aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
14-05-2018, 20h06

Massacre em Gaza é fruto de política de Trump

Mudar embaixada é jogar gasolina na fogueira

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Houve um massacre hoje na Faixa de Gaza. Não há outra forma de descrever as 55 mortes até o momento e os mais de 2.700 feridos. Não ocorreu um confronto entre forças proporcionais. Um exército bem armado e bem treinado atirou e reprimiu centenas de milhares de pessoas.

A mudança da Embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém foi um ato irresponsável e provocativo. Jogou gasolina na fogueira. Era desnecessário.

Há uma lei aprovada pelo Congresso americano mudando a embaixada dos EUA para Jerusalém. Isso aconteceu em 1995. A partir de 1999, prazo final para a mudança, os presidentes americanos passaram a fazer adiamentos semestrais. Trump decidiu mudar.

No atual estágio da crise entre Israel e Autoridade Palestina, esse movimento estimula o conflito. Qualquer tentativa de deslegitimar a solução para dois povos, vinda de que lado vier, é contraproducente e só vai dar gás à guerra. Os dois lados têm de parar de deslegitimar o outro.

Qualquer solução que não seja um Estado para dois povos continuará a derramar mais sangue no Oriente Médio. Jerusalém não pode ser a capital indivisível de Israel, como disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Deveria ser a capital de dois povos, num Estado binacional democrático de verdade.

Hoje, na data de 70 anos da criação do Estado de Israel, Trump e Netanyahu estimularam a bárbarie e não o avanço civilizatório.

Correção: no “Jornal da CBN”, usei a expressão “Estado único”. Entendo que os palestinos têm direito ao seu próprio Estado. Portanto, um eventual Estado binacional poderia ser considerado, mas o ideal é que, num território único, as duas nações convivam com autonomia política e administrativa.

Ouça o comentário a partir dos 3 minutos e 30 segundos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-07-16 20:38:14