aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-02-2016, 9h15

Guerra política agrava crise econômica e ameaça do zika

Fator Cunha estimula ambiente de guerrilha na Câmara
62

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A guerra política entre governo e oposição e a estratégia de sobrevivência de Eduardo Cunha contribuem para agravar problemas da vida real, como o aumento do desemprego e doenças graves causadas pelo vírus zika.

Há sinais claros de que, após o Carnaval, um ambiente de guerrilha parlamentar dominará a Câmara, apesar do gesto correto da presidente Dilma Rousseff de ter ido ao Congresso na última terça apresentar pessoalmente a mensagem do Executivo.

No Senado, a vida do governo deverá ser um pouco menos difícil, mas já há duas propostas engatilhadas pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que desagradam ao governo.

Renan quer votar a autonomia operacional do Banco Central, dando mandato a seu presidente e diretores. Também deseja colocar em pauta o projeto do senador José Serra, do PSDB paulista, que flexibiliza a regra que obriga a Petrobras a ser única exploradora do pré-sal e ter no mínimo 30% do empreendimento.

Dilma não tem força para se opor às duas propostas. No caso do Banco Central, a decisão se dará pelo confronto de forças no Senado, com pouca margem de intervenção do governo. Em relação à Petrobras, como a empresa está altamente endividada, Dilma é contra, mas aceita a realidade que ela ajudou a criar. A estatal não tem como encarar essa empreitada na situação atual, sem capacidade de investimento e com preço baixo do barril de petróleo.

Mas é na Câmara que a coisa tende a pegar fogo. Deputados voltarão do Carnaval muito valorizados para decidir sobre o pedido de abertura de processo de impeachment. O governo terá de se concentrar nessa batalha.

A estratégia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, é arrastar essa discussão no tempo, esperando que a piora econômica convença deputados a votar a favor do impeachment. O PSDB tenta tirar proveito das investigações contra o ex-presidente Lula. O PT ameaça rebater, criando CPIs para investigar casos de corrupção tucanos.

Não há razão para otimismo.

A classe política está dedicada à guerra enquanto o país afunda economicamente e a ameaça do vírus zika surpreende a cada dia. É uma irresponsabilidade com a população, sobretudo a mais pobre, que a classe política gaste tamanha energia com uma guerra pela disputa pelo poder.

Enquanto não houver decisão sobre impeachment e a permanência ou não de Cunha no comando da Câmara, sobrará combustível para alimentar problemas da vida real, como o desemprego e o zika. No Rio de Janeiro, houve aumento um aumento expressivo no mês de casos de paralisia que são associados ao zika, a síndrome de Guillain-Barré. A guerra política em Brasília tem tudo a ver com esse crescimento.

O Brasil está parado desde o ano passado por causa de confronto que começou após a reeleição da presidente Dilma Rousseff. O governo já é suficientemente ruim. Cometeu erros enormes na política e na economia. Mas os partidos da base de apoio do governo no Congresso agem com irresponsabilidade para tirar benesses da fraqueza de Dilma. A oposição atua numa linha radical. O PSDB parece que nunca governou o Brasil. Vota contra propostas que aplicou no governo. Rejeita propostas da presidente que são parecidas com suas políticas no poder, como a CPMF.

Essa guerra drena a energia necessária para o país lidar com o vírus zika e suas ameaças.

Além da associação do vírus com a microcefalia, há também essa com a síndrome de Guillain-Barré. A imprensa deve ter cuidado de não espalhar o pânico, mas não pode mascarar a realidade. Reportagem desta sexta do jornal “O Globo” mostra que em janeiro um hospital de referência em Niterói atendeu a 16 casos de paralisia associada ao zika.

Repetindo: a classe política brasileira tem dado provas de não estar à altura do país. Esse comportamento é terreno fértil para salvadores da pátria, o que não seria um bom caminho para o país.

*

É um desastre o resultado da inflação em janeiro. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do mês ficou em 1,27%. É a taxa mais alta para janeiro desde 2003. O acumulado dos últimos 12 meses chega a quase 11%, o que sobrecarrega principalmente os mais pobres.

A presidente Dilma cometeu erros graves e está pagando o preço agora. Mas a classe política como um todo tem a obrigação de procurar uma saída. Está faltando coragem, entendimento e grandeza para enfrentar um problema tão grave.

Ouça o comentário do “Jornal da CBN”:

Comentários
62
  1. Romanelli disse:

    sobre o BC ..é um GRAVE equivoco dar autonomia a estes BUROCRATAS
    .
    O BC não dispõe de todos os instrumentos pra tocar um país ..nem técnicos, nem Institucionais
    .
    Nossa inflação por exemplo, de idos tempos, tem origem na oferta, ora pela infra capenga, ora pela ira climática, ora pelo desestimulo políticos-econômico dado aos investimentos, ou quado não a choques externos (e no cambio) ..enfim
    .
    Seu instrumento mais rudimentar é o uso do JUROS BÁSICO que, por tentar regular uma moeda fraca (portanto sujeita a inúmeros fatores exógenos a si) tem se mostrado HÁ DÉCADAS, um tremendo dum fiasco que, no máximo, é resumido à manutenção duma rentabilidade mínima dada a rentistas em épocas de carestia.
    .
    Convenhamos, a “oficina” da economia necessita muito mais do que um simples alicate pra sanar todos os seus males ..e tentar a partir daí insistir numa autonomia que, além de ferir a boa técnica, fere também a democracia, no mínimo, no mínimo é atentar contra a SOBERANIA do país.

