aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-03-2016, 9h15

Andrade expõe modelo de negócios da política brasileira

PT pagará preço alto por corrupção, mas oposição faz discurso hipócrita
36

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

As delações de onze executivos da Andrade Gutierrez expõem o modelo de negócios da política brasileira. Ao admitir que fez pagamento ilegal para a campanha de 2010 da presidente de Dilma Rousseff, a Andrade mostra como funciona o Brasil.

Essas delações terão um efeito mais amplo sobre a política brasileira como um todo e outro mais particular sobre a presidente da República.

Até há pouco, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, que foram grandes financiadoras de campanha, estavam numa posição contrária à delação premiada no âmbito da Lava Jato. Isso está mudando.

Onze executivos da Andrade aderirem à delação é resultado de uma estratégia geral do grupo para tentar sobreviver. A Andrade está fazendo com atraso o que a Camargo Corrêa fez na largada, contendo danos ao grupo com mais eficiência.

Também está na mesa a possibilidade de delação de executivos da Odebrecht. Isso só vai acontecer com o consentimento de Marcelo Odebrecht, que presidiu a companhia. Portanto, há um potencial enorme de revelações a surgir na Lava Jato.

Repetindo: as delações dos executivos da Andrade Gutierrez expõem o modelo de negócios da política no Brasil. É ainda ou era assim que as coisas eram feitas no país. Grandes fornecedores do governo usavam caixa 2 para pagar campanhas políticas, sejam esses recursos de atividades legítimas das empresas, sejam de propinas de contratos com estatais.

O PT pagará um preço mais alto porque está no poder há 13 anos e se lambuzou. O PT não inventou ou institucionalizou a corrupção. Mas foi pego na farra da corrupção depois de se dizer diferente dos outros partidos. É o pecado do pregador, digamos assim.

No entanto, como se trata de um modelo de negócios da política brasileira, a oposição faz neste momento um discurso hipócrita. Ela usou as mesmas facilidades no poder, porque os grandes fornecedores são os mesmos. Políticos do DEM e do PSDB vociferam como vestais, mas podem estar apenas na fila das revelações que a Lava Jato está por descortinar.

Esse discurso do PT de que o juiz Sérgio Moro seria um agente tucano é uma bobagem. Moro é sério. E a Lava Jato tem a obrigação de passar a política brasileira a limpo como um todo.

Seria muita ingenuidade achar que revelações como essa da Andrade Gutierrez aconteceram apenas com o PT e que temos santos na oposição que agora se escandalizam com dois pedalinhos num sítio em Atibaia. É hipocrisia demais. Parece que a oposição subestima a inteligência dos eleitores e dos investigadores da Lava Jato.

*

Dilma perde discurso

Se provado na Justiça o uso de caixa 2 em 2010, será derrubado o discurso da presidente Dilma de que suas campanhas nunca receberam dinheiro ilegal. Dilma e seus principais auxiliares repetem desde o começo da Lava Jato que não houve dinheiro ilegal em 2010 e 2014.

Pelo que se sabe até agora, parece que não será mais possível sustentar isso em relação à primeira eleição. A presidente sempre invoca a tese de que não existe uma Fiat Elba contra ela, reduzindo a questão da corrupção a um benefício de natureza pessoal.

A presidente e sua história, sobretudo a luta contra a ditadura militar, merecem respeito. Não há prazer em ver o país metido na atual crise, dividido politicamente e a caminho do abismo econômico. Mas Dilma está sendo engolida pela própria incapacidade de governar, de fazer avaliações políticas básicas e de elaborar um plano econômico viável para tirar o país da crise.

Dilma sempre achou que sobreviveria à Lava Jato deixando, como saída de emergência, a possibilidade de culpar o PT pelo que ela chama de malfeitos. Só que ela chegou ao poder e se reelegeu com os votos e o dinheiro que o PT arrumou.

