aki

cadastre-se aqui
aki
Política
28-10-2014, 9h20

Dilma deve manter cerca de 10 dos atuais 39 ministros

Sem acordo com PMDB e oposição, não sai reforma política via plebiscito
44

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Nas conversas reservadas, a presidente Dilma Rousseff sinaliza uma mudança grande na equipe ministerial. Dos atuais 39 ministros, devem continuar nos mesmos postos cerca de 10. No máximo, 12. É um xadrez.

A principal peça é a equipe econômica. Mais uma vez, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu uma declaração infeliz. Disse que a reeleição era uma aprovação da política econômica. Ora, a presidente quase perdeu por causa da política econômica. O mercado financeiro e o empresariado torceram contra a petista. A inflação alta é um problema. Há dificuldade para cumprir a meta fiscal de 2014.

Claro que a presidente tem de agir com calma para evitar erros. A ideia do diálogo ajuda a ganhar tempo. Mas precisa resolver com alguma rapidez a formação da nova equipe econômica. Essa que está aí perdeu a credibilidade.

*

Ao insistir na ideia de diálogo e construção de pontes, a presidente Dilma Rousseff ganha tempo para preparar mudanças na equipe ministerial e na política econômica.

A campanha foi uma guerra. A presidente Dilma Rousseff estava concentrada em ganhar. Havia um temor de perda do poder. O ex-presidente Lula chegou a dizer em conversas reservadas que, se o PT não vencesse, poderia se preparar para ficar oito ou 12 anos fora do poder central. Portanto, a prioridade era a campanha.

A proposta de diálogo ajuda a criar um clima de paz, evitando o chamado terceiro turno. Desarma um pouco o ânimo da oposição. Acalma os aliados políticos que já se movimentam com avidez por um lugar no novo ministério. E transmite serenidade ao mercado financeiro, que viveu na segunda-feira um dia agitado, com queda da bolsa e alta do dólar.

Na questão da reforma política, há resistência do PMDB e oposição à proposta de plebiscito. E, sem um acordo com o maior partido aliado e sem um entendimento com setores da oposição, não sairá reforma política. Muito menos via plebiscito.

A presidente já havia proposto plebiscito no ano passado, logo após a crise das manifestações de junho e julho. O PMDB e a oposição não aceitaram. Dilma e o PT não têm força para aprovar essa reforma via plebiscito somente com apoio de movimentos sociais.

A preferência do PMDB pelo referendo é que esse instrumento permite ao Congresso ter maior controle sobre a reforma. Mas o risco é aprovar um conjunto de regras e depois haver rejeição na consulta popular via referendo.

A proposta de plebiscito criaria um roteiro prévio, aprovado pela população, para a realização da reforma. Mas quais questões colocar numa consulta popular via plebiscito? Será um desafio fazer essa lista de perguntas.

No cenário pessimista, ao colocar o plebiscito na mesa, a presidente se mostra coerente com o que pregou no ano passado, faz um gesto ousado e, se for recusado, tem o discurso de que tentou. Numa hipótese intermediária usa a ideia do plebiscito para negociar, abre mão e costura alguma reforma. No cenário otimista, chega a um acordo em torno do que ela realmente quer. Em qualquer situação, não sai reforma política sem entendimento com setores da oposição e com o PMDB.

Escute o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
44
  1. Luiz Carlos disse:

    Será que a Dona Dilma sabe o nome dos 39 ministros de seu governo ? Acho um absurdo um país com dificuldades financeiras ter essa quantidade de ministérios . Vamos aguardar “novos companheiros” competentes, honestos e éticos .E viva a democracia do terror, da mentira e do cinismo.