    • Pasquale disse:

      Acabamos de palavras sábias , daquele que pensa que entende mas não entende(ROMANELI)
      Economia, política,empregos,e ainda direito internacional(Soberania)
      Pra com Wilson, deixa Dílson

      • Joaquim disse:

        Não iria mais discutir o que é incontestável, porém não dá.

        1 – Dilma não entregou a inflação na meta em nenhum dos anos em que governou.
        2 – Quebrou o setor elétrico e a Petrobras para manipular índices.
        3 – Contabilidade criativa para fechar as contas.
        4 – Aumentou o divida publica para financear o BNDES e financear os amigos.
        5 – Fechou o pais e perdeu a oportunidade de fazer as privatizações necessárias utilizando a montanha de dólares livres no mundo. Agora quer fazer em um ambiente ruim.
        6 – Perdeu o grau de investimento.
        7 – Aumentou o bolsa família, sem o menor critério, o nível de benefícios pagos irregularmente é altíssimo.

        • Alex Mendes disse:

          Cara, vc repetiu o que a mídia põe na sua cabeça, manipulando. A Petrobras não está quebrada e nunca esteve. Só não vale mais a pena bancar os investimentos com o preço atual do petróleo. Valor de mercado não quer dizer nada para uma empresa monopolista que tem preços ajustados de acordo com os interesses de todos os brasileiros, não com intere$$es de poucos especuladores. Vá ser manipulado assim na China!

          • xxx disse:

            Meu amigo, só vc nao vê que a petrobras esta quebrada, só vc não ve os mais de 2 milhoes desempregados, só vc não vê que a inflação esta crescendo desenfreadamente, só vc não vê que se as ações contra a petrobras nos EUA tiverem ganho de causa o ativo da empresa não cobre o valor pedido nas ações. Meu irmão vá procurar um oculista ou vai se informar melhor.

      • walter disse:

        Isto mesmo caro Pasquale, “a política não é uma ciência exata; os meandros de Brasilia já não são fáceis; nestes Dias de Guerra…
        Deve ser desanimador para qualquer um; as decisões do PT em atacar o Cunha, foram primárias; a última da dilma; “INAUGURAR FABRICA DA AMBEV QUE JÁ FUNCIONA DESDE 2014 NO OUTRO GOVERNO, MOSTRA O AMADORISMO E A FUGA DA DITA CUJA; ELA E O PIMENTEL, SÃO FRACOS…A DILMA DEVERIA ESTAR EM BRASILIA,”CONDUZINDO”…
        o impedimento dela, pode ganhar força entre os parlamentares…
        Vale uma decisão de ACORDO COM TEMER, E PEDIR PARA SAIR, ENQUANTO É TEMPO; COM AS DENUNCIAS ACEITAS CONTRA O LULA”…

    • Romanelli disse:

      Joaquim, é bom discutir sim
      .
      de qq forma a INFLAÇÃO de mama VANA pelo IGPdi foi a MENOR dentre todos os demais presidentes destes 1970 ..e pelo IPCA só perdeu pra LULA 2o
      .
      IGPdi e IPCA
      THC 1 – 37%, 43% (óiaaa)
      THC 2 – 84%, 40% (óiaaa)
      LULA I – 27%, 28%
      LULA II -29%, 22%
      Dilma – 24%, 27%
      .
      DILMA tb foi muito bem na geração de Vagas e diminuição do desemprego, queda da SELIC ..desonerou mais que NUNCA_dantes (aliás, o que nos custou depois a fraqueza do Estado que hoje clama a CPMF como salvação) ..sim, é de DILMA tb o recorde de mais de 200 mm na safra agrícola (quase 3x mais que THC c/média de 80 mm/ANO, se tanto)
      .
      e por falar em THC, Dilma só não inovou aqui, aliás COPIOU o “sociólogo dos pobres”, como exponho mais abaixo, ao ter levado o país a breca por imprevidência, excesso de confiança, por ter NADADO de costas e ter achado que tudo havia sido resolvido pelo antecessor.
      .
      sim, e pelo conjunto da obra, ter enterrado a Petroteta tb

      • pedro disse:

        Putz. Será que até com a inflação a dilma esta pedalando? Meu bolso diz o contrário do que você afirma.

