aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
20-03-2017, 9h34

Nos bastidores, Temer e Maggi cobraram duramente Daiello

Presidente e ministro vêem exagero e generalização em Carne Fraca
32

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Nos bastidores, a reação do presidente Michel Temer e do ministro Blairo Maggi (Agricultura) à Operação Carne Fraca foi mais dura ainda do que a veio a público ontem. Em entrevista, Maggi disse que a “narrativa” da Polícia Federal criou “fantasias” e minimizou o risco de consumo de carne brasileira.

O presidente e o ministro cobraram o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello. O governo avaliou como exagerada a forma como a Polícia Federal agiu na última sexta-feira, criando a maior operação de campo da história da corporação.

Para o presidente, não havia motivos para uma ação dessa envergadura e com tamanha exposição, porque atingiu um dos principais setores exportadores do Brasil e que têm uma cadeia produtiva extensa no país.

Temer considerou que faltou responsabilidade à Polícia Federal, porque a ação foi feita de um modo que, na visão dele, assustou a população brasileira que consome carne, além de poder afetar as exportações e a geração de empregos no país.

É arriscado minimizar o problema, como fez o ministro Maggi, porque podem surgir fatos novos. Será preciso ver os desdobramentos da operação e averiguar a consistência (materialidade) das graves acusações feitas pela Polícia Federal. Maggi rebateu algumas delas ontem. Agora, é aguardar a resposta dos policiais.

Mas não há dúvida de que houve um viés marqueteiro na execução da operação. Numa investigação feita durante anos, a PF escolheu justamente 17 de março para realizar a Operação Carne Fraca. Foi exatamente no dia do aniversário de três anos da Lava Jato. Não se tratou de mera coincidência, mas uma forma de criar conexão com a Lava Jato e dar grandiosidade à nova investigação.

A PF levou a campo número recorde de agentes. Deu entrevistas naquele “tom de espetáculo” que o ministro do STF Teori Zavascki criticou em relação à Lava Jato. Temer e Maggi estão certos nas críticas à forma como a PF executou e divulgou a operação. A PF e o Ministério Público têm errado com esse pendor pelos holofotes e marketing, como muitas vezes já aconteceu na Lava Jato.

Em reação à Carne Fraca, pode crescer no Congresso novamente a ideia de aprovar um novo projeto de abuso de autoridade, o que não seria ruim. Todas as autoridades, inclusive juízes, promotores e policiais, devem prestar contas por eventuais abusos.

A ideia estava adormecida pelo medo da classe política em relação à nova lista de Janot. Seria bom que a proposta voltasse à pauta do Senado, bem como o projeto que impõe limite aos salários que ultrapassam o teto constitucional.

Essa é outra medida que voltou a ficar em banho-maria para não melindrar juízes e procuradores, que, neste caso, defendem o indefensável, que é receber um salário acima do que a Constituição permite.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. Uai, sô , este presidente é mesmo engraçado, a policia federal faz o tralho dela ,com muita eficiência , e o presidente quer esconder da populaçao? deixando comer carne podre? a populaçao nao pode saber?, agora eu imagino quantas falcatruas estes caras andam fazendo e mantendo escondido do povo , só fico imaginando.

  2. Questionador disse:

    É Sério ??? Agora eles estão achando irresponsável ??? E quando divulgaram informações falsas contra Lula e Dilma ???? Como diz o velho ditado : ” Pimenta nos olhos dos outros, é colírio !”

  3. carlos disse:

    Irresponsável este Governo corrupto e ladrão que deixa o Povo a merce de Bandidos por todos os lados, Temos o melhor Pais do mundo, mas temos os Piores Governantes do Planeta, só pensam em si e em seus Familiares, Ai Sr.Temer vem falar que a Policia Federal foi irresponsável, estas carnes embaladas a vácuo são um lixo, carne tem que ser comprada fresca.

  4. Cristiano disse:

    Bom na minha opinião irresponsabilidade são fiscais fazerem vista grossa e permitir que estas empresas vendam carne podre ao consumidor, mas oque esperar deste presidente talvez um pouco mais da antiga presidente ou seja quase nada. Viver em uma república bananeira é isso mesmo verdadeiros gênios comandando o país.

  5. Bruno disse:

    Concordo, porém, sem a opinião pública a favor, cada uma das operações citadas já teriam sido interrompidas.

  6. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A polícia federal não tem que trabalhar pisando em ovos, contemplando o interesse privado em detrimento do interesse público !
    Os agentes públicos fiscalizadores sim, esses devem prestar contas a toda a sociedade, empresas e consumidores. Devem ser responsabilizados criminalmente junto com os políticos que os indicaram… os criminosos solidários !

