aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-04-2018, 21h03

Maior erro do PT e PSDB foi um tratar o outro como “inimigo”, diz FHC

"Não posso ficar contente", afirma sobre prisão de Lula
24

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

“Não posso ficar contente. Não acho que seja bom pra ninguém”, diz o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a prisão do sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, o “impacto é muito grande, historicamente falando”.

No entanto, avalia que Lula não é preso político porque foi condenado “dentro das regras do estado de direito”.

O tucano lembra da convivência amistosa com Lula no começo da carreira política de ambos. Diz ter “certa saudade de outras épocas e uma tristeza pelo que aconteceu”.

FHC avalia que, se houvesse prazo para um julgamento na terceira instância, no Superior Tribunal de Justiça, talvez fosse “cabível” não aplicar a pena de prisão após condenação no segundo grau. Mas ele crê que isso acontece como resposta à impunidade, porque os processos demorariam muito a chegar a um desfecho.

Diz que o maior erro do PT e do PSDB foi um transformar o outro de “adversário” num “inimigo”. Ele afirma que os petistas fizeram isso num grau maior do que os tucanos. Avalia que teria sido melhor se os dois partidos tivesse se unido contra forças do atraso, como o “patrimonialismo” e o “corporativismo”. “Lutar para limitar o atraso”, declara o ex-presidente.

Considera que Joaquim Barbosa, que pode ser candidato à Presidência pelo PSB, deixou “lembrança positiva” no julgamento do mensalão e na passagem pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Mas lembra que é preciso governar e saber lidar com o Congresso.

Acha que Jair Bolsonaro (PSL) está na faixa de 20% nas pesquisas porque a população o enxerga como alguém que traria segurança. Mas diz que o pré-candidato tucano, Geraldo Alckmin, poderá superar Bolsonaro na fase de embate da campanha.

Ouça a entrevista que FHC deu ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
24
  1. Daniel Otávio disse:

    Não foi erro. Era estratégia pura. Dois partidos, ou chamem de organizações criminosas se preferirem, apresentaram-se como antagônicos ao eleitorado mas governaram juntos a massa de eleitores alienados. Ainda bem que a maioria já se ligou no joguinho deles.

    • walter disse:

      Perfeito Daniel e Kennedy, infelizmente a politicagem, por interesses sórdidos, jamais permitiu de fato, que partidos se unissem para o bem da sociedade…o FHC não jogou limpo, nem com o Itamar que o nomeou, isso quando já estava se preparando para a aposentadoria; falar do Lula é redundante; espelhou se no FHC, para ser exato, iniciou uma disputa pessoal…não tenho o menor medo de errar; nenhum deles de fato, pensaram no Brasil, pelo Brasil…o plano Real, foi um excelente momento, para mudar definitivamente o País; para variar, o FHC passou a viver de louros, e não fez as mudanças ideais na infra estrutura…provavelmente, teria feito seu sucessor, preferiu forçar e se reeleger; deu forças a chegada do lula, que não fez por menos; como diz o ciro gomes: “sua infra foi na tomada de três pinos”…não há o que comemorar com nenhum deles…

    • Ainda bem que não deu certo se não o rombo seria maior ainda!!!!

  2. Marilia Campos disse:

    problema do PSDB foi dar corda pro lixo do aécin.

  3. pedro disse:

    DR na esquerda, é?

    • Sebastiao Canabrava disse:

      Opa! Psdb esquerda? Vc ta’ doido, Pedro? O Psdb e suas acoes nuncam foram de esquerda. Uma prova cabal sao as aliancas do PSDB: nunca as tiveram com partidos de esquerda. Nem ao menos com a pseudo-esquerda.
      Nao vou nem entrar no merito dos governos privatistas/entreguistas.

      • pedro disse:

        Realmente, você deve estar certo, o FHC não é, nunca foi e nem será de esquerda, haja vista as últimas declarações dele. Vai vendo….

  4. marcio disse:

    Tem que acabar com os partidos, somente ter 2 direita e esquerta, e pronto, não ter mais lambe rabo de ninguém e acabar com esses corruptos, com mais leis severas, e julgamentos mais rapidos sem ter que toda vez gastar mais dinheiro para voltar a questionar o mesmo julgado.

  5. Itamaraty em Chamas disse:

    Alguém precisa avisar o FHC que o Lula e seu governo foram 100% a favor das tais forças do atraso. Aliás, o PT e o Lula traçam inúmeros paralelos com o estilo Getúlio de enxergar o país e governar. E os dissidentes do PT, que foram para o PSOL por causa de discordar com a prática de governo do PT, tem recaídas constantes para abraçar e salvar os ex-colegas do PT a cada novo caso. São todos farinha do mesmo saco.

  6. Júlio Cesar disse:

    Se não se tratassem como “inimigos” a única diferença é que a formação de quadrilha seria maior, é só olhar ver o agora “Ex” presidente do partido Aécio Neves, essa forma de governo de coalizão com essa quantidade de partidos é um CÂNCER, isso TEM DE ACABAR. Que 2018 seja um ano onde o povo brasileiro aprenda a NÃO votar em NENHUM desses políticos ora denunciados, seja para qual cargo eletivo for.

