aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-01-2016, 9h09

Ao pedir fim do PT, PSDB mostra irresponsabilidade

Precipitada, atitude joga lenha na fogueira da crise
100

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ao pedir o cancelamento do registro partidário do PT à Procuradoria Geral Eleitoral, o PSDB cometeu um erro por precipitação e falta de responsabilidade política.

O deputado federal Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico do PSDB, fez tal solicitação baseado no trecho de uma delação premiada do ex-presidente da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo esse trecho, publicado pelo jornal “Valor”, recursos de Angola teria sido repassados ao PT para a campanha à reeleição de Lula em 2006.

A attitude de Sampaio só joga mais lenha na fogueira numa hora de crise. É um investimento na escalada do confronto entre governo e oposição numa hora em que o dólar atinge o maior valor nominal na era do Plano Real, em que a inflação dá sinais de força, no qual há uma recessão eliminando postos de trabalho e ainda por cima temos a ameaça do zika vírus à saúde dos brasileiros.

Existem inúmeros problemas no país que mereceriam mais atenção do PSDB do que um pedido de cancelamento do registro de um partido adversário, para o qual perdeu as últimas três eleições presidenciais, baseado num trecho de uma delação publicado por um jornal.

A acusação é grave. Se ficar provada, a própria Procuradoria Geral Eleitoral e a Justiça tomarão as medidas punitivas cabíveis. Mas há todo um procedimento investigativo e jurídico que precisa ser respeitado.

Carlos Sampaio já contestou a segurança das urnas eletrônicas, o uso de vestido vermelho pela presidente Dilma em pronunciamento na TV e agora pede, na prática, a extinção do PT. Já há um clima suficientemente conflagrado no país para que o deputado federal que atua como coordenador jurídico do PSDB faça uma aposta no aumento da guerra entre tucanos e petistas.

Esse pedido do PSDB ao Ministério Público dificulta um diálogo necessário entre governo e oposição a respeito de medidas econômicas para tirar o país da crise. As mazelas do Brasil não são problemas apenas do governo, mas de todos os seus cidadãos e de suas forças políticas.

O PSDB já governou o país durante oito anos. Enfrentou crises econômicas e tempestades políticas. Há notícia de que a presidente Dilma Rousseff pediu ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que faça contato com alguns nomes da oposição para tratar de medidas econômicas. É um caminho correto, mas que precisa ser percorrido com mais ênfase.

A própria presidente da República tem de tomar a iniciativa de procurar os ex-presidentes Lula, FHC e Sarney para conversar. Dilma também deveria convidar o senador Aécio Neves e a ex-senadora Marina Silva para uma reunião em que discutiriam ações econômicas. Mesmo que haja risco de fracasso, seria uma tentativa importante de distensionamento.

A responsabilidade maior pela atual crise é do governo Dilma e do PT, que estão no poder. A presidente deve ser cobrada por isso. Mas a oposição não pode se comportar como se não tivesse compromisso com soluções, mas apenas com mais gestos de guerra política. É ruim para o país. A classe política como um todo tem de agir com mais responsabilidade.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
100
  1. Christian Claudius Carvalho disse:

    Irresponsabilidade é a manutenção deste governo. O país está descendo ladeira abaixo e a única pauta é a manutenção do mandato. O governo já mostrou que não está convencido de que foram seus erros que levaram a esta situação, e que na primeira oportunidade voltará às mesmas práticas. Não acredito que esta oposição seja tão menos corrupta que a situação, mas não são tão incompetentes e não tem o viés ideológico que leva o governo a tomar as medidas que tomam.

    • Edi Rocha disse:

      O que Kennedy quer dizer é que “está faltando mais responsabilidade com o país” por parte dos políticos (principalmente). Todos eram alertados que o Brasil corria o risco de perder o grau de investimento, e irresponsavelmente todos contribuíram para que isso se confirmasse. No final do ano haviam assuntos importantíssimos a serem resolvidos (impedimento de presidente e cassação de mandato de deputado) e todo mundo saiu de férias e deixaram o país de lado. O ano de 2015 inteiro foi de briga entre situação e oposição, a intolerância só cresce, as pessoas tendem agora a não respeitarem a posição partidária dos outros, e agora resolvem colocar mais lenha na fogueira. Ou seja, deveria haver alguma providência a ser tomada qaundo for constatada tanta irresponsabilidade e substituir todo mundo (tanto quem “não governa” quanto “quem atrapalha”). O Brasil não precisa de gente assim nos representando.

    • Marcos disse:

      Não são tão incompetentes?
      Você escutou falar no estado de SP?
      Relapso com água que causa desemprego aos milhares, atraso em todas as obras do metrô ao longo de 20 anos, isto vale para o VLT também, Cultura sucateada, tanto aparelhos quanto a tv, pedágios caríssimos, diminuição na participação do PIB, cartéis sem punição alguma, insegurança total, péssimos investimentos ( não existem na verdade ) em educação, violência contra professores e alunos etc.
      E vc falando que não são incompetentes?
      Qual mundo você vive?

      • Edilson disse:

        Você não entendeu a ironia do colega…vale lembrar que não só o Governo que governa, mas a oposição também. Quantas vezes não vemos propostas sendo mandadas para o CN ou Câmara dos Vereadores e, tanto situação, como oposição colocam inúmeros “Jabutis”, vai dizer que só o Governo é responsável pelos gastos excessivos e falta de investimento?
        Afirmo sem medo de errar, são mais culpados que inocentes dos dois lados. Enquanto não acabar essa “briguinha de egos” o país vai continuar no #@!#$%, infelizmente.

      • André disse:

        Meu amigo com todo o respeito, de que estado você está falando?
        Vejo todos os meses amigos meus de outros estados principalmente do nordeste falando de vir morar em São Paulo. É claro que tem coisas que podem e devem melhorar, mas o nivel de vida aqui é muito bom, acesso e tudo e condições para todos. Ah tá, mas aí tem quem não vive bem em SP, só que não quer ser autorresponsavel pelos seus resultados, é mais facil falar que o estado é ruim.

    • walter disse:

      Exatamente Christian Claudius Carvalho, fosse o PT, faria isso e muito mais; este pedido de cassação da legenda, se for comprovado, dinheiro improcedente, que veio de fora para campanhas do PT…
      Estaremos tratando de uma situação insustentável e inconstitucional…no pt é assim, eles não aceitam qualquer acusação; estão driblando a justiça com argumentos vagos…
      Concordo contigo Kennedy, deveríamos nos unir…o governo deveria através da simpatia, puxar para diálogos abertos a oposição….MAS SABEMOS QUE A DILMA E SEUS PARES, NÃO LEVAM QUALQUER JEITO PARA FAZER POLÍTICA CARO…o mercado aposta hoje, no quanto pior melhor; a situação, ficará insustentável, por obra e graça da dilma e lula de quebra; sem condição”!!!

