aki

cadastre-se aqui
aki
Política
31-01-2018, 8h14

Apesar de TRF-4, Lula se elegeria hoje, diz Datafolha

Sem petista, Marina e Ciro crescem, um pouco, na pesquisa
39

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O Datafolha mostra que Lula mantém o forte cacife eleitoral, continuando a liderar a corrida presidencial mesmo após a condenação do TRF-4 a 12 anos e um mês de prisão. O instituto foi a campo ontem e anteontem, a fim de medir o impacto eleitoral do julgamento do petista feito pela segunda instância da Justiça.

Apesar de ter ficado mais difícil a possibilidade de o ex-presidente ser candidato, o desempenho de Lula, que varia de 34% a 37%, a depender do cenário de candidatos, mostra a razão para o PT insistir na candidatura dele. É a chance de retomar o poder, eleger mais deputados, mais senadores e mais governadores. Além de líder na primeira etapa, Lula venceria em todos os cenários no segundo turno.

O Datafolha mostrou que a eventual saída de Lula do páreo abre espaço para Ciro e Marina. Ciro varia de 7% a 12%, dependendo da simulação. Marina obtém entre 8% e 13%. Uma eventual indicação de voto de Lula lá na frente teria peso. Quem mantiver boa relação com o petista tende a sair ganhando.

Ciro fez acenos para Lula nas últimas semanas. Se continuar nesse caminho, seria um postulante mais forte do que Marina para herdar parte de votos petistas, caso Lula não consiga mesmo ser candidato.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
39
  1. Odair rodrigues disse:

    Bom dia
    Estas pesquisas deveriam informar tambem a região, idade das pessoas e classe social.

    • Bastião Pingaruim disse:

      Perfeito caro sr.Quem solicitou/patrocinou a pesquisa seria interessante saber.

    • EDMAR BRASIL disse:

      NORDESTE; Faixa de idade na maioria maiores de 50 anos;na maioria mulheres e quase todos aposentados e/ou usuário do Bolsa Família.

      • MARCELLO disse:

        o rapaz tem algo contra nordestinos, ou o direito de voto das mulheres nordestinas (que tenho a impressão que é como você generaliza que é pobre), aposentadas ou não e favorecidas com a fortuna mensal de menos de 170 reais?

      • Giordano disse:

        Acho que o senhor desconhece as estatísticas do TSE. Hoje cerca de 60% do eleitorado nordestino tem idade abaixo dos 45 anos. Além disso, o eleitorado é composto basicamente pelas faixas de 24-60 anos que ainda estão em plena atividade. E uma correção: não há usuário de Bolsa família, é beneficiario! Porque recebe um benefício do governo. Por fim, perca essa visão de uma região que sustenta a outra e etcs… As desigualdades regionais tem diminuido ano após ano no país e aquela concentração típica das décadas de 30 a 80 já não são tão reais.

    • sebastiao augusto canabrava disse:

      Pra’ que, maluco? Se estivesse o seu candidato na frente, voce nao questionaria!

    • Robson Macedo Barreto disse:

      Qual seu interesse nisso? Fazer voto censitário?? Ou o voto de cada eleitor, dependendo de sua classe, renda ou regiçao, vale mais que outro? Voto do nordestino vale mais do que voto do sulista?

    • Paulo Silva disse:

      Na verdade, o que o povo nas ruas, to falando da massa, e não os da sacada gourmet!!! nada contra cada um cada um, mais, o sentimento e o seguinte, prender o LULA blz, ate ai ok, se cometeu, crime todos são a favor, mais e a distituição e prisão do TEMER, ( malas de dinheiro, encontro com jbs etc.. fora o lobby dos portos) e o RENAN, MAIA, BOLSONARO ( enriquecimento de 15 milhões), o MALUF, ( este milagre esta preso), ROMERO JUCA, e por ai. .vai. .vamos combinar e ja limpar o pais. .1 so não basta. e as pesquisas refletem isto.. ou LIMPA TUDO DE UMA VEZ.. ou não adianta. nada….. e ai os anti pt e lula reclamam, que o pais não anda. quando o lula tiver preso quem e o proximo alvo. ? vamos por a culpa no pt. novamente.

    • Felipe disse:

      Não dá pra acreditar nessas pesquisas direcionadas da DataFolha. Claro que o resultado vai ser tendencioso quando a pesquisa já tá viciada, e deve ser por isso que eles nunca divulgam informações sociais mais detalhadas dos “tais” que foram entrevistados.

