aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-02-2017, 9h21

Lava Jato teme reação de PMDB e PSDB contra operação

Investigadores veem maior capacidade de resistência do que tinha PT
17

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Os integrantes da Lava Jato, especialmente do Ministério Público, temem a capacidade de reação política do PMDB e PSDB contra a investigação de corrupção. Investigadores avaliam que o governo Michel Temer tem demonstrado maior capacidade de reação contra avanços da Lava Jato do que a gestão Dilma Rousseff.

A indicação de Alexandre de Moraes, ex-ministro da Justiça próximo do presidente da República, amigo de tucanos e filiado até pouco tempo atrás ao PSDB, foi vista pelo Ministério Público como um má notícia para a Lava Jato. Na visão de procuradores da República que integram a operação de combate à corrupção, Moraes deverá fazer coro com o ministro Gilmar Mendes, que questionou abertamente a extensão de prisões preventivas em Curitiba e o possível uso delas para forçar delações premiadas.

Para esses integrantes da força-tarefa, a nomeação de Moreira Franco para ministro da Secretaria Geral da Presidência, dando a ele foro privilegiado perante o Supremo, também faria parte de um movimento de resistência coordenado por políticos do PMDB e do PSDB que temem o que será desvendado pelas delações da Odebrecht. Há preocupação também com a indicação do futuro ministro da Justiça, a quem se subordina a PF (Polícia Federal)

Da parte do PSDB e PMDB, há um claro desejo de minimizar danos ao governo e às cúpulas dos dois partidos. Tucanos e peemedebistas consideram que há abusos na Lava Jato. É fato que as duas legendas têm muito mais capacidade de articulação política para resistir às investigações do que tiveram o PT e a então presidente Dilma. Uma série de fatos ilustra isso.

Em dezembro, teve sucesso no STF (Supremo Tribunal Federal) a articulação para manter Renan Calheiros no comando do Senado contra decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello. A indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo reforça o trânsito de tucanos e peemedebistas no Supremo.

A decisão que o ministro Celso de Mello tomar sobre a indicação de Moreira Franco para a Secretaria Geral será importante para a estratégia de PMDB e PSDB.

Se Celso de Mello mantiver a indicação e o foro privilegiado, será uma grande vitória dessas forças políticas, mas poderá haver dano de imagem para o Supremo. Seria difícil sustentar que não houve dois pesos e duas medidas em relação aos casos de Moreira Franco e do ex-presidente Lula, que teve a indicação para a Casa Civil no governo Dilma barrada por Gilmar Mendes.

Se Celso de Mello derrubar a indicação de Moreira, o presidente Michel Temer sofrerá desgaste.

*

Retoque na foto

O depoimento de FHC ao juiz Sérgio Moro foi positivo para Lula, especialmente quando o tucano disse que um presidente não pode saber de tudo. Isso reforça o discurso de defesa de Lula e pode preservá-lo em relação a desvios de ex-auxiliares e ex-diretores da Petrobras.

Mas o depoimento, dado em relação à investigação sobre o armazenamento do acervo presidencial do petista, foi mais positivo para a imagem de FHC. O tucano, de fato, ajudou Lula em meio a um bombardeio ao petista. Mas FHC foi o principal avalista político do apoio do PSDB ao impeachment de Dilma. Sem esse aval à estratégia tucana de fazer oposição duríssima a Dilma, dificilmente o PT teria perdido o poder.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
17
  1. Ricardo disse:

    Aposto que o Celso vai liberar a nomeação do Moreira. Vamos ver se estou bom de “chute”. Ele só já não liberou para não dar muito na cara. No fundo eu considero que a decisão do Gilmar sobre o Lula foi um “desmando”, uma interferência do Judiciário no Executivo. A Dilma-PT não tinha capacidade de reação porque tinha o Cunha e quase todo o Congresso contra. Agora o Temer tem quase todo o Congresso a favor. Enfim, o tsunami PMDB-PSDB não tem como ser parado. Salve-se quem puder.

  2. José Tadeu Barros disse:

    Na minha humilde opinião, a Lava Jato já era. O objetivo final era derrubar Dilma & impedir a candidatura de Lula em 2018. Tendo conseguido isso, PMDB, PSDB & DEM agora nadam de braçada, com total apoio da classe média, que também só queria tirar o PT do poder. Vide sumiço do MBL, Revoltados On Line e outros movimentos de rua.

    • claude disse:

      Jose, sua opinião não foi humilde foi brilhante, a tempos pergunto diante de todos estes desmandos, cade os movimentos que queriam endireitar o Brasil, ou acham que o que esta ai já é o suficiente, no fundo achava que passaríamos o pais a limpo, me enganei, abraço

  3. Valdir Marques de Souza disse:

    Parabéns pra quem bateu panela e principalmente pra quem votou nesses senhores que só estão preocupados em salvar a própria pele

  4. Wellington Alves disse:

    Tbm acho que em presidente não sabe tudo. Nem diretor de empresa sabe de tudo. Quanto à Lava-Jato, um fim melancólico está sendo desenhado. Consequência do golpe. CADA UM QUE SAIU A RUA COMO PATO TEM CULPA PELO FIM DA LAVA-JATO.