  7. Joaquim disse:

    “resposta à impunidade, porque os processos demorariam muito a chegar a um desfecho.” Os políticos brasileiros nos brindam com frases deste tipo que nós colocação como seres sem celebro, ou seja, para o FHC a culpa desta situação é da própria justiça. Esquece de dizer ou omite, por que ai, ficaria exposto o verdadeiro problema: é que esta “demora” custa muito dinheiro e só esta disponível para quem o tem. Por tanto não para nós simples mortais. O brasileiro de maneira geral sabe o que é certo e o que é errado, mas para que fazer o certo se não existe punição ? Para que fazer o certo se eu sou filho do rei?

  8. Fabio disse:

    Se fossemos um país serio FHC estaria preso, mas num país de togas tucanas, isso jamais acontecerá.

  9. luis carlos ermida disse:

    Inimigos??? Onde estava a oposição nestes anos de lambança e roubalheira???? Foram sócios quando venderam o Brasil para as empreiteiras e para os empresários-bandidos, isso é conversa de gente que menospreza a inteligência e a memória do povo, queremos a renovação de 100% do congresso, das assembleias e das câmaras não aceitamos mais políticos como você e o Lula.

  10. Arilson Aragão disse:

    Duas Frases emblemáticas nessa fala do corrupto-mor, FHC.
    Sobre a demora nos processos que gera a impunidade…disso o psdb sempre se beneficiou e ele nunca veio a público reclamar da lentidão, vide caso Eduardo Azeredo do mensalão tucano de Minas.
    Quanto ao ” é preciso governar e saber lidar com o congresso” disso de lidar com o Congresso, ele o sabe bem.só nos lembrarmos da compra de votos para a sua reeleição, quando deputados do baixo clero chegaram a custar 200 mil reais per capita, imaginem o rombo..
    Portanto, menos, velho hipócrita, Tartufo, bem menos..

  11. Walter Ungaretti Junior disse:

    Inimigos????, nunca, nesse País todos os politicos fazem acordos e tomam whisky juntos, quem paga ???, o povo

  12. Januncio Araujo disse:

    Saudosismo puro de velha raposa que lançou o país no caos ora vivenciado. Até Collor as propinas eram arrecadadas no varejo, principalmente em licitações públicas. A partir do governo FHC começou-se a arrecadar recursos no atacado, com: (i) o advento da lei de licitações (destinada à salvaguarda de grandes obras para grupo limitado de grandes empresas), (ii) classificação de parlamentares para liberação de emendas orçamentárias, priorizando-se aliados (fisiologismo), (iii) arrecadação nos mercados de câmbio e financeiro em regime de bate e volta (interfere-se no câmbio comprando-se (caro) ou vendendo-se (barato) para enriquecimento instantâneo de poucos), aparelhamento de estatais com fins arrecadatórios (na verdade começa com a eleição de Collor, quando acerta-se tal eleição (Roberto Marinho, Armando Falcão e Geisel) decidindo-se que o candidato “bateria” no então presidente, com a condição deste indicar os segundo e terceiro escalões quando da eleição do então candidato.

  13. MARIO PERZ disse:

    Sr. FHC, é muito fácil para o Sr. falar isto, os tucanos foram bem pior do que o PT, principalmente quando se fala em justiça em nosso país, muitos crimes de corrupção do seu partido nunca foram investigados, todos são lançados de lado pela justiça, inclusive os seus pelo engavetador da república, o tal de Brindeiro, e o Brasil está nessa crise total por aprovarem um golpe e por ficarem do lado de um governo golpista e corrupto e por causa de tudo isto, o ódio que impera nesse país, só falta um radical de direita como é esse tal de Bolsonaro, ser eleito presidente da república, aí será o fim do pais!

  14. Leonam disse:

    Marxismo revolucionário x marxismo cultural (fabianismo)

  15. Mauro Bichara disse:

    Pensei que o maior erro do PT e do PMDB fosse a CORRUPÇÃO!!!!!!
    FHC tá é com cagaço de ser preso tb agora….

  16. FRANCISCO EUCLIDES disse:

    QUE INOCÊNCIA ACHAR QUE O FHC É ANTIPETISMO. ELE É UM DOS MAIORO MAIORES PETISTAS DA HISTÓRIA. FUI TREMENDAMENTE ENGANADO. MAS A MENTIRA TEM PERNA CURTA.

  17. Mario H.Fuentes disse:

    Foi condenado dentro das “regras do estado de direito”???, por favor professor, nos poupe da sua já conhecida jocosidade, estado de direito???, só se for o mesmo que não investiga a sua vida pregressa no poder.

  18. Claudio Ferreira disse:

    CLARO !!! Pois os dois são vinho da mesma pipa.

  19. icandre disse:

    PSDB e PT são duas lâminas da mesma tesoura, que encenam a técnica criada por Stalin e Lenin, conhecida como ESTRATÉGIA DAS TESOURAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-04-27 03:51:42