aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-12-2015, 9h19

Perda de espaço para Aécio empurra Alckmin para PSB

Tucanos devem reavaliar ação radical que pode elevar rejeição
34

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O principal desafio da oposição em 2016 será não tocar fogo no circo, até porque ela está dentro dele e poderá vir a comandar o espetáculo quando houver alternância de poder.

O Brasil vem destruindo riqueza rapidamente. É preciso interromper esse processo recessivo. Ontem, o blog tratou da necessidade de a presidente Dilma Rousseff ter cautela ao emitir sinais econômicos para 2016. A principal preocupação, inclusive da parte da oposição, também deve ser justamente interromper processo negativo na economia.

Não será mudando a meta de inflação, por exemplo, de 4,5% para 5,5% que a situação vai melhorar. O governo estuda adotar essa medida. É um lance arriscado, porque a gestão Dilma já tem imagem de tolerância excessiva com a inflação. O governo deve ter cuidado com esse debate, bem como a oposição deve refletir sobre a estratégia de ação radical no Congresso que a levou a votar contra medidas de responsabilidade fiscal.

Os líderes da oposição, sobretudo do PSDB, argumentam que perderam a eleição presidencial, que possuem apenas cerca de 20% da Câmara e do Senado e que, portanto, não podem ser cobrados pela paternidade da crise. De fato, a responsabilidade da crise é da administração Dilma, mas a ação radical da oposição agrava as dificuldades políticas e econômicas.

Essa atitude beligerante também aumenta a rejeição de parcelas da população aos políticos da oposição. Pesquisas já mostraram crescimento da rejeição do presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), que foi o candidato do partido em 2014. Hoje, as mesmas pesquisas apontam menor intenção de voto em Aécio do que na época da eleição.

O risco que o PSDB corre é o de não chegar ao poder por resistência de segmentos que veem no partido a intenção de colocar fogo no circo. Os tucanos devem ter cuidado com a escalada da guerra política, porque, ao final, pode sobrar apenas terra arrasada _sem garantia de chegada ao poder central.

*

Alckmin namora PSB

É alta a chance de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deixar o PSDB. Dirigentes do PSB já o convidaram a se filiar ao partido. E desejam que ele faça isso logo, a fim de que alianças políticas possam ser construídas para 2018 e para que possa ser nacionalizado o nome de Alckmin, que aparece com menos cacife do que Aécio nas pesquisas sobre a sucessão presidencial.

A situação de Alckmin no PSDB é delicada.

Hoje, quem controla a máquina tucana é Aécio, que preside o partido e facilmente venceria uma disputa interna pela indicação para disputar a Presidência da República pelo PSDB. Se permanecer no partido, Alckmin dependerá de um lance de sorte para concorrer ao Palácio do Planalto.

Esse isolamento no PSDB nacional explica por que Alckmin escolheu apoiar o empresário João Dória para disputar a Prefeitura de São Paulo. Dória é quem faz a ponte de Alckmin com empresários, inclusive para arrecadar recursos eleitorais. Aécio, o senador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso preferem que o vereador Andrea Matarazzo seja o candidato a prefeito.

Dória e Matarazzo são candidatos fracos, sem expressão nas pesquisas e têm traço elitista. Não são populares. A esperança deles é chegar ao segundo turno contra Fernando Haddad, acreditando que a rejeição ao petista favoreça o postulante tucano.

Se o PSDB atropelar Alckmin e impuser Matarazzo, o governador ganhará desculpa para sair do partido e ingressar no PSB. Alckmin vive um momento difícil. Perdeu popularidade nas pesquisas. Conduziu mal a crise com os estudantes que ocuparam as escolas.

O Estado de São Paulo, aliás, está até hoje sem o sucessor do secretário da Educação que caiu com o recuo de Alckmin em relação ao fechamento de escolas. Isso é uma falta grave. Já deveria ter sido escolhido um novo secretário para substituir Herman Voorwald.

Em resumo, Alckmin vive um período de dificuldades no governo e no PSDB. Uma filiação ao PSB poderia lhe dar a chance de uma guinada importante em sua carreira política.

*

Até breve

Desejo um feliz 2016 a todos. Sou grato aos leitores que prestigiam este espaço de informação, análise e opinião. Que o próximo ano seja melhor do que 2015, com mais tolerância e mais responsabilidade da classe política e de toda a sociedade. O blog voltará à ativa a partir de 18 de janeiro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
34
  1. Getulio disse:

    Sempre desconfiei que Alckmin estava em um partido errado suas ideias e propostas não combinam com o retrocesso dos outros caciques do PSDB querem prega las a força se “queimou’ muito nessa sigla que perde espaço dia apos dia.

