aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-06-2018, 20h21

Lula quer deixar ônus de eventual veto a candidatura na conta do TSE e do STF

PT planeja esticar a corda até a 1ª quinzena de setembro
13

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A estratégia do ex-presidente Lula é deixar o ônus do eventual veto à sua candidatura ao Palácio do Planalto na conta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Além de se manter como candidato porque luta para sair da prisão e para poder concorrer à Presidência da República, objetivos diferentes mas complementares, Lula não pretende tomar a iniciativa de discutir plano B dentro ou fora do PT até a Justiça decretar que ele está oficialmente fora do jogo.

Isso significa que a indefinição sobre a candidatura do petista deverá se estender até a primeira quinzena de setembro. No cronograma da legenda, haverá o registro da candidatura de Lula até 15 de agosto (muito provavelmente nesse dia). Na sequência, ocorrerão disputas jurídicas no TSE e no STF até uma decisão final.

O ex-presidente tem dito a quem o visita que ainda acredita na possibilidade de ser candidato. Mas esse projeto enfrenta obstáculos na Justiça.

Se for impedido de disputar a Presidência, o movimento mais provável de Lula hoje seria apoiar um plano B no próprio PT. Os mais cogitados continuam a ser o ex-ministro Jaques Wagner e o ex-prefeito Fernando Haddad. É remota a chance de a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, ser a escolhida. Mas ela é porta-voz de Lula e tem sido extremamente fiel ao ex-presidente. Isso conta em política.

Outra hipótese, menor mas possível, seria apoiar um candidato que não seja petista. Uma ala do PT e de outros partidos de esquerda defendem que o contemplado seja Ciro Gomes (PDT), mas há complicadores no jogo interno petista. Será preciso ver os desdobramentos da campanha eleitoral.

No próprio PT, há quem ache que definir o jogo na primeira quinzena de setembro poderá deixar pouco tempo para viabilizar um eventual substituto de Lula. No limite, entendem os defensores dessa tese, haveria risco de inviabilizar a ida de Ciro ou de um petista para o segundo turno. Mas essa é atualmente uma visão minoritária na sigla.

Portanto, esse é o roteiro desenhado hoje por Lula, que é quem controla o jogo devido ao enorme cacife político-eleitoral. Até o momento, ele tem liderado as pesquisas em todos os cenários de primeiro e segundo turno. O agravamento da crise política, o enfraquecimento do governo, o mau momento tucano, o fator Bolsonaro e as dificuldades na economia turvam o cenário eleitoral e favorecem o plano petista de esticar a corda para ver que bicho vai dar num Brasil em transe.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN – 2™ Edição” a partir dos 21 minutos no áudio abaixo:

Comentários
13
  1. walter disse:

    Por favor Kennedy, o lula é um jogador de truco, sem nada nas mãos; esta tentando manter algum orgulho, no meio do “lamaçal”, não será o TSE, nem mesmo o supremo…”tudo já esta consumado”, no fundo estão agindo como se fossem do PC do B, sem qualquer reserva a favor da sociedade, que interesse ser considerado…certas ideias “arrojadas” ou “joguetes”, não fazem a menor diferença, já que as pessoas visam a regularidade no país; neste instante, ninguém acredita que o lula, por mais fanáticos que sejam, pudesse sair da cadeia, direto para o planalto…nem mesmo nos seus melhores sonhos…os partidos já se aglutinam,, imaginando uma composição capaz de combater o Bolsonaro…tentam timidamente esta união; o maior inimigo deste candidato, é o próprio…seus rompantes podem torna lo forte, ou derruba lo…tentaram calunia lo, não funcionará assim; tentaram o mesmo com o lula…nesta hora, a melhor opção do PT é o Ciro…se deixarem para a última hora, poderá ser tarde demais…

    • Antonio disse:

