aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-07-2017, 8h24

Discurso irrelevante mostra que Aécio colheu o que plantou

Senador não dá respostas convincentes às acusações do MP
12

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O discurso de retorno de Aécio Neves ao Senado mostrou a imensa perda de força política do político mineiro. Basta comparar o discurso de ontem com falas anteriores, especialmente quando Aécio usou a tribuna após perder a eleição presidencial de 2014 e durante a sessão no ano passado que votou o impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

O senador saiu de uma posição de ataque, prestígio e conforto para uma atitude de defesa, irrelevância e constrangimento. Aécio costumava criticar petistas quando eles diziam que haviam cometido erros e não crimes. Ontem, usou a mesma fórmula.

Negou ter cometido crime, apesar de as provas contra ele serem mais contundentes do que em relação ao presidente Michel Temer se forem levadas em conta as gravações que o empresário Joesley Batista fez com os dois.

Aécio indicou claramente um primo para receber recursos de Joesley. Por que um empréstimo de tal magnitude precisaria ser feito com entrega de malas em dinheiro e não uma transferência bancária? Aécio não pediu uma nota de R$ 100, mas R$ 2 milhões.

O senador discutiu com Joesley a indicação de uma rentável diretoria da Vale, empresa sobre a qual ele disse ter sido o responsável pela escolha do presidente.

Faltaram respostas convincentes. Aécio repetiu o que vinha dizendo, em sintonia com a defesa do presidente Michel Temer, ao falar que foi vítima de um criminoso. O tucano não tem mais um futuro político promissor. De certa forma, colheu o que plantou ao não aceitar o resultado eleitoral de 2014.

*

Sem clima

Aécio foi aconselhado a não reassumir a presidência do PSDB, sob pena de provocar um racha no partido e abrir uma discussão para afastá-lo definitivamente do posto.

Se insistisse em reassumir a presidência, sofreria boicote de um grupo de deputados federais e de caciques importantes, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, João Doria.

É um caminho sem volta. Dificilmente ele conseguirá retornar ao comando do partido. Não tem mais força política para isso. Ele tem defendido a permanência do PSDB no governo, mas sofreu contestações de outros tucanos. O PSDB continua fortemente dividido em relação a Temer.

*

Mais um obstáculo

Tem impacto negativo na estratégia de defesa de Temer a escolha do deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) para relatar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara o pedido de autorização a fim de que a denúncia da Procuradoria Geral da República seja examinada pelo Supremo Tribunal Federal.

Surgiu outro problema para o governo, porque Sérgio Zveiter não é um aliado confiável. Não está garantida, portanto, uma recomendação contra a denúncia.

Nesse contexto, torna-se mais importante a articulação do governo na comissão. Um relator que garantisse parecer contrário à denúncia facilitaria a busca por maioria na CCJ, que tem 66 membros. Se Zveiter der um parecer contrário, essa missão se torna mais difícil.

A batalha que vale mesmo é a do plenário, na qual os defensores da autorização precisam obter 342 votos de 513 deputados. Temer ainda tem cacife para vencer. Mas até chegar lá ele não pode continuar se enfraquecendo.

A vitória na CCJ é fundamental para isso, com o melhor placar possível para o governo. Basta ter 34 votos, mas o Planalto gostaria de assegurar pelo menos 40. Zveiter pode complicar esse plano.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
12
  1. Wellington Alves disse:

    O principal rosto do Impeachment. Reflexo pleno das “pessoas de bem” que foram para as ruas.

    • p/Wellington. disse:

      Nem ele, nem lula, nem temer, nem dilma, nem renan, nem jucá, nem a grande maioria dos políticos atuais são “reflexos das pessoas de bem”, ao contrário, são as vergonhas nacionais. E sabe o que é pior, Wellington, o que podemos visualizar melhor que esses corruptos, para 2018? Isso é o que deve afligir toda a nação, pois há pouca esperança de que todos esses corruptos vão para a cadeia para servir de exemplo para os que ocuparem seus lugares!

