aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-05-2016, 9h04

Balanço do PT no poder é mais positivo do que negativo

Pobres foram incluídos no orçamento, mas Dilma, Lula e PT erraram muito
63

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Apesar do final melancólico, com um governo que entrega a economia em péssima situação, que perdeu o controle do Congresso e que enfrenta um grave escândalo de corrupção, o balanço dos 13 anos do PT na Presidência da República é mais positivo do que negativo.

Na medida em que o tempo for passando, será possível olhar para todo filme do que foi o PT no poder e não apenas a fotografia dessa guerrra do impeachment. O PT mudou a agenda pública do país. Os pobres foram, de fato, incluídos no orçamento.

Houve o surgimento de uma nova classe média, que criou um mercado consumidor que dinamizou a economia e ajudou a diminuir a pobreza. O país tem um colchão social que inexistia antes da chegada de Lula ao poder e que hoje ameniza os efeitos da crise.

No período Lula, houve uma projeção internacional do país que resultou numa melhora da imagem do Brasil perante o mundo. A própria corrupção que contaminou o PT veio à tona com notável contribuição do partido. A modernização da Polícia Federal e uma relação de respeito ao Ministério Público Federal, acabando com a figura do engavetador-geral da República, foram fundamentais para levar à prisão figurões da política e do empresariado que sempre escaparam da Justiça.

Os oito anos de Lula serão vistos como um período com retrospecto positivo. Já os cinco anos de Dilma serão analisados como uma escolha equivocada de Lula, o maior erro político do petista.

Obviamente, não dá para colocar toda a responsabilidade na conta de Dilma, apesar de ela ter se mostrado incapaz de conduzir um projeto que herdou de Lula e que estava indo bem. Dilma recebeu de Lula um Brasil melhor do que ele encontrou. E ela vai entregar a Temer um Brasil pior do que recebeu.

A oposição saiu da eleição de 2010 bem desgastada. Quando Dilma chegou ao poder, os juros e a inflação estavam mais baixos do que hoje. Havia base de apoio no Congresso maior do que a de Lula. Uma parcela da sociedade que rejeitava Lula apoiou Dilma.

Mas ela aprofundou a intervenção na economia que havia começado na crise de 2008 e 2009. Exagerou na dosagem. Foi desorganizando a economia e a política.

Dilma não está caindo por causa das pedaladas fiscais, apesar de elas serem graves e estarem na origem da destruição da política fiscal. Está sendo apeada pelo conjunto da obra de um governo ruim. Ela não soube corrigir a rota na economia e se relacionar com o Congresso. Por exemplo: brigou com o PMDB na hora errada. No início de 2015, deveria ter feito aliança com Eduardo Cunha, que ganharia a eleição para presidência da Câmara. Depois, tentou um acordo com Cunha quando ele já dava sinais de que detonaria o impeachment.

Dilma não compôs na hora certa e rompeu tarde demais, no momento errado. Ela está caindo porque não soube dar respostas às crises política e econômica. Está colhendo os frutos do que plantou.

A oposição a boicotou, o Congresso foi irresponsável em 2015 e a crise internacional a atrapalhou, mas foram os erros e as escolhas de Dilma que a levaram ao dia de hoje.

O PT se confundiu com a corrupção. Cedeu ao esquema de financiamento partidário-eleitoral que sempre funcionou no país e que havia prometido combater. Boicotou Joaquim Levy quando era necessário aplicar um remédio amargo na economia.

Lula e o PT não impediram a candidatura de Dilma à reeleição em 2014, apesar das fortes críticas que já tinham a ela naquele momento e da avaliação de que o segundo mandato não daria certo. Lula não se arrepende de ter escolhido Dilma em 2010, mas se arrepende de não ter agido em 2014 para ser candidato a presidente.

Dilma, Lula e o PT precisam fazer uma autocrítica para entender como perderam o poder de forma tão melancólica, causando um enorme dano à esquerda no país. A responsabilidade é deles.

