aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
07-03-2017, 21h36

Economia ainda paga por erros de Dilma

Mas PSDB e antigos aliados do PT contribuíram para agravar recessão
14

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A principal responsável pela atual recessão foi a política econômica adotada no governo Dilma. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado: queda de 3,6% na comparação com 2015.

Dilma cometeu erros e a conta está sendo paga até agora. Mas a recessão se agravou porque a base de apoio de Dilma no Congresso, que é a mesma do governo Temer, não aprovou medidas duras que vota hoje para combater a crise. E o PSDB apostou na política de fazer oposição na base do quanto pior melhor, votando na gestão Dilma contra medidas que apoiava quando estava no poder.

Ou seja, o PT é o principal responsável, mas o boicote dos adversários piorou o que já seria ruim.

A maioria dos analistas diz que o Brasil já chegou ao fundo do poço e está saindo bem devagar dele. De acordo com o IBGE, o resultado econômico de 2016 é um retrocesso ao Produto Interno Bruto de 2010. Na prática, são seis anos perdidos.

Agora, já há pequenos sinais de melhora em setores da indústria, do comércio e de serviços. O agronegócio deverá ter um bom ano em 2017. No entanto, a Lava Jato continua a gerar turbulências políticas, o que produz incertezas na economia.

Logo, a recuperação deverá ser lenta e dependerá da força do governo para aprovar reformas que melhorem as expectativas dos agentes econômicos.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
14
  1. Roberto Tesch disse:

    Eu quero saber que erros foram esses se o mundo estava em crise e aqui foi o último país aonde a crise chegou… será que Dilma pecou por tentar cumprir a constituição de 1988 e não ficar enganando o povo como a direita sovina sempre fez?
    O erro admitido até agora foi um excesso na Política econômica anticíclica.
    As medidas que o governo Dilma queria tomar começavam com a volta da CPMF, àquela mesma que Aécio aprovou para FHC e tiraram no governo Lula e agora o congresso foi contra, afinal a CPMF iria prejudicar a quem estava financiando o golpe de estado. Dilma estava sendo sabotada, chantageada e pressionada a colocar gente na Fazenda para tomar medidas que não fazem parte da ideologia Petista, tudo porque quem tem mais não quer pagar mais e ao financiar o golpe e campanhas desses marginais do congresso, garantiam que ficassem intocáveis.
    É como o Mujica diz, “Os que comem bem, dormem bem e têm boas casas, acham que se gasta demais em política sociai”

  2. Ivan Lima disse:

    Nos três trimestres anteriores à queda de Dilma a queda do PIB esteve em retração. Nos três trimestres posteriores a queda do PIB se aprofundou. Basta verificar os números do IBGE. É tempo suficiente para aprofundar a análise e enxergar a responsabilidade maior de Temer, do que a análise afirma.

  3. Franco Sued disse:

    Já está quase completando um ano que os golpistas tomaram de assalto o poder e desde então a crise só se agravou. E ainda tentam justificar a sua incompetência culpando o governo anterior, sabotado por eles mesmos, pelos graves problemas enfrentados pelo país.

  4. ANDRE disse:

    Kennedy, não discordo de você que a presidente Dilma cometeu erros, tanto de avaliação política, quanto de direcionamento econômico. Errou na escolha do ministro Joaquim Levi, que não tinha afinidade com os ocupantes de outros ministérios. Fez desonerações fiscais, sem contra-partidas e não soube perceber os sinais que vinha do exterior. Mas depois que a história passa e se olha pelo retrovisor, é mais fácil apontar e reconhecer o que foi feito de errado. Houve muitas variáveis que ajudaram a deteriorar o ambiente econômico e fazer a crise muita maior do deveria ser, entre elas: A oposição destrutiva logo no início do seu segunda mandato, com o respaldo de setores da sociedade; O fato do ano de inflexão econômica ocorrer justamente em um ano eleitoral; A explosão da lava-jato e virada política na câmara; A eleição de Eduardo Cunha para a presidência da câmara; A falta de chuvas que pressionou a inflação e impediu a redução de juros, que poderia frear a desaceleração da economia.

