aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-02-2017, 9h11

Moraes é nome mais forte para vaga de Teori no STF

Temer avalia indicar ministro da Justiça para sabatina no Senado
11

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Se o presidente Michel Temer fizesse a indicação hoje, o nome mais forte para a vaga de Teori Zavascki seria o do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Com a escolha de Edson Fachin como novo relator da Lava Jato, Temer deverá apresentar ao Senado em breve o seu indicado para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos últimos dias, levando em conta tantos lobbies e as opções que tem, Temer colocou Alexandre de Moraes como o primeiro de sua lista. No entanto, ainda não há uma decisão final.

Até agora, o presidente recebeu 28 sugestões para o STF. Ele tem dito aos auxiliares que, ao escolher um, terá 27 insatisfeitos na praça. Por isso, está na fase final de reflexão. Temer recebeu diversas pressões para indicar um ministro de um tribunal superior para a vaga de Teori. Mas o lobby de um vem anulando o do outro.

Os principais obstáculos contra Alexandre de Moraes são a filiação partidária ao PSDB e a vinculação política com o governo. A indicação seria criticada pela filiação a um partido que é alvo da Lava Jato e pela proximidade com o atual presidente da República.

Mas Temer avalia a possibilidade de pagar o preço político. Há precedentes no STF, como a indicação de Gilmar Mendes por FHC e a de Dias Toffoli por Lula. Mendes e Toffoli foram advogados gerais da União nos governos tucano e petista.

Alexandre de Moraes também tem trânsito no STF, com boa relação com diversos ministros. Temer avalia que ele possui currículo acadêmico, porque já escreveu livro sobre direito constitucional e tem mestrado e doutorado.

Por último, o desempenho na administração de crises na segurança pública, como a que o Espírito Santo está enfrentando agora, é um fator que Temer levará em conta.

Cúpula de presidentes

Na cabeça de Temer, há a ideia de convidar quatro ex-presidentes da República, Lula, FHC, Collor e Sarney, para um jantar no Palácio da Alvorada, para onde o presidente deverá se mudar em breve. Como existe forte divergência entre o PT e o governo a respeito das reformas da Previdência e trabalhista, Temer focará em outro tema.

Ele avalia que a reforma política seria um assunto no qual poderia haver consenso sobre três ou quatro pontos que receberiam o aval dos ex-presidentes, com exceção de Dilma, que não seria procurada por Temer. É possível que esse encontro se realize em cerca de um mês.

*

Saída fácil

No Palácio do Planalto, há a avaliação de que a nomeação de Moreira Franco para ministro da Secretaria Geral da Presidência poderá trazer dor de cabeça ao governo no STF.

Apesar de o governo tentar diferenciar a nomeação de Moreira Franco da de Lula para a Casa Civil no governo Dilma no ano passado, as duas situações são semelhantes.

Uma solução seria o próprio Moreira Franco abrir mão do status de ministro e pedir essa providência a Temer. Assim, esvaziaria a contestação no STF e as críticas políticas. No entanto, é raro ver alguém em Brasília pedir para deixar de ser ministro, ainda que mantivesse integralmente as mesmas funções para as quais foi designado.

A depender dos desdobramentos no STF e da investigação da Lava Jato, Moreira Franco poderá ser ponto de desgaste a Temer.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Ouça o comentário na CBN feito às 21:23:

Assista ao tema do “SBT Brasil”:

Comentários
11
  1. eduardo ribeiro marinho disse:

    lamentavelmente esse governo quer calar a lava jato ,a qualquer custo,esse ministro aparece mais que vela em cemiterio,e quando nos brasileiros vamos se livrar desse renan calheiros em,quando realmente ele sera preso.

  2. Jairo Lucas disse:

    Só o fato de se cogitar essa possibilidade de indicação de alguém com vinculação partidária para ministro do STF já é uma prova exuberante de que este não é, de fato, um país sério!!! Já provou isto em outras oportunidades, mas parece não se cansar de dar sinais de descaso com a probidade e com a decência administrativas.

  3. Stanislaw - ISSO É UMA VERGONHA: O VALE TUDO EM PROL DAS FAVAS À LAVA JATO! disse:

    Presidente da República, governadores, prefeitos, seguem o mesmo método absurdo nas nomeações para cargos importantes, e isso é um dos motivos do caos nacional: econômico, moral e político.
    Vemos agora o caso do Ministro da Justiça Alexandre de Morais: com certeza, em São Paulo, foi considerado o melhor por sua “grande competência profissional” para ser o Secretário da Segurança de São Paulo, visto que escolhido pelo governador Alkmin! Nomeado, deve ter traçado planos, metas para a segurança pública de SP. Aí manda tudo às favas, e vira Ministro da Justiça! Tudo bem, vai usar sua “grande competência profissional” em prol da nação, e não para somente um estado. Novamente planos, metas, etc etc etc. Agora, Ministro da Justiça – sua “grande competência profissional” será refletida em nível nacional!
    Aí o presidente Temer o indica para o STF! Às favas os planos, às favas as metas, às favas a nação, às favas o país, às favas o mundo… em prol das favas à Lava Jato!

  4. Moises SILVA disse:

    Meu Deus a que ponto nós chegamos, indicar uma marionete do governo para um cargo tão importante para justiça brasileira, estamos perdidos.

