aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
26-02-2016, 9h07

Planalto avalia que CPMF não deverá ser aprovada

Agravamento da crise política com prisão de Santana paralisa governo
30

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O agravamento da crise política com a prisão do marqueteiro João Santana deverá inviabilizar a criação da CPMF e aprovação de uma reforma da Previdência.

Nos bastidores, já há ministros que avaliam que dificilmente a CPMF será aprovada. Mais: será preciso admitir isso ao mercado em breve, porque há uma piora das expectativas econômicas, sobretudo do crescimento da dívida pública. Seria preciso apontar saídas.

Esta semana seria aquela em que a presidente Dilma Rousseff conversaria com os partidos políticos para amarrar apoio às suas ideias sobre a CPMF e a reforma da Previdência. Ela foi atropelada por outra emergência da Lava Jato, que suga a energia que deveria ser canalizada para governar. Na prática, há uma paralisia política do governo.

Dilma teve de engolir no Senado uma mudança na regra de extração de petróleo do pré-sal, gerando uma crise com sua base política e social. Viu crescer entre aliados resistências à CPMF. Sofreu críticas do PT e do PMDB, os dois principais partidos do governo, cheios de ministros, cargos e verbas. E a presidente continua a cometer os mesmos erros, mostrando incapacidade de lidar com uma crise tão grande, que combina obstáculos políticos e econômicos.

Portanto, já está caindo a ficha em alguns gabinetes palacianos em relação à CPMF. Sobre a reforma da Previdência, será difícil construir alguma proposta viável nesse clima. Se sair um projeto, deverá ter como destino as gavetas do Congresso.

*

Por ora, é isso

Foi positiva a primeira leitura do governo sobre os depoimentos à Polícia Federal do marqueteiro João Santana e da mulher dele, Mônica Moura.

O marqueteiro e a mulher mantiveram a versão de que o dinheiro que receberam numa conta secreta na Suíça foi resultado de trabalhos no exterior. Nada a ver com campanhas políticas no Brasil.

Essa versão afasta a campanha da presidente da confusão. Santana também se colocou como alguém que só cuidava de propaganda, um criador. Coube à mulher dele, Mônica Moura, o papel de administradora financeira e administrativa.

Essa versão protege Santana. Como é ele quem lida com a presidente, se não sabe de detalhes financeiros e administrativas ilegais, não teria como Dilma saber de algo. Iso também blindaria a presidente.

Dilma cancelou uma viagem ao Rio na quarta para discutir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e outros auxiliares uma estratégia de defesa do governo. Ao final do dia de ontem, avaliaram que, por ora, essa estratégia estaria funcionando.

Mas há pedras no caminho.

O marqueteiro e a mulher deixaram a Odebrecht numa situação constrangedora no exterior, como empresa que agia de modo ilegal para ajudar presidentes amigos. Será preciso ver como a empresa e Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba, reagirão.

Se julgarão que a defesa de Santana deu uma versão que limita danos, dizendo se tratar de caixa 2 de campanha e não de propina da Petrobras. Ou se é uma versão que enfurecerá a companhia. A reação da Odebrecht aos depoimentos dará essa resposta.

Quando Monica Moura admite caixa 2 e diz que não sabe de eventual origem ilegal dos recursos, tenta fugir da acusação de lavagem de dinheiro. Acontece que o bilhete que ela enviou ao lobista Zwi Skornicki para receber o dinheiro dava orientações que sinalizavam conhecimento de irregularidades.

Os investigadores estão convencidos de que os recursos na Suíça tiveram origem em propina de contratos com a Petrobras. Creem que a campanha de 2014 da presidente Dilma foi abastecida com esse tipo de dinheiro. No entanto, cabe aos investigadores provar a tese deles.

Não basta achar que é impossível que Santana não soubesse ou que ele apresentou versão frágil,  porque sustentaria ação ilegal da Odebrecht no exterior, mas legal domesticamente. Cabe a quem acusa provar. Essa investigação só está começando. E os investigadores avaliam que têm indícios e provas para desmontar a defesa do marqueteiro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
30
  1. Fabio disse:

    E o bandido chamado Eduardo Cunha, como anda?
    Esquecido e fazendo a festa como sempre.

