aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-05-2017, 8h02

Interesse público de delação de Palocci vai muito além do PT

Ex-ministro da Fazenda socorreu empresas e ajudou companhias a crescer
10

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O interesse público a respeito de uma eventual delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho vai muito além do que ele pode contar a respeito do PT. Se for uma delação com foco apenas em figuras petistas, a colaboração, se confirmada, será resultado de uma ação seletiva de investigação do Ministério Público Federal da força-tarefa de Curitiba.

Palocci contratou advogados que negociam delações em Curitiba e deu início mais efetivo a uma negociação com o Ministério Público Federal.

Se for firmada a delação, ela tende a ter um impacto muito forte no PT, porque Palocci foi a figura central na área econômica desde a chegada do partido ao poder. Mesmo fora do Ministério da Fazenda a partir de 2006, ele continuou depois, como deputado federal, ministro da Casa Civil de Dilma e apenas consultor, como o principal interlocutor do partido com o empresariado.

Palocci sempre foi muito ligado ao ex-presidente Lula, que o considerava o principal nome do PT para disputar a Presidência em 2010. Se Palocci não tivesse caído da Fazenda em 2006 por conta do episódio da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Pereira, teria sido ele e não Dilma Rousseff o candidato à Presidência da República pelo PT em 2010. Era clara a preferência política de Lula por Palocci.

Nesse contexto, a depender do que disser ao Ministério Público Federal, poderá trazer novos complicadores para o ex-presidente Lula em particular e para o PT de modo geral.

No entanto, ao depor perante o juiz Sergio Moro, o ex-ministro da Fazenda disse que tinha informações que poderiam render mais um ano de investigação à Lava Jato. Essa declaração é sinal de que uma delação de Palocci, se confirmada, não deverá se restringir ao PT.

Pelas relações que ele teve com todos os grandes grupos empresariais do Brasil, o que envolveu interesses de alto valor, uma delação dele teria capacidade de atingir setores importantes da economia brasileira. Nesse sentido, poderia mesmo ser bombástica. Ele detém segredos não apenas do mundo financeiro.

Muitos empresários interessados em recuperar suas companhias ou fazê-las crescer procuraram Palocci quando ministro e também quando ele estava fora desses cargos. Ele tinha enorme trânsito entre o setor privado e as instituições públicas de fomento e financiamento. Palocci socorreu empresas em apuros e ajudou muitas delas a crescer.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
10
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Se Palocci realmente abrir a boca, vai sobrar até para usineiro caloteiro… Ou ninguém se lembra da “república de Ribeirão Preto ” ?

  2. PALLOCI É A "BOMBA ATÔMICA" SOBRE OS CORRUPTOS ABRIGADOS EM TODAS AS QUADRILHAS TRAVESTIDAS DE PARTIDOS disse:

    É importante lembrarmos que depois de tanto tempo e tantas “colaborações premiadas”, só fatos novos interessam ao MPF. Repetir o que já se sabe não é aceito pelo MPF (a não ser acréscimos de informações sobre fatos já denunciados) e, mais importante, são necessárias “provas”, porque se não houver provas a colaboração não vale. Se houver mentira então e isso ficar comprovado, o colaborador perde o direito ao benefício. É claro que ele tem muitas informações sobre o PT e os corruptos do PT, mas é certeza de que aparecerão nomes do PMDB, PSDB, e de muitos partidos aliados do PT, porque está mais do que provado: CORRUPTO É TUDO FARINHA DO MESMO SACO, O QUE VARIA É APENAS O “PARTIDO” ONDE O CORRUPTO ESTEJA ABRIGADO! Afinal o que estamos vendo após o impeachment? Uma simples troca de quadrilhas, digo, de “partidos”!

  3. DEPUTADOS E SENADORES: VOSSAS EXCELÊNCIAS DEVEM SER “REPRESENTANTES DO POVO” E NÃO MARAJÁS INSENSÍVEIS E CORRUPTOS! disse:

    Senadores e deputados atuais, poderiam, em parte, se redimir de suas lambanças, votando lei que leve à prisão perpétua o crime de corrupção que lese os cofres públicos. Valeria daqui para frente, senão 99% deles iriam para a cadeia, hoje. É de indignar em pleno andamento da Lava Jato roubalheiras aos cofres públicos Brasil afora continuam. Só para ilustrar, domingo, um programa de tv mostrou numa cidade do nordeste, dinheiro desviado de “merenda escolar”, de crianças que estudam num verdadeiro “chiqueiro”, sem instalações sanitárias, sem quadro negro, sem carteiras… e sem merenda! Ladrão de cofre público é assassino de altíssima periculosidade, mata aos milhares por falta de atendimento à saúde, educação, saneamento básico, segurança pública etc.
    NB. UMA LEI ASSIM ATÉ MINIMIZARIA A NECESSIDADE DE REFORMA ABSURDA DA PREVIDÊNCIA COMO SE ESTÁ A FAZER, TIRANDO DE QUEM MENOS TEM!

