aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-08-2016, 9h09

Governo e Câmara tentam salvar Cunha; Meirelles se enfraquece

Ministro da Fazenda deve tomar cuidado com "efeito Levy"
32

KENNEDY ALENCAR
PETRÓPOLIS

Marcar a votação da cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para uma segunda-feira, dia 12 de setembro, no meio das eleições municipais, é uma clara articulação para facilitar a vida do ex-presidente da Câmara.

Será um escândalo realizar essa votação num dia de baixa presença no Congresso Nacional. Como são necessários 257 votos dos 513 deputados para que Cunha seja cassado, essa data é um presente para o peemedebista e um tapa na cara da sociedade diante da quantidade de acusações graves que pesam contra ele.

Mais: mostra que o governo e boa parcela da Câmara temem segredos que Cunha possa tornar públicos. Aprovar o impeachment de Dilma e dar a Cunha a chance de escapar confirma o uso de dois pesos e duas medidas e reforça a tese de um golpe parlamentar contra a petista.

É inusual marcar a votação para uma segunda-feira, porque cassações são geralmente votadas às quartas, dia de maior quórum no Congresso. Aliás, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está quebrando uma promessa de votar a cassação num dia de presença alta no plenário, a fim de evitar que seja responsabilizado por eventual salvação de Cunha. Maia mudou o discurso pressionado pelo governo, que não assume isso publicamente, e por líderes partidários comprometidos com os segredos que dividem com o ex-presidente da Câmara.

Marcar a votação da cassação para depois do impeachment de Dilma permitirá o discurso de que seria melhor deixá-lo responder às acusações da Lava Jato com o mandato de deputado federal a fim de não criar tumulto na economia. Deixar Cunha como um problema apenas do Supremo Tribunal Federal é uma covardia da Câmara dos Deputados.

Essa votação deveria ter sido marcada para esta semana ou para a próxima, como sugeriu Rodrigo Maia quando se elegeu presidente da Câmara. Mas ele deu sinais de que embarcou na articulação para salvar Cunha.

*

Santa ingenuidade

Só quem perde poder vem a público dizer que não perdeu poder. Ministro da Fazenda não deve fazer isso.

Mas Henrique Meirelles caiu nessa armadilha ao justificar um recuo do governo nesta semana na negociação na Câmara a fim de aprovar o projeto que renegocia dívidas dos Estados com a União. O governo abriu mão da regra que congelava por dois anos reajustes salariais para servidores dos Estados.

Para piorar a imagem de Meirelles, a “Folha de S.Paulo” publicou nesta quinta uma reportagem que atribui a assessores de Temer a avaliação de que o ministro da Fazenda foi inábil e ampliou uma derrota pontual de modo desnecessário.

Levando em conta a quantidade de cobras na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional, Meirelles é inábil mesmo. Ele tem de tomar cuidado para não virar Joaquim Levy, um ministro da Fazenda dinamitado pelo Palácio do Planalto. Atirar no ministro da Fazenda também ajuda pouco numa hora em que ele precisa ser fortalecido.

O jogo econômico vai começar pra valer agora que ficou cristalino que o impeachment de Dilma será aprovado. Por mais que o governo queira dourar a pílula, houve um recuo para aprovar a renegociação generosa da União com os Estados. Diante do descalabro nas contas públicas, fazia sentido o congelamento de reajustes por dois anos. Esse recuo é um péssimo sinal. É indicativo de que haverá dificuldades para a equipe econômica entregar as promessas que andou fazendo nos últimos meses.

O atual Congresso é irresponsável do ponto de vista fiscal. Já deu provas disso nos últimos anos, boicotando o governo Dilma. O presidente interino, Michel Temer, é um político habilidoso e fez concessões para aprovar o projeto. No entanto, ele precisará medir o tamanho dessas concessões daqui em diante e ensinar Meirelles a ter mais jogo de cintura. No mínimo, o ministro da Fazenda não deveria ter passado recibo da derrota pontual que sofreu nesta semana na Câmara dos Deputados.

A sociedade precisa estar atenta. De um Congresso leniente com Eduardo Cunha e fiscalmente irresponsável, ela não deve esperar boas notícias.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. Romanelli disse:

    Depois tem gente que diz que “mossas instituições” estão funcionando normalmente ..sei sei ..nunca vi tanto PANTANO como na Câmara de Cunha e no STF de Gilmar contemporâneos
    .
    e Meireles ..oras oras ..o que ele propôs que DILMA (mesmo traindo suas promessas de campanha) com Levy e N.Barbosa já não tinha, na ESSÊNCIA, tentado enquanto o PMDB desalinhado + PSDB e DEMO não tinham dificultado e INVIABILIZADO (em 2015) ..como com corte e/ou contenção de investimentos e gastos aliado a AUMENTO de impostos como a CIDE e/ou CPMF ??!!

