aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-03-2016, 9h11

Apuração em Curitiba traz risco para Dilma, avaliam ministros

Fazenda estuda de forma reservada nova medida econômica
33

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Em reunião ontem da presidente Dilma Rousseff com ministros do núcleo político, houve uma análise detalhada da entrevista dada na sexta-feira pelos investigadores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Na avaliação de ministros, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima fez afirmações que causaram preocupação.

A principal delas foi a de que a presidente poderia ser beneficiária de um esquema de compra de apoio político que teve origem em contratos da Petrobras. Apesar de os investigadores de Curitiba não poderem investigar a presidente, que tem foro privilegiado, toda a linha de raciocínio exposta por Santos Lima para responsabilizar Lula levaria à mesma conclusão em relação a Dilma.

A presidente só pode ser investigada pelo procurador-geral da República no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a investigação da Lava Jato em Curitiba pode compartilhar eventuais evidências e provas com a Procuradoria Geral da República e o STF.

Nas palavras de um ministro, o procurador da República deu declarações que sinalizam a possibilidade de uso da teoria do domínio do fato. O procurador disse que a Lava Jato estava apurando a hipótese de o esquema de corrupção ter beneficiado o “chefe do governo” na época de Lula. Depois, declarou que a presidente Dilma também poderia ser “beneficiária” do mesmo esquema.

Segundo ministros, Dilma afirmou que não pesam contra ela acusações de benefício pessoal, como sustentaram os investigadores em relação a Lula, citando obras no sítio de Atibaia, por exemplo.

Apesar dessa diferença, que Dilma julga importante, ministros petistas creem que, se Lula for condenado em Curitiba, será aberta uma porta para a eventual responsabilização da presidente da República.

A entrevista de sexta dos investigadores foi revista com lupa por auxiliares de Dilma, que enxergaram, nas entrelinhas, risco para o governo. Esse é um temor manifestado de forma reservada por ministros, que estão pessimistas em relação ao impacto da Lava Jato sobre o governo.

Ministros consideram que as próximas semanas serão decisivas, com a possibilidade de o pedido de impeachment começar a tramitar na Câmara. Há ainda expectativa em relação aos efeitos das manifestações contra e a favor do governo, especialmente se houver confrontos nas ruas.

*

Reserva federal

De forma reservada, o Ministério da Fazenda tem discutido medidas alternativas à recriação da CPMF e à reforma da Previdência. No discurso público, o governo deverá continuar a defender essas medidas, mas sabe que, no atual clima de guerra política, dificilmente serão aprovadas neste ano.

Por isso, a Fazenda estuda alguma medida que possa ter impacto fiscal forte. Seria uma medida para tentar mostrar ao mercado que o governo não assistirá inerte à possibilidade de crescimento explosivo da dívida pública. Seria um medida que teria a finalidade de tentar acalmar o mercado, que desconfia da capacidade do governo de controlar o crescimento da dívida.

O país atravessa um momento de escalada da guerra política, o que é muito ruim. Seria importante que governo e oposição separassem um pouco a batalha política da econômica, mas bom senso anda em falta na classe política brasileira.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
33
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Tudo nesse desgoverno foi orquestrado para que seu partido sindical-criminal se perpetuasse no poder.
    A finalidade é a pior possível…o enriquecimento de seus membros.

    • rogerio disse:

      é bm isso mesmo.
      O sindicato dos metalúrgicos do ABC tbem está vendido para as montadoras. Foi e é tudo uma farsa, como o lula e pt.
      As montadoras compraram o sindicato e estão fazendo o que querem. Uma vergonha.
      Ganharam bilhões durante muitos anos, agora dizem que estão sem caixa, vcs acreditam ??

