aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-05-2015, 9h17

Contra pressão do PMDB, Dilma decide reconduzir Janot

Seria erro derrubar procurador em plena Lava Jato, avalia petista
46

Postado por: Daniela Martins

A presidente Dilma Rousseff já decidiu indicar Rodrigo Janot para mais um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria Geral da República. Dilma avalia que tem uma série de razões para isso, segundo conversas de bastidor entre a presidente e seus principais ministros.

Na opinião de Dilma, Janot tem feito um trabalho equilibrado à frente do Ministério Público Federal. Também acha que seria um erro político substituir o procurador-geral em meio às investigações da Operação Lava Jato que tramitam na Justiça Federal do Paraná e dos inquéritos que correm no STF contra políticos que têm a chamada prerrogativa de foro _aqueles que só podem ser processados no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

A Câmara dos Deputados discute aprovar uma emenda constitucional (MP) para impedir a recondução de procuradores-gerais da República. Eduardo Cunha, presidente da Câmara, e Renan Calheiros, presidente do Senado, trabalham contra a recondução de Janot. Ambos respondem a inquérito no STF.

A eventual Proposta de Emenda Constitucional contra Janot é infeliz e casuística. Lembra a aprovação da PEC da Bengala. Está pesando mais atender a interesses políticos e jurídicos imediatos de parlamentares que respondem a processo no STF do que realmente discutir um aperfeiçoamento das instituições do país. Aprovar essa proposta seria um erro e levaria a opinião pública a reagir fortemente contra a Câmara.

Ceder às pressões de Cunha, que já mandou recado à Dilma de que é contra a recondução, seria um tiro no pé perante o eleitorado. Para uma presidente que está num momento de baixa popularidade, não reconduzir Janot poderia soar como uma interferência política direta do Palácio do Planalto numa importante operação de combate à corrupção. Dilma não tem capital político para agir assim. E nem deseja fazer isso.

Na avaliação do governo, Janot também tem sido correto em relação a Dilma. Rejeitou, por exemplo, pressões da oposição para pavimentar um eventual caminho jurídico de um processo de impeachment contra a presidente.

Dilma não vai atender às pressões para derrubar o procurador-geral do cargo. Nesse contexto, podem ser esperados mais atritos com a dupla peemedebista Eduardo Cunha e Renan Calheiros. A presidente age com correção nesse tema.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
46
  1. Delza Maria Frare Chamma disse:

    Corretíssimo Presidenta Dilma. Não deixe o PMDB governar o Brasil! Se Cunha quer substituir Janot (por quem não podemos sentir muita simpatia devido a continuidade que deu ao desserviço de Gurgel na AP 470 e apoio a Moro na Lava-Jato é por que está com medo dele nas investigações desta operação. Aplausos presidenta!

    • Lauro Lima disse:

      Não sei se vocês se lembram, Mais esses mesmos personagem queriam acabar com o poder do ministério Publico. Agora podemos o motivo de tamanha bravata.. Esconder o próprio rabo.

    • Edy disse:

      Certíssima a presidente Dilma!!! Eduardo Cunha e Renan Calheiros, podem ter certeza que nesse momento o Brasil está com Dilma. Nada de interromper o trabalho do procurador Janot. Podem ir armando suas defesas pois vão precisar. O PMDB já merece repúdio da população graças a vocês. Como é que pode corruptos na presidência da Câmara e do Senado?

  2. c disse:

    Bom, agora eu queria ver o povo indo às ruas contra esta dupla nefasta, que quer perpetuar a corrupção e a impunidade. O slogan seria “Corruptos, tirem as sua mãos sujas do Ministério Público!”.

  3. NASCIMENTO MOTA disse:

    È isto Presidenta, não concordo com várias medidas tomadas por Vossa Excelência, más, esta foi acertada na Mosca. Ao enquadrar nos termos da Lei,O Procurador Geral, contrariou a elite econômica e política de diversas agremiações partidárias.Com esta medida, a Senhora demonstra, mesmo sem apoio partidário, que a roubalheira tem que acabar.que os Empresários e políticos desonestos, vão pagar pelos crimes cometidos.
    Parabéns!