    • cristina disse:

      Na verdade, ele está livre, leve e solto já dando as cartas sobre o pré-sal cujo texto aprovado no Senado, segundo ele, é muito ruim e dará preferencia a um projeto que tramita na Câmara (desnecessário dizer que é muito pior). E o STF, que se pronunciaria sobre o caso dele, na quarta-feira, se não me engano, até agora nada.

    • caio disse:

      O bandido também esta enrascado como Dilma e todo seu Governo…não precisa se preocupar!!

    • francisco da silva disse:

      Fábio, não se preocupe, o Cunha, Renam, Collor e agora até o Sarney, todos aliados do Lula, em breve estarão todos na mesma cela na papuda. Eu votei durante mais de 20 anos no Lula e ele está destruíndo o PT, que ele mesmo criou. Tudo que está acontecendo do governo Dilma agradeça ao Lula, pois ele está destruindo o governo dela.

      • walter disse:

        Caro Francisco da Silva, sei bem o sentimento de todos os Brasileiros de Fé…mas a papuda para esta gente, é temporária…os recursos posteriores, os levam a liberdade rapidamente…mesmo que em prisão domiciliar, que acaba sendo um constrangimento parcial…o único fato cero; terão que devolver ao FISCO, ou produto de suposto roubo….centavo por centavo…
        Quanto a CPMF Kennedy, a dilma já sabe disso, desde o inicio…já vem aumento imposto na surdina…só não corta gastos, de jeito nenhum…admitir orçamento negativo, durante o ano; por isso, pode ter certeza, “já jogaram a toalha”…

        • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

          Caro Walter como sempre corretíssimo.
          O desgoverno sindical não cortou nenhum gasto, nem nos ministérios capachos, nem no custeio da máquina pública.
          É só conversa fiada e a conta para o contribuinte, já empobrecido.
          Está igual o final do reinado de Luiz XVI, só falta a guilhotina !

          • walter nobre disse:

            Cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão; agradeço-lhe pela referência, mas os fatos falam por si só…repare a postura do Temer…candidatíssimo a presidente, “só traz água com açucar”, um medíocre ambulante…acredita na ignorância do povo, como todo o PMDB e aliados…
            A dilma tem uma previsão para este ano de estouro, de pelo menos $300. BI, ou seja…nossas reservas já estão arrolada; enquanto se fala em “CPMF”, ela abusa, e aumenta impostos…
            Vejo comentários de petistas viuvos, e gente que quer mudanças, mas estão muito exigentes…
            NÃO ADIANTA NADA, CRITICAR, SE OUVIR PROPOSTAS; TEREMOS QUER ACREDITAR E DAR VOTO, PARA ALGUÉM, ESTILO MACRI NA ARGENTINA, QUE PROPONHA MUDANÇAS RADICAIS, POR EXEMPLO: DEMITIR TODO OS CONTRATADOS DA DILMA, ACABAR COM MEDIDAS, QUE CASTRAM A DEMOCRACIA…PROCESSAR E CONFISCAR SE POSSÍVEL, QUALQUER RECURSO DE POLÍTICO, QUE NÃO SE JUSTIFIQUE…finalmente, fazer valer o “ficha limpa” como regra…CRIME HEDIONDO, PARA CRIME DE LESA A PÁTRIA;A CEREJA DO BOLO”!

    • Marco Túlio Castro disse:

      Tá la ajudando a Dilma a se manter no cargo melando o impedimento enquanto ela ajuda a ele ficar no poleiro onde se encontra.
      Acorda Alice ! Se for fazer um filme de bang bang não dá porque neste lixo chamado política brasileira não tem mocinho, é tudo bandido. E voce tá pagando e vai pagar mais ainda.

  2. A defesa não é só fraca, como é também muito estupida. Jogou a culpa na Odebrecht, comprometendo a atuação da empreiteira em vários países. Até quando a Odebrecht vai ficar calada? Até quando Marcelo Odebrecht vai sustentar as mentiras? E as investigações continuam. Tem o executivo da Odebrecht preso na Suíça ao tentar esvaziar um cofre e fechar contas secretas. O que está sendo investigado na Suíça? Tem a investigação do FBI que ainda está em curso. Tem a contradição nos valores recebidos da campanha eleitoral de Angola. E se prenderem o Emilio Odebrecht? Ele vai ficar calado como o Marcelo?
    Que zica! A corrupção mata mais que a mosquita!