    • walter.nobre disse:

      Caro, não sabe os nomes e não quer saber; a Dilma mostrou-se, uma grande blefadora; jogadora de “truco mesmo”…
      O Aécio perdeu feio, para ela e para Minas…seu marqueteiro, não soube explorar o fato; a Dilma não tinha nada para oferecer de novo…exclamou o tempo todo…”candidatoooo”!!!
      Tenho um palpite, quanto a quantidade de ministro…”vai aumentar”…ela vai manter, pelo METADE…
      O PMDB, SERÁ ALGOZ ao quadrado; vai exigir, mais que antes; eles terão que ceder; estão reféns, pela CPI; aliás…NÃO FARÃO NADA, NO PRIMEIRO SEMESTRE…este é o governo, para um País de faz de contas”…

      • Antonio Neto disse:

        Dilma não tem proposta e Aécio só vai melhorar, mais médico, bolsa família, minha casa minha vida não apresentou nada de novo.

      • NORBERTO FRIAS disse:

        Walter, o lula (não merece maiúscula) praticava (ainda pratica) corrupção através de dinheiro público, o MENSALÃO; a dilma (também não merece maiúscula), pratica através de ofertas de ministérios e cargos de destaque no cenário “político” BRASILEIRO, daí o número absurdo de autarquias. Fugindo só um pouquinho do assunto específico, acabo de saber que a justiça italiana negou o pedido de extradição formalizado pelo Brasil, do MENSALEIRO corruPTo henrique PizzolaTo. A Itália, há algum tempo atrás, solicitou a extradição do TERRORISTA bandido CESARE BATTISTI e foi negado pelo PT, aliás que não poderia dar noutra coisa, afinal é o PT. Eu ia sugerir a troca, no entanto sairíamos perdendo e muito, pois que, o sujeito mal pisaria solo tupiniquim e estaria em liberdade. Por hora é só. Que Deus abençoe a todos, inclusive os PTnianos.

        • walter.nobre disse:

          Caro Norberto, complementando…somos péssimos com a política externa…salvo a Bolívia, CUBA, e Venezuela.
          A politicagem inicial, é alojar os “aliados”!!!
          O Lula quer espaço…isto ele não contava…imagine quanta gente extra, ele vai trazer???
          Enfim, se o impedimento não sair, tal qual a água; estaremos com os potes vazios;podemos ter certeza de uma coisa; os aumentos de contas e tributos, e a inflação; voltaram a passos largos”…

    • Carlos disse:

      Não acredito que o clientelismo acabe. O PT, mesmo que queira, não tem condições de separar o loteamento da máquina pública dos interesses políticos. Infelizmente, continuaremos a ver o governo nas páginas policiais. O povo só é politizado na época das eleições. Depois é pão e circo e o governo se responsabiliza pelo resto e lavamos nossas mãos.

    • Simone disse:

      Exatamente o que penso Luiz Carlos. O certo e correto é diminuir o número de ministérios e fazer esse pessoal trabalhar pelo povo brasileiro. Petistas dizem que trabalham para o povo, só se for o povo deles. Interessante é não termos boas escolas com estrutura para que crianças e adolescdentes terem uma boa educação! O grande absurdo: salário-reclusão (o que não deveria nem existir) ser maior que salário-mínimo

      • Antonio n disse:

        O correto é não votar em partidos como PMDB , DEM etc …. são eles os principais culpados pela ausência de mudanças….. mas o eleitor vota.

    • Luiz Carlos Paulo disse:

      O Brasil não tem solução. Lamentavelmente, NÃO TEM SOLUÇÃO. Lamento pelos meus filhos e netos, pois eu já estou com mais de meio caminho andado. Só lamento, profundamente, um dia ( muito longe) ter acreditado que o Lula e o seu partido mudariam o Brasil. Mas nunca votei neles. Aliás, não voto a muitos anos. Sinto nojo e vontade de vomitar quando penso nos políticos brasileiros. Mas foram os “bolsistas do governo” que os colocaram lá. Como acreditar num povo que dá quase 5 milhões de votos para um jogador de futebol e outros tantos milhões para um palhaço?

  2. GONÇALO FRANCISCO DE PONTES FILHO disse:

    Como o PT ainda pode confiar no PMDB com tantos politico dissidentes.