  2. Cela / Pequena / Muito / Fria. CPMF aprovada!

  3. Rodrigues disse:

    Deviam Estar todos presos ha muito tempo

  4. Romanelli disse:

    Depois do festival de desonerações imprevidentes havido no 1o mandato de DILMA, a reconstituição das receitas via CPMF (um imposto de baixíssimo impacto e VASTO poder arrecadador) seria o melhor q poderia acontecer ao BR ..como alternativa já se fala em IOF e outros mais NOCIVOS
    .
    Pra mim as palavras do Promotor conduzem à pauta do TSE (q DEVE pegar PMDB-Temer ao propor NOVAS eleições, desde q se decidido em 2016 ..senão fica pra 2018)
    .
    No mais, confundir e tumultuar ao invés de esclarecer e deixar serenar é o MANTRA preferido das oposições, FAZER SANGRAR
    .
    Foi assim c/o Cansei, c/os apagões q NUNCA cegaram, ou c/as febres q não esquentaram

    É assim qdo se confunde interesse do Br c/governo, partido x indivíduo, interesse nacional x eleitoral
    .
    ou ..ou na Petrobrás, o q seria ROUBO, do q foi incompetência técnico-geopolítica, efeitos da Crise externa, da condução da economia, ou do próprio MODELO de financiamento político
    .
    FOI, É, e assim ainda será

  5. Joaquim disse:

    Vou dar algumas sugestões para a presidente e seu ministro da fazenda:

    1 – Corte de 70% nos cargos comissionados.
    2 – Congelamento de aposentadorias e pensões acima do teto da previdência social.
    3 – Adotar com urgência o teto de salário para funcionalismo publico, que inclusive é lei, mas não é comprida.
    4 – Ficar na representação diplomática do Brasil quando em viagem.
    5 – Cidades até 20.000 habitantes o legislativo não pode ser remunerado. E salário de prefeito e secretario não pode ser superior a 3 vezes o salário da professora primaria.
    6 – Redução do uso de aviões e carros oficiais. Que tal usar avião de carreira e táxis.
    7 – Corte nas verbas de sindicatos e centrais sindicais e no fundo partidário.
    8 – Instituir o trabalho obrigatório para preso.
    Coisas simples com grande apoio popular. É lógico que muita gente que esta mamando irá ficar contrariado, mas eu garanto par nós que estamos pagando seria uma demonstração de um pouquinho de seriedade.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Joaquim, boa tarde… Onde eu assino ???

      • André da Silva Lima disse:

        Que bom perceber que existem pessoas dotados de bom senso, como o Joaquim e a Maria Aparecida… vou pegar minha caneta também!

    • Paulo disse:

      O Joaquim falou tudo, não necessitamos de grandes teóricos em economia não, mas acrescento mais uns itens nessa bolsa .
      1- suspensão dos impostos retidos na fonte do trabalhador por 01 anos, fazer o dinheiro circular, aumentar a poupança..
      2- Liberar pelo menos 30% do fundo de garantia para qualquer trabalhador investir em reforma de sua residência, sem burocracia..
      3- Retirar os impostos totalmente dos carros 1.000 cilindradas e os utilitários (no caso dos usados comprovadamente para uso no trabalho);
      4- Baixar os juros do cheque especial, do financiamento em geral e principalmente , carência e juros de BNDS para os microempresários, facilitando tb a desburocratização do processo.
      5- Acabar com esse bolsa isso , bolsa aquilo e etc…criar um único fundo de ajuda aos mais necessitados, mas aos mais necessitados mesmo…
      6- Criação de comitês de monitoramento, avaliação e deliberação de verbas e estudos de projetos para obras públicas, heterogêneo, multi-disciplinar e apartidário

    • José Fernandes disse:

      Quero assinar,mas não dá pra acrescentar umas outras coisas aí não?!
      Corte de 100% para os auxílios: saúde, funeral, paletó e moradia para os juízes, promotores, procuradores e parlamentares… pra todo o sempre, não só neste momento de crise.
      Aumentos de impostos para as fortunas…

    • Juliano Roberto disse:

      Legal, mas vai ficar como sugestão pro próximo ocupante do cargo. Este governo já acabou.

    • Roni disse:

      É justamente o que a oposição e seus familiares mamadores não querem

  6. Este pessoal da esquerda adora uma bolsa. O novo programa “Bolsa Delação Premiada” é um sucesso! Já tem até fila de espera.
    Que zika! Corrupção Mata mais que a mosquita!