*

Oposição busca, pelo menos, 54 senadores 

Todos os levantamentos mostram que o afastamento da presidente Dilma já está decidido pela maioria dos senadores. A oposição quer obter mais do que 54 votos para sinalizar que o desfecho será mesmo a aprovação do impeachment.

Isso é importante para fortalecer a estratégia de começo do futuro governo Temer e enfraquecer a reação de Dilma, que pretende enfrentar o julgamento até o final.

A oposição avalia que ficará na faixa dos 55 a 60 votos. Um mapa ontem à noite apontava um resultado entre 56 e 58 votos. O governo Dilma esperava obter entre 20 e 25 votos, com tendência para um número mais próximo de 20 do que 25.

Se isso se confirmar, restará mesmo ao governo apostar na judicialização e, em algum momento, pedir que o STF (Supremo Tribunal Federal) se manifeste sobre o mérito do impeachment, apesar de ser baixa a chance de sucesso. A maioria dos ministros do STF tende a deixar a cargo dos senadores a decisão de mérito.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. Pasquale disse:

    Hoje é o dia…

    • José Roberto disse:

      Não fosse o assalto que fizeram aos cofres públicos, muita coisa poderia ser feita. Me desculpe, mas dizer que esse nível de corrupção foi algo positivo é rir daqueles que tem honestidade, decência e algum fio de esperança que essa terra ainda pode ser um país de verdade.

      • Felipe Moura de Andrade disse:

        Há sempre um equívoco comum, mas com o tempo as coisas chegam ao seu devido lugar. Percepção de corrupção e nível de corrupção são inversamente proporcional. A corrupção é mais visível quando se tem mais combate e quando praticá-la é mais difícil.

      • Fernando Augusto disse:

        Vc está imputando ao comentarista algo q ele não disse. O que ele disse é que é inegável que os governos Lula e Dilma equiparam e deram autonomia para que a Polícia Federal,o MPF e a PGR ( será q vc se lembra do Engavetador Geral da República de FHC?) investigassem qualquer um,mesmo se integrante do governo. E pegando carona em um comentário posterior, é consenso entre especialistas da área que o combate à corrupção causa em um primeiro momento a percepção de mais corrupção,pois são casos que estavam varridos para debaixo do tapete e agora vêm à tona, ganhando por isso destaque na imprensa. Reflita antes de comentar coisas que não correspondem à verdade.

    • Simone M. disse:

      Gostaria de acrescentar de que houve uma péssima adminstração; a Dilma errou na política e na economia mas veja que grande parte disso ela herdou do governo LULA, que já tinha iniciado grandes obras e dívidas que acabaram aparecendo agora.
      Ela só varreu para dentro do tapete.

    • Simone M. disse:

      O Lula deixou um país melhor nestes 11 anos ,veja que o governo Dilma foi sua extensão, e o que adianta iremos retroceder mais 25 anos, para organizar a bagunça é mais 10 anos se houver uma pessoa séria e competente.
      Nossa cultura está voltada muito para lei da vantagem, do esquecimento e persistência de antigos erros.

    • walter disse:

      Caro Pasquale, é verdade, chegamos no dia, que deveria ser o DIA da alforria, mas quais os motivos para comemorar…
      Caro Kennedy,a “gestão dilma, imitou o programa Silvio Santos, “no quem quer dinheiro”; não houve responsabilidade nenhuma, gastou o que quis onde quis; total irresponsabilidade com os recursos públicos; as pedaladas,foram apenas a cereja do bolo…
      A Tristeza que fica; querem alegar que fizeram muito pelo social; pelos três BI que sumiram, resolveriam todos os problemas da Saúde, e Educação, com os “pés nas costas”; estes discurso, sem pé e nem cabeça do lula e dilma, os condenarão ao ostracismo; “nunca antes”, fomos tão violentados…

  2. Jose Valente disse:

    Com todo respeito, acho que sua balança está desregulada.

  3. Bruno disse:

    Pelo amor de Deus Kennedy: O Maior assalto ao poder público nunca antes visto em qualquer lugar do mundo. A maior crise financeira desde a grande depressão há 80 anos, e você vem dizer que o balanço é mais positivo que negativo? Que absurdo.

