aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-05-2018, 20h49

Em 2 anos, Temer teve mérito de reorganizar economia

Mas não completou ajuste, que puniu mais pobres
9

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Em dois anos de governo, o presidente Michel Temer teve o mérito de reorganizar a economia. A ex-presidente Dilma apertou todos os botões que podia para desorganizar a economia.

Na gestão Temer, os juros caíram, apesar de a taxa real ainda ser alta. A inflação baixou. Não há mais maquiagem nas metas fiscais.

No entanto, ele não completou a agenda de reformas econômicas nem o ajuste fiscal prometido. A regra que estabelece um teto para o crescimento dos gastos públicos dependerá de um rigor fiscal. Para isso, a reforma da Previdência seria fundamental. Ela não foi realizada.

A administração Temer deu reajustes ao funcionalismo e ampliou gastos. Fez uma política econômica conservadora, que deixou a conta mais pesada no ombro dos mais pobres. Houve retrocesso social, como mostram os 13,7 milhões de desempregados do país.

O episódio do slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2” virou piada por evocar o atraso, o retrocesso. É resultado do marketing ruim do governo. A comunicação de Temer não é boa. Dizer que tirou o Brasil do vermelho é puro anticomunismo fora de moda. Essa foi uma das falas do presidente num evento hoje no Palácio do Planalto para celebrar dois anos de governo, completados em 12 de maio. Num discurso longo, defensivo, ele vendeu o seu peixe.

Ouça o comentário a partir dos 3 minutos e 35 segundos no áudio abaixo:

Comentários
9
  1. walter disse:

    Sinceramente caro Kennedy, o temer poderia ter sido grande, um anjo salvador mesmo; acredito que sua vontade, quando da substituição da famigerada dilma, era exatamente ista, fazer um governo de chegada, para quem sabe, ganhar poder, numa reeleição…ledo engano, já estava contaminado; aproveitou se pouco do governo Petista, para causar desgastes, nunca antes vistos, com seus julgamentos…tentar ganhar folego nas últimas horas, tentando enganar a sociedade sem empregos, com baixa na economia; são números admiráveis, mas diante do caos instalado, qualquer crescimento, passa a ser uma dadiva…devemos agradecer, imagine se fosse a dilma ainda, estaríamos no fundo do poço…teremos uma transição triste, já que o temer não tem forças para mais nada, tenta sobreviver; suas ambições são pífias diante da fraca capacidade deixada, por consequência…nada podemos esperar, salvo outro julgamento contra ele na câmara…não acontecerá, por ser um Ano político, passará e passará…

  2. Josemar Nunes Pinheiro disse:

    É vergonhoso ver sites e a grande mídia construindo suas verdades absolutas. Como é que um indíviduo desses tem a cara de pau em falar em reorganização da economia. A única verdade dessa matéria é que,sim, ele puniu os pobres, mas para favorecer as grandes corporações.

  3. Paul Muadib disse:

    Onde está escrito “organizar” leia-se “afundar”.

  4. David Dias disse:

    Para mim FOI O HOMEM CERTO PARA O LUGAR CERTO NA HORA CERTA, pois se o escolhido fosse outro não teria ficado por tanto tempo e tudo seria pior. E se ele, o TEMER mais não fez não foi por culpa dele mas sim por culpa DA TURMA DO QUANTO PIOR MELHOR, OS SENHORES CONGRESSISTAS POR SEREM COVARDES DE O AJUDAR, OS MEMBRO DO JUDICIÁRIO QUE PODERIAM ESPERAR ATE AO FIM DE SEU MANDATO E, NA ANSIA DE APARECEREM, FICAREM NA MÍDIA O PREJUDICARAM E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE PODERIAM ESCLARECER E NÃO O FIZERAM, LOGO O BRASIL QUE PODERIA SER ENTREGUE AO PROXIMO A SER ELEITO COM MENOS PROBLEMAS NÃO O SERA E ELE O ELEITO TERA MAIS PROBLEMAS A RESOLVER E PELO ANDAR DA CARRUAGEM OS OPORTUNISTAS QUE SE APRESENTAM COMO CANDIDATO NOS MOSTRA QUE NÃO TEM CACIFE E NEM CAPACIDADE PARA RESOLVER PROBLEMAS, MAS SIM CRIA LOS AINDA MAIS, SARAVÁ MIS I FI SARAVA´; RUIM COM TEMER, PIOR SEM TEMER. saravá mis i fi sarvap.

  5. Quando Temer reorganizou a economia? Vendendo empresas públicas e entregando o Pré-Sal? Não se entende o comentário tão bonzinho com essa pretensa administração dum desgoverno ilegítimo. Henrique Meireles nunca deveria ter sido aceitado na administração pública, foi um dos erros de Lula que continuou agora e bem mais danoso com Temer, um indivíduo que tem grandes contas a prestar à justiça e à sociedade brasileira. A economia brasileira não está organizada! Melhor seria declarar que está empandeirada de acordo com os interesses financeiros internacionais e de seus fiéis lacaios tupiniquins.

  6. Hélio disse:

    então onde está o mérito? Que mérito é esse que sacrifica seu povo?

  7. Fabio Camargo disse:

    Caro Kennedy,
    Vc é uma pessoa esclarecida e ciente da realidade. É um dos poucos profissionais da grande mídia que preserva identidade e opinião próprias. Por isto, respeito-o e me dou ao trabalho de criticá-lo. Concordamos, e não há como ser diferente, a Presidente Dilma errou feio. Contudo, errou primeiro na política quando não soube medir os limites do poder e não teve habilidade para lidar com o PT, e, principalmente, com a chamada base aliada. Não é base, nem aliada. Discorrer sobre é inócuo. A partir dali, com o ataque kamikaze do PSDB, acovardou-se, cedeu à chantagem até ao ponto de imaginar que Michel, o decorativo, teria a remota intenção de auxiliá-la ou, então, quando cedeu ao mercado com o Plano Levi, a desgraça que se abateu sobre nós. Mas, daí a defender Temer por “reorganizar” a economia sob o argumento é que o problema é falta de amplitude e intensidade no desmonte, é demais. De menos é apenas o espaço dado para discorrer sobre isso por aqui. Abraços.

  8. Celio disse:

    Caro Kennedy, respeito muito as suas opiniões, mais dizer que o MT reorganizou a economia é forçar muito a barra. E mesmo que fosse, num preço muito alto para os brasileiros, principalmente os de baixa renda. O preço por essa “reorganização da economia” é você vê a nossa democracia em frangalhos. Nada pode justificar um golpe. Tenho muito medo do que pode vir pela frente.

  9. João disse:

    Caro Kennedy, repeito sua opinião, mas parece que até os apoiadores do temer no golpe já estão jogando a toalha qto a recuperação da economia… organização??? como??? deficit só aumentou…. queda da inflação???? é resultado da recessão brava… fundo poço sem fim….. tx inadinplência nos ceús (de brigadeiros não de Brigadeiro)…. industrialização segue em queda…. voltamos a ser apenas exportador apenas matéria prima….(agricultura que o diga)…. então o ÚNICO discurso que o governo teria…. a tal melhora da ECONOMIA….. murchando….. mas o povo “burro” que é insiste em não apoiar os golpistas…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-05-21 03:41:45