  7. José disse:

    A mídia e os políticos minimizam tudo, como se já não bastassem as mentiras que espalham sobre a reforma da previdência. Minimizam até mesmo um fato gravíssimo como esse que põe em risco a saúde e a vida das pessoas, brasileiros ou estrangeiros – não importa. Eu mesmo já comprei carne podre por quatro vezes, e tivemos de jogá-la no lixo. Bom mesmo é poder comer carne australiana ou uruguaia como fez nosso “amado” (com estrondosos 9% de aprovação popular) presidente no domingo à tarde na agradável companhia de embaixadores. PARABÉNS À POLÍCIA FEDERAL por mais essa. A comunicação foi até deficiente, pois muita gente ainda não sabe dessa barbaridade!

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter, está correta sua avaliação.
      Agora é importante ter em mente: quando a carne baixar de preço no mercado nacional, aí sim será hora de olhar com lupa sua qualidade.
      Imagina o tamanho do estoque encalhado ou devolvido da China inundando os açougues de nossas cidades… Vai ter cachorro fazendo cirurgia bariátrica !

      • walter disse:

        Muito bom cara Maria Aparecida…kkk…na hora que o lucro diminui, esta gente joga sujo…vão transferir a “bronca”, ao pequeno produtor..é preciso que se diga, este ramo de açougueiros, não tem fraco não…são tudo gente do “a quem do além”, são todos do estilo Blairo Maggi de ser, com um histórico….O Povo agradece o melhor preço da carne; quem sabe assim a justiça dos critérios de preço sejam feitas…a carne aqui, deveria ter um preço acessível, mais que nada, os preços sem inflação, estão abusivos a muito tempo…nesta hora, não aparece as defesas do consumidor, para constatar os excessos…

  8. walter disse:

    Prezado Kennedy, esta claro que o Ministério da Agricultura e o Temer, estão tentando abafar o caso na “porrada”, o que não adianta nada…os problemas estão aí, e a PF só esta cumprindo o seu papel como sempre; pressionar o Diretor geral não leva a nada, a lei deve ser cumprida com independência; nesta hora o ministro da justiça procurou um buraco para se enterrar, já que aparece no “filme”…O Governo esta tentando usar o mesmo “limão”, para pressionar a lava jato…sempre vão tentar desqualifica la…Os fatos são maiores, e o governo precisa ter coragem para fazer a limpeza; trata se de mais um problema, sempre envolvendo Fiscais e Políticos de plumagem; são fatos…

  9. luiz disse:

    Impressionante esse país. A culpa pela sacanagem dos frigoríficos é culpa da polícia que não deveria ter feito investigação. É a nossa cultura de que tudo acontece porque o outro descobre e põe a boca no trombone.

  10. O Senhor Presidente deveria calar a boca. Dizer que a PF é irresponsável deixa bem claro a posição do mesmo: o brasileiro tem que continuar comendo carne podre vendida pelos pilantras que se enriqueceram à custa da saúde dos brasileiros. Existem determinados momentos em que ficar calado é bem melhor. A declaração deste moço que ocupar a presidência da república é no mínimo insana e ofensiva a população brasileira. A declaração do moço é abusiva, ofensiva e abre campo para que essa corja de bandidos continue a fabricar e vender produtos poderes e prejudiciais a família brasileira.

  11. Lagosta disse:

    A PF passou dois anos investigando um problema que envolve saúde pública, que coloca em risco a saúde e até mesmo a vida dos cidadãos. Se existia risco à população a PF deveria ter agido com rapidez para preservar a população e não ter esperado o aniversário da lava a jato “pra bater bumbo”.
    Não existem inocentes neste país, muito menos na PF.

  12. Ah..claro nós consumidores temos que comer carne podre e com Química,claro que não mata engorda…
    mas a longo prazo ja viu ” câncer “.. quem vai se lembrar né..agora se achou escandaloso pensasse antes e nao aceitassem propinas..só no Brasil..

