aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-04-2015, 9h23

Com prisão de Vaccari, Lava Jato vai fechando cerco ao PT

Ao subir tom pró-impeachment, PSDB adota estratégia arriscada
42

Postado por: Daniela Martins

O juiz Sérgio Moro e os procuradores da República estão fechando o cerco ao PT com a prisão hoje de João Vaccari Neto, tesoureiro da legenda. Dentro dessa estratégia, já era importante a prisão de Renato Duque, apontado como operador do PT Petrobras e que já se encontra detido em Curitiba.

Com Vaccari na prisão, os adversários do governo e do PT ganham munição no debate público. Moro e os investigadores do Ministério Público Federal demoraram a pedir a prisão de Vaccari porque estavam tentando reunir provas contra ele.

O primeiro efeito político da ordem de prisão é deixar evidente o erro do PT de não ter afastado Vaccari da função na legenda. Agora, o PT tem um tesoureiro preso na Operação Lava Jato. Isso tem um simbolismo enorme.

A prisão de um ex-tesoureiro também teria sido ruim, como ocorreu com Delúbio Soares após o julgamento do mensalão. Mas a detenção de alguém da direção nacional que está exercendo a função de cuidar das finanças petistas só ajuda a alimentar a imagem de um partido que se confundiu com a corrupção.

Pelo que se conhece até agora, as provas em relação a Vaccari são basicamente testemunhais. São relatos dados nas delações premiadas de que ele tratava com operadores e corruptores do pagamento de propina.

A tese número um é que ele legalizaria essas propinas aos recebê-las como doações oficiais. Agora, preso, os investigadores podem ter reunido material além do testemunhal.

A presidente Dilma Rousseff cometeu alguns erros na política, mas, em relação a Vaccari, ela defendia o afastamento _estava certa. O partido, porém, temia desagradá-lo em função dos segredos que ele conhece.

*

O PSDB tem interesse em manter acesos os protestos contra o governo. Como houve menos gente nas ruas no domingo na comparação com 15 de março, o partido subiu o tom em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Tucanos foram cobrados a comparecer aos atos, sobretudo o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG). O senador disse que o partido está buscando provas de crime de responsabilidade e afirmou que impeachment não é golpe, mas uma medida constitucional.

É uma tentativa de dar uma resposta aos manifestantes, mas também uma estratégia arriscada. Aécio tem razão quando diz que o impeachment está previsto na Constituição e, nesse caso, não seria golpe. No entanto, ele mesmo faz a ressalva de que são necessárias provas. E sugere alguns caminhos para tentar obtê-las.

Acontece que, sem prova, como ocorre hoje, impeachment seria golpe. Até agora, os caminhos jurídico e político estão fechados. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse não ver prova para pedir investigação contra Dilma. E o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que vai rejeitar todos os pedidos de abertura de impeachment. Cunha afirmou não ver, hoje, elementos para isso.

Portanto, ao elevar o tom, o PSDB se capitaliza politicamente se encontrar alguma prova. Mas poderá perder força se não achá-la.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
42
  1. Bom dia Kennedy Alencar.
    Muito bom ler e ouvir um comentarista equilibrado e com uma visão ampla da política brasileira.
    Parábens.
    Valter de Natal

    • jose manoel disse:

      Bem se ficar provado que Vaccari recebeu dinheiro sujo arrancado da Petrobrás para campanha de Dilma e acho que não sera difícil provar, pois são 5 provas testemunhais, e prova de de enriquecimento ilícito da filha do detento, não se tem mais argumento contra o pedido de impetchman da Dilma

  2. Pasquale disse:

    Mais um preso,agora foi o Tesoureiro,de que partido?
    Ele falou que não sabia de nada,vieram as provas e… pulseras de aço.
    Vão perdendo os argumentos de defesa,o famoso eu não sabia.

    • Eder Jun Tanonaka disse:

      A aposta da Dilma está cada vez mais alta.
      Na Cúpula das Américas no Panamá ela disse que na campanha presidencial dela não havia dinheiro da corrupção.
      Uma declaração no mínimo delicada, uma vez que no país da impunidade, a situação do Vaccari é no mínimo muito ruim, arrolando esposa e cunhada (esta até agora foragida).
      A meu ver, se todos os grandes empreiteiros davam dinheiro (legalizado) para o Vaccari que repassou para o PT, já seria suficiente.
      Isso por si só já configura prevaricação.