    • walter disse:

      Exatamente Odair, queremos saber muito mais; quem de fato pagou estas pesquisas…não há nada de novo, todas as vezes que o lula, é “prejudicado”, lá vem o Data Folha com suas pesquisas…não temos de fato, quem serão os candidatos; não dá para apostar em substitutos para o lula, já que oficialmente não escolheu; embora tudo indique, que ficará com o Haddad, por não ter maculas profundas até aqui…temos que admitir, talvez seja o mais preparado do PT…não há qualquer chance do lula, sair de candidato; tudo indica, que ficará fora; tem outros processos a responder, com isso fica inviável.

    • Giordano disse:

      Elas informam caro odair. Toda vez que uma pesquisa é publicada eles liberam os dados amostrais. Algumas pessoas acessam esses dados e separam os dados enquanto outras preferem os dados brutos. O alto nível de votos nulos é esperado quando você retira o primeiro colocado da disputa porque os seus eleitores ainda não decidiram para onde migrar. O problema agora é que, com ou sem lula, os dados mostram mais de 15% das pessoas sem candidato para estas eleições. Isso revela a grande desconfiança que existe hoje da população em relação as intituições políticas, ou seja, provavelmente teremos mais 4 anos perdidos do ponto de vista de avanço institucional.

  2. Carlos Antônio Macieira disse:

    É triste e vergonhoso saber que os brasileiros elegeriam um condenado!!!

  3. Douglas Benassi disse:

    Gostaria de saber porque a mídia não fala sobre a declaração de Moro na sentença de Lula que declara que o triplex não tem ligação com a Petrobrás e por isso segundo a constituição o julgamento não poderia ser em Curitiba cabendo ao STF guardião da constituição anular a condenação. não divulgam porque os diretores de jornalismo não são honestos???

    • Antonio Fernando disse:

      Caro Douglas, não foi isso que foi dito pelo Moro. Ele disse que não é possível dizer qual “favor” à OAS foi pago com o apartamento. O fato é que, a OAS foi beneficiada em diversas oportunidades, inclusive na Petrobrás, e o apartamento foi um dos pagamentos. Esse comentário na sentença foi feito exatamente porque ele antecipou a tentativa de desqualificação da evidência por parte da defesa… mas, aparentemente os seguidores dele compraram a ideia !

      • Tiago disse:

        Antonio, essa é a tese do domínio do fato, mas falta a prova, ou vale na justiça a presunção de culpa? A pesquisa mostra que a sentença de Moro não colou, apesar do contorcionismo retórico e jurídico. Lula já estava condenado desde a aloprada denúncia do PowerPoint, o resto foi uma farsa que o povo não engoliu.

  4. Georges Christian Costaridis disse:

    A questão é que esse político é muito convincente para a grande massa desprovida de capital. Com sua falácia populista e umas poucas ações tais como o “bolsa miséria” comprou a confiança dessa parcela (grande) da população enquanto praticava seus atos de delinquência e numa proporção que nunca se viu nesse país. Como a grande massa precisa ser guiada por falta de consciência do que pode ou deve fazer como sociedade, se apega nesses salvadores da pátria. A bola da vez, pelo que tudo indica é esse Sr. Bolsonaro, que vai afundar o país mais um pouco.

  5. Em terra de cego quem tem um olho, é rei! disse:

    Será que ninguém entendeu ainda que “em terra de cego, quem tem um olho é rei”? É o que está acontecendo até agora, com as pesquisas. Lula tem eleitorado formado, antigo, com anos de janela enganando sempre os mesmos seguidores. No cenário político atual, desgastado, onde imperam bandidos roubadores de cofres públicos, o eleitor está esperando alguém confiável, com passado limpo, com discurso de combate à corrupção, esperança de crescimento econômico, combate às injustiças sociais etc. Até o momento o único discurso forte que apareceu foi o do Bolsonaro, mas há grandes restrições quanto à possibilidade de vir ser um “Trump tupiniquim”. Há aguardo de Joaquim Barbosa, com certeza. Todos os outros estão ligados ao velho sistema político, que o eleitor repugna.