    • Naziomar disse:

      Caro Christian,
      Até parece que no governo dos tucanos não passamos por crises, não tivemos inflação, desemprego e outros problemas que afetaram diretamente os trabalhadores, como por exemplo a entrega de várias estatais, provocando muita demissão e promovendo a mão de obra barata para aqueles que continuaram “empregados”. Acredito que você deveria ler mais sobre os governos brasileiros para criticar desta forma o governo atual.

    • Marcelo Vieira Arjona disse:

      O PSDB virou uma prostituta que faz qualquer coisa para conseguir dinheiro, caso a justiça faça cancele o cadastro do PT o que você acha que iria acontece com o PSDB. A ética de um é o espelho de outro.

    • david molero disse:

      Papo furado Kennedy, a solução para o Brasil é o impeachment da Dilma.

    • vagner disse:

      Kennedy , para com isso ! Falar em irresponsabilidade ? Se fosse o PT na oposição entraria com tudo contra o PSDB . A única saída é retirar a Dilma do poder , o resto é balela !

  2. Aparecido disse:

    Não creio que o fim do PT ajude a acabar com a corrupção,desmandos e desgoverno.Os partidos politicos na verdade são mero jogo de interesses.Não se tem mais “Estadistas”,são em sua maioria envolvidos em escandalos.O PT qdo surgiu,veio com uma proposta de mudança em tudo que havia e depois que chegou ao poder fez as mesmas coisas.Os politicos são os mesmos de 20,30 anos.Vai de Pai para filho como o Conhaque Dreher.Eu ja votei no PSDB ,no PT buscando mudanças.Mas continuo na mesma.Os pobres continuarão pobres,pq o Poder é assim,dá algumas esmolas pra uns .E os Ricos cada vez mais rico.Lembro do Lula descendo a madeira nos Banqueiros.Mas eles nunca ganharam tanto,com ele no Poder.

    • luiz torrente disse:

      concordo, porem os desmandos desse partido e o aparelhamento por ele feito dificultam mais e mais e aprofundam a crise, talvez essa medida tenha efeito apena moral, mas sem esquecer que o PT sozinho não foi o responsável por todos esses desmandos. Falta realmente aqui liderança Estadista e não partidária. Na verdade o que falta aqui é CADEIA de uma forma geral.

      • Carlos disse:

        Concordo com a maioria do seu argumento e acho que o PT tem vários problemas, mas acredito que a questão do aparelhamento não seja bem assim. Pensando bem se fosse esse aparelhamento o próprio PT poderia ter acabado com a lava-jato em dois segundos …

  3. francisco gabriel disse:

    Kennedy, sem querer defender o PSDB, que já fez muita m… também, me desculpe, mas o PT afunda o próprio PT. Eu posso falar isso pois já votei muito no PT, no Sr. Lula e em 2010 votei na Dilma já com medo e 2 ou 3 meses depois já percebi que ela é muito fraca e tem limitações sérias de QI, quem vem se confirmando a cada dia que passa. O PT está afundando porque achou que poderia ir para o poder comprando aliados, inclusive aliados aos quais o próprio Lula chamou de cor rup tos há muitos anos atrás, tais como Renam Calheiros, Sarney, Collor etc. E lembro que sempre fiquei do lado do Lula nesses momentos e agora ele tem esses cidadãos como aliados? Só não vê quem não quer ou quem lucra com esse governo: o PT começou a afundar quando substituiu o objetivo de ser um partido socialista nos moldes europeus para ser um projeto comunista de poder nos moldes bolivariano/cubano, apoiado meia dúzia de intelectuais e jornalistas fracassados que ainda apoiam o marxismo. É o fim chegou.

  4. Joaquim disse:

    Kennedy deixa eu discordar de você, a irresponsabilidade é deixa um partido deste tipo ( dois tesoureiros presos, presidente preso e por ai vai ) continuar existindo, isto só é possível em democracias de quinta categoria. Você acha que as coisas irão melhor com este tipo de gente?
    Só existe democracia com direitos e deveres iguais para todos, em locais que a justiça leva 20 anos para resolver uma pendência, vale a lei do mais forte do mais rico e isto não é democracia.

    • Nartrix disse:

      É isso aí Joaquim! E acrescento que isso se chama ESCULHAMBAÇÃO POLÍTICA, onde a bagunça na casa ficou tão grande, TÃO GRANDE, que chegou em um ponto que os “caras” nem se preocupam mais em jogar o lixo na lata de lixo, se é que vocês me entendem!!!

    • Andre oliveira disse:

      Aos que querem a extincao do PT, eu pergunto, para onde irao as forcas que existem na agremiacao partidaria? Para a direita, duvido, irao todos para esquerda. Um outro partido, que nao o Psdb ira assumir o governo federal, mesmo por que Psdb / Pt podem ser considerados gemeos siameses. A elite nao vota no pt e tolera o psdb porque existe o pt. Sem pt, imagino que os partidos mais a direita serao fortalecidos. E no medio e longo prazo, quem sabe um partido de esquerda suba ao poder. Isso se nao houver um golpe no meio do caminho.

  5. caio disse:

    Mais responsabilidade é o que falta a esse governo que gasta mais do que ganha…ou o aumento da divida pública é o que????Falar em responsabilidade no governo que não percebeu que a crise era tão grande???É o fim do mundo mesmo

  6. carlo girotto disse:

    PARABENS MEU AMIGO, OUVI SUA COLUNA HOJE NA CBN E É DE CHORAR COMO DIZEMOS QUANDO COMEMOS ALGO MUITO BOM, SEUS COMENTARIOS E COLOCAÇÕES FORAM PERFEITAS, COLOCANDO AS RESPONSABILIDADES DO PT EM SEU LUGAR QUE SÃO MUITAS E AS DA OPOSIÇÃO NO SEU QUE DEVERIAM SER COM O PAIS.
    GRATO

    • Ises Ramos disse:

      PT ePSDB se entenderem ?Já ouvi falar desse conto da carochinha.Acontece que os petistas
      geralmente teem um ego estratosférico.Querem levar todo o mérito de qualquer por-
      cariazinha,não ouvem ninguém,sabem tudo e só ouvem o “doutor lula”.Cansei.