      • Joaquim disse:

        Caro Romanelli, o pior cego é aquele que não quer ver. Ou melhor quando a sua “presidenta” atinge a meta ela dobra por isto a inflação esta em dois dígitos.
        Saímos de um processo inflacionário em que chegamos a 84% ao mês, então analisar a inflação sem levar isto em conta e no mínimo falta de seriedade, o que esta senhora esta fazendo no governo e nós devolvendo a lembrança inflacionaria, a indexação automática e falta de compromisso com o plano real.Diga-se de passagem um dura conquista do povo brasileiro. Pois a inflação é o pior imposto colocado sobre a população.
        Por fim o novo presidente da Argentina em dois meses fez muito mais que a sua “presidenta” em 5 anos. Argentina 7 Brasil 0.

    • Rogério disse:

      Se fosse lá nos EUA o Obama se virasse uma dragqueen , ninguém iria falar nada e a economia iria até melhorar, aqui no Brasil, a coisa complica, não se pode fazer nada, tudo está atrelado á economia: carnaval, zika vírus, coxinhas, petistas. Tudo é motivo para crise. Brasileiro tem um problema acha que a economia vai mudar tentando ferrar a Dilma, mas na verdade estão dando um tiro no próprio pé. Quando os economistas e os empresários brasileiros crescerem e forem mais competitivos e não um bando de fofoqueiros que adoram mamar nas tetas dos governos, o Brasil melhora. Uma coisa que sempre digo aos meus leitores: quando você é profissional, competente não importa quem é o diretor ou presidente da empresa que você trabalha. Quando o cara é competente, profissional ele não depende de Banco Central, a crise é uma maneira de reformular processos de trabalho , buscar novos investimentos, e é assim que funciona lá nos EUA, nenhum empresário nos EUA dependem de governos, eles trabalham livres

    • Rogério disse:

      Brasileiro reclama muito, e não faz nada pelo país, principalmente empresários, com desculpa de juros, e um monte de mentira. Houve uma época que os empresários diziam que os impostos cobrados pelo governo eram altos, e que se os impostos abaixassem eles contratariam mais pessoas, só que não aconteceu o que eles haviam dito e sim enfiaram o dinheiro no bolso e tchau. O que acontece com o Brasil, é o brasileiro é mau acostumado, existem impostos nos EUA piores do que aqui. E o país não tem problemas. Aqui os coxinhas preferem comprar nos EUA do que no Brasil e depois reclamam que o país é uma porcaria, mas já pensaram na possibilidade, que quando você compra no país de origem você cria empregos e seu salário melhora o país melhora? Não, né, parece que nossos economistas aprendem economia lá em Cuba. Se você quer que o Brasil melhore então ajude ele a melhorar e não fique metendo o pau no governo, já pensou na seguinte opinião: o que você faria se estivesse no governo? NADA!

    • marcos de oliveira disse:

      Em verdade, o PT foi seduzido pelo neo-liberalismo quando assumiu o poder. Aliás, os que atentos acompanham a política já poderiam detectar o sinal de fumaça da virada à direita do partido:
      José Dirce, então presidente do partido, em entrevista ao jornal Hoje da Globo dizia “o PT tem que se ´profissionalizar´para poder ganhar o poder´”. Por ´profissionalizar´ leia-se “ser igual aos Sarney´s e Maluf´s da vida.
      No mesmo ano falava Lula em um debate no roda-viva, no contexto do crescente abandono da causas populares ´nosso partido eleição após eleição está se modernizando e amadurecendo´. Leia-se “estamos caminhando para ser igual a qualquer outro, no vale tudo do poder”.

  2. CLEITON MENDES disse:

    Enquanto a Dilma continuar, haverá persistência da crise. Elá é o fator que desestabiliza o País.

    • Adair Alves de Barros disse:

      Fico impressionado quando vejo esse tipo de comentário. Como pode uma pessoa candidamente falar em golpe de estado, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. Cara, o PSDB perdeu as eleições, seria a coisa mais natural do mundo que após as eleições, aceitasse a derrota e partisse para fazer oposição, isso é da democracia, Lula fez isso 03 vezes. Aí golpistas travestidos me vem com “Ah! É previsto na Constituição”. Sim, está previsto, porém, para que isso aconteça seria preciso constatar crime cometido pela presidenta, e não existe crime nenhum. Ai, um beócio como você, que não dá a minima pela democracia arduamente conquistada por DÉCADAS de lutas pelos brasileiros, me vem com essa conversinha idiota “enquanto ela ficar tudo continuará”. Então para você eleição é apenas um detalhe?

      • Rafael Prado disse:

        Prezado Aidar,

        Critico sua resposta pela falta de conhecimento com o ordenamento jurídico e os fatos ocorridos.

        O impecheament é mais político do que jurídico, relembre-se que no caso do Collor o PT apoiou o afastamento desse ex-presidente com fundamento num carro “Elba”. No caso de Dilma, esta sim cometeu crime de responsabilidade definido em lei que é a lei de responsabilidade fiscal em que a chefe da nação financiou o Bolsa Empresário. Assim, para esclarecer sua ignorância, seria como você matasse alguém, logo será punido, isto porque está no código Penal. Além de cometer o ilícito Dilma não é representante legítima, pois ganhou a eleição com uma diferença mínima, além de 25 milhões de brasileiros que não votaram nem em Aécio e Dilma.

