aki

cadastre-se aqui
aki
Política
21-05-2015, 9h21

Ministério Público amplia apoio a Janot contra Cunha e Renan

Presidentes da Câmara e do Senado são contra recondução do procurador-geral
25

Postado por: Daniela Martins

Cresce no Ministério Público um movimento para reunir o maior apoio possível entre os procuradores a fim de indicar Rodrigo Janot a um novo mandato de dois anos como procurador-geral da República.

A ideia é que ele seja o mais votado na lista tríplice da categoria. Mas há quem defenda que, desta vez, seja apresentado apenas o nome de Janot. Seria uma forma de demonstrar união contra os políticos incomodados por responder a inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal).

Registro: Janot tem feito um trabalho equilibrado ao lidar com um tema tão explosivo como a Operação Lava Jato.

O então presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff sempre encaminharam para apreciação do Senado o nome do mais votado na eleição interna do Ministério Público Federal. Dilma está decidida a indicar Janot por gostar do trabalho dele e por uma necessidade de sobrevivência política: escolher outro pareceria uma tentativa de interferir nas investigações da Lava Jato.

Mas essa indicação tem causado dificuldades para o Palácio do Planalto no Congresso Nacional. Os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, ambos peemedebistas, são alvos de investigação da Lava Jato e se opõem à recondução de Janot.

É neste cenário que o governo luta para aprovar as medidas do ajuste fiscal. Além das resistências ao ajuste em si, é preciso lidar com a oposição dos presidentes das duas Casas do Congresso.

É fato que existem resistências no PT que alimentam a pressão de aliados contra o ajuste fiscal. Se até os petistas, que são do partido da presidente, ficam contra as medidas econômicas, os parlamentares de outros partidos se sentem mais livres para fazer oposição e não apoiar medidas amargas. Isso explica parte do que está acontecendo no Senado.

Na Câmara, foi adiada a votação do projeto que diminui o impacto da redução de impostos sobre a folha de pagamento das empresas porque existe um forte lobby privado a pressionar o relator da proposta, o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Essas dificuldades devem deixar o corte de gastos no Orçamento de 2015 entre R$ 75 bilhões e R$ 80 bilhões. É provável que o anúncio seja feito até amanhã. E deverá haver mesmo aumento de impostos.

*

Eduardo Cunha e Renan Calheiros não assumem publicamente, mas gostariam que seus inquéritos no STF fossem arquivados.

Cunha disse que Janot escolheu investigá-lo, aplicando contra ele critérios que deixou de usar em relação a outros políticos. Renan afirmou ser inocente e que não haveria provas contra ele.

A presidente Dilma paga o preço de estar fraca politicamente, permitindo que os presidentes da Câmara e do Senado conduzam os fatos políticos com o Planalto a tiracolo.

Daí surgem ideias de propor emenda constitucional para inviabilizar a renovação de mandatos de procuradores-gerais, o que atinge Janot, e aprovação de aumento salarial alto do Poder Judiciário em comissão do Senado, o que deixa feliz magistrados, mas abre rombo nas contas públicas.

Essa oposição de Cunha e Renan a Janot é um erro. Só reforça a possibilidade de que, após o inquérito, venham a ser denunciados.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
25
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Toda essa cortina de fumaça esconde os fundamentos frágeis da economia; como a máfia sindical dos estivadores, portos sucateados, estradas intransitáveis, crise de matriz energética, juros altos e nenhuma idoneidade. Esse governo não é viável !

    • Marco Antonio Gum disse:

      A elite acha que governo do PT não pode ser bom e esquece que LULA foi nosso melhor presidente que deixou o governo com mais de 80% de aprovação pois após 08 anos reelegeu como sucessora, uma desconhecida, que originalmente nem era do PT. E esquecem tb que o pior presidente que tivemos foi FHC do PSDB que após 08 anos, não conseguiu eleger o “famoso” Serra, de seu partido e deixou o governo com meros 13% de aprovação e inflação de 13% e juros de 24% . Quem duvida dos números, pesquisa no google e compare o quiser, reserva cambial, crescimento, dívida externa (FMI), renda per capita, salario minimo, IDH……..etc.

      • César disse:

        Você só se esqueceu de dizer, como o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, pegou o país. Você também se esqueceu de dizer, que a Presidente da República Dilma Rousseff, é a herança maldita, que o Ex-Presidente Lula nos deixou. E esqueceu-se de dizer, quanto o governo do Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso foi sabotado o pelo PT, que foi contrario à tudo e impediu que se fizesse uma reforma mais profunda no estado brasileiro. Pesquise no Google!

  2. Rubens Vieira Cardoso disse:

    O MP deveria convocar todos os brasileiros para irem às ruas e fazerem campanhas contra esses picaretas, ladrões da coisa pública. Não é possível que mais uma vez vamos perder. Que País é esse???. Apoio total ao MP. Cadeia para os ladrões.