  5. walter disse:

    Caro Kennedy, a Lei deve ser aplicada, simples assim…por mais interferências que o PSDB ou PMDB tentem, vão se complicar no final…se houver provas contra os caciques, ou seus afilhados, não poderão salva los; foi se a época em que faziam tudo as escondidas, quando o povo ficava sabendo, já haviam assuntos novos; como os aumentos de salários na calada da noite…aquele que estão em evidencias, com duas ou três acusações com retóricas desfavoráveis, ou como o Cunha, que vende mentiras como se fossem verdades, serão condenados, e terão que se acertar com a justiça em algum momento, não há mais saídas…
    Quanto ao Alexandre de Moraes, não irá se expor para rasgar seu futuro; será bastante conservador, seguirá seus “escritos”…

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter, sua percepção como sempre correta.
      Lei não se discute, se cumpre !
      Até aquelas leis feitas sob medida, como é este caso !

  6. ANDRE disse:

    O governo Temer conta com apoio de grupos com grande força na sociedade brasileira, inclusive da grande mídia, e com apoio americano. O governo atual é claramente uma deformação, em que o legislativo assume a forma do executivo, em que um por todos e todos por um, não por motivo morais, mas por uma questão de sobrevivência perante a lava-jato. Só uma reação popular forte e organizada, poderá ainda fazer com que seja feita a justiça almejada na lava-jato, mas que seja feito tudo respeitando o direito de defesa dos envolvidos.

  7. Francisco disse:

    Quem sabe ler e escrever sabe que nem Lula, nem Moreira precisavam ser impedidos de ser ministro. Se fosse por isso, Temer nem tomaria posse, nem o então presidente do Congresso e nem o da Câmara. Tomaria posse Lewandowski que convocaria, absolutamente dentro da Lei, eleições gerais para Presidente e Congresso (deputados e senadores).

    ESSA era a solução jurídica dentro da Lei.

    Como o STF não cumpriu a Lei (em aspecto tão elementar) ele o STF TEM de ser destituído, pois é condição essencial para ser membro do STF, o “notório saber jurídico”.

    Quem destitui o STF? Quem indica o próximo corpo jurídico do STF?

    O artigo 1 da Constituição Federal: “Todo Poder emana do povo e só em seu nome pode ser exercido”.

    Todo crise é uma oportunidade: Vamos tentar refundar o Brasil?

    • Wellington Alves disse:

      Penso mesmo que a República deveria ser refundada. Sem milhares de partidos representados, sem foro privilegiado, sem estabilidade para funcionário público.

  8. Amalia Oliveira disse:

    Não dá mais….. o poder emana do povo. Vamos pra rua pessoal!!! Está passando da hora de tirar todos daquele congresso imundo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Amalia Oliveira disse:

    E o Temer deveria ter medo do Povo…. pois se 200 milhoes reagirem, ninguem segura esse pessoal lá. Reação já!!!!!!!!!!

  10. walmir geraldo fernandes disse:

    boa tarde

    kennedy sua materia traz o raio de tudo que vai acontecer , mas espero que o cidadao possa reagir conjuntamente articuladamente contra esses desmandos da classe politica e as associacoes de classe possam se unir em torno da defesa dos nossos direitos para que nao nos transformemos em numa venezuela.

    walmir

  11. mano disse:

    prezados: este governo está zombando da cara dos brasileiros, independente da profissão e da condição social. Esse Alexandre de Moraes está mais para advogado de porta de cadeia. Causa espécie e espanto ele merecer crédito dentro do próprio STF. Estamos num mato sem cachorro, num beco sem saída, ou tá tudo nivelado?

  12. DIRETO AO ASSUNTO: ISSO É UMA VERGONHA! SERÁ QUE NÃO SE MANCA, PÔ! disse:

    Esse Temer ou é louco ou muito cara de pau! Será que não se manca que insistir com esse monte de corruptos no governo está causando mais problemas ao país? O tempo que se tem perdido para justificar, ações no STF etc, tudo por causa desse monte de citados, investigados, réus! E na maior cara de pau fica essa conversa de que citado não é réu! Todo mundo sabe que não é, mas será que ele colocaria dentro de sua própria casa algum serviçal que se saiba estar sendo acusado, ou investigado pela polícia? É claro que não faria isso! E por que fazer isso com o país, ainda mais que nem eleito legitimamente pelo povo ele foi, está presidente por circunstâncias legítimas, porém sem o voto nas urnas! Ainda tem o fato de que era o vice de alguém que sofreu impeachment, faz parte de um governo corrupto que foi posto para fora!
    Deveria, no mínimo, não aceitar nenhum “sequer suspeito” em cargos nomeados!

    • Dimas disse:

      Como assim? Não aceitar nenhum “sequer supspeito”. E Temer é o quê? Você está propondo a renúncia? Às vezes parece que o povo perdeu completamente o juízo. Não sabiam que Temer é muito pior do que a ex-presidente? Era só o que faltava essa indignação diante do óbvio ululante.

  13. JUDICIÁRIO: O ÚLTIMO REDUTO! disse:

    Os bandidos chamados “comuns” invadiram os morros, as cidades, os estados, o país: não dá para negar isso!
    Os bandidos chamados “Padrão Fifa” – os corruptos – invadiram o Executivo e o Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal: não dá para negar isso!
    Bandidos “comuns” e bandidos “Padrão Fifa” têm se unido, formando uma força muito grande: não dá para negar isso!
    Causa temor imaginar se tal “força” investisse contra a única esperança da nação brasileira, o Judiciário, e tivesse sucesso: não dá para negar isso!
    Mas causa mais do que temor, e sim pavor, imaginar se tal “força” nem precisasse investir contra a única esperança da nação brasileira, o Judiciário – porque ali encontraria as portas abertas: não dá para negar isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-09-25 21:17:39