    • Stanislaw p/ Pasquale. disse:

      O que não pode é continuar prendendo os membros da quadrilha e nunca prender o chefe!
      Com o chefe livre, a quadrilha vai sempre continuar atuando… dólar no cuecão, Mensalão, Petrolão…

  3. Renato disse:

    Isso explica porque o PT não quer nem ver a proposta de extinção de partidos que forem pegos em corrupção.

  4. Com a recente nomeação ao STF, o cerco ao PT se fecha na frente e abre nos fundos. É ingenuidade imaginar as boas intenções desse governo necrosado.

  5. É ma pena ver o nosso Brasil nestas condições. Homens e Mulheres que estão no poder e nele querem se manter fazem de tudo para conseguirem seus objetivos, estou envergonhado com o que ouço todos os dias, o PT que sempre pregou ética e a moralidade esta afundado na corrupção. Tenho quatro filhos e as vezes acordo nas madrugadas muito preocupado com o que vem pela frente. Deus tenha piedade dos nassas crianças.

  6. Gustavo von Krüger disse:

    Bom Dia, Kennedy!

    O Presidente Collor, quando julgado pelo STF, foi absolvido por falta de provas.
    Então, deveríamos reconhecer que seu impeachement no Congresso em setembro de 1992 foi um golpe?
    Quais foram as provas, além das provas testemunhais que se apresentaram contra o Collor então?

    Nesse caso, o PT foi golpista? Afinal, liderou os protestos.

  7. celso gomes paulino disse:

    O atual modelo político do país precisa ser repensado. O cidadão brasileiro acha-se órfão de representantes comprometidos com seus anseios e direitos previstos na Constituição Federal. Vivenciamos uma crise política institucionalizada. Os agentes políticos, tanto nas câmaras Municipal, Estadual e Federal, não fazem outra coisa senão discutirem Política Partidária!

    • Joaquim disse:

      Celso, estou com você. Por isto sou a favor do voto distrital, pois é a unica maneira de conhecermos o vereador, deputado estadual e federal que nos representa.

    • jose morelli disse:

      Muito bem ditas suas palavras, somos orfaos de todos os politicos que colocam suas carreiras em primeiro lugar e em segundo, bem, em segundo nao se encontrou ainda.

  8. Jonas disse:

    Sua análise é pertinente e ponderada. Todos sabemos das falcatruas perpetradas pelos partidos políticos no trato do dinheiro público. Todavia o esquema montado pelo PT que contemplava não só o enriquecimento ilícito de seus membros e de seus aliado mas também o financiamento da “eternização” do partido no poder, extrapola qualquer desculpa que se possa achar alegando que corrupção é algo endêmico no Brasil. Simplesmente esse partido se serve da índole corrupta de grande parte dos membros dos 3 poderes da República para financiar seu projeto bolivariano que não leva o País a absolutamente lugar nenhum a não ser no abismo em que hoje se chafurda Venezuela e Argentina. É simplesmente nojento esse projeto.

  9. Cadê a UNE, tão presente nas passeatas “caras-pintadas ? … Não responda… Tomou um cala-boca do Lula com uma verba gigantesca para reconstrução de sua sede no Rio. Alguém soube o destino do dinheiro e da sede ? Quanto aos estudantes, estão quietinhos !!

  10. Mauro Guimarães dos Santos disse:

    O Vaccari foi pro brejo.

  11. ADRIANO PEREIRA PINHEIRO disse:

    Prezdo Kennedy, só para esclarecer. Procuradores Federais são vinculados à Advocacia Geral da União.

    Os procuradores a que você referem são Procuradores da República, vinculados ao Ministério Público da União.

    A “confusão” pode ferir suscetibilidades e eles se sentirem “rebaixados”

  12. Santos disse:

    Enquanto este país não punir crimes com rigor, vamos continuar assistindo este deboche com as pessoas de bem. Os corruptos de hoje são os mesmos de ontem e serão os mesmos de amanhã, assim como estamos sempre vendo assassinos soltos matando novamente, ladrões soltos roubando novamente e por aí vai. É a certeza da impunidade, pois todos esses criminosos já sabem que ficarão pouquíssimo tempo presos, se é que ficarão. Além, é claro, da nefasta cultura do brasileiro de “levar vantagem”, um verdadeiro câncer da nossa sociedade.

  13. ANTONIO COSTA disse:

    Finalmente começa a se fazer justiça, com essa prisão do Vaccari, mas espero dignidade dos ministros do STF, e pensem nos milhares de brasileiros que trabalha e pagam impostos aviltantes para sustentar essa corja, pensem em nossos filhos, façam JUSTIÇA!!!

