aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-05-2015, 15h24

Na CPI, Costa posa de vítima e criminaliza política

29

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa criminalizou a política em mais um depoimento no Congresso sobre o escândalo da Lava Jato.

Segundo ele, só se tornou corrupto depois de “infelizmente” ter tido a “infelicidade” de aceitar apoio político para chegar à diretoria da empresa.

“Não se chega [a diretor] sem apoio político”, afirmou. “Maus políticos levaram a Petrobras a fazer o que fez”, disse. Repetiu: “Maus políticos”. Deu lição de moral, dizendo que é preciso “passar esse Brasil a limpo”.

Contou que sua família está sofrendo, que ele está “pagando” e “não está sendo fácil” e que se arrepende do que fez. Quase chorou.

Opinião: não foram apenas os “maus políticos” que fizeram mal à Petrobras, mas também “maus funcionários” e “maus empresários”. Costa se corrompeu porque quis. Culpar os políticos é posar de vítima, o que ele definitivamente não é.

O depoimento à CPI da Petrobras acabou de começar na tarde desta terça-feira. E o relator Luiz Sérgio (PT-RJ) não decepciona: já está exibindo toda a sua inabilidade e todo o seu despreparo para questionar Costa.

Comentários
29
  1. Lubiashi Bublanski disse:

    Não, ele não está se fazendo de vítima, ele está dizendo a verdade. Nas empresas de energia elétrica a pessoa pode trabalhar por décadas, entretanto só vai conseguir ser diretor ou presidente se for afilhado de algum governador ou político conhecido. Sem isso vai trabalhar a vida toda e marcar passo dentro dessas empresas. Isso quando não cai de paraquedas um parente qualquer de um político, que não tem experiência, nem competência, ganhando o triplo do salário de quem trabalha com honestidade na empresa há anos. Vi isso durante os 20 anos que trabalhei numa dessas empresas. Então te digo Kennedy, ele não está se fazendo de vítima não, está falando a verdade da realidade que os trabalhadores de empresas estatais enfrentam durante sua vida profissional.

  2. Ricardo Augusto disse:

    Espero que outros milhares de crápulas desbrasileiros, papagaios de piratas, investidos em cargos políticos nas estatais, já comecem a pisar no freio em suas emboscadas pois certamente vocês serão os próximos a ser desbaratados pela inteligência da PF e MPF, diga-se de passagem únicos dois ÓRGÃOS que passarão este País a limpo; irão para o banco dos réus e para jaula. Talvez não tenham a mínima idéia do que seja passar um dia na cadeia sendo reportados sobre seus filhos sendo boolinados nas escolas com chacotas de “filhos de ratos” e da P. O crime nunca compensou seus idiotas de carapuças. Você que se julga o esperto acima da lei, pense um pouco e reflita: “Você já viu bandido se aposentar,morto se levantar e câncer te perdoar”

  3. luiz calabreza disse:

    …engraçado…não sabia que tinham colocado o revolver na cabeça deste cafageste para obrigá-lo a aceitar ser director da PETROBRÁS…outra coisa, conforme declarações dele, todo director da PETROBRÁS é corrupto..é isto mesmo???

  4. Val Lima disse:

    É uma piada essa CPI!!!!! Como pode o relator de uma Comissão tão importante pertencer ao Partido que está sendo investigado?

    • Barreto disse:

      Todos os,partidos receberam dinheiro da lava jato,sem exceção, todos participaram,inclusive alguns da oposição.
      Eu gostaria de saber qual o partido que não recebe dinheiro de empreiteiras. Todos receberam, alguns registraram e outros não.

  5. julio disse:

    Como cidadão brasileiro concordo em partes com o que o ex-diretor Paulo R Costa. Entretanto, não podemos absolvê-lo de seus crimes. Sua ganância pessoal falou muito mais alto que sua dignidade e está pagando por isso. Não entendemos por qual razão ele ainda defende tanto o “Big Boss”. A nação brasileira sabe que existe um manda-chuva, um grande chefão por trás de todo o esquema. A população sabe por intuição, por indícios, por provas substanciais, evidências que fortes acusações cairiam em cima de uma figura que até pouco era carismática no país. Quanto vale essa proteção?? Sr. Paulo Roberto Costa!!! Ao menos uma vez na sua vida, seja digno e fale toda a verdade!!!! A nação brasileira precisa confirmar suas suspeitas!!!!