    • Claudiomiro Santos disse:

      Rubens Vieira, perfeito, lugar de corrupto é na cadeia, esses tucanos ladrões da coisa pública tem que ser preso, o pais não suporta tanta Privataria, emenda da reeleição, Metro/SP, PROER, aecioportos etc

  3. braz disse:

    A dilma tem que voltar a governar com e pr o povo que a elegeu,se fizer o jogo sujo desse congresso que nao representa ninguem,nao conseguira governar.

    • Francisco disse:

      PSOL já

      • Luiz Carlos Cunha disse:

        Vai demorar, o PSOL vai ter que ter paciência, acredito se continuar assim em 2.040 o PSOL poderá disputar com algumas chance ou convencer os militantes da base do pt a bancar suas propostas, o que não é uma tarefa muito fácil, mas não impossível.

        • francisco disse:

          Luiz carlos Cunha, tá cada vez mais provado que PT/PSDB são iguais e não acho justo que paguemos qdo compramos arroz, feijão, etc, o mesmo imposto que um mililionário paga. Por isso o governo não tem dinheiro, num país justo quem tem mais deve pagar mais, pelo imposto sobre grande fortuna, por mais igualdade, e por um governo que tenha lado e enfrente os interesse do mercado, PSOL já

  4. Todo apoio ao MP independente.
    Só assim cairá a máscara hipócrita e Fraudulenta dos Líderes do Senado e da Câmara,que a todo custo tentam desviar a atenção da corrupção existente em seu partido.
    O MP precisa investigar também a fundo o Aécio. Porquê ele está sumido?

    • Angelo disse:

      Antonio Machado, vc tem razão, esse é o problema, o fim da corrupção não passa de um discurso político, ninguém se incomoda com ela, todos são contra a corrupção praticada pelos partidos adversários mas a praticada pelos seus próprios, essa pode ! Aécio, Anastasia, Sergio Guerra, Metro/SP, delator declarando a corrupção desde o tempo de FHC nada disso querem investigar

  5. César disse:

    Volto a repetir aqui, a urgência de se retirar do Poder Executivo e do Poder Legislativo, o direito sobre as indicações de nomes do Poder Judiciário e de órgãos fiscalizadores dos três poderes, como os tribunais de contas federais, estaduais e municipais, CGU, e qualquer órgão fiscalizador do estado brasileiro. A diminuição da corrupção, passa pelo medo de ser pego e de ser punido com o rigor da lei. E os procuradores, juízes, delegados, investigadores, não podem ter vínculos com os investigados ou rabos presos, com quem quer que seja. A independência, é fator imprescindível, para o bom andamento de processos e apuração de responsabilidades de crimes de qualquer natureza. Vejo muita discussão sobre a política, mas para que a qualidade da política melhore é necessário a manutenção da independência dos poderes da república. Sem a independência dos poderes, a discussão será vazia, apenas perda de tempo, que não levará à lugar algum. Com um Poder Judiciário fraco e comprometido com os outros poderes, continuaremos a ver os políticos fichas sujas, a serem empossados em mandatos, como se fossem honestos, como se fossem pessoas de bem, para continuarem as práticas delituosas e perpetuarem a corrupção dentro do estado brasileiro. Se o povo brasileiro, não exigir dos Poderes Executivo e Legislativo, medidas legais que desvinculem o Poder Judiciário dos outros poderes, assistiremos a mudança de nomes eleição após eleição, mas também assistiremos a repetição da corrupção e da impunidade, cada vez mais presente, cada vez mais frequente, na política do Brasil. Mudaremos os nomes dos corruptos, mas não mudaremos as práticas corruptas dos políticos, sem um Poder Judiciário Forte e independente. Só assim teremos justiça.

    • Luiz Carlos Cunha disse:

      Estou em acordo,mas todas as reformas profundas tem que passar por uma consulta popular. Este congresso que esta aí não tem condições morais pra fazer reformas em nome do povo, pois a cada dia fica velada que a grande maioria se elege fazendo uso do poder econômico ou seja compra de votos. Se a lei igual pra todos, todos os candidatos tem que ter as mesma condições para a disputa o que deverá diferenciar é as propostas de cada candidato.

  6. Claudia disse:

    Estamos virando escravos deste sistema de interesses proprios. Estava vendo o fator previdenciario, que sera aplicado em relação ao professor, neste governo, soma das idades 80 para professoras e 90 para professores. Vejo constantemente, professores doentes, devido o cansaço da profissao. Coitados! Somos escravos desta hipocresia implantada neste pais…..

    • Jorge disse:

      Claudia, talvez seja por isso que em SP e no PR, estados governados pelo PSDB ( Pior Salário Do Brasil) os professores estão em greve, prejudicando o ano letivo de 2015 de vários alunos

  7. Mauro Galinari disse:

    Parabéns pro MP.