Se houve dinheiro ilegal em 2010, ela tem responsabilidade política por isso, no mínimo. Dificilmente haverá punição a ela, porque há um entendimento no Supremo Tribunal Federal e na Procuradoria Geral da República de que o presidente só pode ser responsabilizado por atos ligados ao atual mandato. Como a revelação da Andrade é sobre 2010, isso preservaria o atual mandato, obtido em 2014.

Mas há um furo ético no discurso de Dilma. Cai no vazio a versão dela de que nunca houve dinheiro ilegal em suas campanhas. E deixa uma dúvida no ar. Se aconteceu em 2010, teria ocorrido também em 2014? As investigações vão responder.

Assista ao comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
36
  1. José Carlos Damaceno disse:

    Lula e o pt quando foi julgado o mensalão disseram para todos os Brasileiros de boa memoria que vc 2 era recorrente na politica Brasileira em todos os partidos, eu disse para quem tem boa memoria.

    • Marcelo disse:

      SE DEU DINHEIRO PARA A PRIMEIRA CAMPANHA, TAMBÉM DEU PARA A SEGUNDA….POR QUE JÁ NÃO DELETARAM O FORNECIMENTO DE DINHEIRO ILÍCITO PARA A CAMPANHA DE 2014. SE E DELAÇÃO PREMIADA JÁ ESTÃO OMITINDO INFORMACOES.

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    As empreiteiras sempre doaram dinheiro para as campanhas, não é novidade… Novidade é a forma de extorsão com que o PT conduz suas arrecadações.
    Deveriam ser enquadrados em crime de coação irresistível, constrangimento ilegal e chantagem !

    • Marco Túlio Castro disse:

      O PT é que comanda o Brasil. A oposição só foi conivente, morrem de medo do Lula. O PT institucionalizou a corrupção. Não basta a Dilma perder o mandato. Lula tem que ir para a cadeia, A história terá que ser reescrita para reflatir o tamnanho do mal que o PT fez ao Brasil. O PT tem que ser extinto.

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão, bom dia…infelizmente nossas “leis” são “afrouxadas”, no fundo esta “empreiteiras”; a maioria surgiram e se fizeram, encima de esquemas; isso acontece desde que “jesus era menino”…para ser exato, muitos políticos, são sócios ocultos das mesmas…o que não justifica a postura do PT se valer disso e afirmar que os outros faziam; agora com as “burras” cheias,são contra doações de campanha, por empresas; porque será…estão abastecidos; queriam poder absoluto…AS DENUNCIAS SE MULTIPLICARÃO; a delação premiada é o maior castigo; teremos que nos reinventar…o Brasil surgirá das cinzas…Que Deus nos ajude; que a justiça prevaleça’…

  3. Carlos disse:

    Kenndedy, vc se preocupou mais com a oposição, dizer que o PT não institucionalizou a corrupção??hahaha… Correios, Fundos de Pensão, Mensalão, Petrolão, Sindicatos, Blogs, Bancos, Pedaladas Fiscais, e ainda o Judiciário (pois o mensalão foi a prova que o Supremo esta de mãos dadas com o executivo, e legislativo)…. Kennedy… em partes sobre a oposição, vc esta certa… porém vamos ser menos cumplices das opiniões em relação ao governo!!

    • Joaquim disse:

      Carlos, só para complementar: O PT através de sua atuação nos fundos de pensão das estatais, comprometeu e destruiu a futuro de milhares de pessoas, seja por corrupção ou por má gestão. A má gestão na Petrobras, muito mais, que a corrupção destruiu a empresa e custará caro a nós contribuintes. A eleição de campeões nacionais e de setores privilegiados aliado a um controle da inflação via cambio, destruiu a competitividade da indústria nacional.
      Agora eles vem com esta conversa da previdência, sem antes falar e consertar as super aposentadorias e salários do setor publico.