    • walter disse:

      Caro Getulio, concordo com as forças ocultas, em cada partido brasileiro, inclusive no Psdb, mas não há incoerência alguma.
      O candidato natural é o aécio, pelo bem ou mal…o Alkimin, tem sido um Bom Governador, cumpridor de seus SCRIPT; a diferença dos governadores brasileiros…suas obras são todas, de suma importância; terá um cabedal para as próximas eleições, inigualáveis..acho muito Justo que saia como alternativa, como candidato a Presidente…aliás, não temos muitos nomes capazes…o lula não terá capacidade de enfrentar os dois…ou seja, a próxima gestão,será um deles para a nossa sorte; se NÃO FOSSE A FORÇA DE SÃO PAULO, o pt conseguiria a dominação completa do País…felizmente SP nesta hora, faz toda a diferença…O BRASIL PRECISA SER PASSADO A LIMPO”…

  2. Martins Andrade disse:

    Os tucanos vivem do que a mídia diz sobre eles.
    Como existe uma estreita relação da mídia com os tucanos, aquela não fala mal destes.
    Ideias para o Brasil, com exceção das vendas do nosso patrimônio (Petrobras,Banco do Brasil, caixa, BNDES) os tucanos nâo têm nenhuma!

  3. Pato Rouco disse:

    O gov Alckmin, apesar de ter ganho eleições, somente conseguiu adentrar até o alpendre, quando o assunto é o partido dele. Talvez mudar de partido fosse uma boa ideia, mas de qq forma acho que ele está queimado. A crise hídrica e a forma ditatorial com que conduziu a resistência às reformas no ensino, podem ter lhe fechado as portas. O PSDB, em 2016, vai continuar aplicando técnicas de terrorismo econômico. O governo federal continuará gastando bastante dinheiro à fundo não produtivo. Em parte por que a política populista exige e em outra parte porque a própria lei o obrigará. Gastos com aposentadoria, SUS, programas assistenciais, PAC, educação, juros de dívida, continuarão a acontecer sem trazer 1 centavo de retorno dentro do ano ao caixa do governo. O PSDB sabe o que precisa fazer para atrapalhar, e vai fazê-lo. Espera-se que os empresários amadureçam e entendam como estão sendo usados no projeto político de poder da oposição.

  4. Tenho aqui comigo que politico que tem vergonha na cara, presta serviços para o povo e o pais pelo período de tempo determinado e depois some da politica, evidente não se candidatando a mais nada.
    Lembrei da composição do Chico Buarque…
    VAI TRABALHAR VAGABUNDO…

  5. douglas disse:

    Na minha opinião quem esta detonando o Pais é a oposição por não se conformar em ter perdido as eleições alegando fraude, e agora depois do estrago feito e analise no TSE viram que não houve fraude, mas não vem a publico se desculpar, e no minimo deveriam ajudar na recuperação dos prejuízos causados, por outro lado a imprensa não divulga uma declaração do então presidente da CSN que alertou o FHC sobre a corrupção que havia na Petrobrás em 1996, isso faria a população ter outra opinião sobre o PT e demais partidos. colocaram fogo e esconderam o isqueiro.

  6. Ovidio disse:

    Porque precisamos de um Macri no Brasil>Cumprindo uma ordem judicial, a polícia argentina retirou nesta quinta-feira o ex-dirigente kirchnerista da agência Audiovisual do Estado, Martín Sabbatella, que se recusava a abandonar o prédio após ser exonerado pelo presidente Mauricio Macri. Tá bom pra ti,oposição.?????????

  7. Antonio Oliveira disse:

    Nem PSDB nem nada! Quem ainda confia em partido como o PT, envolvido até o pescoço em corrupção? A solução é mudar radicalmente, e ninguém, cidadão decente, sabe como fazer isso, considerando esse modelo de poderes pseudo independentes que, no caso brasileiro, nada mais são que inescrupulosos órgãos aproveitadores do dinheiro público. A esperança é uma imprensa com gente ÍNTEGRA que pressione, e não se beneficie, para mudanças RADICAIS ocorrerem no Brasil! Já imaginou um país onde a transparência fosse a marca e o Estado fosse mínimo ? Já imaginou não ter reeleição, ficando dois mandatos sem concorrer, para vereadores, deputados e senadores, fazendo com que todos tenham de trabalhar para se aposentar? Já imaginou quanta gente de bem e qualificada se interessaria pela política? Já imaginou poderes onde a mordomia e privilégios não fossem a marca, com pessoas preocupadas em servir a quem lhes paga o salário? Já pensou em um Judiciário com vergonha de medidas como esses R$4300,00?