      ÔÔÔ Sr. Walter. Tenho lido seus comentários. Tenho a impressão que o senhor é obcecado pelo Lula, porém de uma maneira extremamente negativa. Não subestime. O homem foi presidente de um dos maiores sindicatos da América Latina durante anos. Enfrentou a ditadura e grandes corporações internacionais. De operário e migrante nordestino muito pobre chegou a presidente da república. E não se pode negar (os números não mentem) foi um dos melhores presidentes que o país teve: criou inúmeras universidades (coisa de elite?), tirou milhões de pessoas da linha absoluta de pobreza, gerou milhões de empregos, elevou as reservas cambiais a quase 400 bilhões de dólares (reservas que, até agora, tem de fato sustentado este governo que aí está), etc. etc. É uma força eleitoral e goza de enorme prestígio internacional. À César o que é de César. E há muito tempo tem sido massacrado pela grande mídia e pela elite. E, mesmo preso, continua muito forte politicamente.

      • walter disse:

        Caro Antonio Petista, você só esqueceu de mencionar que o dito cujo é um ladrão, do erário público; ninguém em sã consciência pode ignorar isso; quanto a ser metalúrgico, nada demais, poderia ser lixeiro e ser honesto…espero que sua prisão o mantenha forte, precisará cumprir outras penas, quanto ao tal respeito internacional, pode esquecer; não há consideração qualquer, por ser mentiroso; anunciou ter pago a divida externa, continuamos devendo e muito…vc deve voltar a doutrinação, para ouvir outras balelas…o Brasil esta se livrando se por tabela, de todas as mazelas…a gleisi e seu marido, serão indiciados, vc já esta a par…procure ser mais atento…vc e muitos outros, que ainda defendem, terão vergonha em admitir que foram enganados daqui a pouco…o filhos do lula, nem visita lo vão, estão ricos…

        • Antonio disse:

          Sr. Walter eu já esperava pela sua resposta. Porém por favor apresente argumentos sólidos, apresente provas, fundamente suas acusações. Não ofenda pessoas chamando-as de ladrões. O Sr. demonstra e alimenta um profundo ódio. Deve haver razões mais complexas ou sabemos lá o quê do porque do seu comportamento. Não sou petista, não aprovo certas ações desse partido. Aliás não tenho admiração por nenhum partido. Todos são podres, sempre dominados por velhas raposas e que vivem a muito, muito tempo, as custas do dinheiro público. São sempre os mesmos personagens e seus currais eleitorais, coronelismo. Acalme-se. Sr. Kennedy desculpe-nos pelo incômodo de alimentar uma discussão inócua e agradeço pelo espaço dado. Sinceramente não quis ofender ninguém ou criar polêmica.

      • walter disse:

        Tenho a impressão caro Antonio, que você não lê o que escreve; se não é petista, se comportou; não dá para ignorar todos os descaminhos deste partido…nosso País, não vai resolver todos os problemas numa canetada só…são muitos os inquiridos, tenho muita raiva do Lula sim, o conheci, com tantas promessas; como o Collor, teve todas as oportunidades, para ser diferente, acabando com o domínio dos mandantes desde as capitanias; contundiu se sozinho, uniu se aos anteriores, permitindo todas as mazelas; ampliou sua ambição, para um projeto de poder eterno…decidiu elegeu a Dilma, no calor de seu “prestigio”; entregaram milhões, a países vagabundos, que não iriam nos devolver os recursos…acabou com nossa economia, jogando dinheiro pela janela; se tudo isto não faz diferença para vc…a todos os outros sim…acabou com sonhos, de uma juventude sem esperança, chegaram e nada terão… como vc, não defendo ninguém corrida; precisamos ser duro na punição para todos os criminosos de plantão..

    • Cara, mesmo que o PT apoie o Ciro ele não Ganha. o ciro e muito arrogante e não passa uma boa imagem a tempos para o Brasil. a melhor coisa a fazer e ter candidato proprio. as pessoas ja estão acostumadas a votar 13, então tem que ser pt, nada de apoiar outro partido.

  2. Arivan Nunes de Souza disse:

    Existe uma outra opção que o ilustre analista não cogita. Ele foi ministro no seu governo.
    ´e da área de comunicação.