    • jose disse:

      Carlos você me desculpa.
      Não existe partido político BOM para as necessidades que o povo precisaria .
      Grato

  4. Aparecido Jose Casonato disse:

    A corrupção esta enrraigada na nossa Politica desde os tempos de Getulio Vargasmisto sem falar qdo eramos Colonia de Portugal.Mas,vamos aos casos mais atuais.è obvio que o PSDB qdo Governo teve varios casos de Corrupção em nivel Federal,Estadual e Municipal.Isto,posto.Vamos ver pq o PR ganhou a eleição em 2002.Foi para mudanças.Quais mudanças.Implementar tudo que o Sr Lula(Falastrão) dizia que iria fazer.E o que vemos.A mesmissima coisa.O Poder Corrompe e ele (Lula) sabe muito bem disso.Me lembro das Greves do ABC qdo os patios das montadoras estavam lotados de carro ,estoque grandioso.Depois veio a tal MP para Isentar autos do IPI e por ai vai.Então é o seguinte.Nenhum vale nada.É uma pena,que ainda tem alguns Blogs que ainda inssistem em achar que o PT é Santo.Ali só tem cobra criada.Mas é simples ver e conferir o que digo.É so pegar o Patrimonio de alguns membros antes e depois do Poder.Facil,Facil

  5. Ruy Teixeira disse:

    Parabéns Kennedy, isso é um jornalismo imparcial. Achei que nesse país já houvesse acabado.

    ” O PT pagará um preço mais alto porque está no poder há 13 anos e se lambuzou. O PT não inventou ou institucionalizou a corrupção. Mas foi pego na farra da corrupção depois de se dizer diferente dos outros partidos. É o pecado do pregador, digamos assim. “

  6. João Carlos disse:

    Não há dúvida que este modelo de trocas é nefasto e tem que ser extirpado e a hora é esta. É impossível aceitar o que ocorreu e tolerar O brasileiro não pode conviver com isto A responsabilidade de tudo isto é nossa Isto é fruto da falta de interesse político Há necessidade de se passar tudo a limpo Tem que se alcançar a todos independente de partidos políticos Esta prática tem que ser extirpada custe o que custar temos que ir aonde pudermos alcançar Temos que lutar pela honestidade Temos que pagar pelos nossos erros Passar uma borracha em tudo o que está acontecendo será um desastre para este país

  7. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Realmente meu caro Kennedy. circo vai pegar fogo. A prática do uso de dinheiro ilegal pelas empreiteiras, com certeza se deu também nas campanhas de 2014.
    Caberá aos executivos da Odebrechet, trazer à tona, estas declarações, que farão cair por terra, todo o discurso da Dilminha Paz e Amor e, do ministro Edinho Silva, tesoureiro da campanha da presidente em 2014.

  8. Santos disse:

    Ótimo comentário! Está dito aí o que é nossa política: oposição e situação são LIXO, alguns mais outros menos, mas LIXO. Muito em parte graças a péssima educação do brasileiro de achar que o certo é “levar vantagem”, mesmo que isso signifique não respeitar o direito dos outros. QUE TODOS OS CULPADOS SEJAM PUNIDOS EXEMPLARMENTE, e acho que temos que ter eleições gerais o mais rápido possível somente com candidatos que não tenham condenação em qualquer instância judicial. É necessário que seja feita uma limpeza geral nesta FOSSA que é nossa política, ANTES QUE O PAÍS ACABE POR CAUSA DESTA INFESTAÇÃO DE RATAZANAS.

  9. João Alberto Afonso disse:

    Kennedy:- Você tem total razão ao pontuar que a corrupção no Poder é de priscas eras, sendo o bastante exemplificar com a famosa para rosa do FHC para conseguir a reeleição. Mas, o que o PT levou a efeito nos governos LULA e DILMA, não tem precedentes, visto como, antes, a PETROBRAS era uma potencia mundial e hoje é o correspondente a ZERO. Ainda quanto a PT, imoralidade com que, pelos seus lideres, conduziu o País, também é sem precedentes, com a agravante de que, de forma execrável, queria de perpetrar no Poder. No tocante a DILMA, se conseguiu se eleger pela primeira vez com dinheiro sujo, praticou crime e, via disso, já que ainda não prescreveu, deve, sim, ser processada criminalmente e continuar a gerir o País com essa nódoa, incontroversa aberração. Por fim, FIAT ELBA já tem aos montes.