  3. Gustavo Mantovan Silva disse:

    Será que a Dona Dilma também irá sugerir ao Mantega buscar outra área ou matricular-se num Pronatec, tal qual fez quando respondeu àquela eleitora indecisa, economista e desempregada, no debate da Globo? O brasileiro precisa urgentemente resgatar seu espírito eleitoral crítico, não pode se conformar com tão pouco…

  4. willians disse:

    Depois do susto, onde o “emprego” desses ministros e de tanta gente enfiada em cargos de confiança aos milhares, como o PT sempre teve muito mais tendência de apego ao poder e não de governar de verdade, as coisas parecem que voltarão ao normal (deles)…Ou seja, a divisão dos despojos de campanha: verbas, cargos, comissões etc…Qto à governabilidade, não creio que irão mexer muita coisa, vai ser aquela lenga-lenga de novo, na base dos velhos discursos: “precisamos mudar!”…Veremos incansáveis retóricas do governo, do Congresso, dos governadores etc, chamadas aos velhos temas como reforma política, reforma fiscal, reforma disso e daquilo, plebiscito, etc, etc…O governo PT teve durante 12 anos plena maioria no Congresso, e nenhuma reforma foi feita…Pq faria agora, em que provavelmente essa maioria estará mais abalada, com um PMDB antes totalmente alinhado, indicando rebeldia (na verdade, querendo obter mais espaço e cargos)?

  5. Pasquale disse:

    A reforma perfeita:
    1-Todo aquele que exercer algum cargo político,fica obrigado a usar os serviços públicos ofercecidos ao cidadão comum,para si e sua família.
    2-De forma compulsória e irrevogável,Hospitais,estabelecimentos de ensino,tranportes públicos e qualquer outro serviço obrigatório que o Estado venha a proporcionar ao cidadão brasileiro.
    Pronto, em poucos anos nos aproximaremos do primeiro mundo.
    Repetindo uma resposta de uma professora universitária,que é responsável pela formação de professores e com a idade já avançada,quando perguntada quando a educação iria melhorar? Respondeu:
    “O dia em que a verdadeira classe média, depender do ensino público”

  6. JAIR RAMOS disse:

    Estou a passeio em Boston USA, vou justificar o voto qdo chegar no Brasil (Guarapuava/PR) – e o povo ainda nao engoliu a Vitoria da Dilma. Estao decepcionadissimos.

    • Rodrigo disse:

      Aproveita o teu passeio. Quando aqui virar Cuba para ir aos EUA vamos ter que fugir pelo mar, só que vai ser bem mais difícil.

      • Renato disse:

        Vamos parar com esse papo do Brasil virar Cuba…
        Porque ninguém fala que com o PSDB no governo o Brasil
        vai ficar tão pobre e injusto como a Palestina, Serra Leoa
        ou outros países africanos…
        Vamos ser honestos… o PT distribui renda e, de quebra, ainda
        criou inúmeras faculdades, escolas técnicas, estradas e outras
        obras de infraestrutura como o Pólo Naval de Rio Grande…
        Ah, e mais um detalhe, sem privatizar nenhuma estatal…
        Nos 8 anos de FHC foi feito muito pouco… e não vamos
        esquecer que a Vale do Rio Doce foi privatizada pelos tucanos…
        equ

        • José Carlos disse:

          Ola Renato.

          Permita discordar de você. A Vale não foi privatizada pelos Tucanos.Foi, isto sim, uma doação entre amigos.

          Valia cerca de 100 Bilhôes, doaram-na por irrisórios 3 bilhôes.
          Falo em Dólar igual à Hum Real.
          Com quem ficou a diferença? Comigo é que não foi.

          Só pra lembrar o que é roubalheira de categoria cito o seguinte: j420Anos FHC, enviaram 42 bilhões de dólares para o exterior ilicitamente no famoso escândalo “BANESTADO”.

