aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-05-2018, 12h32

Brasil precisa, sim, dos EUA para conhecer sua história

Americanos foram agentes ativos do golpe de 64
9

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O Brasil precisa, sim, dos Estados Unidos para conhecer a sua história. O memorando da CIA que revelou que o presidente Ernesto Geisel centralizou o comando de assassinatos na ditadura militar é exemplo disso. Precisamos recorrer aos EUA porque nossos militares dizem que destruíram documentos e que não existem arquivos sobre a ditadura.

A Comissão da Verdade recebeu essa resposta do Alto Comando das Forças
Armadas. Há suspeitas de que arquivos estão escondidos em mãos privadas. Ou seja, roubados do Estado brasileiro.

O pedido do governo brasileiro para que os EUA enviem documentos sobre a ditadura é para inglês ver. O memorando que veio à tona já é público lá. O país tem normas rígidas e democráticas de abertura de segredos, permitindo que os americanos conheçam a própria história. O Brasil não tem essa cultura, infelizmente. Foi uma luta para acabar com o sigilo eterno que vigorava no país em relação a documentos públicos _mesmo assim, há brechas para estender o prazo de segredo indefinidamente.

No fim de semana, houve gritaria nas redes sociais questionando a veracidade da CIA como fonte do que acontecia na ditadura de 64. Ora, os EUA foram um dos principais agentes do golpe. Estavam bem-informados sobre o que ocorria no Brasil.

Temos historiadores e jornalistas que escreveram livros importantes, alguns recorreram aos poucos arquivos públicos que temos, outros a acervo pessoal surrupiado do poder público. Falta ao Brasil um rigor historiográfico para contar a própria história. Faltam documentos. Falta transparência. Falta um mea culpa da geração que está no comando das Forças Armadas, mas insiste em defender um passado indefensável.

Ouça, a partir dos 10 minutos e 5 segundos, o comentário sobre esse tema feito ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
9
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, até outro dia, estava em nossa moeda: ESTADOS UNIDOS DO BRASIL; somos sim dependentes ainda, por falta de políticas positivas; fazemos charminho, como muitos no mundo; exemplo claro da submissão,a Venezuela com seu petróleo…nós temos admiração, a países mambembes, comunistas ou terroristas, como a coreia do norte, síria etc…não tenho certeza, de nossa postura, diante das resoluções da ONU, quando proíbem comércios com estes paizinhos periculosos…somos sim uma verdadeira metamorfose ambulante…quando os EUA decidiu nos passar informações da Ditadura, que até então, não tínhamos certeza, tudo isto, depois de Cinquenta Anos; nossa democracia mostrou fragilidade; não obrigou os Militares a abrirem em definitivo, seus arquivos; não temos comandos internos com força; todas as regras, são feitas para o Povo, não para os três poderes e adjacências; somos, a Pátria sem feições própria; dependemos de opiniões externas, principalmente dos americanos, sem falar no comercio…

  2. BRAGA BH disse:

    Complementando o seu penúltimo paragrafo: falta vontade do povo brasileiro se reconhecer como uma população aquietada demais, mansa mesmo no sentido da palavra. Ví aqui no seu Blog e em outros de pessoas que duvidavam da veracidade do documento, que inclusive insinuavam que poderia ter sido criado pela esquerda para atrapalhar a candidatura de um milico boquirroto. Para atrapalhar a candidatura dele basta ele abrir a boca e as latrinas ficam cheias!! A grande verdade é que, em nome de destruir a esquerda brasileira, com sangue nos olhos, faca nos dentes e com merda na cabeça tá valendo qualquer coisa!!

  3. jones disse:

    O simples modo como tratam a história do Governo Militar já demonstra até onde possa haver ao menos um pouco de credibilidade de uma pessoa. Quando se inicia falando em “golpe”, em “ditadura”, enfim, já está completamente desmerecida a mínima das considerações proferidas. Foi um Governo Militar estabelecido dentro da lei, com todo parâmetro constitucional. Golpe é essa baboseira que vem da esquerdopatia, da demência vermelhista cujo um dos infames líderes hoje se encontra justa e merecidamente preso em Curitiba. Foi um Governo exercido por Militares, os quais nem de longe receberam alguma sombra no seu desempenho uma vez tenham sido todos os sequenciais presidentes apenas ledos e nefastos canalhas, dos quais incontáveis são as reprovações, incontáveis são as queixas, incontáveis são os crimes! GOVERNO MILITAR, cm letra maiúscula, pois foram anos que marcaram a história e deixaram saudades à todos os cidadãos decentes, apenas aos decentes! Os demais, bom, o choro é grátis!!!

  4. ILTON disse:

    Estavamos em Guerra, e nossos Militares Impediram a Implantação Do comunismo no Brasil , Sem querer ofender as famílias enlutadas, mas se esse pessoal tivesse implantado o regime da época que era o comunismo chinês ou russo, onde na russia se matou 18 milhões e na china uns 30 milhões a quem se opusesse ao regime, isso comparado com o que a “ditadura” brasileira fez de vítimas se torna uma coisa mínima, então deixemos de hipocrisia de dizer que a “ditadura” brasileira foi violenta”
    Eu quero a Volta dos Militares

  5. Josimar disse:

    O Brasil não precisaria se informar com a agência informações da extinta União Soviética q atuavam e atuam mais q os americanos desde 64?????

  6. Renato Fernandes disse:

    Não só dos arquivos da CIA, leia-se USA, bem como os da KGB, leia-se antiga URRS.

  7. Jonas disse:

    Se os EUA fossem honestos sobre o golpe de 64, os muitos brasileiros que “amam” os EUA FINALMENTE saberiam que os EUA planejaram invadir o Brasil na Operação Brother Sam (com derramamento de MUITO sangue) em 64, e financiaram, treinaram e armaram os militares para o golpe, incluindo os torturadores e esquadrões da morte, que foram treinados nos EUA na antiga “Escola das Américas” e no Brasil através de figuras nefastas como Daniel Mitrione, o torturador americano que sequestrava mendigos nas ruas brasileiras para torturar até a morte em “salas de aula” cheias de policiais militares. São os EUA que dão sustentação à oligarquia de mentalidade colonial, escravista e entreguista que controla o Brasil.
    É o cúmulo ver tantos ignorantes e alienados idolatrando os EUA e ainda hoje obcecados pelo “perigo comunista” (que era só propaganda rasteira criada pelo IPES/IBAD), quando na verdade poucos países fizeram tão mal ao Brasil como os EUA, que atrasaram nossa evolução em quase um século.

  8. JOSE MATIAS DO NASCIMENTO disse:

    Entendo que o acervo de Lucas Figueiredo a respeito da sangrenta ditadura efetuada pelos militares, muito esclarece a respeito, basta ver seus livros, Ministerio do Silencio, qual de forma magistral demonstra um raio x dos poroes da ditadura. Desculpem, estou sem acentos no computador.

  9. Alberto disse:

    “Falta ao Brasil um rigor historiográfico para contar a própria história. Faltam documentos. Falta transparência”.Frase pinçadas corretíssimas.O negócio,sempre foi,desde muito antes,puxar a brasa para sua sardinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-05-21 03:43:25