    • Edi Rocha disse:

      A avaliação de Kennedy refere-se ao período em que o PT esteve no poder, isso quer dizer de 2003 até aqui. Já o seu comentário tem por base os últimos anos apenas.

    • Antonio Couto disse:

      Exatamente. Mesmo diante de uma crise financeira dita a maior desde 1929, o PT fez a fome reduzir em 82% de 2004 a 2014.

      Mesmo diante dessa maior crise Brasil do PT está com um desemprego menor do que o deixado por FHC, está com uma inflação menor do que a deixada por FHC, etc.

      Não existe nenhum indicador que esteja pior do que em 2002, mesmo com essa crise toda. Imagine a desgraça que seria se fosse o PSDB a governar nessa crise?

      Pois é…

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Lembrando apenas que, se FHC não tivesse deixado as contas em dia, os mandatos do PT seriam o estrondoso fracasso, o que enfim se confirmou.
    Margareth Thatcher já disse: “o socialismo acaba, quando acaba o dinheiro dos outros”.

    • Valdir disse:

      Em dia??? Verifique novamente…
      Dollar: R$4,00
      Desemprego: 12,40%
      Inflação: 12,53%
      Pobreza extrema: 40 milhões de brasileiros

      Quem não viveu esses anos de sofrimento não sabe do que está falando. De quem viveu, mas esqueceu, eu tenho pena…

    • Antonio Couto disse:

      FHC deixou as contas em dia?

      Ele levou a dívida pública líquida de 30% para 60% do PIB. A de agora está um pouco mais de 45%.

      Ele teve nas mão uma inflação de 1,5% aa no final do primeiro mandato e levou de volta, com sua política neoliberal, a 12,53%, que foi a que ele deixou pro PT. A atual está em uns 10%.

      Procure se informar pra não falar bobagem.

  5. Gilmar Felisberto disse:

    UMA PERGUNTA QUE TODOS OS REPÓRTERES NÃO FIZERAM 250 BILHÕES EM DIVIDA E O PT ACHA QUE É POSITIVO EM QUAL CIRCUNSTANCIA ISSO É POSITIVO MILHÕES VOLTARAM ABAIXO DA LINHA DA POBREZA 11 BILHÕES DE DESEMPREGADOS ISSO É POSITIVO AONDE !!!!

  6. Luís disse:

    Kennedy. O PT deixou um rastro de lama, corrupção e incompetência em todos os seus governos. Nos mandatos do Lula, ele surfou nas bases deixadas por FHC e pelo crescimento da economia mundial. O de Dilma foi um desastre em todos os aspectos. Não consigo ver nada de positivo na herança maldita do PT.

  7. Waguim disse:

    Inclusão social é muito importante, mas do modo feito pelo PT, foi irresponsabilidade pura, deve ser feita sim, mas não se pode tirar da pobreza milhões de brasileiros de uma vez só, tinha que ser feito devagar, não se deve comprometer a economia do pais da maneira que foi feita, agora vamos perder todas as conquistas, e ainda vai ser dada munição ao PT para retornar poder em 2019, vão fazer mais asneiras.

  8. Guilherme disse:

    Excelente texto! Poucas vezes vi, em tão poucas palavras, uma análise tão sensata e coerente do período do PT . Parabéns, Kennedy.

  9. Teodorico M de assis disse:

    Respeito sua opinião Kennedy, mas a pobreza cultural aumentou e a tendência de termos um povo enfraquecido e não politizado é muito grande, trabalho desde meus 14 anos de idade, meu pai sempre me disse, cuidado com suas amizades pois quem anda com porcos farelo come ou seja quem anda com maus elementos, pode não ser um deles porém está ao lado. Amo meu país e sempre converso com meus amigos para estarmos atentos a educação que passamos aos nossos filhos, bondade, cortesia e união não machucam mas sim fortalecem o caráter e o desenvolvimento desses pequenos e futuros cidadãos do bem.