      • Wellington Alves disse:

        Eles não são pessoas de bem. Muito menos essa classe média que foi às ruas, Stanislaw. São os que tentam sonegar impostos, compram pirata, defendem morte. Aécio reflete essa direita decadente que quer barrar os avanços sociais que tivemos.

      • Amalia Oliveira disse:

        voce está certissimo, isso daí não é reflexo do bem….

  2. GRANDEZA OU VILIPÊNDIO! disse:

    Se Temer, Aécio, Lula, tiverem respeito à nação brasileira, a seus familiares, amigos sinceros, não insistem nos ridículos papéis que estão cometendo, diante das gravações e (ou) provas estarrecedoras que os pegaram cometendo crimes. Não adianta suas defesas conseguirem até anular as provas através dos “pelos em ovos” que as leis têm e que facilitam as defesas dos bandidos (quem sabe brechas propositais). Toda a nação soube através de gravações que são bandidos travestidos de “representantes do povo”! A justiça pode dizer o contrário (a justiça não é cega?). Podem ser absolvidos. Mas toda a nação vai saber sempre o que são verdadeiramente. Se isso não lhes importa, que continuem com suas mentiras.
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.(Rui Barbosa).

  3. Erasmo Moraes disse:

    Os Políticos perderam a noção do é CRIME , pedir 2 milhões a um Criminoso parece para eles a coisa mais natural , dizer que vai enviar um emissário que pode ser ABATIDO antes de delatar , justamente um primo , parece para eles algo natural , o Presidente recebe um Criminoso , que para entrar na Residência Oficial , fora da agenda e tarde da noite com nome falso , parece combinado , mais é natural , acho que nem uma BOMBA ATÔMICA RESOLVE , dado o Grau de degeneração .

  4. walter disse:

    Como o Aécio é cara de pau Kennedy, um mal orador, não teve nexo sua oratória…dizer que fizeram mal a família dele…como assim…o sujeito pede dinheiro, a um “amigo”, ligado denuncias na lava jato…simplesmente ridículo, se tivesse algum pudor, se desculpava com todos; deveria ser mais dignos,m com os votos que recebeu um dia…não vale nada, e se acha, mais vai pagar…MG deve responde-lo nas próximas eleições…
    Quando falamos da família Zveiter, tem histórico no futebol, em manobras na corte do Rio…não entendo como um sujeito do mesmo partido pode ser relator de um processo tão importante…Aliás caro, lá no RIO tudo é pires nas mãos, nada funciona por lá…

  5. jose roberto coppi disse:

    Grande parte da população brasileira decepcionou-se depois desses episódios lamentáveis e execráveis virem à tona.
    Milhões de brasileiros honrados depositaram a confiança neste Senador da República e sentiram órfãos ao tomarem conhecimento desses fatos. Ele não só enganou a população brasileira, como também traiu a confiança da própria maçonaria que muito empenharam para a sua eleição.

  6. Jonas disse:

    O Brasil foi jogado ao caos por um playboy mineiro irresponsável, seu partido da oligarquia, uma imprensa mentirosa e corrupta, além de uma multidão de analfabetos políticos alienados que serviram de massa de manobra para colocar no poder, via golpe de estado, os maiores canalhas hipócritas da história do Brasil para fazer as maiores maldades contra o povo na história contemporânea brasileira. E o nome e a imagem de todos os envolvidos entrará com infâmia para a história.

  7. Discurso irrelevante! disse:

    Aécio Neves não precisaria se expor a tamanho ridículo de fazer um discurso que só o incluiu na lista dos 10 corruptos mais caras de pau do país (junto com lula, dilma, temer, cunha, renan, jucá, barbalho, marun, perondi). Esqueceu-se que seu problema pode ser resolvido facilmente via STF: Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Lewandovski!

  8. Anderson Félix disse:

    Nunca participou de nenhum debate quando disputou o governo de Minas. Por isso mal nos discursos.

  9. Amalia Oliveira disse:

    Só quem conhece esse sujeito sabe o mal que fez para várias familias!!!!!
    AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-11-24 07:09:21