  8. Ramos disse:

    Simples é so o PSDB deixar de ser golpista e apresentar proposta que venha melhorar ainda mais a vida do cidadão e para de queira entregar nossas riquezas naturais aos estrangeiros.

  9. este partido tem que desaparecer com todos seus componentes da política pois sempre fez mal para o Brasil ,sabem tudo ,fazem tudo e no fim não fazem nada ,a não ser só para interesse de cada um

  10. marcos disse:

    Os repórteres Brasileiros são acostumados a politica sangrenta, Por isso não Intentem o PSDB que jogar xadrez na politica, No PSDB ninguém joga para vencer, mas sim, para converter seus adversários, nos outros partidos têm piões na linha de frente, no PSDB são os generais que ficam na frente.
    Dá para perceber que qualquer coisa pode vir de Alckemin, Aécio, Serra e FHC mas a decisão é sempre deles. No tempo que acompanho politica as especulações não refrete muito as decisões tomadas por essas pessoas.

  11. Elaine disse:

    PSDB nunca mais no poder central. Você não se lembra da era FHC? O Brasil não admite retrocessos e não merece ser governado por golpistas.
    Que venha Lula, Marina, Ciro, etc,etc…mas Aécio e cia nunca mais. O povo não é bobo.

    • p/Elaine: CONTINUAR COM UM GOVERNO DESSE? SÓ O IMPEACHMENT É A SOLUÇÃO! disse:

      1 – Presidente da República passível de impeachment;
      2 – Presidente do Congresso Nacional (e Senado Federal) sob investigação no STF;
      3 – Presidente da Câmara Federal idem;
      4 – vários senadores e deputados federais aliados do governo, idem;
      5 – vários ex-ministros exonerados e (ou) presos;
      6 – presidente do partido do governo, preso por corrupção (João Vacari);
      7 – diretores de estatais presos (nomeados por membros do governo);
      8 – a maior estatal do país (Petrobras) quebrada, após assaltada por políticos da base aliada ao governo e diretores nomeados pelo governo;
      9 – volta da inflação que havia terminado com o plano real;
      10 – desemprego;
      11 – saúde pública no caos, em especial no vergonhoso governo do aliado governador do Rio, “PEZÃO”;
      12 – segurança pública no caos, no país inteiro;
      13 – dois rebaixamentos do grau de investimento no país;
      14 – produto interno bruto zerado;
      PARANDO POR AQUI: DÁ PARA CONFIAR NUM GOVERNO DESSE?

      • p/Elaine: CONTINUAR COM UM GOVERNO DESSE? SÓ O IMPEACHMENT É A SOLUÇÃO! (2). disse:

        Correção: no item 6, leia-se: “tesoureiro” do partido do governo, preso por corrupção (João Vacari).
        Pelo menos até agora, o presidente do partido “num sabia di nada”… também…
        como o presidente Lula “num sabia di nada” sobre o Mensalão… a presidente Dilma “num sabia di nada da refinaria de Pasadena”… o presidente do PT “num sabia di nada” que o Vacari fazia na tesouraria do PT…

      • Elaine disse:

        tem gente que definitivamente precisa estudar história. É isso.

    • Marco Túlio Castro disse:

      Ciro e Marina? Estas são suas opções? Ainda bem que já sai do Brasil. Pelo menos parece que pessoas que pensam isso já não são maioria.

  12. Antenor disse:

    Na minha opinião, o Alkimim tem que vazar mesmo. Ele é muito Fraquinho como oposição. Se candidatar – se ao pleito para presidente, vai levar outra lavada. Não se define como oposição e vive bajulando a incompetente Dilma e isto irrita quem o apoiou nas últimas eleições. Já vai tarde, Geraldo!