  10. marcelo disse:

    perfeito Kennedy, falou e disse. Sempre achei Dilma medíocre e incapaz, mesmo no primeiro mandato. Erros primários e populistas como controle do preço dos combustíveis e redução das tarifas da energia elétrica levaram a economia para derrocada. Me lembro até hoje do anúncio da redução da tarifa da energia elétrica quando Dilma desdenhou de FHC. Alguns adendos: Lula recebeu um país melhor do que Sarney. FHC não merece ser mal tratado como o pt o faz insistentemente. O maior legado do PT foi incluir os pobres na agenda do pais. Isto é indiscutível. Mas o PT foi irresponsável quando oposição em diversas ocasiões: Votou contra a constituinte, votou contra o Real, votou contra a lei de responsabilidade fiscal (para mim uma das melhores medidas de FHC) e por aí vai. Espero que no governo de Temer o PT faça uma oposição responsável e não populista. A reforma da previdência é uma emergência para o país. Outras reformas como a política precisam sair do papel com urgência.

  11. Rodrigo Castro disse:

    É verdade que o PT, no primeiro governo do Lula, teve uma agenda positiva, sob o ponto de vista social. Mas, essa agenda positiva somente foi possível porque o Governo FHC havia organizado as contas públicas, contra a vontade do próprio PT, que atacou e votou contra o Plano Real e também contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os danos causados pelo Lulopetismo, que Você defende – ou melhor, tenta defender – com unhas e dentes, são infinitamente superiores a esses benefícios. O PT aparelhou o Estado com gente incompetente, instaurou um regime de corrupção generalizada, acabou com a Segurança Jurídica, tentou desmobilizar a sociedade politicamente, quando se viu acuado pela opinião pública e pela Lei tentou atacar as instituições, e quando se viu acuado pelas instituições perdeu todo o senso de razoabilidade e fomentou o caos. O que fica para a História, com H maiúsculo e não manipulada por marqueteiros que hoje estão na cadeia, é o “conjunto da obra”. E este é lamentável.

  12. Edi Rocha disse:

    Parabéns, Kennedy, pelo resumo brilhante. Muitas pessoas hoje só tem o que falar mal do PT, mas a realidade nem sempre foi assim e a sua narrativa explica bem a trajetória no partido desde 2003. O PT não se resume ao último triênio, logo, houve aspectos positivos também. Uma história tem início, meio e fim, não somente o fim.

  13. wagner sá disse:

    Concordo com você Kennedy, os Brasileiros mais favorecidos acham que são os donos da verdade, que são os únicos que trabalham e são preconceituoso com os pobres. O PT errou bastante, mas permitiu que as instituições (PF, MP e TCU) funcionassem livremente coisa que FHC impediu “discaradamente”. O importante é que quem assumir terá o carimbo de “Golpista” para sempre.

  14. Fabio Junqueira disse:

    Vamos nos preparar para que a partir de agora seus votos não vão valer nada mais.
    Ganhou nas urnas quem o mercado não quer, tire e pronto.
    Detalhe, Temer é e será um governo legitimo apenas para 50 milhões e não para os 54 milhões que votaram em Dilma.

  15. RENATO MARRONCELLI disse:

    Peço desculpas, mas não concordo com essa posição, pois o DEFICIT PUBLICO na gestão PT TRIPLICOU, e não ouve investimento na educação e na saúde. Nossas forças armadas estão sucateadas, a corrupção foi anormal.
    A COPA DO MUNDO e a OLIMPIADA teve um gasto nos cofres públicos o suficiente para construir 75.000 moradias no valor médio de R$ 190.000,00 residencias de boa qualidade.
    Em 2002 o deficit público era +- de R$ 840 Bilhões e até hoje temos um deficit publico de R$ 2,79 trilhões ( SEM INVESTIMENTO NAS ÁREAS BÁSICAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE DO POVO )
    A TAXA DE DESEMPREGO ESTA EM 11 MILHÕES, TRABALHO COM EXPORTAÇÃO ONDE TENHO CONTATO COM PESSOAS EM DIVERSOS PAÍSES, E VC SABE QUAL O COMENTÁRIO. ( QUE O PT MONTOU UMA QUADRILHA ).
    Se a PEDALADA FISCAL foi ferramenta adotada pelos outros governos, o PT sabia muito bem que era um crime FEDERAL, PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO e o PT preferiu calar-se e ser conivente com tal CRIME enganando o POVO que o colocou na presidência.