  7. Maxwel disse:

    Extinguir um partido não é solução para uma crise. Essa atitude mostra que a crise não é só econômica, é também política e ético-moral, ela tem raízes bem mais profundas porque se fosse só econômica já estaria se desfazendo. Os brasileiro têm por natureza, a capacidade de superar obstáculos. Enquanto os grupos partidário se unirem para a situação vai pior.

  8. Jr disse:

    Bom dia Kennedy. Gostaria de deixar algumas observações:

    1) Quem é o responsável pelo clima de disputa no país é o PT, quando iniciou o discurso do “nós contra eles”;

    2) Se existe uma lei que reza a respeito de recebimento de dinheiro do exterior para partidos políticos e se há indício de delito por parte do PT, qual a irresponsabilidade de se fazer uma denúncia? A lei existe para ser cumprida, não importa por quem. Não acha certo isso?

    3) Se fosse uma situação contrária, com o PSDB no comando do país e o PT na oposição denunciando o mesmo delito cometido por parte do PSDB, tenha certeza que a denúncia seria protocolada pelo PT e ainda haveria toda uma pirotecnia midiática a respeito.

    • Alexandre disse:

      Vale lembrar que o PT votou contra o plano Real, pediu o impeachment do Itamar, do FHC. Oposição é oposição. Acho até a que temos hoje muito fraca.

    • alan disse:

      Bem colocado JR!!! irresponsável é quem conhece a lei e a ignora!! existe uma previsão legal para o tema, então vamos cumprir ou o viveremos numa democracia aos moldes Petista!!

  9. Irresponsabilidade da oposição? Você está de brincadeira, quem criou o problema foi a oposição? Quem pariu o Mateus que o embale, a oposição está mais do que certa, tem que pedir sim a extinção do PT, isso é papel da oposição, fosse o inverso não só estaria o PT pedindo a extinção do outro partido, como também toda a imprensa também estaria fazendo coro. O PT que se vire para arrumar as besteiras que criou.

  10. João disse:

    Não concordo com “Ao pedir o cancelamento do registro partidário do PT à Procuradoria Geral Eleitoral, o PSDB cometeu um erro por precipitação e falta de responsabilidade política”
    Simples: O senhor quer dizer que o PT pode, inclusive, burlar a Lei?
    Irresponsabilidade seria não denunciar e não averiguar.
    Caro Comentarista: o fim não justifica os meios.

  11. Jose Bezerra disse:

    Você lê algumas reportagens e verifica a importância que o país tem nas redes de economia, pesquisa e diplomacia global. Mas quando você olha a politiquinha que se pratica aqui, você percebe que se não superarmos isso não temos como ser um player global sério. Esse pedido é ridículo, vindo de quem veio, um partido influente, de peso na história recente e se configura uma opção real de poder. Muitos falam da crise como se fosse a primeira na história recente do país, na história recente de país semelhantes ou diferentes. Isso é descabido. No mínima deve-se ver que há resultados notórios na última década que mostra o potencial do governo. Embora isso não seja um cheque em branco, revela que não se pode taxar partidos e instituições. É assim que vamos ser um player global? Questionando a legitimidade de instituições? Destruindo instituições para destruir pessoas e adversários?

  12. João Batista disse:

    Triste é ver os corruptos do PSDB pedindo a cabeça dos corruptos do PT. E a população brasileira entregue à própria sorte no fogo cruzado entre criminosos, ladrões e os políticos corruptos brasileiros.

  13. Fabio disse:

    Desde que o PSDB e o PT fossem extintos JUNTOS!!

  14. Nartrix disse:

    Sinto dizer que vivemos em um país mascarado com uma pseudo-democracia. Os partidos políticos, cujo próprio nome sugere “partidos” afim de dividir/repartir a opinião pública seguindo uma velha tática de “dividir e conquistar”, nada mais servem do que fazer com que as pessoas PENSEM que tem direito de escolha, não passam de shows enriquecidos de falsas rivalidades, como atores de filmes e novelas, que simulam porradas e tapas na cara por muito meno$, imaginemos agora por muito mai$$$! É uma covardia armada para o povo se degladiar em defesa de falsas bandeiras (vermelhas e azuis), enquanto promovem e aprovam leis arbitrárias e injustas que sustentam ainda mais a corrupção que age como o próprio capeta que compra e financia “pessoas-chave” formadoras de opiniões, afim de que se mantenha intento de domínio. Quanto mais a sociedade depender deles, maior será a esfera de influência de dominação! Pão e circo! Só não enxerga quem não quer, ou não passa de um hipócrita!!!

  15. Romanelli disse:

    Infelizmente, assim como nos primeiros anos do governo LULA, o PSDB esta jogando tudo no quanto pior melhor ..parte da mídia, esquecendo que o mundo da voltas, comprou a ideia e esta bancando a aventura ..espero que o eleitor perceba o que esta ocorrendo, assim como o fez quanto REPROVOU as políticas liberais adotadas por THC (ato que EXILOU este partido já fez 13 anos do Poder) ..é um desserviço ao país isso sim, à democracia, principalmente aos mais necessitados que estão sofrendo tanto com este período conturbado (a HORA é de defender o interesse coletivo, o BRASIL) pois, afinal de contas, o próprio Cerveró falou que THC recebera US$ 100 mm tb (só pra lembrar, a moeda daqui, INVENTADA por Itamar, chama-se REAL).

  16. Não é só o fim do PT que precisa ser feito.
    O melhor seria acabar com esse monte de partidinhos vagabundos que abrigam oportunistas e ladrões de toda espécie.
    Inclua se nessa o PSDB, PMDB,PDS, e outros pedes de menor importância.
    Dois partidos seriam o ideal com gente honesta, capacitada e comprometida com o Brasil e o seu povo

  17. Erasmo Valadão disse:

    Este é o choro dos derrotadas que mostram a sua verdadeira face não respeitando a Democracia e o povo. Em S. Paulo a administração do PSDB está eternizada no poder sem produzir resultados concretos e significativos cooptando a imprensa, que só fala coisas boas (como o Aécio fez em MG) e nem por isso há movimentos antidemocráticos. Não houve corrupção no governo FHC, Aécio e Alkimin ou não houve a possibilidade de investigação? Infelizmente está crise política não vai melhorar a qualidade de nossos políticos, apenas os que estão no poder que são mais dos mesmos.

    • Marcos disse:

      Mesmo sem ser investigado, em diversas delações da lava-jato o Sr. Aécio foi citado diversas e diversas vezes por esquemas de propina, tendo sido identificada sua conta no Liechtenstein. Mas isso não interessa à mídia e a quem comanda as ações atualmente.

