aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
15-05-2017, 21h57

PIB dá sinal de vida no 1º trimestre, mas ainda fraco

BC divulga dado econômico positivo após dois anos de recessão
3

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Na avaliação do Palácio do Planalto, apesar de modesto, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano tem efeito político importante sobre as expectativas econômicas.

O Banco Central divulgou hoje o IBC-br, uma prévia do PIB. Segundo o BC, a economia cresceu 1,12% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses do ano passado. Depois de dois anos de recessão, surgiu um dado positivo em relação ao crescimento. O Banco Central geralmente antecipa corretamente o dado oficial do PIB, que ainda será divulgado pelo IBGE.

O lado ruim é que o baixo crescimento reforça a percepção de uma recuperação econômica lenta. Ou seja, a economia real vai demorar a melhorar a ponto de reduzir o desemprego e ter impacto positivo na vida das pessoas e das empresas.

*

Estrago geral

A leitura política a respeito de eventual delação de Antonio Palocci Filho é que, se a delação for confirmada, ela trará mais dificuldades para o PT e o ex-presidente Lula. No entanto, o ex-ministro da Fazenda também conhece segredos de grandes empresas que socorreu no passado.

A preocupação com revelações a respeito de grandes grupos econômicos já chegou ao radar do Palácio do Planalto. Auxiliares do presidente Michel Temer avaliam que, a depender do que for revelado, a lenta recuperação econômica do país poderá sofrer abalos.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
3
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, sejam lá quais forem as revelações do Palocci, não farão tantos estragos a mais do que já estão acontecendo em torno do lula; todos os delatores, já fizeram o grande estrago, principalmente a Odebrescht; nada pode ser tão contundente, quanto as confirmações nas delações; ou seja, quando cruzarem todas as delações, muitas coisa, estão em segredo de justiça, não foram declaradas; muito das estripulias do lula, com seus rompantes, e um “EGO do tamanho de um bonde, vão gerar sua condenação por conclusão confessada…quanto a carona que este governo Temer sem personalidade, e um ministro que não tem patente, para se impor…falar em índices crescentes, passa a ser uma piada de mal gosto…”se subiu ninguém sabe e ninguém viu”…se o Temer quer comemorar, precisa das reformas…tudo esta abaixo do esperado, se não se compra, não tem inflação, não há volume de negócios…comemora esta palhaçada…ficar preocupado com grupos econômicos, estão de “brincadeira”, tudo esta podre…

  2. ANDRE disse:

    A métrica de medição do PIB, aferida pelo IBGE foi modificada, a comparação que está sendo feita induz a apresentação de um resultado maior do que ocorreu, na realidade a recuperação é menor do que o governo nos quer fazer crer, se é que há realmente alguma recuperação, os indicadores como população ativa empregada, consumo, inflação e outros não traduzem este crescimento, inclusive a comparação de abril com março poderá mostra uma retração. O governo Temer, não tem ação para o presente, não tem um plano de recuperação a curto prazo, está preocupado em sua permanência, apegado ao cargo, se segura nas reformas que interessam aos seus sustentadores.

  3. Wellington Alves disse:

    As famílias e empresas estão muito endividadas, o que impede o giro da roda da economia. Eu mesmo tenho empréstimos que terminaram no segundo semestre, limitando meu orçamento por um longo tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-05-27 16:21:01