    • Gabriel Perdigao disse:

      Amigo, concordo em partes com que o senhor explanou, mas decifit público duplicado, triplicado, quadruplicado não significa uma coisa necessáriamente horrível. O Brasil é um pais em desenvolvimento que necessita de bastante infraestrutura. Um Decifit Público maior que 0, significa uma política fiscal expansionista e enquanto não sair os portos, aeroportos, rodovias, pontes, hidreletricas, ferróvias que estão ainda em andamento, dificilmente essa pólitica fiscal será modificada. Dessa forma teremos a chance de aumentar nossa capacidade produtiva, e consequentemente o PIB irá voltar a reagir, gerando emprego e renda novamente a população.

    • Antonio Couto disse:

      Quanta besteira.

      O que se tem que medir é a dívida pública em relação ao PIB.

      FHC levou a dívida pública líquida de 30% para 60% do PIB.
      Atualmente a dívida pública líquida está em pouco mais de 45% do PIB.

      E isso mesmo FHC não tendo enfrentado uma crise mundial como a atual, que o mundo financeiro diz ser a maior desde 1929. Imagine a catástrofe que seria se fosse o PSDB a governar nessa crise?

      Pois é…

      • Luiz Silva disse:

        Antônio, por que você não falou da dívida bruta, que está no mesmo patamar da deixada por FHC? Um dos motivos do rebaixamento do Brasil pelas agências internacionais é essa ideia de achar que somente a dívida líquida é que interessa.

  16. Daniel Gomes da Silva disse:

    Parabéns, Kennedy, pela equilibrada opinião. Sempre haverá os anti-PT e os pró-PT que não concordarão com o que você disse. Mas quem deixa as paixões ideológicas de lado vai ver que a sua análise é um retrato fiel dos últimos 13,5 anos.

  17. Valmir F. Bucci disse:

    O PT infelizmente superou a corrupção do PSDB, isso é fato. Porém dizer que o PSDB fez um bom governo é uma falácia. Parece que as pessoas tem a memória curta, não conseguem se lembrar da miséria e injustiça social que existia no passado. E também não adianta dizer que o PT diminuiu a miséria, pois o atual desemprego trouxe imediatamente ela de volta.
    Assim, cumpre-se, mais uma entre tantas vezes, o que está escrito no célebre livro “A Revolução dos Bichos”
    “Numa visão confusa, os animais já não conseguem distinguir os porcos dos homens”.

    • Lúcio disse:

      A própria corrupção que contaminou o PT veio à tona com notável contribuição do partido. A modernização da Polícia Federal e uma relação de respeito ao Ministério Público Federal, acabando com a figura do engavetador-geral da República. Nos governos estaduais tucanos, não funcionam os orgãos de controle, pois são comandados por parceiros.

      • Maria da Consolação disse:

        Com certeza! Se hoje temos uma operação Lava Jato funcionando (ao menos até o momento) é porque o Governo do PT deu autonomia pra Polícia Federal realizar as investigações necessárias e aprovando leis anticorrupção. Com certeza, mais um legado do PT.

  18. Edu disse:

    Parabéns Kennedy, vc é o colunista mais isento no momento, que faz uma análise imparcial. Hoje, qq pessoa é petralha ou coxinha, ou julgada como tal, e é difícil ler uma análise isenta como a sua. Parabéns!

  19. Iris disse:

    Perfeito artigo! Mais didaticamente resumido impossível. Vamos ver se realmente acontece de a humildade da autocrítica alcançar especialmente ao PT, Lula e Dilma, pois é urgente e necessário para a própria esquerda. Não para refazer este partido para retornarem ao Poder, pq isso é o menos favorável e indicado para o futuro, mas para que a própria esquerda se reanime para se reorganizar mais amadurecida e melhor preparada para questões contemporâneas ao mundo liberal e conservador extremo que vai se montando mundo afora. Condições capitalistas não podem mais serem negadas pela esquerda… Obrigada pelo texto!