  18. Edilson disse:

    Pergunto a vocês, existe diferença entre eles, ou é só para mim que são idênticos?
    Canso de ver gente “metendo o pau” no PT, mas não propõem nada melhor, só vejo falarem dos erros, mas quando têm a oportunidade de melhorar o país, preferem, por ser da oposição, jogar o país num buraco maior ainda para dizerem que era isso que o PT fez, mas esquecem que se ganharem, vão ter de administrar o país quebrado. (Não sou simpatizante do PT, mas defensor do meu Lar)
    Acho que antes de tomarem um imagem passada por propagandas políticas na TV, deveriam saber realmente o que os candidatos fazem, assistam um pouco de TV Senado e/ou Câmara e vejam o que eles propõem. Tomem suas próprias decisões e não sejam enganados pelo que passa à noite antes da novela nas quintas-feiras.
    Ex.: Terceirização, fim da multa de fundo de garantia entre outras propostas defendidas por senadores/deputados que na hora da propaganda falam que vão defender o trabalhador…Ironia.

  19. Tarcis disse:

    Parlamentarismo já! Nunca mais teremos demagogos e incompetentes a nos governar, pois serão expulsos solenemente. O Congresso seria muito mais responsável, pois o sucesso de suas carreiras dependerá de um governo competente, honesto e transparente.

    • Romanelli disse:

      com 38 partidos recheados de TIRIRICAS num sistema desproporcional e BI cameral ?! pelamordedeus

      • Sócrates Duarte disse:

        Contesto! Se houvesse partidos recheados de Tiriricas estavam todos trabalhando e economizando verba parlamentar. O problema são partidos recheados de Bolsonaro que passam 25 anos para ter um projeto aprovado, família Lobão que nunca aparece, Aécio que vai de vez enquanto só para dar entrevistas e por aí vai.

        • Pedro disse:

          “O problema são partidos recheados de Bolsonaro que passam 25 anos para ter um projeto aprovado”. Realmente, para um político de direita conseguir aprovar um projeto, perante uma maioria de esquerdistas, em se conseguindo, é um perseverante, e por conseguinte, um predestinado. Bolsonaro para presidente! E antes que venham me chamar de fascista, não tenho poder nenhum, portanto, direita até morrer.

    • Nartrix disse:

      Parlamentarismo???

      Um Governo que responde politicamente perante um parlamento?

      Pode até melhorar alguma coisa, mas não creio ser a solução! Se o sistema todo estiver contaminado, não tem jeito! São falsas rivalidades que a própria matemática dá exemplo que positivo com negativo (ou vice-versa) o resultado sempre será negativo para o povo. Desculpem mas eu já estou cansado de ver falsas rivalidades e falsas bandeiras!

    • Nartrix disse:

      Parlamentarismo???

      Um Governo que responde politicamente perante um parlamento?

      Pode até melhorar alguma coisa, mas não creio ser a solução! Se o sistema todo estiver contaminado, não tem jeito! São falsas rivalidades que a própria matemática dá exemplo que positivo com negativo (ou vice-versa) o resultado sempre será negativo para o povo. Desculpem mas eu já estou cansado de ver falsas rivalidades e falsas bandeiras! Ilusão!

      Seria bom pelo menos com o voto destituinte, mais conhecido por recall, trata-se do instituto da revogação popular de mandatos eletivos. É a possibilidade de cassação do eleito por votação dos eleitores. O recall funciona como um mecanismo para o eleitorado fiscalizar os seus representantes e um sistema de controle popular do poder político. Recall do mandato de presidente, de senador e de deputado federal. Uma forma de reduzir a ALGAZARRA CORRUPTA.

  20. Aécio Moura disse:

    Isso é o mínimo que se pode pedir!

  21. Fernando Iglésias disse:

    Como é possível, diante do descalabro e desmantelamento do país executado pelo PT, o Sr. Kennedy se colocar contra o pedido do PSDB – rigorosamente correto – de cassação do registro do PT? Acho que está vivendo em outro país.

    Fernando Iglésias

    • Edilson disse:

      Na verdade ele não está defendendo o PT e sendo contra o PSDB, mas sim ressaltando o oportunismo do PSDB em propor isso agora, sendo que há coisas mais imperativas que deveriam ser prioridades deles. O país mais do que nunca precisa de união e gente que busca o bem da Nação. Coisa que o PSDB não se importa, para eles o que importa é “a cadeirinha” acima de tudo.
      Que o PT merece uma punição, isso não resta dúvida, mas o que é mais importante agora, o fim do PT (que logo depois será criada uma nova sigla com os mesmos integrantes) ou tentar salvar nosso país que está quebrado e o povo que morre de fome e vai dormir, rezando, para não ser demitido amanhã.
      Adoro o Blog do Kennedy, pois ele costuma deixar claro os dois lados da notícia, sem tomar partido.

    • Marcos disse:

      Você não entendeu nada do que está escrito….
      Mas, se for assim, o PSDB deveria também ser extinto pois TODAS as suas campanhas foram financiadas pelas mesmas empresas que financiaram o PT… Qual a diferença??
      Aliás, seria uma boa solução para o país. Enquanto vivermos nessa dicotomia idiota de PT e PSDB não teremos futuro, isso só fortalece esses dois partidos que não tem compromisso com o país, mas apenas com seus integrantes e patrocinadores.

    • Marcos disse:

      Seria muito bom para o nosso país se o PT realmente fosse extinto, juntamente com o PSDB e o PMDB. Afinal, todos eles receberam financiamento em TODAS as suas campanhas das mesmas empresas.
      Essa dicotomia atual entre PT e PSDB apenas fortalece os dois partidos que não tem mais nenhum compromisso com o país, mas sim com seus integrantes e principalmente seus patrocinadores. Retirar um partido incompetente, corrupto e desorganizado do poder para colocar outro partido incompetente, e mais organizado na corrupção não vai resolver nosso problema.

  22. MURILO MARTINS DE SOUZA disse:

    Não devemos ser partidários, defender o status atual é ser conivente com a malversação promovida pelo partido do governo. Defender a manutenção e existência de partidos A ou B alegando que “É um investimento na escalada do confronto entre governo e oposição numa hora em que o dólar atinge o maior valor nominal na era do Plano Real, em que a inflação dá sinais de força, no qual há uma recessão eliminando postos de trabalho e ainda por cima temos a ameaça do zika vírus à saúde dos brasileiros” é um tipo de conivência ou interesse próprio.
    A bem da verdade, o melhor para o Brasil atual seria zerar (extinguir) todos os partidos políticos, suspendendo os políticos suspeitos de corrupção (citados ou indicados em depoimentos) e cassando aqueles comprovadamente criminosos. Não na velocidade da justiça dada aos políticos.

