aki

cadastre-se aqui
aki
Política
19-05-2017, 8h12

Manifestações são o maior risco para o governo

Se onda de protestos crescer, haverá ressonância no Congresso
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A atual crise política está apenas começando. O maior risco político para o governo são as manifestações de rua. Ontem, já ocorreram protestos em cidades importantes. Se essa onda crescer, ficará mais difícil para o presidente Michel Temer se manter no poder.

O risco de perda de apoio no Congresso continua existindo. As duas próximas semanas serão fundamentais. Se Temer recuperar capacidade de continuar a tocar a sua agenda de reformas econômicas, terá chance de superar a atual crise. Do contrário, dificilmente conseguirá se manter no poder.

Temer avalia que a divulgação do áudio não sustenta a gravidade das acusações feitas pelo Ministério Público e relatadas pela imprensa. Ele começou o dia de ontem com possibilidade de cair e terminou conseguindo, por ora, conter o desembarque do PSDB. Uma debandada tucana agravaria a crise, porque o PSDB é avalista do atual governo. A divulgação do áudio, ontem à noite, contribuiu para esse movimento de contenção de perda de apoio político.

A crise continua grave. Há riscos para o presidente da República. Mas o áudio não foi a pá de cal que era esperada no que se refere à compra do silêncio de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara que está preso em Curitiba. Essa suspeita está no centro da atual crise. Pelo áudio, não há prova de que Temer deu aval ou pediu a compra do silêncio de Cunha.

Ontem à noite, no calor da divulgação, a primeira reação do presidente foi pensar na possibilidade de fazer um novo pronunciamento hoje, num tom mais duro do que o de ontem. Em conversa reservada, Temer se disse “enfurecido” com o que chamou de “irresponsabilidade” da Procuradoria Geral da República, do ministro Edson Fachin e da imprensa.

*

Falei o que não devia

Cometi um erro grave ao criticar hoje o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Ele sugeriu a possibilidade de intervenção dos militares no ano passado, num momento de agravamento da crise do governo Dilma.

Continuo achando inadequado e grave qualquer sugestão de uma ação militar que interfira na vida política do país. No entanto, Jungmann não fez tal sugestão em relação à atual crise. Peço desculpas aos ouvinte da CBN, aos internautas e ao ministro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
21
  1. Daniel Gomes da Silva disse:

    Kennedy, como pode ele se recuperar? O presidente da república é confidente de um criminoso, diz que a relação espúria que esse criminoso tem com Eduardo Cunha tem de ser mantida e permanece no cargo? A nome de melhoria na economia, colocaremos todos nós nariz de palhaço? Somos brasileiros e exigimos respeito antes de qualquer coisa.

    • walter disse:

      caro Daniel, já havia comentado na coluna do Kennedy duas coisas, sobre as reformas do temer…em primeiro, que não sairiam facilmente as reformas; teria que negociar com as “raposa felpudas”, que hoje todos nos sabemos o que significa…são quadrilhas em vários partidos, que dão o tom da música…nada sai sem o crivo deles..Em segundo plano, o Temer estava muito lento, mal representado por Jucá, Renan, e Rodrigo maia, que estavam dificultando ainda mais, isso o próprio Aécio admite; em vários momentos dava para senti, todas as dificuldades do Temer; estava sim decidido a fazer o País caminhar…mas a retórica dos seus pares e a própria, nunca favoreceram sua escalada…este é o melhor momento para desvendarem o que há de fato na “caixa preta”…tem que ter peito, já que as ameaças as vidas dos envolvidos e dos seus parentes, correm perigo diariamente; o próprio cunha tem medo..

      • Ricardo disse:

        Não sairia as reformas facilmente porque é díficil retirar direitos, principalmente em um governo que tem como objetivo de DIFICULTAR INVESTIGAÇÕES e livrar seu próprio COURO.
        Não dá pra imaginar final diferente disso, não há confiança nisso.
        Keynes: “Credibilidade é tudo”.
        Temer tem se desgastado desde a nomeação de seus Ministros (investigados).

  2. José Morelli disse:

    Kennedy, só uma observação: Em toda a gravação há outras conversar comprometedoras, não somente a compra do silêncio, que aliás, o presidente admitiu e deu outra conotação a ela. Você disse muito bem que o PSDB é avalista do deste governo, pois é, AVALISTA PAGA A CONTA, é isso que já está acontecendo, estão pagando a conta.

  3. Cesar Alves de Souza disse:

    Se este audio não prova que o MT esta metido até a alma com esta mesada eu não entendo mais nada, o delator foi a casa do golpista falar sobre os pagamentos e isto não vem ao caso, faça o favor, DIRETAS JÁ, não tem outra alternativa, se não o país vai parar. FORA TEMER.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Manifestações populares espontâneas são legítimas.
    Mas o que se vê são bandeiras vermelhas oportunistas de grupelhos, partidos e sindicatos pelegos. São herpes políticas, só aparecem quando a imunidade do país está baixa !