  4. Orlandi disse:

    Uma dentro dona Dilma, ve se acorda, Cunha Calheiros os traidores da pátria no poder.

  5. luiz pires disse:

    Pessoal, a tudo que ela (Dilma)e este partido (PT) fazem devemos manter cautela e desconfiança! Eles mentem demais e descaradamente!!! Por princípio devemos desacreditar de tudo que saia dali!

    • Reinaldo Faria Tavares disse:

      Você deve mesmo desconfiar é das revistas as quais você lê. Assista ao vivo a política nas tvs senado e câmara para comparar depois com as notícias da Imprensa. Saiba que a Imprensa derrubou a Dilma para 13%, mas que pode elevar a 80% em um ou dois meses.

  6. Até que fim uma medida certa da Presidenta. Aplausos. É preciso passar o país a Limpo.Palmas

  7. Getulio Goncalves disse:

    Se a Presidente atende essa dupla é melhor entregar o cargo ao PMDB, haja vista, ter perdido grande oportunidade de ficar do lado do eleitor quando não manteve o Cid Gomes no cargo, mesmo que fosse para demiti-lo no mês seguinte.

  8. Maria Rosário F C Barros disse:

    Parabéns Presidenta! Está passando da hora de começar a colocar o PMDB no seu devido lugar, afinal, 54 milhões de eleitores votaram na sra e não nos srs Renan Calheiros e Eduardo Cunha que usam seus mandatos unicamente em defesa de seus interesses pessoais. O combate à corrupção tem que continuar e tem que ser imparcial.

  9. Nivaldo Azevedo disse:

    Apesar das dificuldades, tropeços, erros, acertos, a Presidenta DILMA, me representa, o pais não está em bom momento, mas se tivessemos o AECIM no poder pode multiplicar por oito vezes o nosso aperto, veja lá no Paraná, esta bom??. O Richa e o PSDB, não fazem a diferença?

  10. Luiz Roberto Couto da Silva. disse:

    Dou meus parabéns a nossa presidente que mostrou que é guerreira e não uma guerrilheira neste momento difícil para nossa bela Pátria que esta cheio de parasitas … aonde os ratos estão se unindo aos gatos para coroe as nossas riquezas, esquecendo que caixão não tem gavetas e sim, alças… .
    A nossa poedeira de ovos de ouro esta muito machucada, pois antigamente roubava somente os produtos agora quase aniquilaram a empresa… .
    Não ceda a esses corruptos.
    Abraços fraternos,
    Luiz Roberto.

  11. Luis disse:

    O povo não protesta contra Eduardo Cunha ou outros políticos, mesmo piores que a Dilma. Grande parte dos protestos tem motivação partidária, embora digam que não. Outra parte tem motivação pela não satisfação pessoal de cada um com a derrota nas urnas. É preciso que o povo entenda: toda manifestação é legítima e até mesmo quem votou em quem ganhou pode protestar. O que não pode acontecer é derrubar um representante majoritário por mera insatisfação, seja pela inflação, pelo preço da gasolina, pela ocorrência de casos de corrupção.

  12. Alberico Lima Barreto disse:

    Nunca tive duvida que a Presidente Dilma é uma mulher honesta no meio desses abutres, que tentam governar o país para encobrir todas as mazelas que sempre fizeram. Medida corretissima da Presidente.

  13. Tito disse:

    Quem não deve não teme. Cunha e Renan tem motivos de sobra para que a verdade não seja exposta. Portanto, a presidenta Dilma agiu bem e não deixou a pressão política do PMDB falar mais alto apesar que ela esteja em desvantagem e acreditamos que a PGR faça as investigações e apure os fatos não só com esses dois parlamentares como os outros. Brasil a limpo, vamos dar um basta a impunidade.