  23. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Depois que o governo de S.Paulo fez acordo com o MST, sucateou a cultura, tomou café com Black-Block, para mim chega !!! Não tem moral para fazer oposição a ninguém …vendeu a alma para o diabo.

  24. Renato disse:

    A a semente do que está aí foi lançada pelo próprio PT na campanha de 2014. Como Dilma procurará Marina agora, depois de todas as mentiras da campanha? E como convencer Aécio, acusado de “filhinho de papai que bate na mulher”, a sentar à mesa e conversar sobre um pacto nacional?
    Isso sem falar na postura histórica do PT quando oposição.
    PT semeou vento na campanha, agora colhe tempestade.
    PT deveria ter sido mais responsável na campanha de 2014. É irrealista, agora, pedir responsabilidade dos outros.

  25. Antonio disse:

    O Proprio Fundador do PT Antonio Candido de Mello e Souza Odeia Ser assimilado ao PT, A falha na democracia esta nos partidos. e infelizmente não existe sistema melhor para governar… Macacos nos mordam!

  26. Renato disse:

    30 anos de social democracia no poder.
    E o resultado é a criação de uma nova casta no poder, uma nova aristocracia que lucra (e muito) com a venda de seus ideais.

    Acho desnecessário o PSDB pedir a extinção do PT. Essa se dará naturalmente, pelas urnas o PT virará uma espécie de mico-leão dourado da política: há seus defensores que o manterão vivo no eco-sistema, mas não vai apitar muita coisa. Até 2018 será passado.

    O PSDB, sim, precisa se cuidar se quiser sobreviver a 2018. Sua “oposição” nesses 13 anos, covarde e incompetente, dizendo amém para todo esse desenvolvimentismo tacanho,… na boa, esse também está a caminho de virar uma ararinha azul, assim como o PT.

    Precisamos de um partido Liberal de fato! Essa visão única esquerdista (seja marxista ou social-democrata), a falta de um discurso alternativo nos trouxeram para esse imenso buraco keynesiano, do qual só sairemos daqui a uns 6-7 anos.

  27. Gerson Rodrigues disse:

    Chamar o PSDB para conversar seria como chamar a raposa para o galinheiro,tá explícito o desejo
    do psdb de destruir o PT.

  28. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Primeiro fico feliz por seu retorno a esse espaço e, quanto aos atos do PSDB, talvez possa colocar mais lenha na fogueira, mas o desastre brasileiro caminha rapidamente para o “TERRA ARRASADA” caso a Dilma continue no Poder em face da sua total incompetência, bastando ver o que ocorreu nos últimos dois dias.

  29. Itamaraty Em Chamas disse:

    Kennedy,
    O trabalho da oposição não é o de governar, e tampouco o de resolver os problemas do governo. Esse é o trabalho do governo. Quando o PT assumiu a invenção de todos os programas sociais desde o início dos tempos, e distribuiu dinheiro de impostos para aplacar a miséria de milhões de brasileiros, assumiu também que era o dono do dinheiro e que era quem fazia a caridade, atribuindo um novo direito, o direito à receber ajuda da sociedade. Em nenhum momento, o PT chamou a oposição para dividir a paternidade de alguns dos programas sociais, inclusive daqueles iniciados no governo do PSDB, e tampouco para apoiar a distribuição do dinheiro. Agora, que é para dividir a responsabilidade pela crise, gerada em grande parte por má gestão, má fé, e falta de reformas, aí é obrigação da oposição assumir tal ônus? Quem ganhou a eleição, mentindo?
    Oque a oposição faz é apontar para uma acusação séria, feita em delação premiada e homologada, e exigir investigação e consequências se verificada.

  30. Pobres de Paris disse:

    O PT não é um partido, é uma seita. Uma doença que infectou com estratégias populistas a mente dos menos favorecidos, material e mentalmente falando. Já causou estragos irreparáveis ao país e vem sistematicamente transferindo riquezas da região sul para as regiões norte e nordeste da nação, onde se aplica dinheiro a fundo perdido. Veja-se a Via Mangue. Mas o PSDB não conseguirá atingir seu intento. O apoio eletivo do PT foi, é, e será sempre comprado com suas medidas assistencialistas. E esse é seu modelo de governo, totalmente incompatível com a geração de recursos nacionais e com a filosofia de governo dos outros partidos. Daí porque reuni-los para discutir problemas na economia é uma utopia, uma falácia, no mínimo um ato planejadamente falso, no máximo um delírio inocente proveniente das + abstratas teorias do movimento hippie. Concordo com Sampaio, mas não acontecerá, porque toda vez que isto se propor, surgirá uma voz das trevas para defender esta abominação política chamada PT.

  31. Luiz disse:

    Imaginar que extinguir o PT o Brasil ficaria num paraíso é no mínimo inocência…para não dizer maldade.

  32. Pescadorpanema disse:

    Esse pessoal do PSDB é tão medíocre e raso que torna a situação dos petistas confortável. Como acreditar que seriam melhores? não tem um projeto sequer, preguiçosos, bebem nas mesmas fontes do Marcelo, do Léo, do seu Sebastião, dos Andrade… Sejamos sensatos e vamos aproveitar o talento do Obama, que está em fim de mandato, trazê-lo para um mandato de dez anos. Por aqui não temos gente qualificada sequer para vereador em Urucurituba!!! !!

  33. Albérico Lima Barreto disse:

    São muitos os erros do PT. Mas esse irresponsável desse deputado solicitar a extinção de um Partido, fica parecendo que seria a unica maneira do PSDB retomar o poder. Incrivel é que figuras mais importantes do partido permitam tais acontecimentos. O País precisa da ajuda de todas. Os eleitores saberão reconhecer aqueles que tenham a grandeza de participarem na solução para a saida desta grave crise que atravessamos e não daqueles que tentam sempre piorar a situação.

  34. Gleyton Cordeiro disse:

    Caro Kennedy, até onde eu vi, o que o PSDB fez foi pedir a apuração das acusações contidas na delação premiada de Nestor Cerveró. É a lei que determina a extinção do partido que recebe dinheiro no exterior. Se há algum exagero é da legislação, e não de quem pede o cumprimento da mesma. Vale lembar que em 2005, em depoimento na CPI dos Correios, o publicitário Duda Mendonça afirmou que recebeu dinheiro do PT em contas no exterior, o que também é vedado pela nossa legislação. Na época a oposição se omitiu e não apurou a denúncia e nem pediu a cassação do registro da candidatura do então presidente Lula por crime eleitoral. Ou seja, esta não é a primeira vez que esse tipo de denúncia contra o PT aparece. Irresponsabilidade seria a oposição, para não agravar as crises política e econômica, se omitir e não fazer esse pedido.

