aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
02-05-2018, 21h33

É correto estimular moradias em áreas centrais

É erro criminalizar movimentos sociais
3

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A intenção do Ministério Público de discutir plano de moradia para o centro de São Paulo está no caminho certo. Estimular a criação de habitações populares nos centros das grandes cidades é uma boa política pública.

Essa política ajuda as pessoas a obter mais renda, a encontrar trabalho com mais facilidade e a utilizar uma infraestrutura já amortizada que costuma ficar abandonada nos fins de semana.

Faz sentido ter planos habitacionais alternativos ao que deslocam as pessoas para a periferia das grandes cidades.

*

Criminalização dos movimentos sociais

Se organizadores de ocupações estão tirando proveito de pessoas em situação de vulnerabilidade social, cobrando aluguéis de R$ 400,00 por moradias precários, é óbvio que isso é um caso de polícia. É também prova de que o Estado falhou mais uma vez a proteger cidadãos.

No entanto, essa discussão é acessória. Funciona para criminalizar movimentos sociais que fazem uma luta meritória para buscar moradia para pessoas pobres. A questão social não pode ser tratada como caso de política, como fez o ex-prefeito de São Paulo João Doria e muitas pessoas que se manifestaram nas redes sociais após a tragédia com o incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida em São Paulo. É errado criminalizar movimentos sociais.

Ouça o comentário feito hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição” a partir dos 10 minutos e 55 segundos no áudio abaixo:

Comentários
3
  1. walter disse:

    Acho absolutamente positiva esta tese caro Kennedy, já que as famosas areas centrais, não são mais tão importante, como em alguns anos passados; não fossem a falta de capacidade dos últimos gestores na prefeitura, já teríamos pelo menos, a quantidade de invasões, como moradia de fato…o centro velho, torna se a no futuro, um reduto de moradias populares de fato, com muito laser, urbanizado…deveria ser um sonho dos grandes arquitetos, que amam o centro; trata se de um grande cartão postal, pelas tradições, e carinho que temos daquele pedaço da historia de SP…

  2. […] Fonte: É correto estimular moradias em áreas centrais | Blog do Kennedy […]

  3. Alberto disse:

    No fundo,no fundo mesmo,não passa de exploração política das carências,de viés ideológico,enfim hipocrisia e nada mais que isso.Essa é a realidade na terra brasilis.Aqui é” meu pirão primeiro” e pouco de Irmã Dulce.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-05-21 03:41:11