  20. Andre disse:

    Sinceramente a mentira que permeou o governo do PT desde a era Lula, casos de corrupção como o mensalão foram as verdadeiras práticas desse governo. A inclusão dos mais pobres na verdade herdadas dos programas sociais criados na era PSDB e rebatizados pelos marketing Duda Mendonça. Os programas sociais visaram exclusivamente uma versão moderna do voto de cabresto imposto pelos que aterrorizavam a todo o instante qualquer possibilidade de mudança criando o pânico das esmolas oferecidas em troca de votos. Você está completamente equivocado em suas analises com exceção que o fim das esquerdas vem de vento em popa. Recordo que o próximo passo será varrer da imprensa os infiltrados de esquerda que permeiam as redações em todo o mundo e finalmente das comissões de direitos humanos que defendem tudo o que é errado, valores equivocados e vitimizam os mal feitores. Sim as esquerdas no Brasil e na Am Latina estão com os dias contados, e a direita trará novos tempos ao Brasil. Tchau Queridos!

  21. Paulo disse:

    Dívida pública em 3 bilhões (assumiu com 400 bi); 50 milhões de indigentes (11 milhões de desempregados e 40 milhões vivendo de bolsa); 60 mil assassinatos por ano, mais que em países em guerra civil; maior roubo da história do mundo; inflação em 12% ao ano e subindo; record de falências; destruição das instituições; cooptação através de dinheiro de entidades civis; ataque à imprensa livre; maior dívida corporativa da história de uma empresa (Pretrobras, 500 bilhões); financiamento de apoio de ditaduras. Enfim, trata-se disparado do pior período da história brasileira. Nem nos piores momentos das ditaduras passadas tivemos um governo tão tenebroso. Sou a favor de considerar esta data como feriado nacional, o “dia da libertação”.

  22. Andresto disse:

    Sim, eles incluíram milhões de pessoas, fomentaram a economia nos bons anos, mas o colunista esquece que tudo isso foi feito não com dinheiro, mas com crédito. Esse gasto artificial somado `a corrupção é que foi a causa da derrocada do país que agora assistimos. Por maior que seja o limite do seu cartão de crédito, um dia a fatura chega.

    PS é deprimente assistir aos petistas agora queimando a dilma publicamente para tentar salvar o que resta do partido.

  23. Alberto disse:

    Perfeitos por refletirem a verdade dos fatos os comentários dos srs Marcelo e Rodrigo Castro.

  24. João Alves de Oliveira disse:

    O Sr. Gilmar Mendes, já foi acusado no plenário do Supremo Tribunal Federal pelo ex Ministro da casa Joaquim Barbosa de possuir capangas em Mato Grosso, possuir capangas é uma atividade criminosa. Mas, ninguém investigou o Sr. Mendes. Agora, esse sujeito tem a petulância, a prepotência e a Ousadia em dizer que a defesa de Dilma pode ir ao Papa, ao Céu ou ao Diabo. Com isso corrobora que não age com a devida imparcialidade que um juiz deve agir, bem como comprova ser um dos componentes dos golpistas, agindo dentro do Supremo Tribunal Federal. Esse cara não pode continuar sendo Ministro, tem que ser exonerado e processado criminalmente. Inclusive tem que ser denunciado perante o Tribunal Penal Internacional. Já que no Brasil, dificilmente será investigado.

  25. Fernando disse:

    Dizer que Lula entregou um pais melhor do que recebeu, só pode ser brincadeira. Não foi corajoso suficiente para tentar fazer as reformas impopulares, mas necessárias no seu segundo mandato, preferindo troca-las pelo afago da popularidade em alta e o desejo de fazer seu sucessor.