  7. Chico Bento disse:

    A redução da dívida pública no curto prazo somente pode acontecer através de medidas baseadas em confisco. Uma vez que o governo entende que controlar a inflação é deixar a população sem dinheiro, tudo aponta para a ocorrência de novas medidas impopulares. Não creio que haverá confrontos. Na Paulista haverá menos gente do que em festas de final de ano, ou até do que na parada gay. Nas outras capitais, menos pessoas do que aquelas que acompanharam os blocos de carnaval em fevereiro. O brasileiro está com o saco cheio de política, políticos, lava jato, juízes, procuradores, ministros. O que já se sabe é que tudo acaba em nada, ou na melhor das hipóteses, em pizza. E o processo de impeachment ainda é fraco, só fará barulho mas de concreto nada acontecerá, exceto comícios. Mais palavras vãs que o vento carrega.

  8. oscar walter anderson filho disse:

    Se estão preocupados é sinal que nesse pau tem mel.

  9. Euclydes disse:

    Governo tem medo que condenação de Lula respingue em Dilma?!?
    Se houver condenação vai chover torrencialmente na cabeça da Dilma e no PT geral.

  10. Pasquale disse:

    A Batata esta assando,ou já assou?

  11. Romanelli disse:

    Kennedy, vc poderia tratar do tema, “e se o impedimento for após 2016″?
    .
    Leio no art 81 da Constituição q caso a vacância se dê nos últimos 2 anos de mandato (pra presidente e vice, tipo como seria c/TSE), q caberá ao Congresso, no prazo de 30 dias, achar novos ocupantes pros cargos
    .
    Como se daria esta eleição? Secreta, aberta, por maioria simples ou absoluta?
    .
    Os novos postulantes deveriam partir da sociedade, ou devem ser membros do Congresso
    .
    Li q estão pensando no Nelson Jobin q, na história, pesa contra ele uma confissão de ter feito uma REVISÃO no texto da Constituição sem ter alertado seus pares de como e aonde ..ou, como recentemente, ter sido “suspeito” dum caso vexatório de grampo
    .
    Enfim, acho q este tipo de reflexão deve estar fervilhando na cabeça de muita gente antes q alguma decisão seja tornada definitiva
    .
    Pois sabe, do jeito q a coisa anda, daqui a pouco, diante do dilema, alguém vai propor um parlamentarismo tampão tipo como nos anos 60, não?

  12. Quem está bem atendido pelo SUS, não precisa ir aos protestos!
    Quem não pegou fila para exames, não precisa ir aos protestos!
    Quem tem hospital do governo de qualidade perto de casa, não precisa ir aos protestos!
    Quem está contente com o transporte coletivo, não precisa ir aos protestos!
    Quem não sentiu os aumentos nos preços das passagens dos ônibus, não precisa ir aos protestos!
    Quem acha que a escola pública melhorou, não precisa ir aos protestos!
    Quem não está na fila por vaga para o filho na creche, não precisa ir aos protestos!
    Que zika! Corrupção Mata mais que a mosquita!

  13. luis disse:

    Está claro que a economia só está aguardando o término desse governo para voltar a virar. Lamentavelmente essa senhora e seu partido não conseguem enxergar nada disso, só se preocupam em defender e acobertar seus companheiros. Pelo que me lembro quem sempre quis dividir o Brasil foi o PT, Lula e Dilma separando entre nós e eles e agora querem inverter o discurso. Muito provavelmente haverá confronto entre os verde-amarelos e os vermelhos e a culpa será exclusiva do governo.Certamente tudo que acontecer ao Lula vai refletir na Dilma e aparentemente vai acontecer muita coisa. Acredito que já nas próximas eleições o PT perderá a maior parte de suas prefeituras .