  6. Fala para o Sr. Paulo entregar o chefe da quadrilha, que todo mundo já sabe!!

  7. Inides disse:

    Dizem que quem reconhece que errou, e se arrependo do que fez, deve ser perdoado. Eu não diria tanto, em se tratando de um acontecimento desse vulto. Para que o arrependimento fosse convincente, deveria entregar os peixes grandes e não entregar só lambaris. É fácil falar, o difícil é fazer valer o seu arrependimento, lavando a roupa suja, que está bem guardada, para ninguém possa ver toda a sujeira que está impregnada na roupa dessa gente.
    Sinto muito pela família dele, mas se ele viu que estava no lugar errado, no braco errado, bastava pular do barco antes que viesse a fazer água. Agora não tem mais volta. O que resta a fazer é entregar o pacote inteiro para não pesar na consciência mais tarde. Seja justo, honre sua família. Tire o peso das suas costas.

  8. Eduardo Pradella disse:

    Concordo com o Sr. Paulo Roberto Costa…o Brasil precisa ser passado a limpo…e isso começa pelo Congresso Nacional….os políticos desse Pais não trabalham para o Povo..trabalham para si…nós cidadãos comuns estamos de mãos atadas….nem voto resolve mais o problema do Brasil…é lamentável o nível em que o País está….

  9. Eliana disse:

    Já perceberam que quando um membro da quadrilha é preso, sempre os outros é que são culpados? Até quando teremos que ouvir tantas lorotas como essa? Será que que esses meliantes ainda acham que enganam alguém? Não só ele, mas toda sua família deveria ir em cana pois enquanto usavam o dinheiro alheio, ninguém se sentia culpado foi só ser descoberto e o “coitadinho” está todo arrependido. No brasil, só pena de morte pra nos livrar desses bandidos.

  10. JJ FREITAS disse:

    Que vergonha sinto de toda essa mafia de corruptos independente de políticos ou empresários creio que a maior pena não vai ser a prisão mais sim a humilhação de ser taxado de corrupto pela justiça e o povo Brasileiro.

    • J K disse:

      Normalmente, esses tipos não tem um pingo de vergonha na cara. Deixe-os em liberdade e com uma parte do $$ tungado e vai ver se eles se sentem humilhados. Mandam os filhos estudarem em Luxemburgo e vão viver em Mônaco.

  11. LUIZ CLAUDIO disse:

    o que o paulo roberto costa falou não é novidade. em parte ele tem razao , mas agora ele quer se tornar vitima. se for assim !
    vamos generalizar e abrir possibilidades absurdas, dizer que os menores estão virando criminosos por causa dos politicos , falta de assistencia dos conselhos tutelares. vamos passar uma borracha em tudo e esquecer estamos de mal a pior!

    essa é a minha opinião !

  12. Agora não adianta chorar o leite derramado como diz o dito popular. O que tem de ser feito agora é justiça, os culpados que sejam punidos como manda a Lei, seja ele político, empresário, ou seja lá quem for. Com a punição como manda a Lei, quem sabe se essa cultura no meio político e empresarial do país da não punição para bandido de colarinho branco não seja quebrado dessa vez? Nós sabemos que no brasil, infelizmente é difícil mandar bandido de colarinho branco para a cadeia. Não podemos esquecer do julgamento do Mensalão que o ex-ministro Joaquim Barbosa, sofreu muita pressão, até dos seus próprios colegas de toga no STF e só conseguiu levar o julgamento à frente porque ele deve determinar em honrar a sua toga, mas a barra ficou tão pesada para ele que ele resolveu se aposentar, mas os brasileiros sempre ficarão grato a ele pela sua coragem e honradez. Agora será que no julgamento do Petrolão vamos ter outro Joaquim Barbosa, no STF??

  13. Jr disse:

    Ah Kennedy, concordo com você que ele não é vítima coisa nenhuma. Assim como todos os políticos implicados nesse processo.