    • walter disse:

      Exatamente cara Maria Aparecida, são pelegos, enviados por sindicatos, que querem manter, o quanto pior melhor…esta confusão, pode permitir que o lula, mantenha seus planos de ser candidato, se forem eleições diretas este ano…quanto ao temer, chegar a ser um absurdo, tentar responsabilizar o MP, por sua gravação de “botequim”, tomando mais cachaça…mesada ao Cunha porque?…se o ministério público se der conta, devem prender a mulher do cunha,com certeza vai abrir o “bico”…deve ter um dossiê contra o Temer e sua cúpula; cassam o PMDB…
      Kennedy, quanto ao Raul Jungmann, deveria aproveitar o ensejo, e sair deste “desgoverno”; aliás, todos os que tem caráter, deveriam abandonar o “barco”; o temer não resistirá…

      • Jonas disse:

        “Quando pior melhor” era a estratégia da direita antes do golpe, quando diziam que precisava cortar gastos mas votavam “pautas bombas” no congresso, aumentando os gastos públicos só para jogar o país mais ainda na lama e assim permitir um golpe parlamentar.

    • ALESSANDRE L NIZA disse:

      Sei, e por causa do seu asco ao vermelho, aos sindicatos e aos trabalhadores que são filiados, temos de cruzar os braços e deixar o país na mão desses vagabundos que expropriam nosso país?

    • Almino Canavezzi disse:

      Que coisa feia, querer desqualificar os vermelhos, mas deve apoiar (talvez integrante dos grupos que se dizem patriotas) os oportunistas que organizaram e bancaram, com dinheiro sujo, as manifestações contra Dilma. Esses não são herpes, mas portadores de uma doença incurável com os seguintes sintomas: exterminadores dos direitos dos trabalhadores conquistados democraticamente, mantenedores de privilégios para um mercado que quer mais que o pobre se dane, incentivadores de uma corrupção desde que os beneficie, etc…

    • Daniel Pereira Guimarães disse:

      Há mas agora que o chefão dos vermelhos também está envolvido, essa cambada ai vão ficar murcho.

    • Ingeborg Schportfeldt disse:

      Concordo com você Tinhorão: apoiar essa corja esquerdopata-sindical é fazer apologia ao crime !

  5. É HORA DAS INSTITUIÇÕES SÉRIAS EXIGIREM O CUMPRIMENTO DA LEI! disse:

    É repugnante ver uma conversa do Presidente da República, na residência presidencial, na calada da noite, às 22:40h , sem registro oficial da visita, sendo o presidente tratado o tempo todo por “VOCÊ”, em assuntos não republicanos, ou melhor, assuntos criminosos! Não renunciar é a coisa mais vergonhosa que Temer poderia fazer! O país não merece tanta ignomínia. Se as instituições sérias do país não tomarem uma atitude grave e urgente, poderemos dizer que é o caos! O assunto economia não pode ser aval para tanta falta de vergonha na cara. Isso é oficializar o banditismo no governo federal, e isso já foi motivo de um “impeachment”. Vamos ter vergonha na cara!

    • patricia disse:

      Concordo plenamente.
      Foi exatamente isso que Boechat comentou hoje.
      Só o fato de MT receber um investigado e se calar quando este disse que iria trocar o Procurador que o estava perseguindo…revelou total conivência.

  6. mano disse:

    prezados: diante do procedimento do presidente da república não há mais condição de continuar no poder. Ele cometeu um erro grave e fatal, aliás de amador para um experiente político e Bacharel em Direito “Constitucionalista”. A permanência dele fará milhões de brasileiros continuarem sangrando. Senhores do Poder Judiciário: Esta é uma nova oportunidade para cassar a chapa Dilma-Temer e preservarmos a democracia.

  7. Jonas disse:

    É muito simples: é só o juíz Moro deixar o Eduardo Cunha fazer delação premiada que o governo golpista implode. Mas Moro só fazia isso quando o alvo era o PT, agora que é o PSDB e PMDB ele prefere isolar Eduardo Cunha para proteger o governo golpista.
    Temer, Moro e Aécio tem que ir para a cadeia por crimes de lesa-pátria.

    • Wellington Alves disse:

      Não se esqueça que Moro barrou questionamentos de Cunha à Michel Temer. Não vinham ao caso, segundo o juiz. Deveria ser preso por Obstrução de Justiça.

  8. ANDRE disse:

    A economia do Brasil vai mal das pernas com o Temer e Meirelles, não houve nenhuma melhora significativa, pelo contrário, o que vemos é o aumento do desemprego. Então se for para o bem da economia brasileira, é melhor que ele saia mesmo, e leve consigo o Meirelles, O padilha, O Moreira Franco e toda sua gangue de ministros políticos. Agora, o que seria bom para a lava-jato, seria que as delações de Cunha e Palloci fosse transferidas para Brasília, ai sim teríamos um terremoto político, pois o Moro é seletivo, vide que tudo que Eduardo Cunha falou a respeito do presidente foi ignorado pelo mesmo. Pelo visto com o Moro, a delação não sai.

  9. Joaquim disse:

    O que me impressiona de maneira é como a lava jato esta lidando com a opinião publica. Ontem soltam um aperitivo da delação da JBS, pegando em cheio Temer ( o golpista ) e Aécio ( o arque rival coxinha), PT e os seus satélites riram, se deliciaram, fizeram um carnaval. Como se ao houve amanhã, como se não chafurdassem na mesma lama. Hoje com a liberação da delação fica a pergunta: Como legitimizar uma parte e desacreditar outra????
    Golpe de mestre. Porém para nós cidadãos de bem fica apenas a desesperança.

  10. renata vieira disse:

    Espero que o Temer se recupere, pois a saída dele trará mais prejuízos do que benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-09-25 01:21:17