    • Getulio disse:

      Seria Alckmin ultimo governador no estado de São Paulo pelo PSDB?
      Não conseguindo o Impeachment de Dilma o PSDB pode implodir com seus pooliticos cada um buscando novos espaços?
      Foi um erro partir para o tudo ou nada na disputa com o PT?
      Alckmin se o fizer; está certo em abandonar o barco…

  13. Luciano Silva disse:

    Kennedy, que o PSDB anda perdendo apoio popular, isto é um fato. Devo concordar com isso, mas discordo do motivo. O PSDB perde apoio por se mostrar uma oposição fraca, frouxa mesmo. Os projetos que são rejeitados (ou aprovados) no congresso, o são muito mais por setores que, em tese, deveriam apoiar a Dilma na sua gestão, e sabemos que existe oposição a ela até mesmo dentro dos seus aliados. Voltando ao PSDB, o que ocorre, na minha opinião, é que a população, cansada da gestão do PT e de todos os males que eles representam, não encontraram nos tucanos os aliados que esperavam ter na defesa do impeachment. Além de demorarem muito a se posicionar, quando o fazem, é de modo muito comedido e cuidadoso, como se pisassem em ovos. É isto o que está irritando o povo de bem que pede o fim da era PT. Aécio mesmo, não compareceu a algumas das manifestações pelo impeachment, com medo, acredito, de ser ligado a este falso golpismo que as esquerdas e parte da mídia alardeiam. Ou seja: frouxos.

  14. Luciano Silva disse:

    Aliás, não me venha com esta de “oposição responsável”, ou o fim de uma “oposição beligerante”. Por mim e por todos os que não suportam mais a era PT, o que se espera é a radicalização da oposição e um confronto direto com o governo (não me refiro a confronto físico, e sim a uma atuação mais explícita da oposição). E lembro a você, caso tenha se esquecido, que quando o PT ainda era oposição e o teto deles não era de vidro, votou contra a Constituição de 88, o PT votou contra a criação do Plano Real, o PT votou contra a criação da CPMF (que hoje quer recriar), o PT votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (que hoje desrespeita), o PT votou contra a Reeleição (que hoje os beneficia), e o PT votou contra a criação de vários programas sociais durante o governo de FHC. Oposição responsável? Só agora? Por mim não precisa.

  15. Narcio disse:

    Alckimim, kakakakakaka pais da piada pronta,eu queria entender falam tao mal de politicos e vcs vem aqui defender politicos,este é um pais que vai pra frente ou.ou.ou.ou.ou,alencar que tal mudar suas materias politicas e nao colocar aqui nome de politicos e sim apenas materias politicas

  16. Orlando Jose disse:

    Elaine, somente o Plano Real, que o PT foi contra, representou a maior conquista do Brasil nos últimos 50 anos. a estabilização da economia é o maior fator de distribuição de renda e inserção dos pobres.
    O governo FHC estabilizou a economia e começou a modernizar o país, inclusive com a massificação dos telefones fixo e celular, internet, etc.
    O PT está conseguindo destruir, além de ser pioneiro na maior corrupção organizada do país. o país e a Petrobrás estão quebradas, enquanto Lula, Palocci, José Dirceu, Pimentel e outros estão milionários.

    • Yuri disse:

      Tem certeza que foi FHC que estabilizou e modernizou o país? Pesquise mais sobre isso e a gente conversa. E qual a sua fonte para dizer que os caras do PT estão milionários? Estão sendo presos como nunca antes nesse país havia acontecido com um político que rouba. Precisa rever muitos conceitos Sr. Orlando.

  17. ronaldo disse:

    Não acredito que a solução para o país esteja nas mãos dos políticos e sim nas mãos do povo. Cada povo tem nos políticos a sua imagem e semelhança. Nações mais desenvolvidas e engajadas politicamente, tem menos corrupção, com instituições atuando em favor do povo. Em contrapartida, nações como a brasileira, apáticas e sem engajamento político, tem instituições piores. Afinal de contas, se não sou cobrado, vou trabalhar para defender meus interesses. O povo que se dane. Por este motivo, acredito que a solução para boa parte de nossas mazelas esteja nas mãos do povo, detentor de fato do poder. Agora depois de tudo, ver pessoas defendendo o PT me deixa preocupado. Gente está aí. Membros do PT na cadeia e um outro tanto prestes a serem presos. Não defendo partido, pois todos, em maior ou menor nível, são corruptos, mas o PT deu um novo rumo para a corrupção, institucionalizou, profissionalizou. O PT hoje é o mais autêntico sinônimo de corrupção. Alguns ainda defendem o PT.