  13. ANTONIO disse:

    Vou gostar de ver a carne baixar de preço no mercado interno… Mas a verdade é que a PF e o MPF gostam muito de aparecer. Treis anos de investigação e confundem CARNE MOIDA com CARNE MECANICAMENTE SEPARADA (CMS) que são pedaços de carne grudadas nos ossos. Confundiram também COLOCAR A CARNE EM PAPELÃO (EMBALAGEM) com COLOCAR PAPELÃO NA CARNE. Chega a ser inacredivel, 3 anos pra isto! (Só pra esclarecer, não trabalho na área de carnes, sou apenas consumidor)

  14. Stanislaw: ESSE É O FRUTO DO EXEMPLO QUE VEM DOS GOVERNANTES E POLÍTICOS! disse:

    Cobrar da Polícia Federal coisa nenhuma, deveriam é ter vergonha na cara, pois isso é mais um fruto do exemplo que vem de cima!
    Toda a ladrãozada tem se achado no direito de roubar, em todos os setores, vendo as roubalheiras desvendadas envolvendo membros do governo, Câmara Federal, Senado Federal, empresários da construção civil etc.
    A ladrãozada de outros setores, como agora os dos Frigoríficos, acha-se no direito de fazer o mesmo. E não adianta dizer que é coisa localizada, porque não é – é ladrão saindo pelo ladrão! E isso é culpa do judiciário que não pune com rigor, deixa os processos rolando até prescreverem, e quando prendem não prendem quem deveriam prender, que são os políticos e governantes, que são o pivô de toda a roubalheira. Eles deveriam dar o bom exemplo, pois são os “representantes” do povo, e são os primeiros a roubar! VIVA A LAVA JATO! CADEIA NA LADRÃOZADA! DIA 26 DE MARÇO O POVO TEM QUE IR PARA AS RUAS!

  15. Luiz Antono disse:

    Isso foi “realmente” tudo muito “espetaculoso” o fator de estarmos comendo carne podre ou adulterada não tem a menor importância. Se morrer… melhor ainda, dessa forma menos um para o governo pagar a aposentadoria. Aliás há um tempo atrás o congresso e o senado não comiam carne importada da Argentina ? olhe que ainda irão mandar prender todos da PF hein .

  16. J Wanderley J disse:

    Sr. Presidente será que é a Policia Federal imprudente, ou muitos dos seus ex-colegas, e subordinados nessa área? O Sr., é muito cara de pau

  17. jonas disse:

    Mas se a polícia federal (aquela que o Carlos Costa, diretor do FBI no Brasil, dizia que estava na mão dos americanos) já destruiu o setor de engenharia pesada do Brasil que competia globalmente com as multinacionais estrangeiras, porque não destruir agora a pecuária brasileira que exporta globalmente?
    A próxima operação deveria focar em destruir a agricultura e depois destruir a mineração, aí eles podem declarar que missão foi cumprida e se mudarem para os estados unidos, onde serão considerados heróis americanos que mantiveram o Brasil no seu devido lugar.

  18. Jeferson Moreira disse:

    Prezados boa tarde!

    A todo momento o governo tentar mascarar, informações, fatos e números/ indicadores(pedaladas), referente a gestão incompetente dos governantes e políticos brasileiros!
    Momento de dificuldades extremas, faz-se necessário medidas extremas!
    Se não estancar este mal/mau imediatamente, a curto prazo se tornaremos uma Venezuela!
    Cabe lembrar, que faltou e falta responsabilidade do governo, governantes, políticos e empresários, em todos os segmentos da sociedade e do pais, desde dos valores de cidadania, éticos, morais, social, cultural, financeiro-economico, político e principalmente os de responsabilidade em toda sociedade brasileira!
    Exemplo: A tentativa de coibir comentários negativos/críticas, dos internautas através das mídias sociais!
    Não haveria qq tipo de comentário negativo, se os mesmos fizessem os vossos trabalhos dignamente, pensando exclusivamente no povo brasileiro em geral, e não somente em segmentos/ castas/áreas de interesse próprio e particular.
    Att.

  19. Wellington Alves disse:

    Complicado confiar na credibilidade. Desconfio de tudo que a PF apresenta com pisca-pisca.

  20. donizete pedro disse:

    ele da bronca por que o ministério dele esta envolvido deveria promover a pf
    mas como aqui e Brasil o certo e o errado e o errado e o certo
    lamentável 2018 tai

  21. ANDRE disse:

    O Temer hoje reclama, mas se banhou nestas águas quando lhe era conveniente, quando buscava derrubar o governo da Dilma. Independente da indignação que nos causa os fatos apurados, temos realmente que pensar, se queremos aplacar nossa sede de justiça, destruindo nosso país. Parece haver uma conexão entre as empresas envolvidas nestes escândalos da PF que é o fato de todas serem empresas que se destacavam internacionalmente, Petrobras, Odebrecht e agora a BRF e JBS, o que me leva a suspeitar se não há um intenção de favorecimento a grupos estrangeiros. Onde será a próxima ação? Me atrevo a tentar acertar: Embraer ou Ambev ou algo relacionado à soja. Quanto ao ministro da justiça Serraglio, não tem mais condição de permanecer.