    • claudio disse:

      Boa tarde, Irmão, tenho estudado bastante a nossa politica e posso lhe dizer sem medo, até agora o unico candidato fóra do sistema é o Bolsonaro, é patriota e defende os valores cristãos, tem muitas falhas, mas esta buscando aprendizado e se cercando de gente de muita competência, o restante dos possíveis presidenciaveis estão fazendo parcerias com globalistas, esquerdistas e comunistas, como Ciro gomes com o partido comunista Chinês, bom seria se conseguisse o apoio de Trump, quem sabe, que Deus o abênçõe.

  6. Cejani disse:

    Álvaro Dias, o melhor candidato que vislumbro até o momento, vem aí.

    • pCejani. disse:

      Realmente, entre os que pertencem a esse sistema político onde predominam quadrilhas de bandidos travestidas de partidos políticos, é o menos comprometido com a ladrãozada! Se não surgir alguém de fora do meio político onde impera a ladrãozada de cofres públicos, Àlvaro Dias pode ser a melhor opção.

    • breno timm disse:

      Cejani,tenho a mesma opiniao ,ora fosse concreta para a maioria mas o HONESTO ,ou menos corrupto nao tem vez pois pelo menos a metade dos brasileiros apoiam os bandidos ,significa que nao estamos preparados para votar ,existem milhares de ignorantes políticos ,quem sabe mais 50 anos.Toda ora que tem algo sobre o Lula ,é uma festa ,a midia entao escancara e se derrete toda,será que sao pagos para isso?

    • Wilson disse:

      Não sei se é o melhor, mas ao lado de Joaquim Barbosa(caso este confirme sua candidatura), é um dos candidatos que eu tenho interesse em ouvir as propostas, bem como a participação nos debates.

    • adilson ghizzo disse:

      Concordo plenamente com o Amigo !!! Aguardem “”” será o próximo Presidente do Brasil.

  7. dival disse:

    Eleitor, vamos fazer com que esses políticos trabalhem, nao reelejendo nenhum desses que acham q politica é profissao.

  8. Alberto Barbosa disse:

    As pessoas não estão acostumadas a ler pesquisas de intenção de votos. o site do Data Folha publica as pesquisas na íntegra, com todos os dados como região, idade, sexo, renda. É só pesquisar, né?

  9. Ronaldo disse:

    O povo brasileiro, a exemplo de qualquer massa popular padece de esquecimento e formação cultural limitada, entretanto não tem massivos exemplos de burrice, logo, sabe quem foi o único governante deste país, que verdadeiramente governou para o povo e não para os conglomerados econômicos nacionais e internacionais aqui estacionados. O empresariado, os latifundiários e os banqueiros “estão no céu” com as indicações do futuro alvissareiro que o país lhes reserva, já o povo, ah o povo, certamente voltará a compreender o significado da expressão “pão que o diabo amassou” !

  10. Itamar disse:

    Pesquisa data folha: anos + anos manipulando dados ao bem prazer de quem paga.
    Urna eletrônica: facilmente adulterada, ainda mais que a reputação do atual presidente do STE é questionavel, mesmo com a impressão, no Brasil atual a apuração não tem confiabilidade.
    Candidatos a presidência: os candidatos repetidos ou são fracos, corruptos, sem condicão nenhuma de ser eleito.
    Solução: Pegar uma maquina do tempo, voltar um dia antes do descobrimento em 1500 e afundar a caravela do Cabral antes que ele chegue ao Brasil, e começar do zero.

  11. BRAGA BH disse:

    Pelo que mostra a pesquisa realizada em 127 cidades de todo o país, o povo pode ser enganado uma, duas vezes mas não pode ser enganado sempre. Na periferia das grandes cidades nosso povo sabe muito bem o que é ser caçado sistematicamente todos os dias pelos ‘poderes constituídos’. O povo já percebeu o grau de perseguição que foi imposto ao candidato Lula. Se arranjou um culpado para depois criarem a culpa (lavagem de dinheiro sem dinheiro, usufruto de um triplex que nunca foi seu, desvio de dinheiro de quatro contratos que não foram provados).
    Vai ser uma batalha hercúlea mas ele já mostrou e demonstrou que consegue.
    Deve ter Roberto Requião como vice. Dos políticos atuais que não se bandearam para o lado da trapaça do PMDB é o que tem mais cacife. E O PMDB como sendo o partido que é (só quer o poder!!) deve apoiar esta dobradinha apostando no impedimento de Lula e a transferência automática de seus votos para Requião. Quem viver, verá!!!