  35. Sócrates Duarte disse:

    Eu até concordo com o fim do PT, desde que acabe com o PSDB, ambos estão envolvidos até o pescoço com a lava-jato, ambos tem as mesmas denuncias de uso de dinheiro sujo em campanha. Não podemos esquecer o fim do PP, PMDB… Pau que bate em Chico, bate em Francisco, em José, em Fernando, em Aécio…

  36. Alberto disse:

    Perfeito os comentários dos srs Joaquim,Jr,Alex Almeida e João.

  37. JG disse:

    Se colocar lenha na fogueira vai ajudar a afastar os vilões petistas, então, vamos colocar a floresta amazônica inteira, eu ajudo. O PSDB tá certo, não tem essa de ser bonzinho e apresentar ideias para ajudar não. Tem que jogar a pá de cal em cima e concretar. Quanto antes, melhor.

  38. PRUDENTINO NATO disse:

    Não existe mais autoridade nesse país, quem confia na Dilma? O que me deixa indignado é a ignorância politica, não discuto se a pessoa é de determinado partido ou simpatizante a ele e sim, a mascara que veda seus olhos. Não se pode achar que o P.T (por exemplo) não esta acabando com esse país. O esquema de corrupção se tornou uma caixa de torneiras abertas e só existe um jeito de parar, FECHA-LA. Em particular, por enquanto, só confio em um politico, mas me reservo o direito de manter sigilo sobre seu nome. Um dentre tantos, é assim que vejo o pais hoje. Iremos passar por essa tempestade, mas sofreremos demais. Deus permita que nem eu nem meus entes queridos percam o emprego numa época tão dificil. AMÉM.

  39. jorge assis disse:

    Eu não entendo os eleitores brasileiros, bastamos ver na historia política deste país, os 8 anos do PSDB os 12 anos do PT, quero dizer com isso é o sujo falando do mau lavado. A nação brasileira precisa acordar, estes dois partidos que estão ai não presta e os outros que virão como PSOL, Rede, PV e todos os demais não vão ser diferente dos atuais. O povo brasileiro precisa tomar coragem e ir para as ruas reivindicar seus direitos essa é uma briga do povo, não vamos ficar achando que alguma celebridade vai levantar uma bandeira porque não vai, tem que ser o povo.

  40. LYRA disse:

    Se já prestaram à atenção nos meus comentários, já notaram que que não considero nenhuma das facções/partidos, como também nenhum dos bandidos/políticos que os formam e, por esse motivo fico muito a vontade para afirmar que esses meliantes do PSDB estão tão somente imbuídos em atropelar esse resto de país e levar o mesmo ao caos total e consequentemente falindo o seu povo sério e honesto, contexto onde nenhum político faz parte. Essa onda de pedir o fim do PT ou de qualquer outra facção, inclusive o próprio PSDB é o mesmo de chamar o povo ainda mais de idiota, esperem que verão surgir ainda na lava jato, provas concretas de pagamento de propinas para campanhas de FHC, do totalmente doidão Aécio DAS NEVES e, ai também pedirão pelo fim do PSDB.

  41. sandro thompson disse:

    É verdade que o Sarney votou no Aécio ? Apoio político muito bom esse que minha tia tem. O nosso problema verdadeiro é que meteram a mão além do que podem carregar. Olho grande é isso que dá. Saída para a crise existe, e se chama aeroporto internacional. Ou esperar um milagre em 2018. Venderam a ideia de que eramos especiais e que não desistíamos nunca. Deu no que deu 7 x 1 da Alemanha, inflação galopante, Petrobras falida. Qual a relação ? eu digo, prepotência e arrogância, com excesso de confiança. E total falta de humildade. Tia, por favor, pegue o seu banquinho, e saia de mansinho. E que Deus nos guarde do Temer, Cunha e quem vier.

  42. joao santos disse:

    Mas a OPOSIÇÃO esta tendo responsabilidade, exterminando o que causa o MAL ao Pais
    Começaremos a melhorar as coisas.
    É como querer dialogar com ERVA DANINHA, a gente precisa tirar primeiro para que as
    coisas boas ocorram. SIMPLES ASSIM!

  43. antonio barbosa disse:

    O roto falando do rasgado. Qual partido político está imaculado no Brasil??? Ainda mais o PSDB. Pedir a fim de uma sigla, que eu particularmente detesto, é como pedir o fim de toda uma agremiação, seja ela qual for, apenas porque parte de seus integrantes são bandidos. Sem nexo. Agora chamar oposição e ex-governantes para falar de problemas econômicos soa como piegas, pegajoso, seja pelo bem de quem for. Primeiro você (Dilma) arrebenta a economia e depois vai com o “pires” na mão para pedir arrego. Sinceramente sequer vejo a arrogante governanta fazendo isso e de mais a mais, tudo que ela fez até hoje foi um desastre. Dilma é o jabuti em cima da árvore e alguém precisa tirá-la de lá antes que destrua tudo de uma vez.

  44. Jeann Câmara disse:

    Oposição Burra !

    Todo governo precisa de oposição, mas a oposição brasileira sabota TODO O PAÍS a mais de 13 anos, denuncia de forma cínica tudo aquilo que eles fizeram ainda com mais esperteza e desfaçatez e o pior, não propõem NENHUMA solução para o País, colocam seus interesses particulares em 1º lugar, justamente por isso fizeram um governo desastroso com FHC e não ganham mais nada nas urnas.

  45. PAULO CARNEIRO JUNQUEIRA disse:

    FÁCIL DE RESOLVER A CRISE DOS GOVERNOS.
    GASTEM MENOS DO QUE ARRECADAREM.
    PONTO
    EM MENOS DE 1 ANO ESTARÁ RESOLVIDO

  46. Wilson Rebelo disse:

    Quer dizer que fica estabelecida a “ética da conveniência”? Se o dólar e a inflação não caírem os crimes cometidos pelo PT não podem ser denunciados? É isso? Quem tem que ter responsabilidade é o Governo eleito; oposição foi escolhida pela população para, oh descoberta!, opor-se! chega desse papo de petista enrustido segundo o qual oposição tem que ajudar na “governabilidade”! Por outro lado, se o PT recebeu dinheiro do exterior, cometeu um delito punível com a cassação do registro. Que isso seja devidamente apurado. A extinção de um partido não pode e não vai comprometer o estado democrático de direito. O que compromete o estado democrático de direito é a contínua prática de delitos por parte de dirigentes partidários.