  3. Fabio disse:

    Kennedy, o Brasil se tornou vergonha mundial.Quem viaja para fora do Brasil, como eu, tem que explicar para pessoal de fora o golpe que a democracia sofria e ainda somos obrigados a ouvir que fomos as ruas para implorar que os bandidos assumissem o poder.
    Fora que esse poder judiciario se tornou abertamente politico e revanchista.
    Prender pessoas sem provas e sem o esgotamento das instancias superiores é algo completamente desumano e totalmente inconstitucional.
    Mas num pais de “moros” e “gilmares” não há mais Carta Magna e nem direito certo.
    Impera decisões pessoais e politicas, infelizmente.

  4. VIVA A LAVA JATO! VIVA A OPERAÇÃO "LAVA CORRUPTO" NAS ELEIÇÕES DE 2018! disse:

    Há países em que políticos corruptos pegos por seus crimes, renunciam e (ou) são presos. Alguns pedem desculpas à nação e até choram. Há até atos extremos de quem deixa a vergonha superar os outros sentimentos. Aqui, dá nojo! Diante de provas, fatos, testemunhas, gravações de áudio e (ou) vídeo, condenações pela justiça – os bandidos travestidos de políticos e governantes têm usado a política para se furtarem ao cumprimento do que a lei e a justiça determina. Vale tudo para esses crápulas. Ignoram se tais atitudes embaçam ainda mais a situação do país, em crise,em período eleitoral, abalado como nunca esteve, moral, política e economicamente. Não parecem ser homens, pois rastejam como vermes em suas próprias fezes. Agridem com suas ignomínias suas próprias famílias, amigos, toda a nação. Dá nojo. Muitos ainda insistem em continuar na vida pública. No caso do Lula, ainda quer candidatar-se à presidência da república. Pior: segundo as pesquisas, seria o mais votado!

  5. Alberto disse:

    E tome ramerrão!!!!!!

  6. FAXINA GERAL, PELO VOTO, NO SENADO E CÂMARA FEDERAL! disse:

    Lula condenado e preso e dizem que pode se candidatar ao cargo de presidente da república; deputados condenados e presos em regime fechado – progridem para o regime semi-aberto e podem voltar a trabalhar como deputados – como representantes do povo; presidente da república é acusado três vezes por cometimento de crimes e continua no cargo; juiz prende em decisão monocrática – outro juiz solta, também em decisão monocrática (Bretas – Gilmar etc etc etc)! Onde iremos parar com tantos desatinos? Executivo, Legislativo e Judiciário, contaminados pela corrupção! Que mudança positiva poderá haver com as eleições de 2018, que não exija “FAXINA GERAL PELO VOTO, NO LEGISLATIVO E EXECUTIVO”… “E A LAVA JATO CONTINUANDO EM SUA MISSÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO, DOA A QUEM DOER… COM A AJUDA, FINALMENTE DE VERDADE, DO STF?

  7. CUMPRIR A LEI: SEM ÔNUS E SEM MÉRITO! disse:

    Não haverá “ônus” vetar candidatura de um condenado por crime comum (corrupção e lavagem de dinheiro); nem “mérito” – só o cumprimento da lei! Peso, vergonha é para quem não cumpre a lei. O Judiciário zela pela democracia plena quando impõe as leis iguais para todos. Retarda-a ao permitir que um condenado, em virtude de um cargo que um dia ocupou (e que o desonrou), cumpra pena em uma sala confortável, com aparelhagem de educação física, tv, e outras coisas que a maioria dos outros presos, Brasil afora, não têm. Há uma inversão de valores: quanto mais alto o cargo público que tenha ocupado um condenado pela justiça, mais dura deveria ser a pena – nunca privilégios! Corrupção é crime gravíssimo, por suas conseqüências: mortes de milhares de cidadãos desassistidos em áreas como Saúde, Segurança Pública, Saneamento Básico, Alimentação das crianças em idade escolar, Moradia etc. O corrupto é um potencial e insensível “homicida” – a legislação tarda em penalizá-lo por esse crime.

  8. Alberto disse:

    No “jogo do bicho” vale o que está escrito.Na Lei em vigor,para alguns,não é bem assim que a “banda deve tocar”.O negócio do jeitinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-06-24 19:33:38