    • eliana disse:

      Perfeita sua colocação. Disse tudo, pois cada dia mais todo bando enfia os pés pelas mãos. Falta pouco para que esses políticos (todos corruptos, é claro)juntamente com os chefões dilma e lula , vão sumir do Brasil ou estarão superlotando a penitenciária da Papuda.

  3. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Nada vai mudar enquanto o país tiver o congresso mais caro, oneroso e inútil do planeta. É muito custo para nenhum benefício.

  4. Romanelli disse:

    E assim a Turma do Quanto Pior Melhor ganha mais uma
    .
    Claro q cortar dispêndios é necessário, assim como a reforma da previdência, mas diante duma recessão de múltiplas faces, a restituição das Receitas do Estado é URGENTE
    .
    Lamentável que o desavisado ainda apoie 25% de ICMS numa conta de luz, 12 % nos remédios e alimentos, ou 55% de carga tributária no carro, e reclame de modestos 0,3 % da CPMF
    .
    A OPOSIÇÃO, FECOMÉRCIO e FIESP mentem pro BRASIL !
    .
    A economia c/MENOR risco e JUROS compensa em muito qq ônus que a CPMF traria
    .
    Dilma, apesar dos GRAVES erros cometidos no 1o mandato (inclusive c/a DESONERAÇÃO açodada), iniciou o 2o admitindo-os, rompeu c/compromissos, cortou benefícios, auxílio-emprego, pensão, conteve repasses, gastos e Investimentos, aumentou tributos, corrigiu o cambio, preços e tarifas públicas, e só NÃO fez mais pq não deixaram, aliás, ela assumiu até o ÔNUS de extinguir-nos as tais pedaladas (uma pratica de décadas)
    .
    esta faltando BOA FÉ aos críticos

    • Sônia Ribeiro disse:

      Sr. Romanelli: A Sra. Dilma e toda sua corja FRAUDOU AS ELEIÇÕES – MENTIU visando a reeleição, enganando o povo. Sou APARTIDÁRIA, meu partido é BRASIL! Todos estes políticos que aí estão são marginais ávidos pelo dinheiro dos suados impostos pagos por um povo, que não dispõe de absolutamente nada: saúde deplorável, violência que mata mais qua qualquer guerra, educação nota zero (na pátria educadora), etc. Esta sra. provou não ter competência alguma para governar um país das dimensões do Brasil. É arrogante, não consegue, sequer, politizar….Enquanto não tomarmos as rédeas desta nação e colocarmos todos esses saqueadores para correrem, nos restarão as migalhas ou vivermos num país decente e próspero, bem distante daqui.

      • Romanelli disse:

        CONCORDO concordo com tudo ..só não acho que Temer e/ou Aócio, Cunha ou qq outro parlamentar sejam a solução pro momento (na hipótese de impeach Já ou pelo TSE a partir de 2017) ..a menos que a LAVA JATO descubra alguma coisa de pessoal contra Dilma, por enquanto ela esta limpa ..sim sim, omissa, incompetente, teimosa, mas LIMPA (o que não é pouco)
        .
        em tempo – repito, DILMA mandou todos os diretores da Petrobrás embora em 2012 (procure no Google), DOIS anos antes da Lava Jato estourar ..FATO: ela pode, pelas circunstâncias de PODER, ter pecado pela omissão, medo e/ou impotência ..mas isso, a história lá pra frente vai cobrar .
        Agora o hora e NÃO nos deixarem MANIPULAR pela mídia, FIESP, FECOMÉRCIO, FIRJAN, ou o lado sombrio do Mercado, PMDB, PSDB e até do PT
        .
        ..como esta, pra mim, melhor acertar as contas em 2018 (e já digo que, POR ENQUANTO, vou de Ciro)

    • O que está faltando é vergonha na cara de quem defende este governo despreparado e mentiroso. Inflação de dois dígitos, 9 milhões de desempregados e com previsões de aumento para 12,5 milhões de desempregados para 2016, PIB negativo de 4,1% ,que deve se repetir este ano, falências por todo o país, corrupção em todas as obras públicas. Copa e Olimpíada em um país onde faltam recursos para a saúde e educação, transporte e segurança. Em que mundo você vive?
      Que zika! Corrupção mata mais que a mosquita!

    • pedro disse:

      Todas as medidas que você mencionou, atingem somente o povo brasileiro, ou seja: cortar na carne dos outros ela consegue né? Quero ver cortar na própria carne. Admitir erro seria nobre, mas a quantidade de erros dessa senhora passa a ser uma confissão de sua burrice.