    • Edi Rocha disse:

      Entendo que muitos sejam contra Dilma (e contra o PT), mas ficarem calados e permitirem que façam uma manobra dessas pra salvar alguém tão corrupto, que roubou “diretamente” (é bom que se diga) da Petrobras e depositou na suiça, que ameaçou testemunhas e empresários, esse senhor chamado Eduardo Cunha, rei da manobra… enfim, permitir que ele se salve é um absurdo sem tamanho de vocês que se dizem brasileiros e contra a corrupção.

      • valdir cherez disse:

        Serem contra dilma e pt justamente por eles não terem apoiado eduardo cunha junto ao conselho de ética pela cassação de seu mandato, é assinar um atestado de burrice, pois foi justamente esta sociedade que kenedy diz que está levando um tapa cara que contribuiu para que esta situação se encontra hoje.

      • walter disse:

        Esta certo caro Edi, não tem como manobrar tanto, o cunha deve ser cassado; entendo que a prioridade pela ordem, seja a dilma; o próprio PT quer vê-la longe, o quanto antes,mais vai renunciar…
        Quanto ao Cunha, já deu o que tinha que dar, se quiser fazer delação que faça; más terá que devolver os recursos desviados…Aliás, deve servir de exemplo,no confisco…
        Quanto ao Meirelles, caro Kennedy, não tem jeito, enquanto a dilma não sair, seu trabalho fica prejudicado; sinceramente, isso o mercado já sabe; não há outro neste momento, que seja “melhor” que ele…será cobrado, a partir do afastamento definitivo da dilma; tanto ele, como o Temer, fiquem preparados

        • Joaquim José da Silva Xavier disse:

          casos totalmente diferentes, meu caro.

          o impeachment, gostando ou não, esta seguindo os ritos legais e não foi postergado em momento algum, pelo contrário, encurtaram-se alguns prazos.
          na cassação de Cunha não, já poderia ter sido julgado há muito tempo, porém, por motivos que já sabemos fica-se adiando.

          querer que a cassação fique pra depois, como bem disse Kennedy, é escândalo, é tapa na cara da sociedade que está indignada com corrupção. quem não se incomoda, não levou tapa…

          • Evenio Oliveira disse:

            Gente! O cara é muito forte, cada vez que marcam o dia da votação do seu impitimam, aumenta o medo de muitos deputados e etc. Parece que o TSF está vendo a traquinagem e pouco ligando!

        • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

          Walter, como sempre lúcido e correto.
          Estamos num limbo político onde não há uma definição de governança e gestão.
          É a herança do bolivarianismo-esquerdopata-sindical-pelego.

          • BRAGA BH disse:

            Tenho muito respeito pelo jornalista. Ele demonstra não ter medo da onda! mostra de forma real e sem rodeios que o que foi preparado na surdina foi simplesmente o desmantelamento do governo Dilma, dia após dia, por uma oposição que não quis ajudar o país e apenas apear a mulher do poder. Estamos sim num limbo político é verdade mas não por culpa da esquerda bolivarianista comedora de criancinhas. Estamos neste limbo por causa de políticos que olharam e olham simplesmente pros seus umbigos e que tem o rabo preso. O homem bomba Eduardo Cunha tem que ser silenciado e não há melhor maneira de fazê-lo do que esquecendo dele. a história está sendo escrita por gente como ECunha, Temer, Marta, José Serra, Cristovam Buarque (!!!) e outros mais. O futuro é que irá julgá-los.

  2. MAURO DE CASTRO ANDRADE disse:

    É isso – sem tirar, nem pôr – lamentavelmente!

  3. DONG disse:

    Se é o congresso que esta dando as cartas no Brasil, porque não implantar o parlamentarismo de uma vez por todas dai acaba a bagunça.
    Já esta vigorando o parlamentarismo branco mesmo, só não acredita quem não quer.
    O sistema presidencialista não funciona mais em lugar nenhum do mundo.

  4. Leonardo Gama disse:

    O Meirelles tá tendo menos liberdade do que tinha com Lula, e o governo se movimenta claramente na tentativa de salvar, talvez , o maior bandido da história da política brasileira . . .

    se o trunfo desse governo era a moralidade a melhora da economia . . . não vejo outra razão para defender a permanência de Temer, que não seja o anti-petistmo puro.

  5. Rogério Toledo Macedo Campos disse:

    Golpe Parlamentar!

