aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-09-2017, 8h13

Apesar de trunfo com Palocci, Moro não deixa Lula sem saída

De novo, juiz assume papel de acusador no lugar do Ministério Público
22

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O depoimento de ontem do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro confirmou a expectativa de que seria mais duro do que aquele dado em 10 de maio, no processo do apartamento no Guarujá. No entanto, mais uma vez, Lula conseguiu executar a estratégia jurídica e política pretendida.

Não foi um depoimento no qual Moro deixou Lula sem saída, apesar de o juiz e o Ministério Público terem obtido um trunfo com a fala do ex-ministro Antonio Palocci Filho na semana passada. Ver todo o depoimento confirma essa impressão. Trechos que vieram a público tornam a cena mais desfavorável ao petista.

Lula deu um escorregão ao dizer que Palocci era simulador e frio, porque isso é contraditório com elogios anteriores do ex-presidente ao ex-ministro. Mas ontem mesmo, levando em conta todo o depoimento, nota-se que Lula faz diversos elogios a Palocci e questiona o motivo de o ex-ministro passar a acusá-lo. Afirma que Palocci busca benefícios de eventual acordo de colaboração, fazendo um paralelo com o que ocorreu nas delações da JBS e citando que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está hoje em situação difícil devido a mentiras e omissões de colaboradores.

Ao longo de pouco mais de duas horas, Moro questiona Lula durante cerca de uma hora e auxilia os dois representantes do Ministério Público que perguntaram. Fica evidente que Moro assume o papel que seria da acusação, que se mostra tímida perante o juiz e o ex-presidente.

Do ponto de vista jurídico, um dado importante foi o advogado de Lula, Cristiano Zanin, ter dito que cabe ao acusador o ônus de prova, lembrando que isso obedeceria a um processo constitucional ainda em vigor. Perguntas sobre o pagamento ou não de aluguel de um apartamento vizinho ao de Lula, usado pelo ex-presidente, dominaram o depoimento.

Quem conheceu Mariza Letícia, esposa do ex-presidente que morreu no início do ano, sabe que ela tinha autonomia para cuidar de tarefas da vida do casal. Mariza não era um bibelô de Lula. Logo, a questão do aluguel fica mais uma vez na palavra de acusadores contra a do acusado, semelhante à situação de Palocci.

Num lance puramente político, Lula perguntou ao final se poderia dizer aos filhos que estava sendo julgado por um juiz imparcial. Isso contrariou Moro, que se saiu bem e disse que sim. Lula sabe que será condenado por Moro. Ontem, o ex-presidente executou uma estratégia defensiva, à espera das cartas que Palocci poderá colocar na mesa se fechar delação premiada.

Também é prematuro considerar Lula acabado política e juridicamente, mas ficou evidente que se encontra em situação mais difícil hoje do que estava em maio.

*

Joesley perde cacife para sustentar delação

É inegável que Janot teve duas vitórias ontem no Supremo Tribunal Federal. Não foi declarado suspeito para investigar Temer. E, apesar de o julgamento ter sido interrompido, a defesa do presidente não conseguiu evitar a possibilidade de uma nova denúncia ser enviada ao STF, como queria o advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira.

No entanto, Janot ganhou o round, mas corre o risco de perder a luta contra a JBS. No próprio julgamento de ontem, o ministro Gilmar Mendes apontou falhas do acordo de delação premiada que podem dar, sim, argumento para questionamento da validade das provas. A Polícia Federal descobriu mais evidências de que Marcelo Miller orientou a estratégia da JBS enquanto ainda era procurador.

A cada dia, diminui a margem de manobra de Joesley Batista para tentar manter de pé a sua colaboração. Ele não tem mais trunfos. Vai entregar quem? Donald Trump? Fica evidente que fez uma trama para buscar provas contra Temer e se livrar da cadeia recorrendo a um procurador que teve papel de destaque na Lava Jato.

Isso não é correto. Uma delação não pode ser firmada assim. Esse episódio abre precedente para o questionamento de como foram feitos outros acordos, como os de Sérgio Machado e de Delcídio do Amaral, por exemplo.