      • Joel dos Santos disse:

        Odair, com vai você?
        Eleição é o ato de escolher por meio do voto um dirigente, no caso um (a) presidente (a). Escolhemos uma pessoa física que, no exercício do mandato representa uma instituição jurídica (O GOVERNO).A pessoa física, Dilma vai muito bem!! E o governo, vai bem? Jamais alguém irá pegar um (a) presidente (a) cometendo um erro de natureza criminosa, tudo é realizado por assessores, mas isso não inocenta o GOVERNO.

        Pense nisso!

    • Rogério Godoy disse:

      Não acho que a Dilma seja culpa pela crise no Brasil, as empresas brasileiras são incompetentes, não tem competitividade. Veja o caso dos taxistas e o Uber, é um exemplo de incompetência e gerenciamento dos taxistas. Esse é o retrato do Brasil. Se tivesse empossado o Aécio não mudaria nada. Por exemplo: o FHC quando era presidente, o mercado despencava todos os dias, teve até o George Soros que ficou milionário, comprando e vendendo dólares, às custas da política monetária do FHC, que dava dicas sobre comprar e vender dólares. Os empresários e economistas que são culpados pela crise no Brasil, pois foi o plano deles desestabilizar o governo da Dilma, então agora querem tapar a ferida culpando a Dilma. Quanto mais tentam ferrar o Lula mais ele se fortalece mais o povo gosta dele. Isso que vocês precisam entender. O Lula será presidente e vai ganhar! Não que eu queira isso, mas porque coxinhas são b….

  3. jose julio o. neto disse:

    A Dilma poderia ser a nossa grande “Salvadora da Pátria”, poderia ter um ato de grandeza em favor do povo Brasileiro, que diz que tanto ama, bastaria reconhecer a sua infinidade de erros e mentiras e RENUNCIAR

    • Romanelli disse:

      e dar o bastão pro Themer ? ahh
      .
      Não tá fácil todo dia vermos alguém dizer que Dilma tem que pedir desculpas
      .
      Pedir desculpas pelo que? Por ter abusado do estimulo ao consumo, ou tal qual THC, congelado o cambio, tarifas e combustíveis, por ter ARREGAÇADO com as contas internas e externas, por ter colocado o Estado refém do mercado, a economia no caminho da recessão, desalento e desemprego e ter erguido o juros, talvez?
      .
      ..ou por ter, como todo governante, evitado um clima de pânico pelo fim do ciclo de bonança, por ter desonerado em R$ 500 bi a economia, por ser detentora do MENOR ÍNDICE de inflação em 1 mandato entre TODOS os demais presidentes desde 1970?
      .
      Talvez ainda por ter ofertado o MENOR índice de desemprego e os maiores dados de geração de vagas que este país já viu, fora ainda de ter jogado por um tempo a SELIC no chão?
      .
      Claro, há mais pecados SIM, mas o que não se pode é tentar parar o país enquanto todas as faltas de mama Vana não forem saldadas, aí não!?

  4. Edi Rocha disse:

    Essa é a grande questão: “A classe política brasileira tem dado provas de não estar à altura do país”. O STF poderia fazer um favor a todos os brasileiros e resolver logo o que cabe a ele, para que quem tenha que sair do cargo saia, e quem não tiver que sair, que não saia. Finalizar esse assunto. Já chega. O país precisa sair dessa paralisia de ações, o tempo não parou só porque os políticos (presidente, deputados e senadores) estão deixando de cumprir com suas reais obrigações.

  5. Daniel disse:

    Caro Kennedy, sinto muito mas esta faltando dar peso ao verdadeiro culpado desse caos.
    Tratesse do povo brasileiro.
    Estava mais do que na cara que a Dilma não tinha condição nem competencia para governar, que os dados estavam sendo manipulados para não mostrar a realidade que já declinava em 2014.
    Não sou tucano, não sou petista, nem partido verde muito menos pmdebista, apenas realista.
    Tanto Marina quanto Aecio teriam mais credibilidade.
    A Dilma já nasceu 2015 desacreditada. É a rainha do dito pelo não dito.
    Quando saiu o fatidico resultado da eleição, nunca tive tanta certeza de que daria errado.
    Só espero que isso seja uma queda e o brasileiro aprenda com ela.

  6. Joaquim disse:

    É por isto que precisamos urgentemente de uma eleição geral, pois nenhum dos eleitos de 2014, representam mais o seu eleitorado. Se não estão envolvidos diretamente, estão indiretamente ou dão cobertura para pessoas envolvidas. E não tem desculpa basta ver a conduta do Itamar quando presidente. A nossa crise é moral e de credibilidade e depois mais muito depois mesmo criminal.