  14. Juliano Roberto disse:

    Noooossa, será que a Dilma sabia de algo esses anos todos? Nunca imaginei…

  15. Rafael Silva disse:

    Creio que “guerra política” já não se aplica mais pois o governo está sitiado! A delação de Delcídio e a possibilidade de delação da OAS e Oldebrecht prenunciam o golpe final neste governo. A minha preocupação agora já não é se o governo vai controlar ou não a economia, se a crise vai ser contornada, ou outra coisa que o valha, mas sim a escalada da violência nas ruas pela iminência da prisão do Lula e do provável impedimento da presidente. Pelo que vejo nas redes, a campanha está muito grande e estes fatos novos colaboram para engrossar o caldo. De qualquer maneira, o mercado já sinalizou que espera por uma transição (democrática)de poder… Espero que isso se concretize, pois a guerra já está perdida para o governo.

  16. Alberto disse:

    A Lava Jato vai lavar a orcrim de cabo a rabo.

  17. SERGIO RODRIGUES DOS REIS disse:

    o pais precisa voltar a crescer o BRAZIL nao e do lula nem do pt esses morrem eo pais fica

  18. Roberto B Cavalcanti disse:

    A Presidente é uma integra e sólida ideologicamente

  19. Se não resolvermos a crise política, com o expurgo da Dilma/PT, não vamos resolver o problema do crescimento econômico do Brasil.

  20. sidnei candinho disse:

    Ora! não entendo tanta demagogia e hipocrisia dos detentores dos poderes no CN.

    A Dilma, . ex., como já frisado, demorou + de 02 dias p/ visitar a tragédia das vitimas da Samarco e a Holandesa…já p/ visitar o Lula, após a intervenção da PF, aqui em S.B.Campo, foi de imediato.

    Todos os opositores da Dilma, acusam e focam o PT, mas na verdade todos os partidos tem culpa, a começar pelo presidente da Câmara.

    Então prq não extinguir tds os partidos e deixar só dois? Ora!, parece um jg de futebol onde há torcidas e campeonatos…vamos levar a sério o pais e deixar de torcer eis que o time, quer dizer “partido”, beneficia quem está no ápice dele.

    O fato é que o sistema nunca funcionou e nunca vai funcionar…prefiro um socialismo democrático onde um só manda e se esse errar fácil será de tirá-lo do poder pqr sabemos quem errou.

  21. João Alberto Afonso disse:

    O que mais deve preocupar o País é o fato do LULA e DILMA, em sua manifestações, criticarem de forma ácida e perigosa o Poder Judiciário. E o que é mais grave, seus aliados, abertamente, incitarem o confronto no caso de se descobrir crimes de ambos, o que está ficando cada vez mais evidente, bastando observar o que disse o Delcídio a respeito de ambos, o que certamente é verdade e não será o chamando de traidor que o problema será resolvido. Uma coisa os petistas tem razão, vez que o FHC, com amantes, empresas sendo usadas para pagar pensão e a tal da pasta rosa, não está sendo em foco. Investigação e cana nele também, se culpado for.

  22. BRANCO disse:

    TODOS OS DIAS PEÇO PERDÃO A DEUS POR TER VOTADO DA DILMA EM PRIMEIRO TURNO, SERÁ QUE ALGUM DIA VOU RECEBER ESTA GRAÇA?

  23. CUIDADO – CUIDADO – CUIDADO
    ESTA CRISE PODE ABRIR A PORTA PARA UM GOLPE E O PAÍS VEVER UM VERDADEIRO CAOS.

  24. Vitor Carvalho disse:

    Uma coisa está bastante Clara para mim, pobre aposentado, sem direito a trabalho, à saúde à segurança, etc… Dilma não está nem aí para o povo…A sanha do poder lhe subiu à cabeça e apesar de estar ciente de que não poderá recuperar o poder perdido por simples incompetência, não larga o osso, nem ao menos por um ato Decente que poderia ser sua Renúncia…

  25. Hudson Marques disse:

    Eu não entendo o porquê das pessoas ainda perderem tempo em debater política e economia no Brasil. Um país que tem um Renan Calheiros no Senado e um Eduardo Cunha na Câmara não pode contar com seriedade.

  26. luis disse:

    Não adianta: enquanto esse desgoverno estiver ai não tem solução para a crise economica…
    porque o primeiro passo resgatar a credibilidade….

    Mas com esses retrógrados e ridiculos que estão aí é impossivel…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-12-03 02:34:24