No caso da JBS, ainda não está claro até onde integrantes do gabinete de Janot estavam cientes da ação de Miller. Esse imbróglio ainda pode trazer muito dano ao Ministério Público. Até por divergências com o Ministério Público, a Polícia Federal está com sede para investigar a forma como essa delação foi elaborada.

Logo, cresce a chance de uma rescisão do acordo. Se Janot não tomar essa atitude, provavelmente a sucessora, Raquel Dodge, o fará. Aliás, Raquel Dodge herda um tremendo abacaxi. Esse acordo da JBS se revela mais do que desastrado e deixa a Procuradoria Geral da República exposta a ataques da defesa de Temer e de outros acusados. O acordo vai ficando, a cada dia, mais indefensável.

Janot ainda pode causar dano a Temer, como fará com a nova denúncia, mas, pelo que se sabe até agora, foi enganado por Joesley e Miller, seja por açodamento, seja por traição. Logo, Janot vai saindo de cena enfraquecido, apesar das flechadas que ainda dará.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
22
  1. mano disse:

    prezados: Há comentários de que Lula se comporta acima da lei. Com relação a Michel Temer e Aécio Neves, gostaria de saber se essas duas figuras também se comportam acima das leis. Na minha opinião eles estão no mesmo patamar em indícios de corrupção, se mantêm no poder e sabem que a lei não os atingirá jamais, salvo para beneficiá-los. A única diferença entre eles, é que Lula tem voto e eles não.

    • walter disse:

      Já entendi Mano, você busca a redenção do lula, mas o próprio, só faltou afirmar ao Sergio Moro, que vai mentir até o fim; seu depoimento, é cheio de mumunhas; o PT alimentou as cobras do PMDB, e não pode dizer que não tinha controle, como chefe da Nação, tenta e força, não fala a verdade nunca seu Lula; concordo plenamente com você, não vai resistir no governo…este ano, ainda deve permanecer, mas o Ano que vem, não chegará ao fim…os fiéis da balança, é a Câmara, e próprio Supremo, já que se as provas forem definitivas, terá que se posicionar, como autoridade máxima, neste processo; o Brasil não pode ter bandidos conduzindo o País…

  2. Antonio disse:

    Se existir inferno, quando o Lula for para lá, até o diabo vai correr dele. Nunca vi um ser tão sínico como este. Na minha opinião tudo isso é um circo para dar uma resposta a Sociedade e acaba não dando em nada… Espero que eu esteja errado. Só vejo falar em reforma da previdência e reforma política nada. É lamentável ver todo esse cenário político, malas e malas de dinheiro “milhões e bilhões” e quem paga tudo isso com impostos altíssimos é o pobre trabalhador.

  3. BRAGA BH disse:

    Repetindo de outro post: Ontem não tive oportunidade de assistir ao ‘depoimento’ de Lula ao Juiz Moro. A rede estava pesada e milhares de pessoas faziam a mesma coisa. Hoje, finalmente consegui ver quase toda entrevista. É isso mesmo: entrevista! Sergio Moro em instante algum questionou o réu a respeito de contratos com a Odebrecht que porventura ensejaram em propina na compra de terreno para o instituto Lula. Se ateve às declarações de Palocci na semana anterior. Deixando bem claro que foram declarações. Não foram apresentadas nenhuma prova concreta daquilo que foi dito. Em decorrencia do que foi gravado, Sérgio Moro não pode ser considerado um juiz federal. De fato ele agiu como se fosse um jornalista. Ele entrevistou o réu sobre diversos assuntos sem qualquer relação com a acusação que foi formalmente feita. Tá aí uma boa idéia. Quem sabe o Jornalista Kennedy Alencar se dispõe a dar umas aulas de jornalismo ou de como se proceder como jornalista ao juiz de Curitiba!

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Assistir àquela tropa desanimada de pelegos em plena quarta-feira, foi uma imagem melancólica da vagabundagem sindical que finalmente está em decadência no país.

  5. pedro disse:

    ” No entanto, mais uma vez, Lula conseguiu executar a estratégia jurídica e política pretendida”. Ou seja, mentiu o tempo todo. Tudo na conta da Marisa.