  7. Esse negócio de crise já encheu o saco.
    Como um país democrático consegue crescer quando está entregue a esses deputados e essa presidente que só mente e não resolve nada.
    E tem mais, não sou contra carnaval nos dias certos, mas essas antecipações param o pais e enquanto esses macacos ficam pulando na rua o país vai de mal a pior.
    Porque não vão pular lá na Câmara, Senado e no Palácio para obrigar esses incompetentes a arrumar o que eles estragaram, CPMF nunca CHEGA DE ROUBAR O POVO.

  8. Cesar Augusto disse:

    Por favor Dilma, saia e deixe o governo para quem entenda. Aliás, leve também toda a equipe junto e não se esqueça dos aliados.

  9. Albérico Lima Barreto disse:

    Um paíssério não pode permitir a manutenção de Eduardo Cunha no comando do Congresso Nacional. Cadê a responsabilidade do Supremo. ?

  10. Gerson disse:

    Nós empresários estamos sem investir no momento. Todos os sinais sobre a economia do Brasil são evidentes; inflação subindo, grande arrecadação de impostos, investimentos mínimos, respostas do governo em votar a CPMF como solução a todos os problemas econômicos; imensos gastos do governo, inclusive referente a corrupções de quase todos os políticos. Infelizmente o descontrole quanto ao Zika, dengue e outras doenças que afligem os brasileiros. Não acredito nesse governo falido.

  11. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Não se iludam, o ZIKA vírus vai ser usado como desculpa para recriar a CPMF. É típico desse desgoverno sindicalista-pelego-esquerdopata. A conspiração já está pronta para tirar a atenção da crise.

    • ivone disse:

      de mim ela não tira um centavo, não tenho dinheiro, eu fico com do daqueles que precisam movimentar dinheiro em banco para pagar fornecedores e recebem o salario via banco.

  12. Marconi disse:

    Honestamente: quem vocês achariam que seria o salvador da pátria no caso de Dilma deixar o poder nesse momento?

  13. Elaine disse:

    Acho que as pessoas estão se deixando contaminar com a grande mídia brasileira. Acorda povão, o que eles querem é ficar falando de crise até 2018, não perceberam isso ainda?
    Quanto à crise política, ela se resolverá com a saída de Cunha no cargo, esse mês ele sai. Simples assim.

    • Alessandro Fernandes Govea disse:

      Nossa, não acredito que você fala que se o Cunha sair tudo acaba, ele é um parasita que ganhou força com a crise, e não o gerador dela. Quem gerou ela foi essa pessoa e seus comparsas que estão no planalto e não sabem oque fazem.

      Em um país mais sensato, já seria um sinal claro que essa equipe não tem mais governabilidade, e teria a dignidade para sair, se você sabe que não é desejado em um local e que sua presença causa grandes prejuízos ao país, porque ficar?

      Só se for para governar para si mesmo e sua quadrilha, quem é Ptista ou qualquer outro partido, deve ter isso em mente, milhares de pessoas estão sendo prejudicadas porque uma pessoa comprovadamente incompetente não consegue resolver e quer a todo custo ficar.

  14. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Quem colocou a DILMA no poder foi o Sr. Lula e, via disso, a culpa só poderá ser imputada a ele. Foi esse mais honesto que o Papa Francisco, Irmã Dulce, Chico Xavier, Madre Tereza de Calcutá, Buda, Gandhi e até Jesus Cristo,saiu pelo País fazendo campanha em favor da Dilma e bem sabia que seu primeiro governo foi um desastre total. Para tanto, não poupou nem a Marina da Silva. Pois bem, ou a Dilma renuncia ou o caos maior ainda está por vir. Temer, ao menos, teria alguma condição, claro que com muita vaselina, buscar um grande acordo entre o legislativo e executivo, sem prejuízo de ter a obrigação moral de agendar novas eleições, impondo como regra salutar a proibição de musiquetas, pseudo intelectuais e famosos falando. Enfim, só os candidatos, de cara limpa, falando diretamente ao Povo e, nos debates, sem assessoria ou cola, sendo muito importante perguntas dos jornalistas e da população. Ainda cabe falar do governador do Rio de Janeiro que corrupção.

  15. Leandro Oliveira disse:

    Enquanto o povo deixa ser usado como marionete isso vai continuar, o impeachment não levará a nada e só vai piorar a crise (fato comprovado), já que a oposição que ver o circo pegar fogo e quem sofre é o povo, há casos de corrupção em ambos os lados, só que a ‘mídia’ está focando o PT (que não é vítima). Como o Cunha se mantém no cargo se ele não tem apoio do Governo. Se o PSDB líder da oposição não o estivesse o apoiando ele não estaria no cargo, mas usa o Cunha para não botar a cara, pois sabe que tem o rabo preso, quando começarem a pressionar o PSDB pelos escândalos seja no caso da VALE, Petrobras, Furnas, etc … eles vão se acalmar e parar de botar fogo no circo. Tanto que não se fala muito nas operações contra a corrupção nesses dias pois o destaque é o Aécio no caso Furnas, as reportagens de casos de corrupção que eram destaques na capa dos jornais nos últimos meses sumiram, hoje você algumas notas falando sobre política e corrupção! Que coincidência!!

