aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-06-2018, 10h18

Oposição deve vencer eleição presidencial, aponta Datafolha

PT, Marina e Ciro têm mais chance que Bolsonaro e Alckmin
26

KENNEDY ALENCAR
RIO DE JANEIRO

A pesquisa Datafolha divulgada no domingo mostra que a oposição ao governo Temer deverá vencer a eleição presidencial. O levantamento também deixa claro que o ex-presidente Lula, na condição de candidato ou de cabo eleitoral, controla o ritmo do jogo e deverá ter influência decisiva no desfecho da corrida eleitoral.

Lula é líder em todos os cenários de primeiro e segundo turno. Se puder ser candidato, hipótese menos provável, seria franco favorito. Como cabo eleitoral, cenário mais provável, o ex-presidente teria cacife para colocar um candidato no segundo turno, seja ele um petista ou um aliado.

De acordo com o Datafolha, 47% dos eleitores poderiam seguir a indicação presidencial de Lula. O instituto afirma que 30% dos eleitores disseram que votariam com certeza num candidato apontado por ele. E outros 17% afirmaram que poderiam trilhar esse caminho.

É fato que Lula perdeu força no levantamento espontâneo e que não tem o potencial de transferência de voto de 2010, quando 65% dos entrevistados pelo Datafolha afirmavam que votariam com certeza ou que poderiam escolher o nome indicado por Lula. Mas é surpreendente que o ex-presidente mantenha um potencial de transferência de votos de 47% após dois meses preso em Curitiba e com o todo o desgaste que sofreu na Lava Jato.

Lula será um dos principais personagens da eleição. Eventual mudança no cenário da disputa só deverá acontecer após uma definição dele, o que deve demorar. O PT pretende registrar a candidatura do ex-presidente em 15 de agosto e deixar para a Justiça o ônus de eventual veto.

Petistas imaginam que travarão durante duas ou três semanas batalhas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar viabilizar Lula ou se render a uma alternativa. Logo, esse jogo deverá ter lance forte mesmo lá para meados de setembro.

*

Alckmin e Meirelles estão em apuros

A alta impopularidade do governo Temer contamina candidatos identificados com a atual administração, como Henrique Meirelles (MDB) e Geraldo Alckmin (PSDB). A pesquisa mostra que a oposição tem mais chance de vencer a corrida presidencial.

Nos cenários sem Lula, Marina Silva (Rede) cresce de 10% para 14% ou 15%. Ciro Gomes (PDT) sobe de 6% para 10% ou 11%.

Jair Bolsonaro (PSL) fica estacionado, oscilando positivamente dentro da margem de erro. Varia de 17% para 19% no cenário sem o ex-presidente. Alckmin oscila um ponto percentual, de 6% para 7%. Meirelles fica entre zero e 1%.

Ou seja, com ou sem Lula, Alckmin e Meirelles ficam onde estão. Os candidatos com maior intenção de voto são de oposição ao governo Temer. Isso é mau sinal para Alckmin, porque o PSDB é avalista do atual governo e deverá sofrer com essa ligação política durante a eleição. A fadiga de material do projeto de governo do MDB-PSDB chegou rápido.

*

Tem lógica

Ao segurar o jogo, Lula corre o risco de que outros nomes fora do PT se viabilizem? Sim. De fato, há algum risco. Mas o ex-presidente também protege um eventual futuro indicado, preservando-o do bombardeio que ocorreria no caso de ser lançado agora.

*

Opção francesa

O Datafolha deixa claro que Bolsonaro é forte no primeiro turno, mas vulnerável na segunda fase. É a nossa Marine Le Pen, um representante de extrema-direita que dificilmente terá apoio majoritário para chegar ao poder.

*

Subir no ringue

Também fica evidente no Datafolha que o caminho para Alckmin é tomar os votos que estão com Bolsonaro e foram tucanos no passado. Não será tarefa fácil, mas é mais importante do que esse conversa de unificar candidatos de centro-direita, pois são todos, por ora, ruins de voto e pouco acrescentariam a Alckmin, exceto mais tempo de TV e rádio lá na frente.