  14. Somente políticos corruptos deste país querem Janot fora da PGR, Dilma esta correta em não aceitar pressão, o povo de ir para as ruas caso CUNHA E CALHEIROS tentem derrubar JANOT

  15. Helder José Borba Campos disse:

    A presidenta vem demonstrando dia a dia que não é conivente com corrupção. Somente não reconhece isso quem é corrupto, e nunca investigou corrupção nesse país.

  16. João Carlos Borges Kuzze disse:

    O que está errado, por permitir a ingerência do dedo sujo da politica, é esse sistema
    de indicações que, convenhamos, não favorece a isenção e a autonomia que o MP deve ter.
    O Judiciário e a PF, que, para o bem da nação devem ter a mais ampla autonomia, também sofrem do mesmo mal. E quem dança nesse baile (de uma música só e desafinada) é o povo, pois
    tem que sustentar uma “realeza” perversa que se encastela nos poderes da república.

  17. Crístian Rosa disse:

    Pelo delinear dos fatos, me parece que a Sra. Dilma quer acabar com a corrupção, mas o PMDB, o PT, o PSDB e o Demo não estão muito a fim de colaborar…

  18. alício disse:

    A câmara está sendo comandada por Ali Babá.Os outros são coadjuvantes do mesmo esquema.

  19. Marcelo disse:

    Caro Kennedy, Dilma poe reconduzi-lo assim? Não uma nova eleição entre os Procuradores para que uma nova Lista Tríplice seja enviada para a presidente??

  20. Paula Cristina de Souza disse:

    Olha depois de tantos acontecimentos e desmandos do PMDB, que na realidade, eu creio que não passam de lobos vestidos de ovelhas, uma atitude dessa da DILMA, deixou tanto RENAN como CUNHA, bem expostos para que o povo, quem são na realidade. Quanto a atitude da DILMA, ela agiu corretamente, embora cometa muitos erros, mas dessa vez ela foi coerente…precisa moralizar esse BRASIL que está cada vez mais uma baderna…espero que ela não ceda aos desmandos desse caras…

  21. Luis Carlos disse:

    A presidente reconduz o procurador geral da república que, com todos os indícios e diversos depoimentos acusando a dupla 9 dedos e poste, não faz nenhuma investigação quando a atual e o presidente anterior e todos acham que ela está apenas pensando no bem do país?
    Ele investiga todos os adversários com algum potencial de ter poder e ninguém de peso do PT e parece tudo normal?
    Estas mesmas pessoas imaginam que o dinheiro roubado (se preferirem uso o termo desviado) da Petrobras, BNDS e outros órgãos do governo foram usados na cúpula do PT mas os integrantes desta cúpula não sabiam de nada?
    Se tudo isto for verdade, vamos fazer um protesto deixando claro que concordamos com os roubos e as consequências que paralisaram o país atualmente!

  22. Lenine Pinto de Oliveira disse:

    Valeu presente mostre a sua força de presidente e lute contra esses oportunista que querem abandonar o barco e não querem ser investigados e ficarem no poder na próxima eleição se passando de cordeiro.

  23. joao disse:

    Nesse ponto a Dilma está correta em manter no Jannot

  24. André Carvalho disse:

    Estes lobos estão se escondendo por traz da cortina do poder se estão sendo alvo de investigação deveriam se afastar do seus respectivos cargos nossa atual constituição não é magna e colcha de cochicho feito de retalhos, uma arte tão bela nos estados nordestinos sendo apropriada de forma não artística pelos nossos parlamentares.

  25. IANE MOTA disse:

    Pessoal, há muito tempo alguns maus políticos por sua influencia roubam descaradamente nosso País. O PMDB principalmente se esconde atras da imagem da Presidente Dilma e do PT, são egoístas, gananciosos e etc… Não devemos esquecer que esse Eduardo Cunha recentemente tentou aprovar mais uma mordomia para os políticos de Brasilia, que foi a cota de passagem aérea, que por pressão da sociedade retirou da pauta de votação. Na minha opinião, nossa sociedade não merece esses tipos de políticos, devemos acabar com a segurança jurídica que eles próprios criaram a chamada “imunidade parlamentar”, um absurdo pois são pessoas iguais a nós, desta forma podem roubar sem ser incomodados. POVO BRASILEIRO VAMOS ACORDAR!!!