  16. Alex Meloni disse:

    Os dois maiores problemas do Brasil são vocês da imprensa, que estão manipulando e divulgando seletivamente denúncias sem provas e escondendo as falcatruas do PSDB. Basta ver que E.Cunha foi capa da veja no início de 2015 e quase nada se falou sobre os processos contra ele. Aliás, Cunha foi eleito com apoio da mídia contra o íntegro deputado Chinaglia. Vocês da mídia botam lenha de fogueira, principalmente os 3 mosqueteiros da falsa moral, Falha de SP, globo e veja/abril, editora essa com quem o PSDB de SP faz contratos milionários todo ano com dispensa de licitação, contra a Lei 8666. O outro problema do Brasil são esse superfuncionários públicos que são elite com gordos salários, esses falso moralistas promotores, juízes e delegados da PF, que vem chantageando a presidenta desde que ela peitou a greve de 2013. Sujeira com o dinheiro público e contra a manifestação da sociedade nas urnas. Triste judiciário com sua lentidão, seus métodos arcaicos e dois pesos e duas medidas. Mídia PiG

  17. Jefferson disse:

    Porque não fazer como fizeram com a vale do Rio Doce, “VALE” naquele momento estava no vermelho, tinha muitos mandando e nada era resolvido, após algum tempo a mesma estava no verde e até hoje, você está pagando para que a empresa sobrevive, Pois se a Petrobras for vendida quero ver se, sai ou não do vermelho, o cabide de empregos acabara pois tem empregado só para servir café ganha mis de três salários mínimos só para fazê-lo, é por isso que o combustível tem de ser deste valor ou um pouco mais, cada um tem sua opinião.

  18. Alberto disse:

    Pelo visto o vírus zika deve ser responsável,também,por “cegueira militante”,lembrada em comentário anterior.Zum zum de que seriam,agora, “presentes”,rsrsrs.

  19. Marcelo Onera disse:

    Sugestão Kennedy: “A classe política como um todo tem a obrigação de procurar uma saída, mas a presidente Dilma cometeu erros graves e está pagando o preço agora. Está faltando coragem, entendimento e grandeza para enfrentar um problema tão grave.”

  20. ivone disse:

    eu já tinha lido uma reportagem (em 20/01/2016) sobre o Zica e não acreditei, agora assistindo a chamada da globo e lendo a sua reportagem fiquei convencida que realmente isso pode ser ” jornalista Felipeh Campos, famoso por ser ex-dublador do programa “Qual é a Música?” do SBT, foi internado no Hospital Sírio Libanês (São Paulo) com paralisia facial apenas do lado esquerdo do rosto. De acordo com o ator, em entrevista ao site Ego, o problema foi causado devido à demora do tratamento do zika vírus, que ele contraiu em outubro de 2015. Em um vídeo em seu perfil na rede social Facebook, no entanto, ele apenas cita uma infecção no ouvido relacionada ao vírus herpes zóster, isso realmente nos deixa preocupados como não somos respeitados no nosso país, imagina uma epidemia(podendo se tornar em pandemia) de microcefalia e paralisia por descuido do ministério da saúde que esta um lixo, e os nossos políticos preocupados com o próprio umbigo.

  21. Francisco Miranda disse:

    Boa tarde pessoal. Realmente a D.Dilma poderia nos ajudar renunciando ao cargo, para onde nunca deveria ter ido. Agora, qual a opção para substituí-la ?? Renan? Temer ? Aécio ?? Ciro ?? Marina?
    E o pior, um Eduardo Cunha, bandido, mau elemento como presidente da Câmara.?? O nosso Brasil é muito grande para ser administrado por qualquer um. Pensem comigo: temos opção ???

  22. Dunga disse:

    Dilma não deveria ter ido ao Congresso, visto que não tinha nada de útil para dizer. Políticos e nação não estão mais interessados em suas mensagens. E ela erra tentando transformar a situação em uma oportunidade para fazer palanque. Pode ter reacendido a chama do impeachment. Há algo que todos sabem e que jazia adormecido nas mentes das pessoas: enquanto Dilma estiver no cargo, nada dará certo! Filosofias à parte, os fatos não negam que a simples presença dela é sinônimo de insegurança e confusão. O Carnaval nem bem começou e com a recente descoberta da Fiocruz está acabado. O Comitê Olímpico Internacional estuda o cancelamento das Olimpíadas. Passagens de avião, pacotes turísticos e reservas em hotéis estão sendo canceladas. Atletas internacionais não querem vir ao Brasil, tem medo de contaminação pelo vírus. E ainda há quem seja insensato o suficiente para falar em CPMF. Ora bolas! Não encontram nada melhor para fazer não?

