aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-03-2016, 17h00

Perguntas a Lula sugerem fragilidade da tese de propina

Não houve uma pergunta direta sobre ilegalidade atribuída ao ex-presidente
44

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Vindas a público um dia após as manifestações, as perguntas feitas pelos investigadores da Lava Jato ao ex-presidente Lula sugerem fragilidade para provar a tese de que o petista recebeu propina da Petrobras.

Apesar de a Lava Jato completar dois anos neste mês, nas perguntas formuladas pelos delegados no depoimento prestado no último dia 4 de março, não houve menção a uma única delação premiada que apontasse que o ex-presidente tivesse participado de algum acerto de propina com empresas em troca de contratos na Petrobras.

Em entrevista ao SBT em novembro, Lula desafiou alguém a apontar uma “conversa ilícita” com ele.

As perguntas dos investigadores da Lava Jato sugerem que haveria confusão entre a contabilidade do Instituto Lula e da empresa de palestras do ex-presidente, a LILS. Insinuam que as palestras no exterior poderiam ser fachadas de lobby, mas não apresentam uma evidência nesse sentido. Lançam suspeitas sobre o repasse de recursos a fornecedores do instituto. Repetem indagações já amplamente divulgadas e comentadas a respeito do sítio de Atibaia e do apartamento no Guarujá.

Há momentos constrangedores e engraçados ao falar de vinhos, tralhas do acervo presidencial, pedalinhos e diárias da Polícia Federal. Mas, ao contrário de indagações feitas nos vídeos em que delatores foram ouvidos, não houve uma pergunta na seguinte linha: “Fulano acusa o sr. de ter cometido tal crime nessas circunstâncias. O que o sr. tem a dizer a respeito disso?”.

Por ora, há mais evidências de trocas de favores do que de recebimento de propina.

Das duas, uma. Ou os investigadores não mostraram até agora todas as armas que possuem contra Lula e estão escondendo o jogo por estratégia. Ou, sem algo mais forte, fizeram uma primeira investida para jogar verde e colher maduro.

Se for levado em conta o depoimento dado pelo ex-presidente, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que eventualmente seja confirmada a tese anunciada pelo procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima em entrevista no dia da Aletheia: a de que Lula seria o chefe de um esquema de compra de apoio político por meio de propina em contratos da Petrobras. A não ser que os investigadores estejam pensando em recorrer à Teoria do Domínio do Fato _como pareceu ser o caso nas perguntas em geral e nas questões em particular sobre as indicações para diretores da Petrobras.

Aqui está a íntegra do depoimento publicada pelo Jota.

 

Comentários
44
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    … em compensação elle não ofereceu nenhuma resposta direta a qualquer pergunta… enrolou, ironizou e ainda atuou com a maior soberba, imprópria para um ex-presidente. Um vexame !

    • Edi Rocha disse:

      Olha só, Lula poderia inclusive não responder a nenhuma das perguntas se ele assim quisesse, como foi dito bem no início do depoimento.
      .
      Agora, o que fica claro é que o pessoal não tem prova nenhuma contra ele, só quiseram inflamar as pessoas para aumentar o número de pessoas nos protestos. Uma ação política não poderia ter partido do judiciário.
      .
      Embora críticas o governo faz por merecer.

      • valdir disse:

        tai uma tese inteligente, como a população antes das manifestações estavam meios divididas, a mídia golpista mais a oposição fizeram este auê expondo lula ao ridiculo para que as manifestações ganhassem força

    • walter nobre disse:

      “Este é o ponto, cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão; ele mostra total indiferença, diante das autoridades; acredita mesmo, que esta com esta “bola toda”, “a batata esta assando”.
      Falta respeito as instituições, agora a dilma esta nomeando mais um “trapalhão”kkk; um Aragão, que não é o renato; que já preocupa, já que o mesmo, vai dar muito trabalho para aPF; porém, não poderá ser pior que o cardozo, que “abusou do direito de abusar”…
      Vale salientar, não há caminhos possíveis, para a retomada da economia com estas medidas; falta um plano ousado para a economia; isto só em sonho, “só pensam naquilo”…
      HJ fiquei sabendo, que querem começar a detonar as reservas internacionais, e isso estava demorando; bem a cara do desespero Kennedy; é triste mais são favas contadas”…

  2. José Carlos Damaceno disse:

    Lula é o homem mais perseguido da face da terra desde 1989 que o PIG vem tentando incrimina-lo ou ele cometeu o crime perfeito no que ele seria o primeiro ser humano a conseguir tal façanha ou ele é mesmo muito honesto.