  26. carlos disse:

    Esse país ta ficando uma bagunça quando os poderosos são atingidos querem mudar o chefe do mp e a forma de se indicar os ministros do stf. Parabéns Dilma – não ceda as pressões pq essa dupla nas próximas eleições eles caem fora.

  27. Raymundo disse:

    Independentemente das questões do envolvimento dos presidentes das casas legislativas Renan Calheiros e Eduardo, na Operação Lava jato que desnuda a corrupção na Petrobras, não se deve esquecer, a a atual presidente, em todo este período da roubalheira, ocupou cargos importantes relacionados a estatal. Foi Ministra de Minas e Energia e, Presidente do Conselho de Administração, quando se efetuou a compra da Refinaria de Pasedena.
    Portanto; dizer que não sabia de que toda esta roubalheira estava acontecendo, é muito simplista.
    Veja o caso do mensalão, no livro sobre o ex-presidente uruguaio José Mujica: “Em livro, Mujica relata confissão de Lula sobre mensalão
    Ex-presidente teria dito ao uruguaio que o esquema era “a única forma de governar o Brasil”

    • Reinaldo Faria Tavares disse:

      Importante saber que o crime é cometido ás escondidas. Soubera ela e teria expurgado a Petrobrás anteriormente. E saiba também que a minha empregada me roubou meio saco de arroz por cinco anos, sem, claro, que eu soubesse…

  28. Helio disse:

    O que a imprensa não falam.
    O trabalhador brasileiro quer saber é quanto a petrobras retirou dos cofres públicos não só petrobras mas a vale, as concessionarias que administram as rodovias deste país e todas as empresas que só trabalham com o dinheiro do BNDS, como é que estar sendo devolvido este dinheiro, se é que estar sendo devolvido, quem é que estar fiscalizando este tipo de negócio, a impressão que da na gente é nem a petrobras e nem ninguém estar preocupado com isto a tal da imprensa só fala do PT, é a coisa mais importante da face da terra é o PT, tanto a petrobras quanto o resto, todos são culpados, inclusive quem emprestou o dinheiro que não era dele.

  29. Thiago Ruiz disse:

    Bom meus amigos, acho que deveríamos colocar aquele presidente da Coreia do Norte (lun chin uam fungindo da kombi) para presidente da Câmara e do Senado, porque acho que seus respectivos presidentes são donos do Brasil, querem mandar e desmandar em tudo. Parabéns ao povo brasileiro que votaram nessa corja e querem ir para rua pedir impeachment da presidente, como se fosse ela sozinha a responsável pelo juro alta, desemprego em alta, salários baixos. Porque antes disso, não pensaram primeiro antes de colocar esses deputados. Aliás, melhor mesmo é mudar para Venezuela ou Cuba, porque em ambos não se pode sequer ter liberdade de expressão. Hora que chegar mando uma carta para vocês, abraços, porque não se tem sinal de net.

  30. É PRECISO MUDAR: RAPOSA NÃO PODE TOMAR CONTA DE GALINHEIRO! disse:

    Procuradoria da República e STF jamais deveriam ter influência de Presidente da República – como diz o jargão popular: onde já se viu colocar raposa para tomar conta de galinheiro?
    Tais cargos deveriam ser cargos de carreira, onde tempo de serviço e mérito fossem as exigências maiores.
    Do jeito que é, se o fulano age contrariamente ao presidente, é traidor;
    se age a favor do presidente, é cobra mandada.
    Isso quando não forma de verdade uma “tropa de choque”, para defender os apaniguados do governo que caem nas mãos da justiça!