  47. Lucy disse:

    Não dá para ter Presidencialismo no Brasil. Não sei se o Parlamentarismo daria, mas presidencialismo obviamente não dá. Talvez vão precisar de mais cem anos para chegar a essa conclusão clara: que só fazem brigar e tentar pegar para si o mais que puder, o país que se exploda. Irresponsabilidade!… Quase o mundo todo desenvolvido aplicou o Parlamentarismo, deixem que briguem lá dentro do Parlamento, que se soquem e se esmurrem lá dentro, ao invés de trazer tudo para o povo, só causa sofrimento social e instabilidade. Neste passo do Presidencialismo desvirtuado parece que não tem mais volta, o próximo que chegar vai passar pela mesma coisa e nunca vai haver paz.

  48. ADÃO FERREIRA DOS SANTOS disse:

    Quem tem a obrigação de debelar a crise é o governo do PT. A oposição está fazendo papel dela dentro do jogo político. Se o PT recebeu doação ilegal, deve mesmo ter o registro caçado a qualquer tempo. Deixar a Dilma e o PT no poder não é nenhuma garantia de que o Brasil vai melhorar.

  49. o artigo 28, inciso I, da Lei dos Partidos Políticos

  50. Jorge disse:

    Precipitação? Quantos tesoureiros dessa quadrilha já foram destituídos das suas funções partidárias e presos? Quando alguém assina filiação nesse partido se esta praticando o tipo penal de associação criminosa! Precipitação? Já está cheirando mau os TRÊS PODERES da República brasileira!basta de corrupção, juros extratosféricos, rentismo, opressão e pobreza! Muda Brasil!

  51. Natanael disse:

    Alguém saberia me dizer quando começou a roubalheira na Petrobras?
    No governo do Lula ou do FHC?
    E afinal, o dossiê das Ilhas Caimãs, será que o Pastor Caio Fábio ainda sabe de alguma coisa?

  52. Marcelo disse:

    Kennedy! O senhor Carlos Sampaio deve ter lido o Pequeno Príncipe e acha que eliminando adversários o caminho para o PSDB ficará limpo, mais fácil. Ele não é só irresponsável, mas, seletivo, cínico e amoral, afinal de contas que moral tem alguém do PSDB para falar em ética quando o assunto é dinheiro para partido político ou mensalão? Na década de 90 garantiram a reeleição de FHC comprando votos de deputados de caráter duvidosíssimo como o Carlos Sampaio. Seria mais honesto se ele pedisse que se investigasse e que houvesse uma solução para a máfia do metrô de SP, da máfia da merenda na capital paulista e mais 20 municípios do Estado, para todos os partidos citados no Mensalão do PT, enfim! Mas que seja rápido, senão expira o prazo na justiça, como aconteceu com o mensalão mineiro por exemplo. Esses indivíduos acham que a maioria da população brasileira são hipócritas como eles.

  53. Toninho disse:

    Bem,
    meus princípios sempre focaram na solução de problemas.
    Se uma fogueira está acesa e queimando algo, o objetivo é que ela seja eficaz e eficiente, gerando o mais rápido possível cinzas e fumaça.
    Ou alguém acha que o atual governo e idealistas sócio-comunas que estão destruindo o país e o levando de volta para os anos 90 não devam ser queimados ?
    É por esse papinho de governabilidade e papinho de acochambrar que o Brasil não consegue avançar de maneira séria e o povim continua esperando todas as soluções do mundo a partir do Estado.
    Acorda Povim. Que queimem PT, PMDB e aliados junto com PSDB e outros “sociais” enrustidos.
    Não se cresce o bolo produtivo de um país apenas dividindo a viúva.
    Pesquisem, estudem e entendam onde e como que funcionam países sérios !!
    Ah, não torço pelo impeachment para que tudo não acabe em pizza.
    E nunca votei no FHC também …
    Um abraço e boa sorte nas próximas eleições.

  54. MARCELO BORGES disse:

    Caro Kennedy, irresponsabilidade foi a forma com que o PT conduziu a economia do país, em prol da reeleição e não é sensato falar do PSDB como partido que perdeu a eleição, e não é só na época em que o PSDB era situação o PT nunca pensou no país fazendo oposição burra, por sem adentrar outros méritos o PSDB construiu, LULA desfrutou ea DILMA está destruindo, não deve haver diálogo por parte da oposição, na sua campanha suja o PT atacou pessoas desconstituiu biografias e agora que diálogo em caso de impedimento que venham ás urnas.

  55. Sergio disse:

    Caro Kennedy, eu lhe pergunto…………o Lula faria diferente, como oposição?………….da minha parte acho que sim, MUITO PIOR.

  56. Brito disse:

    Kennedy, já viste uma presidente mais marionete e medíocre que a Dilma?

  57. claudio antonio disse:

    Kennedy ai eu pergunto: Depois de todos os delatores da Lava Jato, algo em torno de 10 confirmarem que passaram dinheiro de propina ao PT e a outros também, apresentando provas, depósitos…o que mais precisa? No Japão dois ministros rodaram por conta de 14 mil reais…isso mesmo 14 mil reais. O problema do nosso País é que somos medíocres e benevolentes demais…não há mais o que provar…é hora de fechar todos que receberam propina e cadeia nos membros envolvidos, de todos os lados, mesmo que isso custe o fim de todos os partidos…mesmo que agrave a crise interna…o preço maior é o que o trabalhador honesto está pagando: IR, IPTU, ICMS, ISS, CPMF…pra engordar em 1 bilhão a contas dos partidos. Isso ninguém fala…isso ninguém questiona.

  58. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Caro Kennedy, como leitor de diversos jornalistas, sugiro que a imprensa comece uma campanha positiva quanto ao surgimento de uma nova alternativa política. Estamos cansados do mesmo de sempre – Aécio, Lula, Barbalho, Maluf, Collor, Sarney, Lobão, Dilma, Magalhães, Alckmin, Mendes … Chega de prato feito com refeição amarga, chega de lixo!

  59. jose pero machado disse:

    Para com isso! Será que alguém se perguntou qual seria a posição do PT se a situação fosse inversa? Se estivesse na oposição? Agora, “é pelo bem do Brasil”…Pior ainda: quem disse que o PT e a Presidente querem dialogar? Eles querem é aprovar aumento de impostos e só. E continuar no poder, destruindo o País. Grande parte do problema é o PSDB nunca ter sido de fato oposição.