  6. Wagner Aparecido Rodrigues disse:

    Lamentável tudo o que está ocorrendo neste mundo apartado da política para com a população brasileira. Descaradamente e Destemidamente nossos políticos se tornam amplamente corruptos ao mais elevado nível, se tornam verdadeiros PHD em roubar dos brasileiros de milhões e bilhões de reais, convertendo em muitas vezes em dólares e remetendo-os a bancos estrangeiros. Agora noticiado milhões de reais e dólares foram achados em apartamento no Estado da Bahia (lamentável). Pergunta-se: Será que a população da Bahia possui atendimento médico de primeira linha? Será que professores entre outras categorias são pagos em dia e remunerados como deveriam ser? Meu DEUS…. nosso querido Rio de Janeiro… funcionários públicos sem salários, hospitais paralisados e população jogada aos ventos. Mais triste ainda é que estes políticos criam suas proles (filhos) para se tornarem mais corruptos ainda e os ensinam a ROUBAR não cometendo os mesmos erros do passado e presente para não serem pegos.

  7. Wagner Aparecido Rodrigues disse:

    … (continuando, estamos em um País devastado pelos nossos políticos que nós mesmos os colocamos no poder para nos representar e se aproveitando disto, criam Leis, Decretos entre outras ferramentas utilizadas para se firmarem no poder para que nada possamos fazer para retira-los (TRISTEZA TOTAL). Porque está corja de políticos aboliu da grade escolar as disciplinas de OSPB (Organização Social Política e Brasileira) e EMC (Educação Moral e Cívica), resposta fácil: “Para que os jovens que poderiam mudar o Brasil pleiteando e requerendo seus direitos se tornem TORPES” e se tornando TORPES jamais saberão o que reclamar. O Brasil aos poucos caminhará para a existência de um grupo que possuirá com base a exterminação destes políticos que atuam desonestamente em nosso território brasileiro.

  8. KENNEDY! Bom dia. Como pode a mídia ainda fazer comentários a respeito do Sr. Lula da Silva.
    Chefe da maior quadrilha de corruptos do País e quiçá do mundo. conseguiu com benesses ao povo com o Bolsa Familia ludibriar uma população inteira, dando 100 e tirando milhões Um depoimento sem nexo sem justificativa jogando a culpa no Pallocci seu amigo inseparável Lula e o Tal de Joesley conseguiram dar o maior golpe no povo o primeiro como ludibriando o povo para roubar o segundo o maior golpe no Judiciário Brasileiro. Agora tentam arrumar algum jeito em desfigurar a delação da burrice que fizeram. Abs.

  9. Odair Rodrigues disse:

    Ouvi alguns trechos do depoimento, vi uma MPF acuada e um Juiz cauteloso, o Lula falava alto e afrentando a justiça, não cortava a sua palavra, pergunta se fosse um pobre com defensor publico ou advogado barato o procedimento do MPF E JUIZ seria o mesmo ?
    Se pergunta-se ao juiz se ele é imparcial no julgamento seria preso por desacato.

  10. JULIO CESAR DE OLIVEIRA disse:

    LULA é inocente. Temer é inocente! Culpados são os pagadores de impostos. E as pessoas inquisitórias que perseguem Lula e Temer. Vamos fazer uma corrente de oração para eles coitados….

  11. Itamaraty Em Chamas disse:

    Apesar do juiz ter de ser imparcial num processo penal, segundo a lei brasileira, o juiz tem o poder de produzir provas antes e durante a instrução penal, se isso ajudar a dirimir dúvidas sobre os fatos, incluindo o pedido de diligencias e perícia. Certamente ele também pode realizar perguntas ao réu e à testemunhas, além daquelas feitas por acusação e defesa. Infelizmente, quando o réu e seus advogados passam os meses atacando o juiz ao invés da acusação, e o réu está metido no núcleo de falcatruas que causam horror a qualquer pessoa honesta, fica difícil do juiz perguntar algo ao acusado sem parecer parcial…

  12. Jonas disse:

    Basta Lula dizer que não será candidato em 2018 e mudar para o PSDB que os hipócritas o deixarão em paz assim como deixaram o aécio.
    A Vaza-a-Jato teve todas a chances de investigar pelo menos o segundo mandato do FHC, mas manobraram e fizeram de tudo para evitar investigar o governo PSDB, mesmo com o Emílio Odebrecht dizendo que eles pagam propina há várias décadas desde o governo militar.
    A Vaza-a-Jato é uma farsa que usa um juíz de primeira instância medíocre que foi transformado em deus vivo por uma imprensa corporativa, corrupta e hipócrita para defender os próprios interesses de classe.