          Não houve CPI, investigação, ninguém no xilindró. Acredito que só serão punidos os que ficarem na casa dos “MILHÔES”. Tem que ser gatuno competente, tem que ser Bilhonário.
          Falando em Milhôes temo que a turma do TRENSALÃO pode ir pro xilindró, surrupiaram menos de 1 Bilhâo

          Abraço Renato

  7. Franklin Cardoso Furtado disse:

    Se a presidente se preocupa com a segurança da biodiversidade e os recursos naturais do Brasil, no minimo ela deveria trocar o ministro da Defesa. Pois o atual, não sabe diferença entre uma cuia e um capacete.

  8. Carlos Silva disse:

    O Sr. Guido Mantega está muito enganado. Sou eleitor do PT, mas nunca aprovei as medidas econômicas do ministro. Ele simplesmente nunca acertava uma previsão. Na verdade nem a Dilma estava suportando mais o Guido, ela só o mantinha no cargo para contradizer a FT americana, quando mandou demiti-lo.

  9. Brasileiro disse:

    Por razões de ter a conciência tranquila, o melhor é tirar tanto poder que foi dado ao PMDB. Se tiver que dar ministérios a eles (isto é a coisa mais normal no Brasil e o próprio monstro fhc deu ministérios ao DEM – a rapoza tomando conta do galinheiro) que dê algum insignificante, como por exemplo o ministério do sistema prisional. Outra coisa é que estão querendo dividir o Brasil, por ideologia política, por situação financeira, por regionalismo e etc. Moro em Santos, no Estado de São Paulo e votei na Dilma, por que a política do psdb é ser NEO-LIBERAL, defensor do estado mínimo. E mesmo assim, tenho conciência que Geraldo Alkimin é o governador do Estado, mesmo tendo como política de estado mínimo não construir nenhuma faculdade na Baixada Santista (fez um único curso extendido da USP, o curso de Eng. de Petróleo e Gás alem de duas FATECS, pouco para nós). Pagamos impostos tanto quanto as outras regiões do Estado, porem não recebemos investimentos em educação como Campinas ou São José dos Campos. E se acham que aqui é somente para turismo, lembro que em Cubatão temos um polo petroquimico-siderurgico enorme. Temos o Porto de Santos (se esqueceram, o maior da America Latina, responsável por 25% das exportações/importações brasileiras) e teremos em breve a pleno vapor a Operação das Reservas do Pré-Sal (que não será privatizada, pois o candidato Neo-Liberal não foi eleito). Então caros, observem que o psdb tambem nos separa, nos segrega, nos discrimina e vaz muito tempo.

    • Okavango disse:

      Caro “Brasileiro” acho bom você rever alguns conceitos, conforme LEI Nº 12.815, DE 5 DE JUNHO DE 2013. em seu Art. “1o Esta Lei regula a exploração pela União, direta ou indiretamente, dos portos e instalações portuárias e as atividades desempenhadas pelos operadores portuários.” e no seu Art. 17. A administração do porto é exercida diretamente pela União, pela delegatária ou pela entidade concessionária do porto organizado.
      Portanto se acha quem tem algo errado com o porto reclame à sua Presidente e não ao Governador. Já sobre o ensino sua candidata também construiu 2 federais na Bahia UFOB e UFSB, você deveria pensar em acompanhar os feitos dela e se mudar para um estado “parceiro” da presidente, pois a acho que vai piorar para SP que não a elegeu. Nem a humildade de admitir isso ela teve, em entrevista a Record quando perguntada sobre porque perdeu em SP ela disse que o governo escondeu a crise da água. Infelizmente subiu a cabeça ganhar a eleição.
      Não pense que não fui adepto ao PT em sua 1ª eleição votei no Lula mas me senti traído pois se aliaram ao PMDB ou seja mais do mesmo. Portanto não existe bom existe o menos pior e depois de tudo que eu já vi PT desse jeito nunca mais, ele perdeu a oportunidade de fazer por esse país tudo que ele precisava para ser hoje uma nação real e se escondeu atrás das figurinhas carimbadas, pra mim chega. Estado existe para administrar a parte pública e não petroleiras, empresas de telefonia, bancos, na atual “arte administrativa” quando mais empresas mais desvio. Reforma política porque ninguém fala em fim do voto obrigatório, fim da indicação para o STF, fim das regalias institucionais, isso sim é reforma, não esse faz de conta.