Ouça a análise feita ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
26
  1. walter disse:

    Tudo bem, temos que aguentar este tipo de manobra caro Kennedy; não há fatos que sustentem, que um Ciro Gomes, mesmo com a ajuda do Lula, não consegue com certeza, nem para segundo turno…quanto a Marina tem sempre seus 20 % cristalizados, esta correm o risco de chegar a segundo Turno; quanto a vencer as eleições, o Datafolha para variar, esta dando uma de Mãe Dinah…fica difícil quando as pesquisas são tendenciosas, não há credito ideal pelo histórico…tentam em grupo a desqualificação do bolsonaro; isso interessa a todos os partidos; neste caso, preferem uma Marina, por ser aliada dos banqueiros…assemelha se, de longe a Madre Tereza de calcutá; pretende ser a “boazinha”…seria mais do mesmo, não faria nada e tudo segue; continuaremos no mesmo como antes…

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Datafolha não tem credibilidade nem para apontar síndico de condomínio, nem chefe da carrocinha !
    Na verdade não existe ninguém com chance alguma. O lula já caiu no esquecimento junto com a greve dos caminhoneiros, a copa do mundo e a guerra da Rocinha !

  3. Ricardo disse:

    Só uma pergunta, quem é oposição, quando todos estão contra o presidente? A pesquisa do Datafolha não está lá com grande credibilidade, mas infelizmente parece que ainda existe pessoas que são influenciadas pela pesquisa no sentido de votar no candidato melhor nas pesquisas.

  4. marcos antonio einsfeld disse:

    comentario lúcido e correto parabens

  5. Jonh Bravo Silva disse:

    A OPOSIÇÃO FORMADA PELOS PARTIDOS DE IDEOLOGIA COMUNISTA ESTAO CONTANDO AGORA COM A FRAUDE ELEITORAL PARA VENCER AS ELEIÇÕES POIS ANTES DO STF POIBIR A IMPRESSAO DO VOTO O DATA FOLHA COLOCAVA ESSES CANDIDATOS NO FIM DA FILA DE INTENÇÕES DE VOTOS E O BOLSONARO GANHAVA NO PRIMEIRO TURNA COM A MUDANÇA DAS REGRAS SEM O VOTO IMPRESSO E COM O USO DAS URNAS ELETRONICAS ONDE A FRAUDE E IMINENTE E POSSIVEL O DATA FOLHA MUDA SUAS PESQUISAS E AGORA DIZ QUE CIRO E MARINA GANHAM TUDO COM O OBEJETIVO DE DAR SUPORTE AOS RESULTADOS DAS URNAS DA FRAUDE. VOCES TAMBEM FALAVAM QUE O TRUMP PERDIA MAS COMO NOS ESTADOS UNIDOS NAO TEM POSSIBILIDADE DE FRAUDES O TRUMP GANHOU E SOMENTE O BRASIL-CUBA E VENEZUELA USAM ESSAS URANS ELETRONICAS FRAUDAVEIS.

  6. Jonh Bravo Silva disse:

    A CANDIDATA DO PT KATIA ABREU COM TODO APOIO DO LULA E DO PT FICOU EM TERCEIRO LUGAR NO TOCANTINS ELA ESTAVA NA FENTE MAIS QUANDO O LULA ENVIOU UMA CARTA APOIANDO SUA CANDIDATURA ELA DESPENCOU, JA EM PERNAMBUCO TERRA NATAL DO LULA ESSE SUBIU NOS PALANQUES DOS CANDIDATOS DO PT E O RESULTADO E QUE O PT NAO CONSEGUIU ELEGER DEPUTADOS FEDERAIS E A BANCADA ESTADUAL SOFREU UMA QUEDA TERRIVEL REDUZINDO EM 70% SEU QUADRO E QUEM LAULA APOIOU NO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA CARGOS MAJORITARIOS FORAM DERROTADOS E NAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO O PT SOMENTE FEZ ELEGEU O CANDIDATO DA CAPITAL DO ACRE NAS DEMAIS CAPITAIS DO PAIS FOI DERROTADO NEM O FILHO DO LULA FOI ELEITO VEREADOR EM SANTO ANDRE MESMO COM O LULA E A FINADA MARIZE PEDINDO VOTOS. ESSA PESQUISA DA DATA FOLHA E TOTALMENTE INCONSISTENTE.