  23. Manuel Antonio Fialho disse:

    a autonomia do Banco Central é um hábito em países decentes. Aqui ou é entregue a uma raposa do “mercado” ou a um incompetente “cumpanheiro”. Ontem vi no telejornal o presidente Argentino ( antes , como aqui não havia “presidanta” era uma aberração ) já demitiu centenas de “cumpanheiros Peronistas ” e substitui três juizes nomeados pela anta de lá. Iniciou uma auditoria na roubalheira e outras medidas saneadoras . Com isso a classificação da Argentina já subiu e está começando a voltar a ter credibilidade no mundo civilizado . Creio que serve de exemplo as mudanças só começam com o fim do que está aí

  24. LYRA disse:

    Prezado Kennedy e amigos internautas, o título dessa reportagem não caberia a frase “GUERRA POLITICA” o caberia sim, GUERRA ENTRE BANDIDOS ACABA COM O PAÍS, essa gente que se denominam de políticos e autoridades e que fazem parte dessa grande quadrilha que é politica nacional, não passam de meliantes da mais alta periculosidade que só pensam em si próprio, esquecendo que em países sérios, político é sinônimo de trabalho em prol do povo, principalmente dos menos favorecidos, aqui, para se ter uma ideia, o primeiro dinheiro público a ser desviado é justamente o da merenda escolar e da saúde logo, o que se dizer desse bando de mafiosos, a não ser qualificá-los realmente de BANDIDOS.

  25. Kennedy, na boa, vira o disco, o seu comentário diário é sempre a mesma coisa, uma convocação da Oposição para apoiar a Dilma, OPOSIÇÃO é OPOSIÇÃO, não tem que ajudar governar nada, tem que apontar os erros, é assim em qualquer lugar do mundo. Quando o PT era oposição, me aponte apenas uma votação que eles apoiaram os tucanos? Eles (pt) criaram esta maravilha que vivemos hoje, quem fez o nó que o desate, eles não sabiam tudo? Não criaram o país maravilha? Não era a oposição que ia tirar a comida da boca dos pobres? Não foi o pt que sempre estimulou a luta do nós contra eles? Se nem a bancada do PT apoia as medidas amargas que devem ser tomadas para tirar o país deste estado de penúria, por que a oposição deveria fazê-lo?

  26. Fabio disse:

    Bastaria o STF fazer o papel dele e afastar esse BANDIDO chamado Cunha da presidencia da Câmara.
    Mas querem ver o Brasil pegar foto e se afundar cada vez mais.

  27. Albérico Lima Barreto disse:

    Em nenhum momento defendi Renan. Que paguem os que cometeram crimes. Mas todos. Aécio está sendo acusado e já responsabiliza o PT pela acusação de um delator que denunciou tambem petistas. Não fosse a cabeça dura acho que a Presidente Dilma estaria melhor. Até o momento não existe nenhuma acusação de desvios contra ela. Aí entra o TSE de Gilmar Mendes. Homão em.

  28. Thorn disse:

    Você precisa entender uma coisa meu filho: “Eu Quero é puder !” e que se las-que a população !

  29. Flavio S. D. Mesquita disse:

    A péssima governabilidade agrava crise econômica e ameaça de Zika. Caro Kennedy, quando em sã consciência, um governo poderia deixar ser editada uma portaria como a 1025 de 21 de julho de 2015, publicada pelo Ministro da Saúde Arthur Chioro do PT, um médico sanitarista, que limitou o número de agentes de saúde ou agentes de combate às endemias? Tal medida causou a redução do número de agentes que combateriam o mosquito Aedes, o mesmo que até então, até julho de 2015 tinha causado um estrago fenomenal nos surtos de Dengue pelo país afora. Nunca os casos de Dengue tinham sido tão altos neste país. O governo foi lá e cortou os agentes. Começaram a pipocar então os casos de Zika e suas sequelas de microcefalia. O Congresso é péssimo mas o governo nunca ajudou, conseguiu se superar com medidas e medidas erradas. Agora nem trocando resolve mais. Se o Congresso é péssimo, o governo é desolador, é terrível.

  30. Angela primavera disse:

    Enquanto este governo estiver lá,o Brasil vai afundar cada vez mais.
    só cego não vê!!!

  31. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Falta saneamento, sobra desemprego, segurança pública ausente, saúde insalubre, educação ignorante, minha casa minha favela…
    Com a palavra os iludidos da nova classe média bolivariana tupiniquim.
    Com a palavra os preguiçosos do Bolsa Miséria.
    É carnaval, eles adoram festa.
    Povo sem vergonha!

