… Antes de ser e exercer o cargo de juiz … e da Lava Jato, Sérgio Moro é um cidadão igual a milhões de brasileiros. Só com um detalhe, ele tinha o poder da informação ! e imagino na cabeça dele a indignação com esta corja de políticos que se dizem brasileiros.. e ele podendo fazer algo e ver escapando entre os dedos. Pode ser que no juridiquez não foi atitude correta, mais o que importa é a VERDADE NUA E CRUA de que como nossos governantes atuam.

  112. Elias Ferreira disse:

    Kennedy, você poderia esclarecer qual o motivo de tanta pressa pra nomear Lula, evidenciada por uma edição extra do DOU? A única hipótese para essa pressa, no meu entendimento , é ganhar o foro privilegiado. Se o distinto jornalista divisar uma hipótese que se coadune melhor com a proverbial honestidade da nossa presidenta , em nome de tudo que é mais sagrado, alerte a este indigno servo do povo brasileiro.

  113. Juiz Sérgio Moro fulmina com um raio as esperanças de fuga e deixa o Planalto em estado de choque. O estrondo do trovão anuncia a tempestade. O ministro cai na velocidade da luz. O governo cai na velocidade do som. Acabou a capa e o guarda-chuva.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  114. Christian Oliveira disse:

    Como todos nesse jogo Moro também joga, sabendo que tem uma torcida, joga para essa pra se defender.

  115. Warlei Alves disse:

    De fato, ou é a política ou é a guerra; ou é o estado de direito ou é a barbárie. Mas, isto, partindo do pressuposto que vivamos em um estado de direito e onde se pratique a boa política. Você, Kennedy, acredita nisso, a julgar pelo teor das gravações? Eu não. Ainda que a medida tomada pelo Sérgio Moro possa ser objeto de discussão no meio jurídico, ou que sua atitude tenha implicações éticas para alguns, não vi e nem vejo, entre os integrantes do governo e sua corte e muito menos nas ações e conversas do Lula, nenhum respeito pelo estado de direito, pela boa política ou pelas instituições. Acorde meu amigo! Saia dos corredores palacianos e se volte para as ruas, para a sociedade. Estamos em uma guerra faz tempo! E o interesse público está em jogo. Eu aprovo incondicionalmente o que fez o juiz Sérgio Moro, e digo mais: faria o mesmo.

  116. Nivaldo disse:

    Ficará na história como uma vergonha internacional as palavras de baixo calão e o enorme desrespeito que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva disparou contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal. Se Lula não for preso e Dilma não sair da Presidência, não acreditarei mais na Justiça do Brasil.

  117. Jackson Pinto disse:

    Parabéns Kennedy, como sempre sua visão e seus comentarem retratam exatamente a realidade, com verdade e isenção.
    A Lei existe pra todos, presidentes, parlamentares, juizes e o povo, ninguém esta acima dela, o Juiz Moro, com essa atitude “IRRESPONSÁVEL”, está colocando toda a credibilidade do judiciário em cheque, credibilidade que tem rendido elogios ate fora do País. O grampo é ilegal por que a lei assim o diz, salvo por determinação judicial, seja ela contra presidente ou qualquer pessoa do povo. Fazendo isso ele esta se igualando a esses políticos que usam qualquer ardil pra se dar bem.
    Fora que por causa desse vazamento o povão pode ate vir a se matar pelas ruas. Pergunta? A quem interesse isso… Para o Brasil com certeza não é.

  118. Maria da Consolação disse:

    “No tribunal, quando a política entra por uma porta, a justiça se retira por outra”
    Ruy Barbosa.

  119. ele lembra o doublegayn não?

  120. Paulo Morais disse:

    Só complementado: ninguém está acima da lei, e muito menos abaixo dela. A gente aprende em sala de aula que juiz tem que ser imparcial, mas na vida real quase todos os envolvidos no caso são parciais. O duro é ver juiz do STJ respondendo, em público, ao Lula, como se ele tivesse feito as críticas em público, e outros julgando e condenando pelos crimes da lava jato. Se é assim, por que não decretam a prisão dele de uma vez.

  121. Felipe disse:

    Eu não entendi a parte que o Kennedy disse que o juiz Moro poderia ter divulgado os grampos bem antes sendo que já estava fazendo as gravações a um bom tempo. Ora, Esse era um canal para obtenção de pistas para a investigação, certo? Com a divulgação das gravações, os investigados não iriam mais se expor a esse canal de comunicação e por consequinte pistas não poderiam mais ser obtidas por esse meio. Mas no momento que o Juiz iria perder o poder de investigação contra o Lula, por causa do foro privilegiado, ele fez a divulgação devido as razões ditas por ele, pois era o último momento que daria para ele fazer isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-06-28 00:24:00