    Mas, ao ler o título deste post, entendi que você estava insinuando que não se pode criminalizar a política…

    De mais a mais, cada um se defende como pode, não é Kennedy? Já vi muitos políticos (Alô Dilma?) que culparam apenas os “Maus funcionários” infiltrados na Petrobras com “o objetivo de saquear o patrimônio dos brasileiros”.

  14. Enquanto os políticos tomarem conta de empresas, haverá corrupção. Ou seja, enquanto houver estatais conviveremos com a corrupção. É urgente privatizar todas as empresas. Isso só fará bem ao Brasil e principalmente aos mais necessitados. Essa história de que a Petrobras é do povo é mentira. Ela é dos políticos, dos burocratas e dos funcionários que nela trabalham.

  15. Lourival F Santos disse:

    Já não vale maia à pena tomar conhecimento de qualquer assunto relacionado a corrupção neste país, os principais ladrões estão sendo acobertado pelos “orelhas secas” ou ladrões pé de chinelo.
    Governador Pimentel- MG, o Marcola também esta querendo uma medalha da Inconfidência, o sr deu para o Stedille, não vejo diferenças significativas.

  16. Santos disse:

    Sim, TODOS são culpados e TODOS deveriam ter punições exemplares, só que no mensalão, por exemplo, os não políticos estão cumprindo cana dura e os políticos inocentes e coitadinhos já estão praticamente todos livres, leves e soltos para continuarem a fazer “mal feitos” como diz nossa ilustre presidentA. IMPUNIDADE o câncer brasileiro.

  17. benesaturnino disse:

    Eu acredito em arrependimento sim. Acho, inclusive, que não tenho o direito de duvidar, se não tenho provas para provar o contrário.Acho também que se perdão foi feito para se pedir, arrepender -se também é um direito.Quem nunca se arrependeu de alguma coisa, mesmo sem maior gravidade?
    Além disso, aprendemos na escola que errar é humano mas é diabólico permanecer no erro!!!!!

  18. César disse:

    As únicas vítimas desta história são os brasileiros honestos deste país. E principalmente aqueles, que não votaram no partido que desgoverna este país, a quase 13 anos.

  19. Roberto Pires de Carvalho disse:

    Que o Paulo Roberto Costa cometeu os seus erros não resta duvida! porem não se pode negar o grande bem que ta fazendo ao Pais, a Petrobras e aos seus familiares contando tudo o que sabe. Deveria servir de exemplo para os demais envolvidos (especialmente o Cervero e empreiteiros).
    Parabéns Paulo Roberto! O
    Brasil agradece a oportunidade de sair mais forte, mais limpo e mais honesto de toda essa sujeira que nos coloca no pódio mundial da corrupção em todos os tempos do mundo.

  20. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Dizem que o rombo no BNDES equivale ao triplo da Petrobras. Será verdade?

  21. João disse:

    como passar o brasil a limpo se quem investiga está mais interessado em faturar dividendos políticos, do que em acabar com a corrupção, o delator já disse que Sergio Guerra e Aécio estavam envolvidos e que essa corrupção já vem desde o governo FHC, mas isso eles não querem investigar, é assim que querem acabar com a corrupçao ? É assim que querem passar o país a limpo ? E os aecioportos ? e o metrô/SP quando vai ser investigado por CPI ?

  22. cremilda nascimento disse:

    é muito fácil dizer que a fámilia está sofrendo .. antes da descoberta ninguem sofria .tudo era uma beleza.. porem, acho que esse país naõ tem mais jeito .. está totalmente corrompido ..principalmente pela impunidade …

  23. gesiel disse:

    O PAULO COSTA “APENAS ADMITIU QUE ALÉM DE CORRUPTO É INCOMPETENTE”; afinal MÁ GESTÃO, recai também sobre ele, que FAZIA PARTE DA DIRETORIA, DA ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRAS.

    • walter disse:

      É doutor geisel, mas o PT tem muita culpa; o tal vulgo paulinho, saiu com elogios escritos pela dilma…além do lula ter participado da festinha de despedida…
      Falar é fácil; assumir as mazelas…deixaram o “galinheiro aberto, nas mãos das raposas”…
      Acreditar que o pt é vítima, pode até ser…mas a culpa pela “gestão cega” não..eles não virão nada; perderam BILHÕESW E NÃO SABEM; por favor, não seja obvio, admita o PT não administra…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-12-17 23:16:51