  60. Pasquale disse:

    PT ………..The End.Para a sobrevivencia do país

  61. HENRIQUE MELO disse:

    Kennedy,
    Sou um leitor assíduo de seu Blog e continuarei sendo…, mas você foi extremamente infeliz hoje. Lamentável que você faça esse tipo de colocação. A lei vale para todos!! Se é proibido um partido político receber recursos estrangeiros, e a punição pode ser a extinção do partido, a sua frase de chamada… “Ao pedir o cancelamento do registro partidário do PT à Procuradoria Geral Eleitoral, o PSDB cometeu um erro por precipitação e falta de responsabilidade política.”, chega a ser irresponsável. Você é um formador de opinião, uma pessoa respeitada como profissional. E sugerir que a responsabilidade do aumento do caos instalado nesse país seja de outro partido que quer fazer valer a LEI é LAMENTÁVEL!!!

    • Stanislaw p/Henrique Melo. disse:

      Concordo com você em gênero, número e grau, principalmente na infeliz análise do Kennedy (que, claro, como nós, tem direito de ter sua opinião).
      Numa empresa, quando por inépcia um diretor comete erro grave, principalmente quando dá prejuízo à empresa, é normal que seja substituído, com o intuito maior de própria sobrevivência da empresa.
      Por que isso não deve ser o normal, o ideal, tratando-se de um país, ainda mais que os fatos não só demonstram inépcias, mas fatos muito mais graves, como roubalheiras aos cofres públicos como jamais houve no país?

  62. Pasquale disse:

    Lula diz que não sabia que filho conhecia lobista investigado na Zelotes

    Um verdadeiro Franciscano.

  63. Armando Pinto disse:

    O PT é uma organização criminosa camuflada de partido politico, deve ser destruído e todos os integrantes da quadrilha devem ser presos.

  64. marcelo batista disse:

    Deve ser cancelado é o registro do Partido Só De Bandidos.
    Desde o caso sivan, passando por banestado, dersa, trenslão, petrolão, compra da reeleição; e principalmente pelas irresposabilidades da atualidade em fomentar o terrorismo entre seus súditos, depois de quebrar o brasil trêz vezes, são eles que estão quebrando o brasil de novo.

  65. Jose dos Santos disse:

    Toda unanimidade é burra (Nelson Rodrigues) Pois é, e sempre será.Eu acredito quento mais corruptos presos menos corruptos teremos na política. Se tudo que que está acontecendo hj tivesse sido feito (investigar/punir) há 20 anos atrás, certamente nossos políticos seriam mais “comedidos” no momento de praticar atos de corrupção.

  66. Ed Lopes disse:

    O PT quis a bicicleta, tem que pedalar.

    Vários colunistas cobram “responsabilidade” do PSDB.

    É como ouvir: PSDB ajude o PT, pois esse não consegue nem ficar de pé.

    Qualquer oposição do mundo não tem nada o que fazer a não ser atacar os governos. O que fariam além disso?

    Cada um no seu quadrado.

  67. Edemar disse:

    E do PMDB ninguem comenta que sempre assolou o pais desde que os militares dexaran o governo.

  68. Eduardo disse:

    Continuo achando que o Lula e o PT são inocentes e tudo isto é uma armação para tirar do poder o salvador da pátria e a mãe do PAC.

  69. Casa construída na areia não subsiste a vendaval! disse:

    Primeiro que oposição não tem que procurar ajudar um governo que sempre a desprezou em vez de procurar seu apoio, preferindo os meios mais reprováveis de sempre ter maioria na Câmara Federal e no Senado Federal, na base do criminoso processo do “toma lá, dá cá”.
    Houvesse agido verdadeiramente em prol da nação, procurando sempre governar para todos e não só para aliados, teria hoje, no mínimo, direito de imputar parte da culpa pelo atual desgoverno à oposição.
    Agora que levou o país ao caos, quer exigir que todos se unam?
    Que tenha a vergonha na cara de admitir que esse governo acabou, por bem ou por mal, porque não adiantarão os conchavos e arranjos nos bastidores, porque o povo não confia mais nesse desgoverno, os investidores não acreditam mais, o mundo não acredita mais: a casa caiu!

  70. Ramon Arruda disse:

    Só um ajuste factual: o PSDB perdeu para o PT não as três, mas as quatro últimas eleições presidenciais: 2014, 2010, 2006 e 2002.

  71. ANTONIO AUGUSTO disse:

    O artigo do ilustre jornalista admite que: “A acusação é grave……….”
    Entende que a presidenta Dillma deve chamar ex-presidentes e os ex-candidatos ao cargo para conversar; e em seguida conclama a classe política a agir com responsabilidade.
    A essa altura a Dillma já devia ter procurado conversar com as pessoas sugeridas no artigo.
    Portanto, a primeira responsabilidade é da presidente e deve ser dela, que adota postura imperial, arrogante, não abrindo mão de um milímetro de seus poderes, como por exemplo, não abre mão de manter o número elevado de ministérios, e os poucos que cortou mantiveram a estrutura anterior, ela não abre mão dos milhares de cargos comissionados. Tudo ao contrário do que prometeu, ao falar em corte de gastos.
    Foi desleal com os ex-candidatos a presidente, agindo de forma ardilosa e lançando enormes inverdades em sua campanha, e deve merecer consideração de seus ex-adversários?

  72. ANTONIO AUGUSTO disse:

    Toda vez que se fala em dinheiro recebido pelo PT para a campanha eleitoral, a resposta dos petistas é no sentido de que toda doação foi legal, quando não precisa ser inteligente para saber que são valores que vieram de repasse da Petrobrás e das empreiteiras e construtoras que trabalharam para a empresa. Além dos valores pagos para empreiteiras brasileiras fora do Brasil para fazer obras em países bolivarianos.
    No que se refere ao pedido de nulidade do registro do PT como partido político, existe previsão legal para a nulidade de registro de partido que se utiliza de valores vindos do exterior para campanhas eleitorais.
    A população que votou no PT e se arrependeu, e aqueles milhões que votaram na oposição criticam o PSDB por ser uma oposição frouxa. Lembrem-se de que o PT sempre foi uma oposição do quanto pior, melhor.
    Parece estar justificada a iniciativa do PSDB, através do deputado Carlos Sampaio, inclusive porque o artigo admite que a situação é grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-08-27 17:24:58