    • Julio Cesar Motta disse:

      Jonas, no seu lugar eu Vazaria-a-jato com esta mentalidade, que sugere abandonar todas investigações sob alegação de falcatruas. Tudo que está acontecendo já é um inicio de se tentar acabar com uma corrupção sistêmica que existe no país há várias décadas e que se expandiu na gestão do PT. Este partido nada mais fez do que hipotecar o futuro do Brasil, que ao meu ver, estamos vivendo este futuro agora.

      • Jonas disse:

        Nada disso tem a ver com “combate à corrupção”, esse é só o pretexto que usam para vender esse circo para o povão. O motivo real é “luta pelo poder”. E a única razão para gente como você achar que a corrupção aumentou no século 21 é porque no final do século 20, durante o governo PSDB, o Engavetador Geral da República engavetou mais de 600 processos e a imprensa era conivente e fazia vista grossa. Leia a entrevista do Ricardo Semler (ex-PSDB) à Folha de SP, chamada “Nunca se roubou tão pouco”. Ele é um dos poucos não-hipócritas que falam o verdadeiro motivo do golpe de estado e de todo esse circo.
        E quem acha que o PT “quebrou o Brasil” basta ver que a Vaza-a-Jato destruiu setores inteiros da economia e as várias “pautas bomba” votadas pela oposição para piorar ao máximo possível a situação fiscal do país (o “quanto pior, melhor”) e assim facilitar o golpe de estado, ou então olhar os indicadores econômicos do governo PSDB que por incrível que pareça ainda são piores que os atuais.

      • Fabio disse:

        Verdade, é só o Lula se filiar ao PSDB que tudo se resolve.

  13. O comentarista Kennedy e o Advogado do Lula estão equivocados: é o devedor é quem deve demostrar que pagou. A Receita Federal, o Proprietario de um imovel etc. declaram que o Contribuinte ou o inquilino não pagaram os impostos ou o aluguel: se eles não receberam, como podem comprovar que não receberam? fICARIA FACIL NÃO PAGAR OS OS IMPOSTOS OU ALUGUEIS.
    E contribuinte ou o inquilino que devem comprovar o pagamento>No caso do apartamento fica claro que o Lula não pagou os alugueis porquê ELE ERA OPROPRIETARIO.

  14. edson almeida da silva disse:

    O julgamento estará na mão do povo em 03 de Outubro de 2018, cabe enterrar o PP, PT PSBB e PMDB, fazer uma grande manifestação contra Gilmar Mendes, Porém se o povo eleger novamente essas quadrilhas, infelizmente não há justiça que resolva

  15. Edmilson disse:

    Esse blog cheira ideais esquerdistas, como defesa do assistencialismo de estado sem limites para os vagabundos, cotas para grupos que querem aproveitar nas nossas custas e viver de dinheiro do estado, e outras podridões mais…..uma pena!

    • Jonas disse:

      Quem mais recebe assistencialismo de estado são os militares e suas famílias, além de funcionários públicos hipócritas que pregam neoliberalismo para os outros enquanto recebem acima do teto salarial.
      São 1,5% de vagabundos recebendo 40% do dinheiro da previdência.
      E metade da verba do estado vai para o “bolsa banqueiro”, mas isso a imprensa corrupta não menciona já que ela faz parte do esquema.
      Sendo assim, como o povão só repete o que vê na TV, então eles malham os pobres (eles próprios) enquanto admiram os ricos e super-ricos que fazem uma devassa nos cofres públicos.

  16. Julio Cesar Motta disse:

    Não podemos ir contra a Lava-Jato, muitos já foram presos, está faltando apenas o “T A L”, Temer – Aécio – LULA, AS três principais cabeças da corrupção no País.
    Faço ainda uma pergunta aos bem informados. Quando será revelado o esquema de corrupção da INFRAERO ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-09-25 21:24:39