    • Gilberto disse:

      Concordo plenamente, só quem conhece realmente o psdb, sabe como eles agem, quem não conhece ou acredita em propaganda apoia este partido

  10. ronald disse:

    Aos leitores que aqui expressaram suas opiniões concordo plenamente, o PT teve 12 anos e sempre esteve na pauta reforma politica e fiscal, a guerra fiscal entre estados continuou e sua conveniência esteve a cargo dos governadores de situação e do governo pois em troca de beneficios fiscais levou as industrias a se instalarem e Dilma sabe muito bem aonde colocar suas cestas de ovos de ouro, o Nordeste aonde obtêm expressiva votação de seus eleitores.Com certeza o argumento será de que o primeiro ano será de muita dificuladade e as reformas só começarão a ser discutidas no segundo ano de mandato, e aí empurra até 2018 quando o pai de toda esta articulação, sr.Lula irá vir como salvador da pátria.Eles fingem que governam e o povo finge que tá bom, é isto que se tornou a pátria de chuteiras.

  11. luiz carlos disse:

    Voces acham que com o PSDB seria diferente. Vide Mina Gerais e São Paulo. Todo os partido loteiam cargos, e agora o PMDB perdeu a compostura mesmo. Fala a todos os ventos que querem o Governo sem passar pelo crivo das eleição. Vai ser dificel, como o PMDB perdeu muitos deputados, outras alianças são possíveis.

  12. Genteeeeeee!!! a eleição acabou. Dilma ganhou mais uma vez. Quem perdeu, espera até 2018, lá terá o LULÃO esperando um concorrente que o desbanque. Acho difícil!!. Agora é torcer para o BRASIL.

    Palmas para a democracia. A maioria deu a vitória ao PT e ponto final.
    Fabricio.

  13. wanderley donegal disse:

    VIVEMOS NUM PAÍS DITO PRESIDENCIALISTA QUANDO NA VERDADE VIVEMOS NUM SISTEMA PARLAMENTARISTA . OS MINISTERIOS EXISTENTE É A DIVISÃO DO BOLO PARA A GOVERNABILIDADE . POR ISSO É NECESSARIO MENSALÃO TANTO NO GOVERNO DO PSDB COMO DO PT . E POR CIMA AINDA SÃO MINISTERIOS INCHADOS , COM PESSOAS IMCOMPETENTES, MAS PARTIDARIOS. NÃO FAZEM NADA E VIVEM A SUGAR DO ESTADO . O QUE É PRECISO MESMO É UMA MAQUINA ENXUTA, BAIXAR O CUSTO DE GESTÃO E INVESTIR PESADO EM EDUCAÇÃO . A COREIA EM VINTE ANOS SE TRANSFORMOU NUM DOS MAIORES GIGANTES DA ASIA. E TUDO POR CAUSA DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO . UM PROFESSOR GANHANDO O QUE GANHA NÃO TEM MOTIVAÇÃO NEM PARA VIVER , QUANTO MAIS PARA ENSINAR .

  14. Marcos disse:

    Eu só gostaria é de poder tirar meu extrato (não o bancário), quando for votar em 2018 e ver que realmente as urnas eletrônicas são confiáveis e ai sim, aparecer os meus candidatos em que votei.
    Quanto aos partidos que vencem, são todos farinhas do mesmo saco. São políticos, corruptíveis portanto, sem o mínimo de ideologia e acima de tudo, sem a decência da cidadania. Nunca, nunca mesmo servirão de exemplo, muito menos podem representar o povo sofrido e trabalhador que é o povo brasileiro. Representam sim, seus próprios interesses e impedem o crescimento do país como um todo. BANDO É O QUE SÃO…

  15. ALTAIR OLIVEIRA DA SILVA disse:

    O FHC disse que o Lula não tem credibilidade… Será que já está sabendo do resultado da eleição?

