aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-03-2017, 22h53

Foi Lula quem tirou transposição do papel

Disputa por paternidade tem a ver com dividendos políticos de obra
17

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A briga pela paternidade da transposição das águas do rio São Francisco acontece porque essa obra tem sido muito bem recebida por populações carentes de regiões que sofrem há séculos com a seca. Todos os políticos querem ser o pai da criança.

Essa obra é imaginada desde o império, no século 19. Mas foi o então presidente Lula quem tirou a ideia do papel em 2007, dez anos atrás. A maior parte da transposição aconteceu na gestão Dilma. E, com baixa popularidade, o presidente Michel Temer está inaugurando os trechos finais.

Para Lula, que luta para ser candidato à Presidência em 2018, lembrar que deu início à obra é importante e incomoda o atual governo. Quando a água já tiver chegado às torneiras, daqui a alguns dias, o petista fará uma visita aos mesmos locais em que Temer esteve nesta sexta.

*

BC sob pressão

Em fevereiro, o IPCA (Índica de Preços ao Consumidor Amplo) desacelerou. A taxa oficial da inflação ficou em 0,33%, a menor para esse mês desde o ano 2000.

O presidente Michel Temer espera que a baixa da inflação ajude a melhorar a imagem do governo, sobretudo entre os mais pobres. Mas essa queda, que é uma boa notícia, se deve a uma má notícia, que é a gravidade da recessão econômica.

Um efeito importante desse resultado deverá ser aumentar a pressão política para que o Banco Central reduza os juros de forma mais rápida do que vem fazendo.

Assista aqui aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
17
  1. Marco Steinmann disse:

    Lembrando que o Sr. Ciro Gomes deu uma contribuição inestimável para a implementação deste projeto.

  2. abmael disse:

    è por isso que politico não gosta de continuar obra de outro governo, fica essa frescura de dizer que foi o anterior que fez tudo. ninguém fala mais na Grécia o que aconteceu?

    • Marcelo Silva disse:

      Por isso que os políticos deviam ter a honestidade de dizer quem iniciou a obra e não querer ser o pai da criança na marra, achando que somos idiotas.

  3. GUNZ THE DUEL disse:

    E no fim vai ficar tudo largado e ninguém vai terminar as obras.
    Lula fez coisas boas? Sim.
    Porem errou muito também.

  4. maria conceição disse:

    com certeza foram muitos milhoes desviados,e agora querem que o povo pague a conta,e ainda mais quem quer se aposentar,quem trabalha na enfermagem por exemplo jamais vai conseguir trabalhar bem com mais de 55 anos,o povo tem que se manifestar e fazer com que a idade pra aposentadoria seja por profissao

  5. juliano disse:

    O dez bilhões gastos com a Transposição não dão para comparar com o presente que o governo atual quer doar as Teles, 100 bilhões, em multas, imóveis e instalações. Isto sim é que devia acordar os batedores de panela e questionar. Nosso ministro descaradamente disse que não são cem bilhões mas sim somente 10 bilhões, tanto um como outro são presentes inaceitáveis. Quando o ar foi privatizado e nos deu aqueles bilhões na era FHC, hoje surge a conta que o ministro das Comunicações diz só serem 10 e não 100 bilhões. 10 ou 100 são injustificáveis pois com 10 bilhões estão sendo sendo salvos 12 milhões de compatriotas no querido Nordeste.

  6. Eli disse:

    Nenhum desses governantes foi o idealizador dessa grande obra.
    O primeiro a realizar essa obra foi o intendente da Comarca do Crato, no Ceará, Marcos Antônio de Macedo no ano de 1847 que elaborou o primeiro projeto. Seria um canal que partiria de Cabrobó até o rio Jaguaribe no Ceará. O problema enfrentado era como transpor a Chapado do Araripe.
    O mesmo problema foi enfrentado por D. Pedro II cujo estudo do Barão de Capanema esbarrou na mesma dificuldade.
    Sucessivos governos elaboraram estudos e projetos e a Lula coube apenas a execução das obras.
    Lula recebeu o queijo na bandeja e ele precisaria apenas do garfo e da faca. Fácil, fácil.
    Agora falta revitalizar o São Francisco tão assoreado com as águas do rio Tocantins proposto em projeto do governo de Fernando Henrique Cardoso.
    Se esta é uma obra que tem pai, esta é um filho que tem vários pais.

  7. mano disse:

    prezados: infelizmente esses políticos inescrupulosos se valem da desgraça dos pobres para enganá-los sempre e para sempre. Isso é má-fé. Estão disputando a paternidade da desonestidade e da corrupção. Srs. Políticos: procurem mudar de caráter e se ainda houver tempo deixem algum legado positivo para seus netos.

  8. Robson Barreto disse:

    Lula estará para sempre na lembrança dos brasileiros como dos maiores realizadores deste país. Na sua presidencia milhões de brasileiros ascenderam socialmente, conheço vários.

  9. Andre disse:

    A história é feita de nomes e também por desconhecidos. Na história da transposição, dois nomes a escreveram: o presidente Lula e Ciro Gomes. O primeiro por sua visão e por querer um nordeste mais desenvolvido, o segundo por sua persistência e seu jeito digamos “trator” de seguir em frente quando acredita estar certo. Os que querem apagar a história, só mostram a sua disposição anti-democrática, tão comum na ditaduras, como na cortina de ferro de Stalin, em que se apagavam pessoas das fotos e se retiravam nomes de antigos textos. O Lula, assim como outros de grandeza impar, como Getúlio, Roosevelt, Churchill, Lincoln, de gaulle, serão sempre lembrados para o bem ou para o mal. Agora para os medíocres, sem luz própria, como é o presidente Temer, a historia reserva o esquecimento e o desprezo.

  10. Wellington Alves disse:

    Esse governo golpista não fez nada. Inclusive, eu acompanhei a queda da inflação que começou no governo Dilma. Mas os traidores da pátria foram às ruas para tirá-la do governo.

  11. Luiz disse:

    Até onde eu sei, o dinheiro que pagou a transposição é do contribuinte, então a paternidade seria do povo brasileiro. Está na hora de acabarmos com esta tradição de endeusar políticos!
    Não, não foi o Lula, muito menos a Dilma ou o Temer.

    Fomos todos nós!

  12. O povo nordestino que sempre sofreu com a seca e nunca viu nenhum político tentar acabar com este mal, então surge um presidente que teve coragem de enfrentar, inclusive muitos políticos nordestinos. Agora todos mesmo os que negam sabem de quem é a paternidade. É verdade que o dinheiro é nosso mas ninguém antes teve coragem de fazê-lo. E tem mais, não faziam porque não queriam que esse povo se desenvolvesse. Lula é o cara!

  13. renata vieira disse:

    Tenho dó dos cegos que acreditam no Lula e companhia.

  14. Brenda Costa disse:

    No final das contas quem perde mesmo são os podres do cinturão da seca e do semiárido que nessa busca de paternidade fica seu a solução para terem acesso ao bem mais precioso do planeta, especialmente para eles que tem carência de toda ordem. Lamentável. Excelente post, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-04-28 16:53:38