  5. Wellington Alves disse:

    Não ocorreu o milagre econômico prometido pela Nova Matriz Econômica. E NÃO ocorreu a recuperação milagrosa prometida pelos patos do impeachment. Golpistas são traidores da pátria. Governo ruim tira-se no voto, em 2018, como agora os golpistas arrependidos estão proclamando.

  6. ROSANA CABRERA disse:

    Também acredito que o único culpado é o PT, o PMDB não deveria ter deixado Lula e Dilma fazerem o que queriam. Lula se achava o dono do Brasil. E a oposição, acredito foi omissa.

  7. Marcelo Silvestre disse:

    É impressionante a ladainha da imprensa tentando convencer a população que tudo foi erro e incompetência da Dilma e do PT. A crise começou na especulação nos EUA, com a bomba das hipotecas subprime. O PT seguiu uma política anti-cíclica defendida por prêmios Nobel em economia, como Krugman. Não deu certo? Não, pq não era uma crise normal, desapareceram 6 trilhões de dólares da economia global. O mundo se readequou em um patamar mais baixo, não houve retomada de crescimento, e o Brasil teve que fazer o mesmo depois de 5 anos. A China fez o mesmo. Mas as contas do governo estavam no azul, a dívida estava baixa… todos os números estavam corretos. Só que a iniciativa privada e os investimentos pararam, deixando de recolher impostos, causando déficit. Ou seja: a crise causou o desajuste das contas do governo, e não o contrário! Mas é mais interessante dizer pro povão que a Dilma fez barbeiragem…

  8. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Dilma e seus asseclas devastaram este país, deixaram escombros !
    E ainda tem pessoas que defendem aquele modelo cleptocrata de desgovernar .

    • walter disse:

      Exatamente cara Maria Aparecida; eles devem lembrar que o Temer e sua turma, só existem por terem sido os grande “aliados” do PT. Aquele coro, tentando inocentar a dilma não tem mais moral para tal…quanto ao PT e o Lula, acabaram de acabar com tantas delações contra…eles estão segurando seus aliados presos, para não fazerem delações, acusando o PT e o Lula…mas até quando, este apenados, vão aguentar as penas pacificamente…como diz o lula, contam com a desordem Jurídica no país…mas espero que desta vez, a partir da condenação do lula, já que a “batata esta assando”, o resto dos apenados “abram o bico”…não terão clemência da justiça, que cumpram pelo menos, 10 anos em regime fechado…o Zé Dirceu deve ser exemplo ao País, e pensar que foi beneficiado por clemência…

  9. Irlei Moreira disse:

    Oi Kennedy, um prazer falar contigo.
    Disse muito bem Kennedy, culpa da Dilma e culpa do PSDB, na pessoa do
    Aécio Neves que é um mal perdedor, que em parceria com um distinto sr. Paulo Skaf
    o (Rei da Paulista e dos empresários) acharam por bem escangalhar inconsequentemente com PT e com o Governo, por tabela jogando a economia do país no lixo. Esta crise nasceu na Paulista, foi uma crise provocada por empresários, como a industria de São Paulo é o carro chefe do Brasil, deu no que deu. Kennedy, Deus salve as mulheres, não entendo por que elas sempre querem descer ao nível dos homens… Abraços..

  10. João Grilo disse:

    Culpa de quem apostou no quanto pior melhor, pra acabar com o Lula e o grupo dele a qualquer custo… O custo agora tá aí !!! Só coxinha teimoso não quer enxergar…

  11. juliano disse:

    Com muito suor,sangue,desaparecidos e lágrimas conseguimos novamente a democracia. Esta turma que nos governa parece que esqueceu os anos de chumbo. Dá um golpe com as desculpas mais esfarrapadas do planeta, tipo, não gostamos da Dilma, impedimento nela, ela é difícil para lidar temos que trocá-la. E os 54 milhões de brasileiros que a escolheram? Meus compatriotas que apoiaram o golpe com todo poder de convencimento que possuem não perceberam que foram massa de manobra dos de sempre e o resultado aí está, uma bagunça! Quem estará governando este querido e gigante país em dezembro de 2017. Nem nós nem os investidores sabem e é por isso em vez de 10 milhões de desempregados já temos quase 13 milhões e eles ainda querem nos tirar o que resta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-12-14 20:28:44