    • vamos ajuda-la a Presidente a escolher o novo ministro da fazenda sem que seja de partido político tem que ser honesto e ter capacidade para melhorar a economia e a vida das pessoas.Com amor se constrói tudo .o ódio só causa destruição .vamos pedi a Deus que chova o mais rápido possível .porque estamos vivendo o que o Nordeste viveu quase a vida toda. mas com muita fé em Deus e Nossa Senhora tudo vai da certo.apesar das dificuldade que passamos ainda somos uma nação feliz é só olhar para os outros países e ver o que estão vivendo. muitos tens dinheiro e são uma nação triste de vido a tanta guerras .um abraço a todos e vamos torcer para ver o nosso Brasil feliz.

  16. gesiel disse:

    O PSB, percebeu que A INSENSATEZ DO EDUARDO CAMPOS, compactuada pela MAIORIA do PARTIDO, em se lançar candidato contra um governo bem avaliado e do qual fizeram parte; bem como o RADICALISMO INCOERENTE: da viuva do Eduardo Campos, da Maioria do PSB e da candidata substituta Marina Silva, em apoiarem o Aecio Neves e o PSDB; TROUXERAM PERDAS IRREPARÁVEIS ao PSB, pois a maioria da familia do Miguel Arraes e lideres importantes do PSB, ficaram a favor da Dilma, que teve 70% dos votos em Pernambuco. Assim sendo, o PSB deverá voltar pra base do governo Dilma, de onde NUNCA DEVERIA TER SAIDO, antes que vire um PPS, visto que a Marina Silva virou um Roberto Freire de saias, ja que A DIRETORIA INTEIRA DO SEU PARTIDO REDE, se desligou depois que ela resolveu apoiar o Aecio do PSDB no segundo turno.

  17. Luiz Mattos disse:

    Infelizmente estamos sem rumo novamente, na mãos dos corruptos, malandros, desonestos e mentirosos.
    Esperamos que o povo acorde quando a Dilma falar que não sabia que a economia, educação, saúde e segurança estavam tão ruins.
    Uma pena que o PSDB falhou no marketing desta eleição, colocou o Aécio que tinha posturas duvidosas e Armínio Fraga que foi alvo constante de ataques.
    O PSDB falhou em não ter um candidato com liderança e vida politica ilibada, pois poderia faturar fácil esta eleição.
    A população mostrou mais uma vez sua insatisfação na urna e está longe de ver mudanças, mas somente vai ver a sacanagem solta entre os partidos vencedores.
    Uma vergonha para todo Brasileiro trabalhador e honesto, rico ou pobre.

  18. Nelson Fragoso disse:

    gostaria de saber algo bem inusistado:Será que o Ministèrio da Pesca vai continuar no próximo governo?Se continuar é SURREAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Marcos disse:

    O Aécio falou muito bem no debate alto e em bom tão para quem quisesse entender, mas o eleitor não presta atenção na razão só na emoção e ele disse: “Candidata, não se governa distribuindo cargos políticos, as pastas precisam de técnicos e não se pode fazer de balcão de negócios as pastas e secretarias de governo como moeda de troca nesse jogo político.” Mas se não entenderam antes não vai ser agora que vão entender.

  20. Adelar disse:

    Primeiramente quero deixar um elogio ao Kennedy por suas colocações seguindo uma linha ética de não pender para nenhum lado. Simplesmente eu todas as colocações que eu li, se mostrou um excelente profissional. E dizer também que a eleição acabou, e a maioria através de um processo democrático escolheu quem ela achou melhor. Portanto está na hora de nos desarmarmos deste espirito de embate e torcer pelo Brasil. Um Abração a todos, com muita paz e Deus no coração.