  22. mano disse:

    prezados: o ministro da justiça e o ministro da agricultura vão pedir a degola do diretor da polícia federal, mas o primeiro a sair por pedido ou por degola deveria ser o ministro da justiça, afinal o delegado da polícia federal cumpriu a sua missão enquanto o ministro da justiça foi citado na condição de recebedor de dindin dos frigoríficos. Exagerada não é a postura da PF, mas a corrupção no Brasil – Do topo da pirâmide à base! O dia 26/03 vem aí!

  23. affonso disse:

    prezados estamos diante de mais um fato polemico;de um lado órgãos do governo não cumprindo com a missão de inspecionar.por outro lado uma policia federal politizada e fanatizadamente empenhada em destruir tudo que nos custou tanto para contruir.proponho um verdadeiro pacto de não agressão.afim de salvarmos o pouco que nos resta.

  24. Marta Ribeiro Cavalcante disse:

    Muita cara de pau do Presidente. Seu partido provoca a desordem institucional com sucessivas notícias de corrupção junto a outros partidos e a Polícia Federal é irresponsável? Isso é muito cinismo.

  25. Ricardo disse:

    O Congresso devia era tornar mais severas as punições para os crimes ao invés de criar uma punição para “abuso” de autoridade. Eu sou a favor dos espetáculos que a PF vem fazendo. Só assim para “meter um pouco de medo” nos corruptos. Enquanto as punições forem brandas, vale a pena correr o risco e ser corrupto.

  26. mano disse:

    prezados: pacto? A lógica de pacto deveria ter ocorrido no sentido de cassar a chapa Dilma – Temer para provocar eleições diretas em 2016. Este governo não tem moral para patrocinar pacto algum, afinal tá recheado de investigados por corrupção. Só um governo eleito pelo povo pode sugerir um pacto.

  27. juliano disse:

    Como a Friboi era do Lula como a Havan era da Dilma, provavelmente o podre da carne tem a ver com o PT é claro e é claro que os órgãos de justiça brasileira estão criando uma nova Brazilwood como a Índia a Bolliwood.E para confirmar esta palhaçada não querem que a reforma da Previdência os atinja, nem aos militares. Se os privilégios vão continuar e os altos salários, para que reforma?

  28. VIVA A LAVA JATO! CADEIA NA LADRÃOZADA, DOA A QUEM DOER! disse:

    O que governantes, políticos e empresários corruptos não estão suportando é ver, pela primeira vez no Brasil, de verdade a PF, MPF e outros órgãos policiais e fiscalizadores agirem como instituições de Estado, e não de governo, como sempre foi.
    Governo e nem políticos têm moral para criticar quem está apontando crimes, levando bandidos de altíssima periculosidade às malhas da justiça.
    Se há falhas, que se corrijam as falhas, que se punam os que cometerem abusos. Mas não se pode considerar abuso a divulgação de atos criminosos, principalmente de políticos e governantes, pagos regiamente com o dinheiro dos impostos que todos pagamos. Viva a Lava Jato!

  29. mano disse:

    prezados: não adianta espernear, debater, esbravejar. A PF está cumprindo o seu papel e muito bem, seja na lava jato ou em operações para prender corruptos e fazer entender que a crise moral existe e a impunidade será combatida. O exagero é dos corruptos que estão atuando em várias frentes à serviço de quase todos os partidos políticos. Pra frente sempre PF!

  30. Stanislaw: ISSO É UMA VERGONHA! PRECISAMOS PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Quem não rouba não está preocupado com a Lava Jato, ao contrário, está torcendo para que ela coloque cada vez mais bandidos na cadeia. Todo brasileiro precisa entender que não podemos continuar pagando impostos para sustentar bandidos no poder, funcionários públicos corruptos, bandidos travestidos de representantes do povo. Precisamos apoiar toda inciativa que seja para colocar ladrão de cofre público na cadeia e isso inclui até policiais, promotores, juízes etc – quem roubar cofre público ou contribuir para que outros roubem, ou fizer vista grossa (crime de prevaricação), tem que ir para a cadeia!
    Criticar a Lava Jato, que está cumprindo seu dever de investigar e prender bandido roubador de bilhões de reais dos cofres públicos, é o cúmulo! A população não pode apoiar quem está defendendo político, governante e empresário que rouba cofre público e ainda quer enganar a população, como se estivesse sendo perseguido! Lugar de ladrão é na cadeia, doa a quem doer! Viva a Lava Jato!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-08-22 00:32:57