aki

cadastre-se aqui
aki
Política
13-04-2017, 20h58

É difícil vingar acordão contra Lava Jato

Delações da Odebrecht devem estimular novas colaborações bombásticas
19

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Há mais conversas de bastidor entre emissários do que contatos diretos entre o presidente Michel Temer e os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso. Existe um desejo comum de chegar a um acordo sobre tópicos de uma reforma política. Por exemplo, uma regra para reduzir o número de partidos políticos, a chamada cláusula de barreira.

Mas um acordão do presidente com dois ex-presidentes da República para enfrentar a Lava Jato tem muita dificuldade de ser implementado diante da força das revelações que mostram uma corrupção sistêmica da política brasileira.

Portanto, é muito difícil assar uma pizza em relação à Lava Jato, até porque as colaborações da Odebrecht deverão estimular outras empresas e pessoas a fazer mais delações bombásticas.

*

Reação federal

O presidente Michel Temer havia orientado ministros a evitar dar repercussão à quebra do sigilo das delações da Odebrecht. Mas a divulgação de um vídeo com a informação de que o presidente teria participado de uma reunião em 2010 na qual se discutiu propina em contrato da Petrobras ganhou muita força nas redes sociais.

Temer avaliou que precisava reagir para proteger sua imagem e mostrar a deputados e senadores aliados que não ficará acuado. Ele vai se agarrar à agenda econômica para enfrentar a Lava Jato, tentando aprovar as reformas trabalhista e previdenciária rapidamente.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
19
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, como podem os corruptos reunidos, decidirem pelo povo, depois de tantas sacanagens; este “acordão”, não decola, se for para livrar a cara dos três patetas…estão imaginando que o País parou no tempo; são culpados por crime contra a economia popular e caixa dois, deveria ser crime hediondo….quantos hospitais foram fechados por falta de verba, por tanta roubalheira; são crapulas se senso. Juntar o Temer, lula, e FHC, par legislarem contra o País, ser fosse para a frente, teríamos greve geral; terão que responder e devolver o roubo, esta conversa de dinheiro para campanha, ser outros quinhentos, não cola, a sociedade quer justiça; para o azar deles, tem muito mais sujeira em nome dos mesmos, que vão surgir, após a condenação de cada um.

  2. Artigo muito interessante!

  3. luis rogerio ruskowski disse:

    Como tudo na vida, existe a necessidade de reformas, mas acho que reforma politica, planos economicos, tetos salariais para politicos, e exemplos deveria vir primeiro que reforma previdenciaria desse jeito., deveria ter uma escala de aposentadorias para contribuições de 35 anos de contribuição, 40-45- e 49 anos de contribuição pois existe muitas profissões insalubres, com desgastes fisicos e nem todos teram saúde para chegar ao final de uma carreira com saúde e qualidade de vida e bom salário para sobreviver e pagar custos para alguém ajudar a cuidar ou se tiver saúde a pessoa ser independente para fazer e sobreviver, veja os exemplos que os politicos tem dado com tanta corrupção, além disso uma politica economica dependente e influenciando em cima de combustivéis veja o preço e impostos em cima da gasolina, alcool, diesel, gás, a maneira de escoar a safra, a estrutura de estradas em determinados estados são horrivéis, seca no nordeste precisando de poços artesianos e açudes.

  4. luis rogerio ruskowski disse:

    antes de acordão, tem-se que pensar no Brasil como nação, deixa a lava jato e policia federal trabalhar doa a quem doer mesmo que não de tempo retirar o sr. temer pois se dilma saiu era para ele sair também, e que assumisse um procurador, juiz senador ou outro até convocar novas eleições, também acredito que deva acontecer eleições de 5 em 5 anos. para todos os cargos no mesmo tempo, de vereador até presidente e vice no mesmo ano. reformas politicas e punições antes de querer reformar a toque de caixa uma previdencia e reformas trabalhistas devam acontecer pois as coisas mudam, mas tem-se que discutir com a sociedade um tema tão polemico, corporativista algo de meio termo e mais justo a todos, partido-se da idéia de 60 anos de idade, tanto para homem ou mulher. pois nem todos chegaram a velhice com qualidade e saúde, pois tem muitas profissões insalubres, que depende do fisico, e muitos apartir de 55 anos não se empregam se não forem empreendedores, , autonomos, estiverem prontos.

  5. Carlos Alberto Linhares Bezerra disse:

    Toda esta investigação deveria começar, no mínimo, com a inelegibilidade de todos os envolvidos por oito anos; só assim a justiça daria ao país a chance de um recomeço. Como diria John Lennon: “Imagine an election without Temer, Lula, FHC, Aécio, Alckmin, Serra, Dilma, Renan, Collor…” Seria uma faxina ética e, para mim independente do resto adiante, a Lava Jato já teria servido a seu propósito. Porém, cético que sou, acho que a pizza já está no forno.