  14. cesar doni disse:

    Kennedy
    Boa reportagem.
    Mas pelo que nós que temos um pouco mais de instrução, sabemos que o tal PT está metido até as tampas com a corruPTção. Que a campanha d Dilma além de enganadora foi abastecida com o o dinheiro da CorruPTção. E sabemos tb que não foi só da Petrobras..Tem o setor elétrico , o PAC aliás..Programa de Aceleração da CorruPTção..etc…
    Tá na hora de acordarmos..
    Todos sabemos que se este país fosse sério, este partido de merda nem existiria há muito tempo.
    cadeia neles e nela tb…

  15. Cleiton disse:

    O problema de quem critica é pq fica sendo lembrado por criticar, quem fica calado pode ou não ser lembrado, vai depender da ocasião. No caso o PT ta sendo lembrado e meu interpretado por ser quem abriu a caixa de Pandora da corrupção no Brasil, é só ver por exemplo o maior caso de corrupção do País está na receita federal com muitas das maiores empresas do Brasil. Então, quem não investiga e não pune, para uns nem se quer existiu. Isso não tira a responsabilidade da aqueles q fizerem os malfeitos, tb terão de serem punidos pelo q fizeram. Agora PSDB, DEM junto com Gilmar Mendes e Sergio Moro ajudando, isso sim, seria o fim do BRASIL.

  16. Marcos Ortolani disse:

    Quanto antes sacarmos essa gente corrupta,arrogante e despreparada do governo, melhor para o país.Nunca mais devemos eleger analfabetos e guerrilheiros.

  17. Reinon disse:

    Ética kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!! PT batia no peito , agora estamos vendo a tal ética ..

  18. Juliano Roberto disse:

    Bem, se Cunha e Janot não viam motivos pra investigar a Dilma e abrir impeachment, talvez eles precisem usar óculos. Quem sabe com o Vaccari preso não aparece o rastro do dinheiro roubado do país indo parar nas contas da campanha petista? Nesse caso, eles vão continuar “não vendo”?

  19. Leandro Souza disse:

    Kennedy, ao dizer que os protestos de “Fora Dilma” não têm objetivo sem prova que permita o impeachment, vc está desconsiderando que o efeito político de manifestações seguidas, ainda que não haja prova de crime, caso aumente o pedido de mudanças pela população, pode levar à renúncia da presidente. Isso seria um efeito dos protestos, mesmo sem prova de crime que permita o impeachment.

  20. Armando Pinto disse:

    Finalmente pegaram Vaccari, isso é muito bom porque agora junto com Duque ele vai poder refletir e pensar fazer logo o acordo de delação premiada, mas ainda falta prender outros membros da quadrilha, tipo Sergio Gabrielli, Jaques Wagner, Palocci e Zé Dirceu. O impeachment de Dilma pode ser dado como certo, a prisão de Lula também é uma possibilidade concreta.

  21. Karlos César disse:

    Senhores…..sinceramente, manifestação em dia de domingo e sem causar incõmodo ao poder não chega a lugar algum…

  22. JorgeSP disse:

    a direita no Brasil está delirando, faz tempo…

    a direita ataca o PT para distrair os inocentes e aprovar medidas antipopulares como a terceirização. Somente que o povo não é bobo… Dilma, sem dúvida, deixa o governo… mas em janeiro de 2019.

    • Pasquale disse:

      15/04/2015 11:35

      Para oposição, prisão de Vaccari pode levar a perda de registro do PT

      Parlamentares afirmam que presidente Dilma Rousseff pode ter sido beneficiária de recursos arrecadados ilegalmente por tesoureiro do partido
      _______________________________________________________________________________
      Seria o fim?
      DILMA ROSE E LULA DE CAPRIO a bordo do TITANIC

      • bob dias disse:

        Me tirem uma duvida. No caso de se confirmar que a campanha de Dilma foi financiada em parte com dinheiro desviado da Petrobrás e de outras estatais que aos poucos vão sendo investigadas, e olhe onde mexe, fede, aproveitando um ditado mineiro em homenagem ao Kennedy meu amigo.

        Como estamos falando de coligações financiadas pelo dinheiro sujo, então no caso de impeachment de Dilma, Michel Temer também pegaria o banquinho e sairia de fininho? Ou teria direito a assumir a presidência? E mais do caso dele sair também qual a situação, novas eleições?, assume o segundo colocado, no caso Aécio Neves? Por favor luzes sobre o assunto.