  10. jose disse:

    Bom dia Kennedy , quando eu lembro a 12 anos atrás ,era bandeira de campanha do partido dos trabalhadores , ser contrário a todo tipo de corrupção ,instituída no PAIS na época .
    Ou estou enganado?
    Grato

  11. wilson disse:

    É muito triste ver muitos brasileiros ficando cada vez mais pobres por conta de toda esta corrupção, um País que deveria crescer entre 6 e 7% ao ano normalmente. Muito estranho o que acontece no Brasil.
    Uma onda muito pessimista e maligna se instalou aqui nos últimos anos.
    Os políticos viram assunto de policia todos os dias.
    Como pode uma coisa dessas??

  12. Vander disse:

    Duas coisas:

    1) Moro é sério: Se Moro é sério como você diz, por quê razão não vaza também as informações que constam em delação sobre os tucanos? Por quê se mostra em eventos tucanos como o lançamento da campanha do mauricio paulista Dória Jr? Por quê aceita delação de Yousseff sem ele mesmo (Moro) colheu delação do doleiro no caso Banestado onde a incorrencia em novos crimes o faria perder os benefícios dados à época (e na lava jato confessou ter participado de novos crimes)? Por quê mantem pessoas presas por meses sem cobrar que seja oferecida denuncia para que haja julgamento o mais rapidamente possível, mantendo assim a tortura e a coação para que delate alguém (ou alguém especifico, creio eu)? Isto é coisa de gente séria Kennedy???
    2) Dilma sai, e o Aécio com caixa 2 também entra? O fato de ter o PT vendido a imagem de honesto e poder ser punido por isto não tira do PSDB e amigos a obrigação legal de cumprir a lei. Lógico q houve caixa 2 para todos. E aí?

    • Se Dilma cair pelo impeachment, quem entra é o seu Vice o Michel Temer. Se o TSE cassar a chapa antes de 2 anos, caem os dois, assume o Presidente da Câmara, que tem três meses para convocar novas eleições. Se cair a chapa após 2 anos tem eleições indiretas. O Aécio não assume nada! Se instrua invés de ficar repetindo o mantra.

  13. Iluminatti disse:

    Que o juiz Moro é um agente estratégico da oposição já não resta mais a menor dúvida. Fosse Aécio o eleito e ninguém nunca iria ficar sabendo sobre a corrupção da Petrobrás. Tome-se por exemplo FHC, sua amante e as remessas ilegais que fez. O assunto já foi abafado. Decretou-se segredo de justiça e ora, ora, que estranho, ninguém vaza informação alguma. Deixemos de tentar bancar os inocentes. As campanhas de FHC, o queridinho dos empresários, teriam sido bancadas por quem? Pelo pipoqueiro da esquina? Desde que tudo isto começou só uma pessoas foi coerente com a realidade. Foi um advogado de um dos acusados, no início dos escândalos da Lava Jato, o qual não me lembro o nome, que declarou que neste país, sem propina, não há negócio. O poder no país é sujo e isto está no dna. E tem sido assim pelos vários mandatos de todos os políticos. Ninguém diga que há homens bons, porque não há.

  14. Sabe de nada inocente disse:

    O fato de que há evidências que contrariam o discurso de Dilma não pode ser surpresa para ninguém. Todos sabemos, com certeza, que ela mente descaradamente. Veja-se sua campanha por exemplo. Uma campanha formatada na expectativa popular para se eleger e depois pratica um governo que reúne aquilo que há de pior na filosofia neo liberal, qual seja, o extermínio das chances no mercado de trabalho. Negando sempre que o governo estava quebrado para depois cair de joelhos suplicando novos tributos, inclusive o confisco denominado de cpmf. Mas ilude-se quem espera resultados desta revelação em financiamento de campanha. Seguindo seu mestre, ela simplesmente negará o conhecimento dos fatos. Algum petista dedicado vai ser culpado e ela vai se livrar de qualquer acusação.