  3. José Valente disse:

    Sr. Kennedy, pode escrever ai no seu caderninho que eles estão guardando as armas mais poderosas para depois. Quando se tratar dessa criatura todo cuidado é pouco.

  4. Literalmente, o Santo do pau oco.

  5. Patetas da Federal disse:

    Não acredito que isto seja possível, mas se estiverem blefando, vai ser o ato de maior irresponsabilidade já cometido por um órgão federal subordinado ao ministério da justiça. Supondo que estejam e que realmente não tenham elementos concretos para acusar um ex-presidente, cabeças vão rolar. Isto desmancharia toda a credibilidade da operação e poria o juiz Moro na situação mais complicada que viveu e viverá em toda a sua vida. Além de blindar, ou imunizar (tanto faz), o Lula até o fim dos tempos. É bom que saibam muito bem o que estão fazendo ou vão acabar trabalhando com carrinhos de cachorro quente antes do fim do ano. Que notícia ruim, pasmei!

  6. silverio disse:

    Boa tarde,

    Espero viver bastante para continuar apreciando essa palhaçada da “justiça brasileira.”
    Pronto eu sou o culpado: Financiei a campanha do LULA desde 1989, do Jacques Vagner na Bahia e até agora a polícia federal não veio me prender. Você acredita?

    Liberdade! Liberdade!

  7. João Grilo disse:

    Estamos caminhando pra um golpe e uma ditadura… Sérgio Moro é o Antonio Di Pietro brasileiro: vem um Berlusconi por aí…

  8. rosalina disse:

    NOSSA QUE VERGONHA, LEVAR UM EX.PRESIDENTE DE FORMA COERCITIVA PARA RESPONDER ESSAS PERGUNTAS. NOSSA QUE ABSURDO, É PEGAR NOSSAS LEIS, E JOGAR NUMA LIXEIRA!!!!!!!!!!!!!!

  9. João Batsta Fidelis Marcelino disse:

    Esse Lula tem que ser preso junto com essa presidente, esses dois juntos tiraram milhares de brasileiros da miséria com essa tal bolça família, construirão centenas de moradias para pessoas de baixa renda nas cidades brasileiras prejudicando os especuladores do setor imobiliário, elevou o salario minimo de 66 dólares pagos no governo tucano, para 220 dólares hoje, mais o pior, foi o crime de dar condições a milhares de estudantes pobres de cursar uma universidade, que voltem os militares ao governo, nosso povo hipócrita está precisando…. há esse foi mais um erro grande do Lula, lutou pela re-estabilização democratica no Brasil.

    • isabel disse:

      primeiro, é bolsa…segundo vou fazer 50 anos e quando tinha 17 soube que os intelectuais e políticos do pdt estavam propondo um “enem” que foi vetado veementemente por um partido novo na época o partido dos trambiqueiros que hoje depena o Brasil, e foi ajudado pelo tal partido dos comunistas dessa médica que jurou hipócrata mas recebe salário, pago por nós, sem trabalhar em hospital algum, alegação na época: só podemos fazer um projeto destes ir adiante quando estivermos no poder…quero ver todos estes ladrões ditos trabalhadores, ditos mais “honestos” do Brasil na cadeia! E QUE DEVOLVAM O QUE ROUBARAM DO POVO BRASILEIRO!