    1 – O Brasil sofre uma crise política
    2 – A crise política cresceu tanto que virou uma crise financeira (junto com outros fatores).
    3 – O maior responsável com tudo isso é o Cunha, não somente a Dilma.
    4 – Quantas tentativas de sair da crise foram engavetadas por Cunha para sabotar a Dilma?
    5 – Quantas negociatas, articulações, propinas foram realizadas até a aprovação desse impeachment que não passa de um Golpe contra a democracia brasileira e, uma vingança contra a Dilma.
    6 – Agora estão chegando as contas do Golpe: todos os que estão votando com SIM querem alguma coisa… mais dinheiro, mais poder, mais influência….
    7 – Estamos tirando uma presidenta que (com todos os defeitos) não foi acusada em nenhum momento de roubo, para colocar no poder um farsante que acaba de ser acusado de ter recebido 10 milhões em propina.

    • elsonio disse:

      Realmente é uma vergonha. Tirar uma presidenta eleita com os votos de uma nação, e que ainda não foi provado que ela roubou pra colocar um falcista como o temer, realmente precisa fazer uma limpeza cerebral em todos os poderes, sendo ele executivo, legislativo e outros seguimentos. Sabemos que esse pais precisa ser passado a limpo, mas sabemos também que se tirar todos os corruptos não sobrará nem um pólitico. Veja o Renan, eduardo, temer e muitos outros que deveriam dar bons exemplos, estão corrompidos. Abraços a todos os brasileiros que sofrem com esta corrupção que assolam nosso pais que é maravilhoso

      • Alexandro disse:

        Uma coisa não justifica a outra. A Dilma tem que ser cassada, o Cunha, Renan os outros corruptos idem. Todos teriam que ir pra cadeia, mas infelizmente nossas leis “porcas”, redigidas pelos que aí estão, só beneficiam a eles próprios.
        Reforma política já!!!
        Medidas/leis conta corrupção sugeridas pelo MPF e pelo Moro JÀ!!!

    • Edi Rocha disse:

      Complementando, Cunha sempre sabotava as tentativas de sair da crise. Ele engavetava, manobrava para ter votos para rejeitar as propostas, então quando ele tinha certeza que Dilma perderia, aí sim ele desengavetava. Governe com um cara desses!!!
      .
      Tudo isso para querer receber propina, e com a lava-jato em cima dele e o governo nada de conseguir “estancar a sangria”, aí ele com sua tropa sabotavam o governo. Não davam a menor importância se a situação do povo estava piorando. Como kennedy disse, é um legislativo muito irresponsável do ponto de vista fiscal (não que essa seja a única irresponsabilidade).
      .
      Isso não muda os erros do PT, mas explica porque Dilma teve tanta dificuldade nesses últimos dois anos.

      • Wellington Alves disse:

        O problema é que o brasileiro é míope politicamente. Acha que política é futebol. Vai se entregando na primeira opinião que ouve, sem analisar fatos. Povo que detesta ler, que ao invés de estudar, entrega-se à festas. Não estou surpreso por essa nação medíocre. Envergonha-me ter que partilhar nacionalidade com os que vão protestar usando suas camisas CBF/NIKE.

        • J K disse:

          Muito bom !!! Poderia ter incluído em seu coment os resultados pífios dos atletas brasileiros nas olimpíadas 2016. Sinal de que não conseguimos arregimentar nossos Jovens dentro da estrutura de escolas públicas existente, e ficamos dependentes de resultados oriundos dos que podem investir em ambiente pago, ao alcance de poucos abastados que acabam convencidos por suas famílias a terem êxito naquele tipo de esforço.
          Uma roda perversa girando desagregando nossa sociedade.

  6. marcos albernaz disse:

    Pelo andar da carruagem, uma vez que o presidente da camara mentiu, pois havia afirmado que o eduardo cunha seria julgado, ainda neste mes por seus pares, marcar o julgamento para o mes de setembro e, o que é pior, para uma segunda feira.Por que não marcou para 07 de setembro?Um absurdo.Somente o STF, atraves do ministro Teori, decretar a prisão preventiva para que a normalidade democratica seja restabelecida. “DILIÇA DIMAIS”.

  7. Alberto disse:

    Só buááááááááááá´,KKKKKKKKKKKKKK.

  8. Carlos disse:

    Não salva ninguem 99% dos politicos são corruptos.
    Eles estão pensando só neles. Se a população deixar de recolher por um mes tributos, a casa cai pra todos.