  15. Antenor disse:

    “E O PT SE LAMBUZOU” É a aquela estória (com e, de fábula), que o garoto come o chocolate todo, não percebe a boca suja e diz que não mexeu em nada. Esta é a tônica dos discursos do PT e da Dilma. O Kennedy foi muito feliz nas suas colocações. A questão é que, quem de fato quer ver um Brasil sério, correto, digno e respeitado por todos, não está preocupado se esse ou aquele partido deva ser preservado. Cometeu deslize ou crime, não tem que preservar nada e nem bandeira que o represente. Tem que responder e pronto. Chega de ficar defendendo ideologia partidária, seja lá qual for, baseando-se em governos anteriores para se justificar. Inclusive, Kennedy, só discordo de um detalhe do seu comentário: Os pedalinhos do Lula devem ser sim investigados pois pode ser o “fio da meada” para se provar, de uma vez por todas, que a propriedade é dele mesmo. Os detalhes mais insignificantes têm dado pistas para crimes quase perfeitos.

    • Aparecido disse:

      Concordo e como naquele velho ditado “Quem rouba um tostão ,rouba Um Milhão”.Não creio que o Lula e outros Caciques do PT ,não soubessem que seus apaniguados estavam metendo a mão do dinheiro publico.Afinal o PT não é dono da casa da moeda,então de onde vinha o dinheiro.Dos simpatizantes.Duvido.Eles podem ser fanaticos mas não são burros.Nesta passeatas Ptistas so se ve “pelego” .E disso o Lula entende e muito.Duvido que o tal do Brausco e outros levassem milhoes de dolares eo pobre do “Alma Honesta” ficaria so com migalhas.Tem muito caroço neste angú.Eu,por exemplo não devo nada então pode vir MP.PF,etc.Mas o Lula e seus parentes …

  16. O que não se pode é perder a oportunidade que temos de melhora as coisas na política do país. Se quem roubou foi o Governo ou a oposição, é o que menos importa. Devemos apoiar as investigações doa a quem doer. Quem roubou o dinheiro público que pague! É hora de nos unirmos contra a corrupção ao invés de ficarmos justificando que a corrupção existe desde sempre. É hora de mudarmos o país e de fazer a diferença. É hora de retirar da política os políticos profissionais que se acham intocáveis. É hora de pegar os que estão acima da lei e mostrar para eles, que todos são iguais perante a lei. Eleições vão continuar a existir! Partidos vão continuar a existir! Alternância de poder vai continuar a existir. Cabe a nós eleitores modificarmos o que o sistema corrupto não fará por si só. Dia 13 podemos nos unirmos contra um sistema que está falido ou nos dividirmos para cada um defender o seu partido e não mudarmos nada. A vida é feita de escolhas! Cruzem os braços e nada sobrará!

  17. Alberto disse:

    Concordo com o comentário do sr Carlos.Essa é mais um dos mantras do PT,ou seja,justificar seus êrros nos êrros de outrem.É o sempre “mas eles também fizeram”.OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS? Lembram-se? Táexplcado.

  18. Que vergonha! Maluf é condenado a 3anos de prisão na França. Aqui é considerado ficha limpa e pôde concorrer e ser eleito. Mesmo com a lei da ficha limpa em vigor. Que vergonha! Dia 13 para mudar o país. Fora corruptos!!!!!