    • RAYMUNDO AVELINO disse:

      Realmente, Lua em seu governo, graças a estabilidade da moeda, pode ampliar os programas sociais, criando como nos tempos do coronelismo, um curral eleitoral para sustentar o PT no poder. O custo, estamos sentindo nos bolsos, e no elevado índice do desemprego e, da inflação que corroê os salários dos trabalhadores. Tanto o Bolsa Família como o Minha Casa Minha Vida, principalmente este último, equivocadamente em sua avaliação, beneficio os grandes empresários do setor imobiliário. Basta ver, que os terrenos de construção, são os piores possíveis, fora dos perímetros urbanos e, as residências, são de materiais de péssimas qualidade. O dinheiro, sai do FGTS-Fundo de Amparo do Trabalhador.Sabe o que isso significa. como os demais fundos dos Funcionários Públicos (Banco do Brasil. Correios, Petrobras, etc.)

    • valdir disse:

      voce se esqueceu que foi no governo lula que a polícia federal foi reestruturada e ganhou autonomia e notoriedade, pois no governo de fernando henrique ela não passava de uma instituição falida no qual só servia para tirar passaporte de bacanas para viajar a disneylandia, isso sim é um crime inafiançável….

  10. Maurício disse:

    E ai, Kennedy.
    Os caras incendiam um país para esconder o jogo? Jogar o verde para colher maduro? Tá brincando!
    Das duas, uma. Ou os investigadores são irresponsáveis ou isso é um golpe!

  11. antonio disse:

    Há duas possibilidades: de Lula ser culpado ou não. Defendo a presunção de inocência. Moro e os intocáveis têm prendido para depois processar pessoas, na maioria, ligadas ao PT. Além disso, o MPF desconsidera delações contra os que são ligados ao PSDB, por exemplo. Esse absurdo é que não pode ser admitido. O que dizer do caráter de um juiz que se sujeita a comparecer em eventos eleitoreiros do PSDB, receber prêmios da Globo e selecionar alvos?

  12. marco tulio castro disse:

    Então porque o covarde vai virar ministro? O PT perdeu mesmo a vergonha na cara. Quem deve teme mesmo. Não deve ser tão fragil porque o Lula está morrendo de medo.

    • luis monteiro disse:

      Meu Caro, a questão do ministério é ou era uma possibilidade de politicamente fortalecer o governo, essa questão de que indo para um ministério ele estaria fora do alcance da justiça, é uma grossa asneira (saia de julgamento na justiça comum, para o STF) (como no processo do mesalão). não confundam foro privilegiado com impunidade.
      sabe, a volta do lula ao governo até poderia ser util, daria uma certa estabilidade, e acredite, “estabilidade” é disso que precisamos agora.

    • valdir disse:

      mas no golpe de estado é assim, te acusam, te expõem ao ridículo e não lhe dão direito a defesa e depois te metem na cadeia por um julgamento vindo do clamor publico ou seja, as manifestações, patrocinada pela mídia tendenciosa, então virando ministro seria o único tempo que ele teria para se defender, direito que todo cidadão brasileiro tem, negado por uma juiz suspeito acima de tudo e um partido golpista, que até agora não caiu a ficha de que perderam as eleições

  13. Gilmar Santos disse:

    Mostra apenas que a espetacularização é mais importante que o conteúdo.
    Triste justiça.

  14. Fernando M.A. disse:

    Acho que é um terceiro fator que não teve as perguntas.
    Esta fase não estão investigando a corrupção financeira, mas sim tráfico de influência, primeiro investiga a influência de cada um para depois ver se ela é igual ao caminho do dinheiro.

  15. L. Souza disse:

    Se Lula fosse corrupto e com a influencia dele já tinha comprado apartamento era em Nova York, ou Londres ou Paris. O que parece é mais um caso de agrado em causa própria.
    A construtora do Solaris usou o nome do presidente para especular com o preço e atrair comoradores. Quantas vezes não se vê as grandes construtoras usarem desse artifício para elevar o preço de uma obra.
    Até porque a hora em que o apartamento entrasse para o nome dele, a Receita pegaria e se fosse para esconder patrimônio não teria deixado no nome de uma construtora e sim de parente.
    E creio que o triplex da Paula Marinho segue a mesma receita.
    Se aprofundar, não há lógica.