  4. walter disse:

    Cabe caro Kennedy, o Palocci não foi escolhido pelos “lindos olhos”; sabe muito bem, “onde o diabo se agasalha”, deve ter muitos podres, comprovados e documentados…só não vai dar para ser omisso, sua delação na valerá de nada, se não confirmar as delações, onde seu nome foi citado, não poderá livrar a caras do PT…na minha ótica, sua intenção junto ao Sergio Moro em seu depoimento foi mandar recados a todos os seus cúmplices…vai fechar o cerco, encima da dilma principalmente…é evidente, que o PT vai sair depreciando o ex companheiro, e tentando desmerecer os depoimentos espontâneos; nada vai adiantar, o Lula só tem a leniência a seu favor, precisa se antecipar,antes que até esta condição seja inviável.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter caro amigo
      Talvez você não saiba, mas Palocci é médico sanitarista, foi assim que ele se elegeu originalmente prefeito de Ribeirão.
      Seria ótimo se ele ajudasse a sanear esse país todo, desse lixo que ele ajudou a esparramar… Pura questão sanitária !

  5. Sônia Ribeiro disse:

    Olha, este país virou palhaçada mesmo. Tudo e todos comprometidos. Sabemos que esta terra tupiniquim já foi colonizada à base do “toma lá dá cá”. Sempre foi assim; os setores influentes mandando em tudo. Político é sinônimo de safado, corrupto, marginal. O que mais me indigna é verificar que ainda há quem defenda essa corja, certamente porque leva vantagens conjuntamente. Não dá para defender político algum. E precisam prender logo o restante, como Aécio, FHC e seu ap em Paris, Renan, esse Rodrigo Maia, com cara de bolacha, etc. E têm que mudar as Leis urgentemente. O Código Penal tem que ser modificado, com penalidades rígidas para diversos crimes, incluindo corrupção, etc. Enfim, este país tem que recomeçar do zero. Bando de criminosos!!!

  6. Antenor disse:

    Com relação à manifestação do Palocci em acordar delação premiada, que certamente irá causar um estrago monumental no pt, em Dilma e em Lula; já há uma conversa fiada dos dirigente da legenda para que o seu ex-homem forte, Palocci, não mencione os nomes de Lula e de Dilma. É uma forma de dizer (sem querer) que Palocci tem informações e provas consistentes que, seguramente, colocarão em palpos de aranha os dois ex-presidentes da legenda. Caso o Palocci queira realmente ter o benefício de sua delação, não deverá dar ouvidos aos clamores dos tais dirigentes e NÃO poupar quem quer que seja. FALE TUDO QUE SABE, PALOCCI, aconteça o que acontecer. É o seu pescoço que está na “forca”.

  7. ANDRE disse:

    O Palocci, pode arrastar sim o sistema financeiro para lama, bem como empresas do setor de comunicação. Para a economia seria ruim, mas talvez fosse a chance de realmente passar este país a limpo. A delação pode ser ruim para o Lula e para o PT, mas pelo posicionamento do ex-ministro, ele quer ser coerente e entregar toda a corrupção que existe, se assim for poderemos ver desnudado como funciona as relações governo X grandes instituições. Resta saber o que farão Moro e o MPF. Será que terão coragem de permitir que sejam atingidos setores tão poderosos e influentes.

  8. jairo disse:

    É meu caro, quando estoura a manada, a debandada é enorme! O último a passar, será comido pelos crocodilos! Ou seja, já que muitos estão negociando delação premiada, quem não for rápido o suficiente, não terá o que delatar, e terá que pagar a pena pelo pé. Simples assim.

  9. Joao Martins Neto disse:

    …isso é só jogo de cena de um jogador , dando recados do que ele é capaz de delatar juízes de alta patente . Ele nunca entregaria sua laia . Não acredito q essa delação sairá .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-09-25 21:15:50