  26. davi disse:

    Depois desse “desastre todo” (anunciado), quem TEM que ter FORO PRIVILEGIADO é a população.
    Os nobres políticos “representantes do povo” tem que ser julgados pela justiça comum.
    Acabar com AS mordomias, regalias e direitos votados À si próprios.
    Reforma política; com obrigações e direitos iguais ao trabalhador comum. E quem não aceitar ser igual ao povo, que dê o lugar a quem queira FAZER valer aos anseios e necessidades da nação.
    CHEGA DE UM MONTE DE (IMPRESTÁVEIS INÚTEIS) TOMANDO CONTA DE UMA “POSIÇÃO E CARGO” (QUE NÃO SÃO DIGNOS), E EM MOMENTO ALGUM NOS REPRESENTAM, PONTO!
    EU VOTO NULO. E TENHO CERTEZA QUE 90% DA POPULAÇÃO FAZENDO O MESMO, O TSE E TODOS OSTROS ÓRGÃOS COMPETENTES, DARÃO INÍCIO A NECESSÁRIA REFORMA.

    • LUCIANO GOMES disse:

      É isso ai DAVI, VOTO NULO …BANDO De PATETICOS TODOS ELES…NAO CONSEGUEM DESENVOLVER UM PAIS COM ABUNDANCIA DE RECURSOS E VEM COM PAPO DE IMPEACHMENT…SEM PROPOSTAS , VOTO
      NULO!PATETICOS , POLITICOS E EMPRESARIADO…O POVO FEZ A SUA PARTE QUE FOI VOTAR…

      • Luiz Silva disse:

        Lembro aqui algo que nunca é dito. Em cada eleição, a sociedade pode dizer que o sistema eleitoral precisa mudar. Como? Votando nulo. Quem vota em branco declara duas coisas: que não vê nenhum candidato digno de seu voto e que concorda com o atual sistema eleitoral. É justamente para manter o sistema como está que se engana o povo, dizendo que votar nulo é contra a democracia.

  27. Diego Silva disse:

    De fato o balanço do governo do Pt como um todo tem um saldo muito positivo. pela primeira vez na história do Brasil o combate a pobreza fez parte da agenda do governo; o acesso da população pobre a educação superior,inclusive em grandes universidades internacionais, diminuindo com isso as desigualdades sociais; o incentivo ao empreendedorismo, etc.
    o fato de não gostar do governo do governo não pode impedir que se reconheça os benefícios proporcionados ao país por intermédio dele. O governo do pt cometeu erros, mas mudou para sempre a história do Brasil. Nunca mais o povo brasileiro vai achar que a miséria é normal e inevitável. A população pobre agora sabe que tem direito a melhoria de vida.
    Antes do governo do pt falar em investir no social era pecado. Agora o governo é questionado se não fizer.

  28. Diego Silva disse:

    Quero ressaltar a total imparcialidade do Kennedy ao analisar os fatos políticos. Existem comentaristas por aí que já se sabe o que ele vai escrever. Ele maldiz o governo e enobrece a oposição. Acho que esse tipo de gente não deveria nem ser chamado de jornalista.
    Parabéns ao Kennedy o melhor comentarista político do Brasil.

  29. Maurício disse:

    Ai se todos os jornalistas tivessem o bom senso e a serenidade dos seus apontamentos, a imprensa seria mais informativa e não apenas profetizariam o caos.

  30. Carlos Alberto disse:

    É impressionante como vivemos hoje a ditadura da ideologia: basta uma opinião contrária para haver conflito. Aos coxinhas: deixem de ser cegos e avaliem, sem paixão, que o retrospecto é, sim, mais positivo que negativo. A queda da Dilma é uma decisão política da Oposição. Aos PTralhas, entendam que erraram e Dilma foi incompetente em lidar com o Congresso. Porque quem derruba um Presidente aqui é o Congresso, não é o povo. Não sejam ingênuos. Bastou Dilma não querer entrar na jogatina deles e pimba! Caiu.