    • JAIRO disse:

      KENNEDY , A LOGICA É SEGUINTE:
      O APARTAMENTO TEM QUE ESTAR NO NOME DO LULA!
      NÃO ESTA!
      O DINHEIRO ERA DA SUA ESPOSA, E NÃO DELE!
      ENTÃO ESTARIA NO NOME DELA;
      TAMBÉM NÃO ESTA. SOU FORMADO EM DIREITO E NÃO BURRO, APESAR DE NÃO SER DO MINISTERIO PUBLICO, NÃO CRIME EM FAZER PROPOSTA DE COMPRA E DEPOIS DESISTIR DE UM NEGOCIO.
      OUTRA , NÃO POSSO CONDENAR NINGUÉM POR QUE ACHO QUE FOI ASSIM, SÃO PROVAS MATÉRIAS, QUE NO CASO DO APTO DEVERIA ESTA NO NOMES DELE OU DELA, AGORA CONDENAR PORQUE FOI AO APARTAMENTO VISTORIA A CONSTRUÇÃO SE FICOU DO SEU AGRADO OU NÃO NÃO É CRIME.
      A MESMA COISA É SITIO, SE EU FOSSE O DONO DELA JA TINHA MANDADO ESSE POVO CATAR QUINHO, POIS A PROPRIEDADE E PRIVADA, NÃO ESTAR A VENDA, E NELA ENTRA QUEM O DONO QUISER , E DAR A CHAVES PRA QUEM ELE ACHAR NECESSÁRIO, NÃO DEPENDEM DE MPF OU DE JUIZ DIZER UEM VAI ENTRAR LA, OU GUARDA QUALQUER PERTENCE.
      OS DONOS DE LA DEVERIAM VIR A PÚBLICO E DESMENTIR TUDO”! KADE ELES, ATÉ PARECE QUE ESTÃO JOGANDO COM O PIG……..I

  16. Alladin disse:

    Caro Kennedy;
    Um interrogatório em fase de inquérito, é nada mais que uma das peças que compoe um processo e é óbvio e claro que as perguntas, são mais no sentido de buscar incoerências do que buscar verdades, pois qualquer inquirido vai negar até a morte o que está lhe sendo imputado.
    Saibam quantos queiram,que o Sr.Lula, das mais de 90 perguntas, respondeu que nada sabia em mais de 80 delas, inclusive…pasmem…a respeito de quanto ganha com as tais palestras e tambem não sabe (sic) dizer se o instituto que tem seu nome fez pagamentos a seu filho.
    Já se sabe que a juiza medrou e jogou a bola para Sérgio Moro, embora tenha certa coerência a decisão, mas já se sabe tambem que com o juiz do Paraná, é que estão todas as provas que com certeza irão desmascarar muitos “não sei” !
    #PERDEUCUMPANHEIRO #FORADILMAJÁ #ACEITEMQUEDOIMENOS

  17. pablon disse:

    Não acho que compraria apto em Londres ,Paris ou NY não. Com um triplex no Guaru e sítio em Atibaia da pra ser bem feliz pro resto da vida viu.

  18. Claudio Neb disse:

    Oi Kennedy.

    Desculpe, mas você está errado ao dizer que houve apenas troca de favores.

    Troca de favor se dá entre amigos, entre parentes. Agora se o político cria todas as condições para que um empresário roube a Petrobrás e depois recebe deste empresário favores como apartamento, sitio e etc, então o político cometeu crimes diversos. Pode não ter assinado um contrato fraudulento, mas foi beneficiário direto do esquema que ele mesmo criou ou, no mínimo, permitiu que existisse.

    Daí, para comprovar, basta pegar a declaração de alguns peões, que está fechado o esquema e já tem cadeia garantida pra quem pagou (empresário), quem intermediou (diretor de estatal e operador do partido) quanto para quem recebeu a grana (Lula, Cunha, tesoureiros de partido e etc).

    Ou alguém ainda acha que o Lula precisa assumir o crime, para comprovar que ele foi beneficiado? Não fosse a grana da Petrobrás e etc, PMDB e PP nunca teriam apoiado o PT.