  23. Antonio disse:

    O impeachment não será aceito por Eduardo Cunha (Presidente da Câmara) por um motivo básico: com o quadro que hoje se apresenta ele aprova as medidas que defende (ou seja, que seus “doadores” defendem) e a carga negativa, ao menos para a história, será suportada por Dilma, a exemplo da terceirização trabalhista. Não é demais lembrar que os doadores de Eduardo Cunha e seu grupo são grupos econômicos gigantes. Ou seja, a crise só será ruim para a população, porque para quem tem money é a oportunidade perfeita para ajustar as leis conforme lhe convém. Por isso, se a Presidente fosse no mínimo honrada, renunciaria.

  24. Ricardo disse:

    Vaccari tem que abrir a boca para não virar outro Pc Farias ou Sérgio Daniel.
    Se eu fosse ele, abria a boca e contava tudo apontando quem se beneficiou com a fortuna que foi desviada dos cofres públicos.
    Mais vale um delator vivo que um fiel morto!!!!

  25. Adelino Julio disse:

    Votei em Lula acreditando num governo para o povo, acreditávamos na ética pregada por este partido. Quando veio o mensalão e ele disse que não sabia de nada, então não merecia ser Presidente.Que arrependimento, chamou todos de idiotas. Um dia ouvi de um taxista falando esse câncer de Lula é porque mentiu para uma nação. Que pena defendiam a ética e etc, hoje estão colhendo a falta de coerência com os outros Governos. Eu como eleitor PT não voto nunca mais. Esse partido pode pedir baixa. Que bagunça, como são mentirosos. Deus me livre desse povo.

  26. Roberto disse:

    Ao meu ver o partido não se confundiu com a corrupção como exposto acima, mas se fundiu com a mesma.

  27. César disse:

    Até ontem os petistas estavam dizendo que a corrupção nunca havia sido tão combatida como nos governos do PT. Diziam também que a Presidente da República Filma Rousseff como a “chefe” da Polícia Federal estava no comando das investigações. Hoje com a prisão do Sr. João Vaccari Neto Secretário de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (Tesoureiro do PT),estão se dizendo perseguidos e que foi uma prisão política. Reclamem com a “chefe” da Polícia Federal. Afinal, não é ela quem comanda? Nós, os honestos deste país, no final da Operação Lava-Jato, mandaremos fazer uma estatua do Juiz Sergio Moro e outra da Presidente da República Dilma Rousseff, como Heróis Nacionais, por terem combatido a corrupção e por serem os responsáveis pela investigação que levou à extinção do PT.

  28. César disse:

    Não chora não Sr.Rui Falcão! Não chora não Ex-Presidente Lula, “aceita DILMA vez!”

  29. César disse:

    Ontem, ela era a chefe da Polícia Federal. Agora a prisão do tesoureiro do PT é política. Vai entender estes petistas.

  30. André Greff disse:

    Boa tarde, Sr. Kennedy. Eu entendo assim: se delatores da Lava Jato disseram que a Sra. Dilma se elegeu às custas do esquema criminoso, o Ministro que preside o TSE teria de mandar investigá-la, pelo menos. Se não fizer isso, é prevaricação. Se agora o tesoureiro do partido que a elegeu, foi preso, com mais razão deveria ser investigada! o Sr. parece dizer que não há nada ainda. Mas há, Sr. Kennedy. Há provas além dos depoimentos, de que o tesoureiro andou metido em lavagem de dinheiro. Não se trata de radicalismo, nem de golpismo, nem de tucanismo da minha parte. Não consigo entender como ainda sequer determinaram uma investigação para sabermos se Dilma se elegeu às custas do Petrolão.

  31. ronaldo caiado disse:

    qualquer luz no fim do túnel é oportuno para a direita e a midia juntamente com esses reporteres manterem aceso o golpe contra o PT. Vale tudo, desde prender e quebrar o sigilo da mãe, a filha, a cunhada, repito vale tudo. E absolutamente nada contra demais partidos. Vcs estão ansiosos demais..

  32. Gustavo disse:

    Lider do PT é PATÉTICO, Dizer que a CIA está por trás dos protestos?! Dizer que a prisão do do Vaccari é POLÍTICA? kkkkkkk NUNCA MAIS VOTO NO PT. O molusco é o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-10-21 04:38:17