aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
10-03-2017, 11h52

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Livro reúne biografias de 100 mulheres bem-sucedidas em suas profissões
1

Daniela Martins
BRASÍLIA

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, pedi que meus três filhos, um menino e duas meninas, citassem nomes que conhecessem das áreas de arquitetura, artes e esportes. Ouvi: Oscar Niemeyer, Picasso e Usain Bolt. Fiquei feliz por ver que estão antenados e souberam responder prontamente, mas não ocorreu a eles citar nenhuma mulher.

Por que as mulheres parecem estar ausentes ou em segundo plano? Conversar com as crianças sobre isso é fundamental, tanto quanto prosseguir nos movimentos e políticas de luta por igualdade de direitos e respeito social.

Mas apenas conversar não basta, é necessário mostrar que as mulheres podem ocupar todas as áreas e que não deve haver nenhum impedimento para isso. Não há impacto maior do que a representatividade: ver as mulheres espalhadas por todos os cantos do mundo, exercendo todo tipo de profissão e expressando seus talentos.

Um bom aliado, que acaba de chegar às livrarias, é “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias”, que apresenta os feitos de mulheres de diversas nacionalidades e períodos históricos que alcançaram sucesso em suas carreiras. Cada minibiografia ocupa apenas uma página e a linguagem é acessível, voltada para o público infanto-juvenil.

Astronautas, matemáticas, ginastas, políticas, pilotas, rainhas, escritoras, espiãs, juízas. Estamos todas lá. Sempre estivemos. Que seja cada vez mais simples para as novas gerações de meninos e meninas citar nomes femininos como exemplos de sucesso. O mundo só tem a ganhar.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes
Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo
Tradução: Carla Bitelli, Flávia Yacubian e Zé Oliboni
Editora Vergara & Ribas

207 páginas

Comentários
1
  1. Andre disse:

    O Brasil vive uma contradição, no mesmo momento em que se evidencia e se promove a valorização da capacidade da mulher, temos um governo sem nenhuma representatividade feminina no ministério e que dispara falas como a última do presidente Temer no dia internacional da mulher. Acorda Brasil! Com a palavra as mulheres desse Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-12-17 23:12:58