  12. Edmundo de Oliveira disse:

    Srº Georges Cristian você está sendo muito injusto com o nosso GRANDE ESTADISTA LULA, dizer que ele só implantou a “bolsa miséria”, a alegação não deve prosperar, vez que tal “bolsa miséria está sendo copiada por diversos países inclusive a ONU.Já que o senhor está sofrendo de uma profunda aminésia crônica, vou relembrar alguns feitos realizados pelo GRANDE ESTADISTA.

    1 – O Brasil passou a ser respeitado pelo mundo;

    2 – Mais de cem mil Brasileiros, através do projeto ciências sem fronteiras foram estudar nas grandes universidades do mundo, sabe o que isso significa, mais tecnologia de ponta para o Brasil;

    3 – Criou o ENEM, PRO UNI, quadriplicou o número de universitário;

    4 – Abriu diversas universidades no interior;

    Se eu for me alongar ainda tem outras grandes realizações do ESTADISTA para mencionar

    • p/Edmundo de Oliveira. disse:

      Estadista é alguém que domina a arte de governar, exercendo liderança política com sabedoria e sem estar amarrado a partidos políticos. Você acha que um estadista pode receber propina, e, pior, proveniente de um esquema ardilosamente planejado para minar os cofres públicos?

  13. ANDRE disse:

    Para alguém que disse que é triste saber que os brasileiros elegeriam um condenado. È muito mais triste ainda, ver o povo brasileiro, aceitar calado, o descalabro do governo Temer. Agora pergunto qual a diferença em se votar em um corrupto condenado e em se votar em um corrupto não condenado por que tem fôro privilegiado? Se o voto em Lula é condenável, também é condenável se votar em Alckmim, Henrique Meirelles, Bolsonaro, Temer, Collor, Alvaro Dias, Aécio, Rodrigo Maia, Romero Jucá, Padilha, Moreira Franco, Hulk/Roberto Freire, Renan Calheiros, José Serra….. Ou seja dos nomes que estarão nas urnas, poucos, muito poucos , não seria condenável o voto.

  14. João homem Gonçalves Júnior disse:

    A cogitação da candidatura de Lula já caracteriza o nível rasteiro de discernimento do povo brasileiro. Portanto, essa previsão macabra, denota que continuamos descendo o ralo do esgoto.
    Não haverá saída enquanto muitos “intelectuais”, artistas e agitadores alimentarem esses vermes e seus projetos de quadrilhas travestidas de Partidos Políticos. Considero todos canalhas e terroristas sem compromisso com o trabalho, a honra e com o respeito à pessoa.

  15. MARCOS disse:

    Grande Lula!!!

  16. jOSE RICARDO VASCONCELLOS disse:

    Baseado no Datafolha!seria o mesmo Datafolha que previu as eleições passadas?que por sinal não acertou quase nada(vide exemplo da prefeitura de São paulo)? até acredito que estes numeros estão certos se disserem que fizeram a pesquisa dentro dos diretorios do PT e alguns centros academicos filiado a UNE, porque a rejeição deste Senhor no mundo real ultrapassa os 70%.

  17. Marco Ferreira disse:

    A grande questão não é esse percentual para o Lula e sim a rejeição nos povo brasileiro podemos em sua maioria votar no Lula mas duvido muito ele ganhar a eleição em um segundo turno; analisem melhor esses números maqueiam muito, em uma campanha eleitoral e futura eleição não tenham medo a resposta ao PT virá, não só para Presidente mas em todos os outros cargos. Prevejo a futura falencia do PT.
    Por tanto fiquem calmos, o povo brasileiro vai dar a resposta na hora certa

  18. Erasmo Moraes Oliveira disse:

    Quer dizer que , TODOS os Condenados podem ser Candidato ou só o lula ?.

  19. É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER! VIVA A LAVA JATO! disse:

    Lula à frente das pesquisas representa a exata medida do caos moral e político do país: não bastasse uma maioria de membros do Executivo e Legislativo com problemas criminais – suspeitos, investigados, processados, réus – o candidato que lidera as pesquisas para a próxima eleição para presidente é um condenado em duas instâncias, e ainda responde a mais 5 processos criminais. E ainda vemos o assessor do atual presidente da república, Carlos Marun, dançando e cantando: “TUDO ESTÁ NO SEU LUGAR, GRAÇAS A DEUS”. (Pode ser graças ao “deus” dele, não ao meu Deus).

  20. Monteiro disse:

    Mas, podem reeleger Aético, que foi salvo pelos seus comparsas do senado, com a ajuda do stf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-05-21 03:58:45