  6. orencio silva disse:

    Depois desses fotos de corrupção creio que não há necessidade da reforma na previdência social com os rombos apresentados dariam pra pagar. A reforma se devem acontecer com as mordomias dos políticos em geral, colocando gente séria e comprometida com a sociedade, baixar os salários e as regalias que tem com o dinheiro publico.

  7. A delação da empresa Odebrecht serviu para trazer à superfície o envolvimento da classe política com a corrupção, colocando todo ministério e o próprio presidente no lado passivo do crime, quanto ao parlamento restou comprovada a absoluta ausência de ética, honestidade e capacidade de promover qualquer alteração nas normas legais no país. Até o governadores vestiram a pecha de corruptos. O pior de tudo isso é que essa empresa é apenas uma delas. Já imaginara o que poderia eclodir se a delação premiada também viesse da Andrade Gutierrez, que a boca pequena se diz que é a “mestre” da compra de governadores e parlamentares, colocando a Odebrecht na qualidade de “trombadinha” SE o Geraldo Alckmin, o José Serra, o Aluísio Nunes já se borraram na Odebrecht,sem dúvida que havendfo uma delação honesta da Andrade Gutierrez eles vão diretamente para dentro da cela

  8. Com as revelações feitas pela Odebrecht Michel Temer perdeu totalmente a credibilidade … Para a sociedade ficou bem claro duas coisas: 1º PT e PMDB são duas quadrilhas que se uniram para saquear o país… 2º Temer, como disse o falecido Leonel Brizola, assessorado pela velha raposa SARNEY é o chefão da quadrilha do PMDB…

  9. Wagner José Vicente disse:

    Acordão! Foi de acordão em acordão, a partir do advento da República, que se chegou a essa tal de corrupção sistêmica a que se refere o articulista. E o povo, no caso o maravilhoso Povo Brasileiro, quem se preocupa com ele? O recomeço deveria ser, primordialmente, a Reforma da Educação, a fim de se garantir às gerações futuras um mínimo de dignidade para que não aconteça com elas tudo o mais que sentimos na pele nesses dias tormentosos. Conhecendo o seu passado, o Povo será o fiscal de si mesmo, o que ensejará que palavras como ACORDÃO, CORRUPÇÃO SISTÊMICA, OPERAÇÃO LAVA JATO, CAIXA 2, dentre outras, permaneçam inertes nos dicionários, pelo que não ter-se-ia nem mesmo necessidade de se utilizá-las nos livros comuns. Povo educado para a vida é um povo livre para decidir o seu destino, sem precisar dos mecenas, dos falsos profetas e dos ídolos de pés de barro da vida. Fica o registro!

  10. PAULO ROBERTO R. C. SANTOS disse:

    Não tem moral nem para governar a casa dele, tiraremos essa corja um por um, #FORÇA MORO, O BRASIL ESTA CONTIGO!!!!

  11. Ray Magno disse:

    Cada vez mais os corredores se estreitam e as portas vão se fechando.
    .
    Entretanto, políticas brasileiros sabem andar na corda bamba e não acredito que antes inimigos ferrenhos, verdadeiros ou da boca pra fora nessa classe política, não venham firmar um acordão. Questão de sobrevivência.
    .
    O problema da Lava-jato e a dificuldade maior que os delatores encontram é que eles denunciam uma classe brasileira em que todos são inocentes e com as caras mais lavadas deste mundo TODOS negam as denúncias.
    .
    O maior dos desafios de Moro, Janot e equipes será, sem dúvidas, reunir provas materiais contundentes e mandar políticos para a cadeia. Até agora a onda da enxurrada pegou mesmo empresários, doleiros, lobistas, etc. Políticos espertalhões profissionais, principalmente caciques que o povo quer ver no xilindró ainda não dá pra conferir.
    .
    To be or not to be that’s the question.
    .
    Saudações

  12. CAIA NA REAL, SENHOR TEMER, A LAVA JATO ESCANCAROU A ROUBALHEIRA DOS FALSOS "REPRESENTANTES DO POVO"! SÓ UMA CONSTITUINTE TERIA LEGITIMIDADE PARA FAZER AS REFORMAS! disse:

    Executivo¸ Legislativo e Judiciário devem cair na real: enxergando que tudo chegou a tal ponto pelo “distanciamento” dos governantes e da classe política do povo. Lambuzaram-se nas mordomias do poder e deixaram de ser “representantes” do povo para cuidar de seus próprios interesses pessoais, partidários, políticos. Levaram o país ao caos econômico, político, ético e moral. Achacaram o povo com impostos, com retorno mínimo, até no essencial, como saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, alimentação etc.
    Reformas fajutas, enganadoras (mesmo as essenciais), tirando mais ainda do povo, em nome de mais “segurança da previdência, do emprego¸ da melhor vida”, não! O povo não aceita reformas de tamanha importância executada por investigados pela justiça e até por contumazes ladrões de cofres públicos, inveterados, incorrigíveis, que perderam a confiança do povo e que por isso não podem promover as reformas anunciadas! É preciso uma Constituinte para fazer as reformas!

  13. mano disse:

    prezados: Os Estados Unidos construiram a mãe de todas as bombas e o Brasil construiu a mãe de todas as corrupções. Os militares estão dando exemplo de democracia, uma vez que no momento atual colocar os tanques na Rua e fechar o Congresso Nacional seria uma tarefa fácil, ou seja, entendo que não haveria reação popular a este tipo de ação, muito pelo contrário, talvez aplauso. Estamos sem liderança política e partidária. Os partidos políticos do Brasil são iguais a maioria das cidades brasileiras: é esgoto a céu aberto.

  14. Edson Candido disse:

    Diante de todos esses episódios, o congresso não tem legitimidade para votar essas reformas que restringem direitos conquistados ao longo de todos esses anos pelos trabalhadores.

  15. Edson Sousa disse:

    “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” disse Mahatma Gandhi. Por isso, o eleitor brasileiro tem que refletir muito, pois a nossa consciência é que tornará este país justo para todos. Nossa prisão é a nossa ignorância, nossa liberdade é falsa, o que nos prende são os grilhões da política pública. Eis que temos de transformar a Internet não em um palco de xingamentos, mas como ferramenta da nossa Libertação.Vamos nos articular e renovar acredito que ainda existe pessoas que podemos confiar. Vamos ficar lamentado ou vamos partir para a revolução sem derramar uma gota de sangue, e inundar nossas vidas com o suor da igualdade.

  16. Grimaldo Magalhães disse:

    Os Brasileiros sempre esqueceram os problemas da nação após uma Festa. Porem o cenário mudou. Passaram o Réveillon, Carnaval e Pascoa. A situação se agravou ainda mais. Não sendo possível esquecer.Eu sempre fui a favor do fortalecimento ao empresariado, pois “empresário forte”, gera mais investimentos, empregos e melhor qualidade de vida para todos. Salário Família, auxilio alimentação, auxilio desemprego, minha casa minha vida, mais impostos Etc, acarretam em acomodação, desestimulo e preguiça.Dando conotação de um povo oportunista, Esta falta de credibilidade, confiança e fragilidade, afastaram os investidores externos.Além disto,esta roubalheira que já vem de antigas gestões politicas, onde os mais gananciosos e oportunistas, focaram as principais empresas deste País.”PETROBRÁS / BNDES / CORREIOS / VALLE ETC . Levando o Povo Brasileiro a uma vida de miséria.”LAVA JATO” – Deveria ter outro nome “DESINFETA PODRIDÃO”.Lava jato significa, limpeza rápido, deixando algumas impurezas.

  17. Frank Underwoord disse:

    Não tem Presidência, não tem Senado, não tem Câmara, não tem Tribunais de Contas. Só tem Odebrech, a mandatária. Será que temos Judiciário?

  18. mano disse:

    prezados: para salvar a democracia só tem uma saída: Lula (líder populista) x Marina (esperança de honestidade) x João Dória (fabricado/”o novo”) x Bolsonaro (radical de direita) em 2018. O contrário disso é elevar o risco da combalida democracia brasileira cujo sistema político está podre. Deixa o povo decidir!!!!

  19. PRIMEIRO OS BANDIDOS NA CADEIA... DEPOIS AS REFORMAS, ATRAVÉS DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE! disse:

    Esse Temer está provando não ter condições para ser “Presidente da República”! Como pode um Presidente da República não ter a visão que toda a nação tem: de que esse Congresso Nacional, atolado em corrupção, investigado pelo STF, não tem a mínima condição moral, ética, psicológica, emocional, para fazer as reformas importantes e necessárias para o país? Grande parte de seus membros está preocupada em se livrar da cadeia… outra parte está preocupada que novas denúncias de colaboradores premiados “legalmente” venham os alcançar! Meus Deus, onde estamos? Chegamos ao ponto de ansiarmos que os homens que estão no poder demonstrem ao menos que ainda têm vergonha na cara!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-04-28 16:44:43