    • Yuri disse:

      Cara a autonomia que a PF e o MP tem para investigar e, se for o caso, prender é total, como nunca antes nesse país. A corrupção hoje em dia apenas não fica escondida debaixo dos panos, não foi partido nenhum que a institucionalizou. E se a corrupção corre de forma mais “”profissionalizante”” é porque está cada vez mais difícil roubar, não acha?
      Joga no Google “os maiores escândalos de corrupção do Brasil”, vai ter uma grande surpresa rsrs

  18. Alberto disse:

    A cantilena de sempre. Como estamos em final de ano surgem as adivinhações,as previsões,bolas de cristal para todos os gostos,futurologia de todo o tipo e tamanho.etc,etc.Quem viver/sobreviver verá a realidade.

  19. matheus disse:

    De 3 mil cargos que seriam extintos por Dilma, só 346 foram cortados….. Presidente também anunciou corte de seu salário e do vice, mas isso não aconteceu, CPMF um Baralho!

  20. MARCIO WILK disse:

    O que se sente nas ruas é que o povo compreendeu que a situação “crise” está sendo alimentada pela oposição. Os defensores do “impitiman” são os adeptos do “quanto pior, melhor”, enquanto o governo PT/Dilma, faz de tudo para melhorar. Aguardemos as municipais de 2016, será um tira-teima.

  21. Stanislaw: DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    A QUE PONTO CHEGOU O PAÍS: NÃO BASTASSEM O PROBLEMA DO PIB EM RECUO, INFLAÇÃO DISPARADA, DESEMPREGO, CORRUPÇÃO GENERALIZADA ETC, A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, O PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL (E DO CONGRESSO NACIONAL), LUTANDO PARA NÃO SEREM CASSADOS E (OU) ATÉ IREM PARA A CADEIA – TUDO DIANTE DE UM STF MOVIDO POR TROPA DE CHOQUE DO GOVERNO!
    NUMA LUTA FRENÉTICA AGITAM CÂMARA, SENADO, STF PARA CONSEGUIREM SE MANTER EM SEUS POSTOS – ENQUANTO O PAÍS AFUNDA CADA DIA MAIS NO MAR DE LAMA EM QUE JÁ ESTÁ!
    E A NAÇÃO, “DEITADA EM BERÇO ESPLÊNDIDO” A TUDO ASSISTE SEM TOMAR A ATITUDE DE IR PARA AS RUAS E EXIGIR “VERGONHA NA CARA” DOS “REPRESENTANTES FAJUTOS DO POVO”!

  22. Pasquale disse:

    Petrobras vende participação na Gaspetro por R$ 1,93 bilhão

    29-12-2015

    A empresa Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda (Mitsui-Gás) pagou, hoje (28), à Petrobras, R$ 1,93 bilhão pela participação de 49% na Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), holding que consolida as participações societárias da Petrobras nas distribuidoras estaduais de gás natural.

    Segundo a Petrobras, a transação foi concluída nesta segunda-feira com o pagamento depois da empresa atender a todas as condições precedentes previstas no Contrato de Compra e Venda de Ações, firmado em 23 de outubro deste ano. A Petrobras acrescentou que houve também a aprovação definitiva e sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    Parabéns aos petroleiros

  23. O PIOR DO DRAMA: NÃO HÁ GOVERNO NEM OPOSIÇÃO! disse:

    Uma verdadeira oposição faz oposição, e não primeiro quer tomar o poder da situação.
    A atual oposição nunca fez oposição, por isso está no frangalho em que está.
    Deixou de ser oposição no momento mais crucial, permitindo a “EXTINÇÃO DO CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA”, no tempo do Mensalão: ali foi dada a condição para a tropa de choque montada no STF não ser obrigada a denunciar o “CHEFE DO MENSALÃO” – se não há quadrilha, pode não haver “CHEFE”!
    A tropa de choque do STF deixou prescrever o crime de quadrilha, para serem desobrigados de apontar um “CHEFE”! E isso foi culpa da oposição!
    Tudo armado! E a oposição permitiu isso! Poderíamos estar livres do Petrolão, do mar de lama em que atolaram o país, da volta da inflação, do desemprego. Bastava a oposição ter sido oposição, desarmando a tropa de choque – “matando a cobra no ninho”…a paulada!

  24. Fábio disse:

    É o que se vê é isso ae, se os partidos que estão “tentando” melhorar o Brasil, estão saindo de seus partidos e trocando de lideres como tá acontecendo vai ficar complicado viu.

  25. Interessante, ansioso para saber o que vai acontecer no futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-09-30 22:33:48