  5. joão mario disse:

    Como pode ser justificado o pagamento, por empresa brasileira, a serviço de marquetagem em países estrangeiros? Quais foram os motivos? Vai ser muito difícil explicar, enquanto isso a saúde vai de mal a pior, não tem dinheiro. Cadeia nelles.

  6. Sônia Ribeiro disse:

    Tá difícil! Tá deplorável! Enquanto isto numa terra tupiniquim chamada Brasil, o povo sangra, a violência cresce, a saúde morre, a inflação galopa, “a mosquita” aumenta e a paciência acaba! Tá difícil! Tá deplorável!

  7. João Alberto Afonso disse:

    As versões empreendidas pelo Marqueteiro e sua esposa, com todo o respeito, é de um primarismo ímpar, como qualquer operador do direito assim define. Digo isso porque totalmente inverossímil que toda aquela grana tenha saído do Brasil para financiar campanhas em outros países na medida em que a ODEBRECHT tem obras em muitos países e, via disso, faria aporte através dinheiros que lá recebe. Aliás, se essa empreiteira se calar ou anuir com essa absurda versão, cairá no total descrédito mundial. Enfim, a verdade é uma só, é dinheiro sujo para a campanha da Dilma e nada mais.

  8. Pasquale disse:

    Joaõ Santana trabalhou de graça(cortesia)????????????
    Mas não é possível.

  9. Alberto disse:

    O aedes transmite,pelo visto,cegueira ideológica.Podes crer!!!!!!!!

  10. Antenor disse:

    Eu sempre tenho afirmado, inclusive aqui no Blog do Kennedy, que esse governo do pt/Dilma é retardado. As medidas sempre são tomadas com atraso, fora de prazo e atabalhoadamente. O pior: sempre atribui suas mazelas à governos anteriores, nunca assumindo suas incompetências. Só a Dilma e o PT não sabiam que a famigerada CPMF não tinha qualquer chance de ser aprovada. Só mais uma observação: O marqueteiro da Dilma, João Santana, de tanto andar com Lula e conviver com petistas, já assimilou a celebre frase “EU NÃO SABIA DE NADA”…. O quê? Alguém depositou dinheiro na minha conta? “Isso não passa de golpismo da mídia golpista…” Essa é a cartilha do pt: Não sabe nada sobre seu governo, mas sabe tudo sobre governo dos outros.

  11. Ancelmo disse:

    Não sejam ingênuos, pelo amor de deus. O Cunha está solto pq o governo quer. É fundamental para o governo que o Cunha não seja cassado. Os governistas estão errando deliberadamente no conselho de ética, estão protelando deliberadamente. Enquanto Cunha estiver vivo, a Dilma vive. Simples assim. A Dilma precisa de um inimigo claramente bandido, para que ela ganhe um mínimo de “legitimidade”. Pois para o coitado zé povinho, se a Dilma odeia Cunha e eu odeio Cunha, logo não odeio tanto a Dilma. É a lógica do inimigo do meu inimigo ser meu amigo.
    O Cunha é o principal pilar do governo Dilma, mantendo a presidente ilegítima respirando por aparelhos.

    Abram os olhos pra isso.

    • NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

      Perfeito Anselmo!
      São quase gêmeos siameses. Mamaram juntos nas tetas da Petrobras, da Eletrobras…
      Dia 13 de março estaremos nas ruas!
      Intervenção já!
      Bolsonaro 2018!

  12. Romanelli disse:

    finalmente alguém um pouco mais sagaz, um pouco..
    .
    Se for pra fazer uma analogia, a política do pais é como o velho “jogo do palito”, se puxa um, o outro vem ..ou, se preferir, como uma fogueirinha feita com lascas, aonde umas se apoiam sobre as outras
    .
    SORRIA, vc foi enganado tb !
    .
    Veja Delcídio (del_mal, del_errado, del_encrenca), tudo indica que o cara será mantido pq senão, depois do exemplo, tão rápido tb poderia ir Renan, Jader, Gleise, Lindenberg e tantos outros. (Serra não, o caso dele é diferente, empregou FANTASMA, apenas, pqp)
    .
    e eis aqui o que venho dizendo ..gente?! quem é mais limpo que quem ? os esquemas são os mesmos, os PAGADORES idem, até em montantes parecidos ..e depois vem me dizer pra eu tirar Vania e escolher um deles ?
    .
    em tempo, os LEITOS hospitalares continuam diminuindo no páis, culpa de Estados e Municípios que não se sustentam, e da FECOMERCIO, FIRJAM e FIESP que, temendo, não nos permitem a MARAVILHOSA CPMF tb