  7. icandre disse:

    Sim, voce deve estar se referindo ao fato de que os comunistas, que comandam o staff do governo tem, sob seu domínio, através do STF e TSE, a maldita maquininha da votar SEM VOTO IMPRESSO, ou seja, escandalosamente NÃO AUDITÁVEL. Nessas condições até Lula venceria as eleições caso estivesse elegível. Pode escrever o que estou lhe dizendo: essa corda vai arrebentar logo logo. A paciência do brasileiro é quase infinita, mas só “quase”.

  8. Márcio Cichelli Fernandes. disse:

    Desculpe Kennedy, não concordo! 1º que o DataFolha é um Instituto Comprado e acertou que Lula será um Ótimo Cabo Eleitoral. Acertou em um e errou no outro. Abraços, Márcio, essa é minha opinião.

  9. Alberto disse:

    Pesquisa na terra brasilis acerta sempre.Errando!!!!!!!!!

  10. Carlos Augusto de Souza disse:

    Essa pesquisa Datafolha é uma tremenda bobagem, mesmo concorrendo as eleições LULA não consegue 20% dos Votos, não é necessário ser muito inteligente pra verificar que tudo isso é mentira e sem lógica, porque então não lançar como candidato do PT Hadade ou Dilma, se Lula consegue transferir 47% dos seus votos por indicação, Sou analista de cenários e não vejo lula com qualquer possibilidade, mesmo que possa ser candidato de chegar ao 2o. turno.
    Nestas eleições de 2018, muitos partidos grandes ficarão médios ou pequenos, o grande vencedor será a REDE, entretanto Marina Silva não tem possibilidade de chegar ao 2o. turno, mais o seu partido será um dos grandes em 2019.

  11. Antenor disse:

    É de ficar ENVERGONHADO! Só mesmo no Brasil, onde a realidade educacional e o nível de esclarecimento político, da grande maioria da população, é inexistente; que um sujeito condenado em primeira instância e com condenação reafirmada e aumentada de 9 para 12 anos em instância superior ainda insiste em se candidatar à Presidente. O pior de tudo é que a imprensa dá visibilidade a essa triste realidade! Dizer que o meliante “tem chances no primeiro e segundo turnos” é de doer!. A verdade é que as nossas leis eleitorais são capengas e favorecem esse tipo de coisa. Em um eventual debate na televisão, esse “camaleão” chamado Lula, seria trucidado. Não tem qualquer chance de ser eleito. Mesmo que venha a ser, seria impedido de governar, por ficha suja. Esqueçam esse cara, ele já deu muitos prejuízos para o País! Ainda estamos pagando suas mordomias, com seguranças, assessores e motoristas particulares. Isso acontece onde os políticos “forjam” suas próprias leis. Chega a ser cômico!!!

    • Alberto disse:

      Corretíssimo caro sr Antenor.Até o caso do rosário e do “aceçor papal” eram um embuste,uma malandragenzinha típica.Cumprimentos sr.

  12. frederico costa barros disse:

    Interessante não li um comentário sobre a proibição da visita do enviado do Papa ao Lula?!?!?! Por acaso isso não é relevante??? Tanto politicamente quanto em termos legais?

  13. Marcia disse:

    Não acho que esses numeros representem de fato o cenário que teremos em Outubro. Até lá temos muito debate de propostas pela frente. Assim que o eleitor parar pra pesquisar o plano de governo e o histórico de trabalho dos candidatos esse cenário vai começar a mudar. Eu já fiz tudo isso e escolhi Alckmin para presidente.