  32. mario machado disse:

    É… É muita “falação”, muitas defesas, muitos debates, desculpas mil a favor de uma presidente que não tem condições nem de presidir uma escola de samba – estamos nesse maldito carnaval, não estamos? – das mais rampeiras, o que se dirá dirigir os destinos de uma Nação do porte do Brasil? E o seu discurso (?) não trouxe nada de novo. Foi uma Xerox das falações passadas e que nada de útil trouxe que resolvesse, à época, o início dos imbróglios. E, com o passar do tempo, foram se acumulando, se enrolando mais que um novelo para chegar aonde chegou: ao caos total – incontrolável, “imexível”, desgraçadamente letal a qualquer economia do mundo. A uma casa que não tenha um líder forte, e gestor honesto da economia doméstica, todos “roubam”, gritam, e os criminosos se confundem aos demais. Assim se encontra a Nação brasileira sob os auspiciosos erros crassos de todo o governo, desde a “cidadina” sentada ao trono do Palácio do Planalto ao mais humilde auxiliar desses ministérios, que são verda

  33. Pasquale disse:

    No esforço para viabilizar seu programa de desinvestimentos, a Petrobras decidiu incluir terminais de importação de gás natural na lista de ativos à venda. Eles serão oferecidos em pacotes que incluem usinas termelétricas.
    _____________
    Petroleiros votaram em quem mesmo… hein?
    Será que vai dar tempo de se aposentarem?

  34. Getulio disse:

    Tudo culpa da oposição em um claro desespero em não deixar o governo Dilma diga se PT normalizar a economia conseguir alavancar um governo regular até 2018 querem e estão implodindo politicamente o Brasil com um unico objetivo.
    Como diz um reporte da Globo News; o PT só tem Lula como candidato!
    A perguntas que fica qual seria o candidato da oposição então?

  35. Alberto disse:

    Perfeito comentário caro sr. Alex de Almeida.

  36. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    É… NÃO TEM COMO NÃO ANALISAR A FRASE: “VOCÊS AINDA VÃO SENTIR SAUDADES DE MIM” (GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO).

  37. MARCO AURELIO disse:

    O SALVADOR DA PATRIA TEM QUE SER O POVO BRASILEIRO SE UNINDO E SE CONSCIENTIZANDO DE UMA NOVA E NECESSARIA MENTALIDADE QUE CONDUZA A UMA MUDANCA DE COMPORTAMENTOS POLITICOS GERAIS E PROFUNDOS. UM DITADO POPULAR DIZ: QUANDO SE QUER ALGO BEM FEITO, FAÇA-O VC MESMO. OS PARTIDOS POLITICOS , TODOS DESGASTADOS OBRIGAM AOS BRASILEIROS CONSCIENTES MEDITAREM SE JA NAO É HORA DE CRIAR TUDO NOVO,COM MENTALIDADE NOVA E PRINCIPALMENTE COM AUTODIDATISMO E AUTONOMIA DE PENSAMENTO E PREPARAR NOVOS CIDADAOS PARA A POLITICA. ESTUDAR AS CIENCIAS SOCIAIS A FUNDO. OS PARTIDOS E POLITICOS ATUAIS ESTAO ENSANDECIDOS. SO PERCEBEM A REALIDADE QUE OS INTERESSA, JA PERDERAM SUA RAZAO DE SER DENTRO DO MELHORAMENTO CULTURAL DA DEMOCRACIA. MUITOS TRABALHOS SERIOS JA ESTAO SENDO FEITOS PARA QUE TENHAMOS A INSERSAO DAS NOVAS GERACOES FAZENDO PARTE ATIVA DA POLITICA. ESTUDOS PARA QUE SE CRIEM NOVOS PARTIDOS COM PRECEITOS ESTATUTARIOS CIENTIFICAMENTE ORIENTADOS PARA OTIMIZAR A INSERCAO E A INCLUSAO NA GOVERNANCA

  38. J K disse:

    Nenhum dos atores quer ver o outro fora de cena. Os Poderes não querem brigar entre si. Acontece que a República está sendo atacada.
    A fraqueza econômica abriu a brecha para tentar a estocada contra o governo. Economia a pleno vapor significa governo forte, quando lenta, governo fraco. Esse é o momento. Nós não temos histórico de cobrar escola ou bons hospitais permanentemente. Quando é ano de eleições lá vem os políticos e suas inaugurações.
    Baseio minha percepção de ataque à República quando leio reportagem que trata de cortes no orçamento e vejo integrantes da PF, por ex., reclamando da falta de verba. Na pratica, isso ocorre mesmo, e é isso que desperta minha suspeita sobre de onde conseguem recursos para estender com tanta eficácia tamanha investigação. Claro, a delação tem custo muito baixo, depois de preso o custo do Estado é o de manutenção, porém a pergunta não está respondida.

  39. J K disse:

    Cont… Na minha cabeça, a presidente Dilma deu a “senha” no café com os jornalistas semanas atrás quando afirmou que o governo não se curvaria por ter sido vítima de espionagem.
    Eu acredito mais nessa tese, portanto, o que temos de melhor a fazer é esperar que tudo seja apurado e/ou um dos lados se entregue.
    Uma coisa eu acredito: se ela sair a apuração cai no esquecimento e a economia volta logo a crescer, especialmente se o candidato “deles” for o eleito, pois assim podem soltar as amarras que lançaram sobre o país para trava a economia. Economia fraca = governo enfraquecido.
    A República está sendo atacada, por quem está dentro e por quem vem de fora.
    Pobre Brasil rico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-09-29 17:30:19