  13. A CPMF nós não ajudaremos a aprovar. Podemos ajudar a aprovar a PAPUDA. Mais impostos pra que? Para roubarem e continuarem a viver como reis e rainhas, sustentados por nós os trouxas? O povo pagando as contas do supermercado com o cartão e no “credito”(Juros de 435%), porque não consegue sobreviver com os salários corroídos pela inflação e a redução salarial. Enquanto a Odebrecht pegou “Bilhões” no BNDES subsidiados a juros super camaradas e a perder de vista, para depois reformar sítio. A OAS a mesma coisa, reformando apartamento no Guarujá e comprando cozinha planejada (pagas por nós os trouxas) para a “madame”. Não CPMF! Recuperem os pixulecos e os acarajés, que dá para fazer o superávit primário, com este dinheiro.

  14. JOSE R PINHO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE A PRESIDENTA PODE USAR O AVIAO PRESIDENCIAL PARA VINS PARTICULARES TAIS COMO CONGRESSO DA CUT EM SAO PAULO ; ANIVERSARIO DO LULA TAMBEM EM SP NA ATUAL CRISE FABRICADA POR ELA MESMA NAO SERIA MAIS BARATO UM SIMPLES TELEFONEMA ,

  15. Luciano Bortone disse:

    Toda essa baixaria Judicial teve origem com Barbosa e sua teoria domínio do fato, que prendeu Dirceu e Genoíno sem provas.. Isso abriu caminho aos desmandos “medievalescos” de Sérgio Moro que primeiro prende pra depois investigar… E teve o selo de aprovação sob os olhos de um falso Ministro da Justiça que não passa de um covarde sem vergonha… Zé Cardozo deveria fazer uma viagem só de ida… Pra Lua.

  16. josé disse:

    O governo está pensando que a volta da CPMF e o reforma da Previdência Social, é a solução mágica para salvar a economia do BRASIL.
    Estão enganados , se não acabar com essas mordomias política , CORRUPÇÃO EM TODOS NÍVEIS E ESFERAS DA POLÍTICA BRASILEIRA , haja muitos impostos.
    Já não chega os que tem?
    O navio está a deriva e afundando, o ex comandante desse navio , já quer pular fora ,deixar a atual comandante sozinha nesse navio.
    Enquanto eles decidem que rumo desse navio a tomar , os trabalhadores Brasileiro, já morreram afogados .

    ACORDA POVO BRASILEIRO.

  17. QUEM QUER "CPMF" NÃO TEM VERGONHA NA CARA! disse:

    FALAR EM CPMF É MAIS UMA PROVA DE “FALTA DE VERGONHA NA CARA” DESSES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS E GOVERNANTES”!
    É MUITA CARA DE PAU FALAR EM MAIS IMPOSTOS, DEPOIS DE QUEBRAREM A PETROBRAS, TRAZEREM A INFLAÇÃO DE VOLTA, PROTAGONIZAREM OS MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO JAMAIS VISTOS NO PAÍS, TENDO SOB SUSPEIÇÃO DE SEREM CRIMINOSOS DE ALTÍSSIMA PERICULOSIDADE UM EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, VÁRIOS SENADORES DA REPÚBLICA, A MAIORIA DOS DEPUTADOS FEDERAIS, OS MAIORES EMPRESÁRIOS NACIONAIS, PRESIDENTES E DIRETORES DE DIVERSAS EMPRESAS PRIVADAS E ESTATAIS ETC!
    POR QUE NÃO REDUZEM SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS, ELIMINAM AS MORDOMIAS IMERECIDAS, NÃO PARAM DE ROUBAR, NÃO CRIAM LEIS QUE PUNAM COM 30 ANOS DE CADEIA SEM BENEFÍCIO A QUALQUER LADRÃO CONDENADO POR ROUBAR COFRE PÚBLICO, NÃO AUMENTAM OS IMPOSTOS DAS ATIVIDADES FINANCEIRAS E DIMINUEM OS IMPOSTOS DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-10-01 01:57:39