  31. Mario disse:

    Desculpe , mas não concordo inteiramente com o artigo.É lógico que houve algumas coisas positivas no governo do Lula, mas não se deve esquecer que ele está afundado até os cabelos no esquema de corrupção , onde ele e sua família se beneficiaram amplamente .Além disso ,seu próprio governo gastou muito dinheiro com despesas desnecessárias como aviões e outros luxos,inchando a máquina pública,etc…( aumentando as contas públicas ) . Até porque ele tinha que cumprir com os compromissos feitos com aliados para poder se eleger .
    No governo Lula na minha opinião quem mais trabalhou foi a equipe de marketing, vendendo um país que nunca existiu .
    Tb não se esqueçam de que ele pegou o país numa situação econômica muito melhor que o FH.

  32. André Luis disse:

    A politica é cíclica, normalmente fecha se um ciclo e começa outro. Assim como na Inglaterra, quando o partido trabalhista assumiu poder após o fim da segunda guerra, e trouxe benefícios para a população, com uma visão diferente da que havia nos partidos conservador e liberal, o PT trouxe mudanças positivas para o Brasil, que ficarão. Após estes 13 anos de PT, surge a necessidade, de um caminho diferente, que terá que ser trilhado por correntes diferentes, talvez mais ao centro. Em algum momento do futuro o PT voltará ao poder, não tenho duvida, é assim na política e na história das nações. O tema da corrupção é sempre usado nos tempos de indecisão politica, mas ela está e sempre esteve presente em toda esfera governamental do Brasil, independente de partidos, basta olhar a história com atenção.

  33. Pedro Camargo S. Neto disse:

    A verdade é uma só,o PT errou e errou muito,mas acertou muito mais. O roubo sempre existiu e bem maiores que o atual,o problema que a mídia omitia e o acesso a informação não era como é hoje.Outra grande verdade,Aécio é o mentor de tudo,toda essa crise foi gerada por ele e sua corja,mas o preço será alto,o país está dividido,quem experimentou e saboreou o mel não vai querer voltar a viver invisível.Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

  34. Matias disse:

    O problema de Dilma foi tentar acabar com a corrupção.

  35. BrunoF disse:

    Espero que agora entendam que é o momento ideal para votar os projetos de lei da campanha das Dez Medidas Contra a Corrupção. A população deve pressionar o congresso para votá-las! #10medidas

  36. Umberto disse:

    Nunca na história desse País! No mínimo vamos perder 20 anos para arrumar os desmandos desses 13 anos, sem falar na economia em frangalhos na contra-mão da economia mundial, ou seja, estamos perdendo a onda de crescimento mundial, esse prejuízo é incalculável!

  37. Maria da Consolação disse:

    Kennedy também entendo que o governo do PT deixará um legado social incrível, e nunca antes visto na história deste país. Mas o que levou a essa situação atual é que a direita deste país nunca aceitou que o PT ficasse mais 4 anos no poder. Utilizaram todos os seus recursos, principalmente os midiáticos, para acabar com o Lula e o PT. Um Congresso medíocre, liderado por um bandido, que apostou no quanto pior melhor. Se Dilma tinha defeitos, não nego, mas ela não teve trégua. Dividiram o país. Agora, tudo que se assemelha à um pensamento de “esquerda”, até uma roupa vermelha, é rechaçado. Basta ver os comentários que são deixados aqui no seu blog. É incrível como mesmo estando no “chão” há uma fixaçaõ destas pessoas com o PT e a esquerda. Estão mais uma vez sendo manobrados pela imprensa. Agora é, não basta vencê-los, temos que aniquilá-los. É realmente muito triste tudo isso! Espero que um dia tudo isso passe e voltemos à racionalidade.

  38. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Sinceramente, tem gente que ainda acredita que R$ 77,00 (Bolsa Família) tira alguém da pobreza.
    Pode até ter colocado um pouco de comida na mesa dos miseráveis, porém, dizer que acabou com a pobreza, fome e miséria, é muita forçação de barra.
    Esse falso socialismo e trabalhismo de araque do PT, é conversa de incompetente e preguiçoso.
    Basta observar os milhares de desocupados do MST, MTST, CONTAG, CUT… em pleno meio de semana, interditando estradas e vias, ocupando escolas…
    É muita falta do que fazer, e falta de vergonha na cara!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-08-22 00:41:27