  5. José Douglas Da Lóia disse:

    É kennedy, o negócio está feio amigo. E o pior de tudo é que há o apoio e conivência de toda a mídia nessas medidas desastrosas e nas “mentiras” plantadas pelo governo com a ajuda da imprensa.
    É só você ver/assistir o Jornal da Band, o “jornalismo” que eles utilizam é medíocre e vergonhoso. Quem chega no Brasil hoje e assisti uma edição do jornal, vai achar que está na Alemanha, na Dinamarca….de tanta mentira que é veiculada por eles.
    E no caso específico da matéria em questão, é vergonhoso ver que a mídia inteira não se posiciona contra essas manobras do Temer. Aí, quando os PTistas dizem que “todos” (Moro/PF/MPF/imprensa, etc..) só querem pegar o PT e o Lula, as pessoas esbravejam, criticam, desdem e até tiram um sarro deles, mas depois dessa do Moreira e do Alexandre de Morais, será que os PTistas estão errados mesmo? Será que é só mera impressão/coincidência mesmo?…….Abçs

    • walter disse:

      São fatos caro Jose Douglas, tudo indica que o melhor ditado seria: “O ROTO FALANDO DO ESFARRAPADO”; infelizmente o Temer esta tratando de empurrar com a barriga, procurando meios de isolar a lava jato…se for confirmada a indicação do Alexandre de Moraes, diante da crise no Brasil das penitenciarias, que depende…demonstrará o descaso absoluto, que o governo tem pelo assunto. estará tirando da operação correção, alguém que esta a frente a pouco tempo, mais esta desde o inicio; já alinhavou com os governos situações pontuais; só falta, indicar, o Renan para o lugar do Alexandre; falta lisura gente.

  6. Stanislaw - DIRETO AO ASSUNTO: LULA/DILMA/TEMER/MOREIRA FRANCO... QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA, INCLUSIVE A FALTA DE VERGONHA NA CARA! disse:

    Com certeza, se o Alexandre de Morais se tornar ministro do STF, serão resolvidos dois problemas de uma só vez: haverá no STF mais um ministro de “confiança” dos políticos fracos e oprimidos pela Lava Jato e, ao mesmo tempo, será aberta uma vaga no Ministério da Justiça, que “poderá” ser ocupada por algum citado na Lava Jato para ganhar o “foro privilegiado” (VALE APOSTAR)! Ou alguém tem dúvida da “eficiência” dos resultados dos “jantares palacianos” (infelizmente pagos com o dinheiro dos contribuintes)?
    Antigamente, como sucedeu com vários políticos Brasil afora, sendo o mais célebre o Maluf, muitos candidatavam-se a cargos eletivos só para se livrarem da justiça, através do foro privilegiado – agora, a segunda opção, fora das épocas das eleições, é VIRAR MINISTRO!

  7. ALEXANDRE DE MORAIS: RECORDE DE CARGOS NOMEADOS! disse:

    Alexandre de Morais, EM APENAS 1 ANO, foi Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Ministro da Justiça, e agora vai ser Ministro do STF!
    Serão tais cargos tão sem importância ao ponto de seus ocupantes poderem ser trocados, como se troca diariamente uma roupa? Ou o presidente Temer é um irresponsável, ao ponto de subestimar a inteligência de uma nação inteira, que não enxergaria a ignomínia de tais nomeações com puro interesse de proteger corruptos?
    Estão brincando com as instituições, com os eleitores, com a nação!
    Primeiro as nomeações de maioria de ministros citados na Lava Jato; a blindagem de Moreira Franco, levando-o ao foro privilegiado, após citado na Lava Jato; agora o Ministro da Justiça indo para o STF para, além de ali engrossar a tropa de choque de defensores de corruptos, abrir mais uma vaga para mais alguma “blindagem” com o cargo de foro privilegiado!
    Qual o citado na Lava Jato ocupará o cargo de Ministro da Justiça?

  8. LULA/DILMA/TEMER: "SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME"! (TRISTE SINA). disse:

    Estou perplexo em ver tanto lamaçal, tanta podridão, tanta corrupção, que eu achava que jamais veríamos novamente, como nos governos Lula/Dilma!
    Estou perplexo que ninguém ainda tenha se lembrado de uma palavra que foi tão falada, gritada, ansiada: “IMPEACHMENT”!

  9. A luta incessante contra a Lava Jato! disse:

    Essa nomeação para o STF faz parte do conchavo entre PMDB/PSDB – afinal ambos precisarão muito dos votos no STF, quando os graúdos dos dois partidos forem julgados, nos julgamentos do plenário!
    Isso se ele não acabar indo para a 2ª Turma!

  10. mano disse:

    prezados: esse tipo de decisão não me surpreende. Ah! esses moços, ah! se soubessem o que eu sei, não acreditavam, não sonhavam, não passavam pelo que eu já passei. Tá tudo de acordo com o script!!! Mr. Alexandre de Moraes é aquele que reúne as condições técnicas, políticas e morais para fazer parte do STF. Foi indicado por quem entende de política e moral e será aprovado com louvor por pessoas que reúnem condições similares a dele. Uma boa noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-07-24 17:41:08