  9. Iedo disse:

    Este é o nosso Brasil,, ñ digo atual, pois as coisas são tão velhas, que me enoja tudu isso. Qro saber onde vivem ou viviam esta gente toda, q hoje saem as ruas, como se tudo q tivesse vindo a tona, já ñ é de longa data,, só q na época deles,, nada era investigado,, ou qdo era, ñ se chegava a nada. Veio o PT o Lula,, tudo mudou, ñ importando a quem doer.mesmo tendo pessoas do seu partido. E ai vem eles com o discurso de moralidade,, afastam uma presidenta, eleita pela maioria, pra dar lugar a um golpista, que em vias normais ñ ganhariam nem pra síndico de prédio… E um PSDB q Desgoverna São Paulo, ,a mais de 24 anos,, fico imaginando o q tme de podre este tempo, todo, eles aparelharam o estado de uma maneira, q nada foge da maos deles, e dpeois apregoam q Paulista sabe votar,, sei !!!

    • Santos disse:

      Bom mesmo, era deixar tudo como sempre foi: as novas ratazanas roubando como nunca e as antigas roubando como sempre. Fala sério, meu amigo, não trabalho feito um cão e pago os impostos mais absurdos do mundo para sustentar VAGABUNDOS de direita, de centro ou de esquerda. Exijo seriedade e honestidade com a coisa pública, se vc acha que está ou estava tudo bem é problema seu, eu quero que TODOS sejam punidos e se possível APODREÇAM nas nossas masmorras, como dizia o “advogado da diaba”.

  10. José disse:

    Hoje só quem defende esse congresso é gente corrupta ou muito mal informada. É um absurdo atras do outro. Alguem tem em sã conciencia a capacidade de achar que o país vai melhorar com a nata dos corruptos no olho do poder? Cunha vai ficar e passar a mão em tudo que puder, mais a sua quadrilha. Se a essa alturas eles tem coragem de fazer isos , imaginem depois. Quem criticar vai ser censurado. Manifestações da classe média cessaram, provando que é a Globo quem comanda o carnaval. Dilma incomdou-os e para um bom entendedor é o que acontecerá com quem os incomodar. Moro continua com a mulher e filha de Cunha como intocaveis. Kd a Susana Vieria pra cobrar isso? Outra hipócrita.

  11. Wellington Alves disse:

    Culpa de quem? Dos que protestaram pelo impeachment. Por que não cobraram um tema realmente útil, sobre a reforma política? Aquela era a hora de mudar. Mas, os mesmos que articularam o golpe, demoliram o projeto da reforma. Ninguém bateu panela. Deixaram se influenciar, com seus champanhes e camisas da CBF/NIKE, pedindo aquilo que a grande mídia queria. E agora? Vão para rua mesmo assim? Cadê os supostos heróis da pátria, cavaleiros do impeachment? Hipócritas, todos os que focam na Dilma e deixam escapar os que realmente merecem. Vão achando que a limpeza está começando. Não há mudança em jogo de cartas marcadas…

  12. Waslon disse:

    Os destinos de Dilma e Cunha estão selados!

  13. Waslon disse:

    O Rodrigo Maia agiu como um verdadeiro político em campanha: prometeu e não cumpriu!

  14. silverio disse:

    Quero ver o povo na rua contra o tapa na cara. Valeu Kennendy.

  15. Francisco Miranda disse:

    BOM DIA. HOJE, AQUI EM BH, OUVI UMA ENTREVISTA DE UMA PROFESSORA DE DIREITOS HUMANOS DA UFMG AFIRMANDO QUE O PT TEM RAZÃO DE ENTRAR NA OEA COM DENUNCIA DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. SE A JUSTIÇA FOSSE REALMENTE ATUANTE, ISSO NÃO ACONTECERIA, ESTARIAM TODOS NA CADEIA.
    JUSTIÇA FALHA, MOROSA E COMO DISSE O LULA…..

  16. Alberto disse:

    Buááááááááááá´,KKKKKKKKKKKKKK.

  17. DIRETO AO ASSUNTO: ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    Até quando?
    1 – Ex-presidente acusado de chefe de quadrilha, indo para a cadeia;
    2 – Presidente sofrendo impeachment, por afundar o país moral, política e financeiramente;
    3 – Substituto da presidente – alguém que a apoiava até há pouco tempo;
    4 – Presidente da Câmara Federal sendo blindado da cassação e cadeia porque a maioria dos corruptos têm medo dele;
    5 – Presidente do Congresso Nacional, com dezena de inquéritos e investigações de corrupção, blindado pelo STF;
    6 – Cidadãos que sequer conseguiram aprovação em concursos para “Juiz de Direito”, ocupando cargos de Juízes Ministros no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
    RUI BARBOSA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-05-27 16:18:26