  19. Luiz Fernando disse:

    AS mesmas empresas que doaram ao PT doaram para o PSDB e DEM, a oposição faz esse discurso moralista como se eles não tivesse sido beneficiados por nada, Lula e Dilma dizem que não sabem nada. Se expressam isso existem pessoa que acredita tenho certeza que poucas pessoas vão exigi que a oposição “moralista” seja investigada, pois o que importa é o PT os outros podem roubar mas não podem ser petistas. Ironia ou falta de inteligência de certas pessoa que falam isso, pobre país onde as pessoas surfam na onda dos discursos dos santos ocos

  20. L Souza disse:

    Sim Kennedy, a oposição subestima a inteligência dos eleitores. Mas não faz isso de estúpida que é, mas sim porque conta com respaldo vindo de fascistas históricos – e ainda de peso – que conseguem fazer manobras espetaculares com as informações, distorcendo fatos e incutindo versões parciais, algumas até totalmente montadas como foi a história da contratação fictícia da jornalista ex-possível primeira dama do Brasil.

  21. josé disse:

    Agradecemos ao amigo Jornalista Kennedy Alencar,por esse espaço ,que nos permite entrar nas redes sociais ,é a melhor ferramenta que o povo tem nas mãos ,sobre essa situação de calamidade social e política que estamos vivendo no BRASIL .
    Grato.

  22. Alex disse:

    Quem acredita que a empreiteira Andrade, super tucana com negócios milionarios em Minas, torcedores de Aécio vão entregar o jogo sujo que prática com a situação e oposição, Chico e Francisco, só pode ser muito ingênuo. Essa eh a hora da Andrade dar a volta por cima colocando no governo os parceiros e angelicais tucanos.

    • Joaquim disse:

      Alex, tem um ano e dois meses que o PT é governo em Minas, será que neste tempo todo, não foram capazes de achar nada contra o Aecio, nem uma notinha super faturada. Seguindo o seu raciocínio de que Aecio é tão sujo quanto seus amigos petistas, só me resta três hipóteses:
      1 – Nada acharam.
      2 – O Pimentel fez um acordo com Aecio.
      3 – Estão tão acostumados a roubar milhões, que pequenas falcatruas eles nem enxergam.
      Não existe político santo por isto precisamos de alternância, espero que o brasileiro ( você também ) aprenda.

  23. Criando o Movimento ” Entrega Marcelo”. Para Marcelo Odebrecht fazer delação premiada. Dia 13 nas ruas do Brasil.

  24. Robson disse:

    Então a eleição de Dimá, 2014, não teve dinheiro roubado? Esses larápios querem enganar a quem? Ao MP? A PF? Ao doutor Moro?

  25. 13 DE MARÇO: TODO O APOIO À PF, MPF, TCU, RF, STF ETC PARA PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Na verdade, Kennedy, tanto você quanto a maioria do povo brasileiro mais esclarecido sabem que a corrupção sempre existiu. E que ninguém nunca se propôs a combatê-la. Entrava governo, saia governo, todos dizendo que a combateriam, e ninguém nunca o fez.Governo nenhum nunca tomou a iniciativa, exatamente porque todos eles sempre foram corruptos, e os “rabos presos” eram um emaranhado tão grande que ninguém se arriscava.
    As instituições de estado também não o faziam, pois também estavam se beneficiando dela, com cargos, chefias, diretorias, presidências etc.
    Até que surgiu uma gente meio diferente, com outra cabeça, talvez…
    Que resolveram agir como “instituições de estado” e não “de governo”, para “passar o país a limpo”!
    O maior e único beneficiado com tudo: o povo, sem dúvida alguma.
    Por isso é necessário que o povo entenda que ele é o sustentáculo para que a PF, MPF, TCU, RF, STF etc não sejam impedidos de continuarem nessa grande missão que é “passar o país a limpo!

  26. #LavaJatoNeles disse:

    Imaginem a hora que forem checar os empréstimos do Grupo Petrópolis para o PT no BDNS, até agora ninguém falou nada dos empréstimos e dos milhões que o Sr. Itaipava fez para campanha do PT.
    #LavaJatoNeles !!! #ForcaSergioMoro !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-06-30 14:28:54