    • Rodrigo disse:

      Caraca, não acredito que eu li isso….
      o procurador esta perseguindo o Eduardo Cunha???? Caramba.
      Os demais citados por ele então tb são perseguidos….

      eita Brasilsilsisil

  31. Roberto Lira disse:

    Tenho minhas dúvidas acerca da atuação do PGR diante dos políticos com foro privilegiado. Sabe-se que Sua Excelência Janot se encontrou com o Ministro da Justiça (ex-advogado do PT) às vésperas de entregar “sua lista” no STF, quando foi questionado, alegou que Joaquim Cardozo o procurou para informar que órgãos de segurança do governo federal detectaram aumento de risco à vida dele. Outro motivo que coloca em dúvida a impessoalidade do Chefe do Parquet federal é sua recondução. É preciso acabar com um segundo mandato de cargo de PGR a fim de evitar que Chefe do MPU aja com parcialidade nos casos que envolvam agentes políticos com foro privilegiados.

  32. luiz roberto pereira disse:

    Como fica a indicação de Procuradores Gerais do Ministério Publico nos Estados e demais cargos indicados pelos governadores vão mudar também?

  33. Juiz Bolivariano…..Procurador Bolivariano……que mais…..?????

  34. Cícero Lopes disse:

    Até que enfim ela acertou uma. Deveria ter pensado antes de triplicar o repasse para o fundo partidário. Mantenhamos vigilância para que ela pense bem antes de qualquer medida. Sou apartidário, mas estou de olho.

  35. Getulio disse:

    Janot pode ter dito no ouvido de Dilma que tem fortes evidencias na manga contra Renan e Cunha esses dois são mais sujos que pau de galinheiro tem rabo preso e em politica chantagens exitem e podem ser usadas como moeda de troca em negociações politicas, e lamentavelmente é assim que funciona no Brasil.

  36. Erasmo Moraes Oliveira disse:

    Ela está certa afinal o Janot , não aceita se quer investiga-la .

  37. Como ja falei antes tem coisas que o ministro da fazenda quer aprovação que não concordo como mexer nas aposentadoria das viúvas .mas sou a favou da medida que foi aprovada pelo congresso sobre seguro desemprego.pois tem pessoas que entra em uma empresa e passa tês meses ´pedem a conta para ficarem seis meses recebendo seguro desemprego. mas estou a favou que a Presidenta não deve mandar o ministro Janot embora porque iram pensar que ela estaria com medo dele.Não sei se Renan ou Cunha devem mas eles se não tem culpa se defendam .A presidenta merece todo o meu apoio .e de toda cidadão honesta que quer ver esse Brasil limpo.

  38. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Gostaria de saber quando o MP voltará seus olhos para os empréstimos secretos feitos pelo BNDES?
    Dizem que o rombo por lá equivale ao triplo da PETROBRAS.

  39. larguem o osso disse:

    A PEC da bengala é uma vergonha, engessa o judiciário e transforma o Brail numa republiqueta! Esse Sr. Eduardo Cunha esta desmoralizando a camâra

  40. César disse:

    Quando o Poder Judiciário, for um poder com real independência em relação aos outros poderes da República, esta discussão será desnecessária. O Poder Judiciário, não pode ter vínculo algum com os outros poderes da República. Assim como os tribunais de contas e outros órgãos fiscalizadores do governo, que tem seus membros indicados por políticos e parentes de políticos em seus quadros de funcionários. Sem independência nos órgãos fiscalizadores e do Poder Judiciário, a impunidade vai prevalecer e a corrupção continuará nas manchetes dos jornais do país.

  41. christhian disse:

    DISCORDO – Está na cara que o procurador ( indicação política ) está sendo benevolente ao cargo que conseguiu “politicamente ” pela Dilma . Tirá lo dele , seria uma traição política . No caso do Renan NÃO SEI MAS , no caso de Eduardo Cunha está parecendo sim , uma perseguição POLÍTICA DO PROCURADOR INDICADO PELA DILMA .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-12-15 08:22:40