  21. fernando rocha disse:

    Gente, vçs ainda não aprenderam que político brasileiro é tudo melancia, verde por fora e vermelho por dentro. Que ato inteligente dos brasileiros que votaram no aécio, não por ele ser capaz, competente, honesto e de um partido honesto. Votaram nele apenas para tirar a guerrilheira do poder, mesmo sabendo que ele é igual à ela, mesmo sabendo que seu partido é igual ao dela, mesmo sabendo que seu vice foi um guerrilheiro da aln pior que ela, pois ela ia para cuba e ele para a argélia para aprender técnicas de guerrilha. Hora gente, chega de leviandade e hipocrisia. Não se esqueçam que o PSDB também recebeu dinheiro da petrobras. São todos ladrões, e ainda falavam mal do Maluf, um santo…

  22. bira disse:

    Você diz que Dilma e o PT não têm forças para promover o plebiscito. Mas, se o povo quiser, essa força aparecerá, tenha certeza disso, Kennedy.

  23. antonio disse:

    Carro popular USA Corola, Brasil Celta. Obama USA, Dilma Brasil, cada pais tem o governo que merece.

  24. sueli milesi disse:

    sabemos criticar, apontar erros e dar soluçoes, mas somente atravez das redes sociais, quando somos chamados para mostrar a cara, não o fazemos, com a desculpa que não vai mudar nada. temos também nossa parcela de culpa, pois se o PT está no poder por tanto tempo, quem o colocou lá? O que fazemos para ajudar os não tem noção de politica,ou não possuem conhecimento algum? Porque será que o candidato Aécio não conseguiu vitória em Minas Gerais? e várias outras perguntas poderiam ser feitas em relação aos dois canditados.

  25. joão leite disse:

    O Lulão vem aí, até trote do PT levaram no dia da eleição.
    Desemprego, retrocesso nunca mais. Arrocho salarial.

  26. Paulo disse:

    Aos oposicionistas(que continuarão asim pelo menos pelos próximos 4 anos) e que até domingo a noite apostaram no playboy neoliberal, já ta passando da hora de se desarmar, afinal o PT ganhou democraticamente a eleição e aceitem isso pois dói menos… Aceitem que DILMA é a presidenta do Brasil.

  27. jose roberto disse:

    Engraçado, parece que 8 anos de FHC, Pedro Malan e Armínio Fraga nunca existiram. O que fez aquela equipe econômica? Quebraram o País três vezes. Sucatearam as Forças Armadas. Dilapidaram o patrimônio público e o dinheiro evaporou. Não há uma obra sequer em seu legado. Nem um programa social. Lembro bem que, em plena crise, com recorde de desemprego, falências e concordatas, a mídia se prendia a detalhes do menu de Roberta Sudbrack no Palácio da Alvorada. C’mon!

  28. Renato disse:

    Pelo nível dos ministros do 1. mandato, o que esperar para o 2.? Mercadante para o ministério 1, J. Wagner para o 2 , até a M. Suplicy o 3 e assim por diante.

  29. PAULO LEME disse:

    DEPOIS DESSAS ELEIÇÕES , COMO DIZER QUE O PAIS NÃO ESTA DIVIDIDO, DILMA 50MILHOES VOTOS, AECIO 47 MILHOES E BRANCOS E NULOS 30 MILHÕES, ISSO NÃO É DIVISÃO??? BRASILEIRO TEM QUE SOFRER MUITO PARA APRENDER A VOTAR CORRETAMENTE.

  30. marcos silas ribeiro disse:

    oposição deve ser serena, sem radicalismo,para que suas análises não caiam na vala comum do xingamento!!apresentem propostas para melhorar o País!!!não aquelas idiotices golpistas de fora PT!!!isto é de uma indigência mental tão grande só comparável á época do nazismo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-08-22 00:23:30