  8. Getulio disse:

    Lula e Dilma estao corretos em apoiar Janot já que tem indicios de que tanto Renan e Cunha estão evolvidos em corrupções é melhor ficar com essa carta na manga esses dois tem um passado estranho quase sempre se vendem a quem paga mais; são politico profissionais sem compromisso com a verdade e como o povo com esse tipo de politico só funciona assim com chantagens com ameaças e expor o que todos desconfiam deles mas não sabem oficilamente lamentavelmente é assim que funciona a politica brasileira esses dois só fazendo tomar do seu propio veneno!

  9. sotemil disse:

    sabe gosto do renan e cunha qdo eles estão contra esse governo podre do pt

    • Paulo disse:

      O país precisa de gente consciente não de gente contra isso ou aquilo, gente como Renan, Cunha, Sarnei, Jader Barbalho, Ibsen Pinheiro e outras figuras históricas não tem apoio de ninguem, mas não sai da politica e qdo sai deixa seus filhos e netos, se perpetuam simplesmente por que tem pessoas que não são conscientes mas que são contra isso ou aquilo.

  10. jairo disse:

    Creio que não justo essa encrenca toda em cima do Janot, mas por outro lado o Cunha e o Renan tem razão, por que Yuseff disse em depoimento que o AECINHO de MInas recebeu também algo, porque foi arquivado?? por ser filho dO senhor dos engenhos??
    Pois, o mesmo Pau que bate em Chico que Bata em Francisco…..justiça não pode ter dois pesos e duas medidas, vamos apura tudo sem dor!
    É isso que tem ser feito, se um membro da justiça pende para qualquer partido é ilícito….
    Então não há justiça… mas vingança…..

    • César disse:

      Não foi este mesmo Janot, que disse não haver indícios para se processar a Presidente Dilma Rousseff e que também disse não haver os mesmos indícios para investigar o Senador Aécio Neves? Então, cadê a proteção?

  11. Saulo disse:

    O aumento do judiciário é pros servidores, não pros magistrados. É uma discussão de longa data que ficou inoportuna nesse momento por conta dos cortes de gastos pra corrigir as besteiras de Dilma-Mantega, mas não foi inventada agora. É mais ou menos uma reposição do que os servidores ganhavam em 2006, o problema é o momento.

  12. O país precisa de gente consciente

  13. cristina alves disse:

    Falar até papagaio fala por isso não acredite em petista nem em tucanos, pesquisem e vejam, e comparem os números de DEZ/2002 do país que os tucanos deixaram qdo saíram após 08 anos, com os atuais, pois assim deixaram o país: inflação de 13%, juros de 24%, risco Brasil mais de 1000, desemprego só ganhava da índia, FMI, . Quem duvida dos números, pesquisa no Google e compare o quiser, reserva cambial, crescimento, dívida externa (FMI), população universitária, renda per capita, salario minimo, IDH ……. .Quem tem memória não esquece

  14. Bom dia. Com Paz. Muita Paz
    Os famigerados politicos corruptos Renan e Cunha e seus asseclas são “Lobos trocam de pelo mas não trocam de vicios” Quando aparece alguém disposto a desmascara-los fazem de tudo para desprestigia-lo a custa de suas safadezas e desmandos. E o povo é conivente aguardando uma “boquinha” na corrupção.Até mesmo o Lula falou; Vocês votaram na Dilma, quer dizer não tenho nada com isso só sou o Chefe.Como em que Pais um Partido de ladrões continua no poder. Vocês conhecem aquela história de quando uma Empresa vai mal e os investidores aplicam seu dinheiro para salva-la. Assim acontece com o Brasil a China são todos idiotas colocam dinheiro bom em coisa ruim, vocês acham, estamos dividindo nossas riquezas e futuramente a sua incorporação devido a esses politicos mal carater que procuram seus próprios interesses. A Sra. pres diz vamos virar a pagina. A pagina que ela criou a custa da safadeza e dos vendilhões da Patria.
    Aquela história nada fiz não tenho nada com isso fui guerilheira mas esquece que eram todos comunistas e agora dão uma de bonzinhos. Os artista que visitam Cuba aonde estão em Paris usufruindo uma aposentadoria como fossem herois. fora os artistas queganham prêmios e são favoraveis a permanencia desse governo no Poder. A coisa está apenas começando quem vai conseguir pagar impostos neste País. Aas pequenas empresa o pequeno comercio já estão fechando as portas. E os safados como o tal da cueca representa um partido de corruptos no senado. Pôde.
    Torça pelo Brasil nenhum IMperio, nenhum Pais, nenhuma empresa, nenhuma familia sobreviveu a corrupção e o Brasilnão vai ser diferente. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-12-15 08:22:30