    • Cesario da Paixao Ribeiro disse:

      È preciso próvas,delações de investigados não são provas,delação e domínio de fato só servem como indícios para investigar, porque podem fazer isto apenas para ter penas reduzidas, ainda mais quando Jornais e Revistas que são claramente inimigos políticos vem fazendo matérias tendenciosas que podem até influenciar a defesa dos delatores a fazer coro ,pois sabem que a opinião publica tende a favor das propagandas massivas.

  19. douglas disse:

    Espero que se o Lula for a julgamento que não aconteça com ele a farsa do mensalão.

  20. DANIEL disse:

    EU ESTOU COM O MORO: EU ACREDITO QUE ELE VAI INVESTIGAR A PRIVATARIA TUCANA; O AEROPORTO EM AREA PARTICULAR; O TREMSALÃO; A MERENDA ESCOLAR EM SÃO PAULO; AS ESTRADAS FEITAS EM FAZENDAS DE AMIGOS. AI SIM É INVESTIGAR A CORRUPÇÃO. MAS SE FOR SÓ DE UM LADO É SAMBA DE UMA NOTA SÓ.

  21. v.silva disse:

    Por falar em operação lava jato, a casa do japonês da federal caiu!

  22. Getulio disse:

    Como não podem mata lo vão persegui lo e tentar prende lo e olhem que a Casa Grande encontra dificuldades para isso já tentaram , “Mensalão, Petrolão. Lava. Jato’, caso não consigam não vejo como vão impedir LULA de vencer em 2018 ; juciciario e parte da midia, participação de poliicos pouco honestos sem credibilidade e que nunca foram punidos são e serão a melhor propaganda para sua imagem quem votaria em AECio , ninguem em sã consciencia pelo Brasil, a oposição brasileira é pouco ou sem nenhuma inteligencia.

  23. Excelentíssimo Juiz Sérgio Moro, senhores Delegados da Polícia Federal, Suco de laranja de sítio, é ótimo para refrescar a memória.

  24. Lucas disse:

    Ao meu ver, esse interrogatório pouco teve propósito investigativo. O único objetivo era criar o circo para a chamada para as manifestações do último domingo.

  25. Alberto disse:

    Eu não sabia.Quem tratava era o Paulo,o japona do Instituto Lula.A diretoria é quem resolvia tudo.Eu não “sabo” de coisa nenhuma.Cegueira deliberada,obviamente.

  26. Ricardo Regueira disse:

    Nós, o povo, é que não temos vergonha na cara. Assistir e aceitar pacificamente a mais este escárnio na vida do País, mostra que realmente a opinião pública é um cheque sem fundos! Esta gang que está governando o país apoderou-se da Nação de tal forma e instituiu a propina e corrupção como lemas de forma de governo, que a imoralidade entranhou-se nos meios públicos de uma forma que não sai. Lula, um meliante suspeito e acusado por vários e vários presos e condenados de participar de tudo é nomeado ministro da República Federativa do Brasil! Vai se vingar da Polícia Federal, do Ministério Público e vai se juntar aos comparsas do STF e ficar livre. NÓS POVO, NÃO PODEMOS PERMITIR TAL IMORALIDADE E ANTIPATRIOTÍSSIMO!

    • Cesario da Paixao Ribeiro disse:

      Poderia listar ai os delatores que acusaram diretamente o Lula,acusações indiretas não vale, porque ,se valer ninguém do PSDB e aliados escapa!

  27. Mary disse:

    Não questiono a medida coercitiva, mas sim como Celso de Mello falou, ele tinha que ser intimado primeiro, já pensaram se isto começar a acontecer com qualquer cidadão brasileiro, acabou democracia, os fascistas tem que arrumar um bode expiatório e no momento é Dilma, Lula e PT, porque não é possível que as pessoas não vejam as manipulações midiáticas e Moro atirando somente pra um lado, há muito tempo existem várias reclamações dos advogados e outros envolvidos ou não sobre as formas arbitrarias que atua, ridículo ele prender a cunhada do vacari como se fosse a esposa e tb a história do capoteiro, vamos rasgar a constituição e fazer a justiça por nossas próprias mãos, já pensou como seria…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-07-30 00:27:32