  14. Fabio disse:

    Kennedy, pela primeira vez estou disposto nesse ano em votar em candidatos do PT, simplesmente porque nao concordo com o que essa quadrilha que esta no poder esta fazendo com nosso Brasil.
    Quanto ao judiciario, tornou-se partido politico.

  15. Edi Rocha disse:

    Só uma coisa. Marina é da esquerda ou direita?

  16. Silvio disse:

    Eu sempre votei no lula.mas estou decepcionado com o governo petista ..e agora radicalizei..vo votar no Bolsonaro

  17. sóstenes omena ribeiro disse:

    Eleição só se ganha no dia, devido a vários fatores, eu não acredito na pesquisa da Data Folha. A dita esquerda assumiu a Presidência do Brasil e deu no que deu. Agora na época das eleições, querem iludir o povo novamente. Hoje vejo dois candidatos; Jair Bolsonaro e Álvaro Dias.

  18. Nelson disse:

    Caro Kennedy, boa tarde!
    Mais uma vez seus comentários lúcidos e bem amparados mostram que existe vida útil na imprensa brasileira.
    Parabéns!

  19. Laurindo disse:

    Notícia cheia de boas novas. Quer dizer então que o PSDB vai mesmo pagar o preço pela ligação duplamente espúria com o MDB e seu presidente Michel Temer. Vai pagar pela burrice em ter optado por ganhar de imediato cargos no governo Temer, desprezando seu histórico até razoável. Quer dizer então que o sinistro, preconceituoso e rancoroso Bolsonaro também patina e no 2o. turno vai escorregar para trás? Outra boa nova.

  20. nathalia chiararia rodrigues alves disse:

    A esquerda já morreu no Brasil , e nas próximas eleições será enterrada . melhor jair se acostumando.

  21. Antonio Oliveira disse:

    Kennedy

    Com o eleitor brasileiro e pesquisa da Datafolha, tudo é possível!

    A esculhambação Brasil não tem jeito! E o excluído continuará por baixo ad-infinitum!
    É um azar ter nascido no país do futuro!

  22. Perfeito Kennedy!
    Sua análise foi a única que li até o momento, que levou em conta o legítimo interesse de Lula de não expor prematuramente seu indicado!

  23. Andre disse:

    O segundo turno desta eleição terá um candidato de direita e outro de esquerda, portanto Alckmin só conseguirá chegar ao segundo turno se retirar votos de Bolsonaro, não há outro caminho. No entanto o caminho não será fácil devido a associação do PSDB com o governo Temer, que inclusive abraçou bandeiras deste mesmo partido e que não contam com a aprovação popular. Para piorar tem as denuncias que afetam seu nome e a sensação de que há uma protelação na justiça em relação às mesmas.

  24. Ademir ferreira de melo disse:

    Como uma pessoa que acabou com o Brasil , com uma administração imcompetente, desonesta,pode influir em uma eleição, o Pt terá uma terrível decepção, o povo Brasileiro quer justiça, ver todos corruptos na cadeia .PT NUNCA MAIS .

  25. Sebastiao Augusto Canabrava disse:

    Kennedy, parabens pelo site e comentarios. Sempre pontuais, cirurgicos. Voce entende de politica brasileira. De longe, o melhor comentarista politico dos ultimos anos.
    O pessoal da direita estao furiosos. Nao admitem a influencia de LULA nestes eleicoes. Mas, se enganam, como voce analisou bem, o Lula tera’ papel fundamental nesta eleicao. E quem o colocou neste posicao foi justamente a direita, atuando via midia, via judiciario, via PF. Acabaram levantando a populariadade dele que, apos o impeachemt, estava em declinio. Prova disso foram o declino do PT nas eleicoes de 2016. Mas, estou prevendo um crescimento do partido em 2018. A direita foi tao cruel que errou na dose do veneno e acabou inoculada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-06-24 19:31:18