aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-03-2018, 8h32

Prisão de Yunes é revés para Temer, que deverá reagir

Advogado é amigo do presidente há 50 anos
13

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

A prisão do advogado José Yunes é um grande revés para o presidente Michel Temer, que deverá ter uma forte reação à ordem dada pelo ministro do STF Luiz Roberto Barroso.

Yunes é mais do que um ex-assessor de Temer. É provavelmente a pessoa mais próxima do presidente, com quem tem amizade há cerca de 50 anos. Os dois advogaram juntos e também fizeram negócios em parceria.

A prisão de Yunes tem enorme impacto político. Leva o assunto para dentro do Palácio do Planalto. Atinge diretamente o presidente.

Será preciso ver os fundamentos da prisão temporária que ocorreu hoje cedo em São Paulo. O advogado José Luis Oliveira Lima afirmou que a medida era “ilegal” e “uma violência contra a cidadania”, porque Yunes vem prestando os depoimentos sempre que chamado pelas autoridades.

No final do ano passado, quando o ministro Gilmar Mendes colocou fim às conduções coercitivas, alguns procuradores e delegados falaram que poderiam substituir esse expediente por ordem de prisão temporária. É importante combater a corrupção, mas sem abusos.

Daí ser fundamental a análise das razões que levaram Yunes à prisão no âmbito de um inquérito que investiga eventuais irregularidades na legislação sobre portos. Há ainda uma história nebulosa sobre a qual o ministro Eliseu Padilha não fala, a respeito de um envelope com dinheiro que foi pego por um emissário no escritório de Yunes.

*

Inté

A partir de segunda-feira, dia 2 de abril, vou mudar meu horário de trabalho na CBN. Deixo o comentário matinal para participar entre 18h e 19h do “Jornal da CBN – 2ª Edição”, comandado pelo Roberto Nonato.

Vou deixar de trabalhar com um gremista, o Mílton Jung, e virar companheiro de um palmeirense justamente pouco depois de o Santos ter sido eliminado pelo Palestra na semifinal do campeonato paulista. Vida dura.

Agradeço muito ao Mílton pela convivência nesses últimos sete anos. Comecei no rádio diretamente com ele, que foi um excelente professor e um grande companheiro. O rádio tem uma linguagem fácil e deliciosamente informal, mas que é difícil ao mesmo tempo, porque a gente sempre tende a complicar as coisas mais simples e acaba errando. Aprendi bastante com o Mílton e desejo muita sorte a ele e ao Gerson Camarotti, um ótimo jornalista que estará agora na manhã, na faixa das 7h às 8h.

Também queria agradecer à sensacional equipe da rádio, lembrando-me do primeiro produtor com quem trabalhei na CBN, o mitológico Clésio Botelho. Agradeço a outros jornalistas, como o Luiz Nascimento, Joyce Murasaki, Edmilson Fernandes, Juliana Dias do Prado, Juliana Causin, Cassia Godoy, Paschoal Júnior e tantos outros excelentes companheiros de trabalho. Fica difícil citar todo mundo.

Mas não posso deixar de agradecer também à Mariza Tavares, que dirigiu a CBN e me deu a oportunidade de virar radialista, e ao Ricardo Gandour, que está me escalando numa nova posição, apostando no meu trabalho num horário que também é importante.

Será legal trabalhar com o Nonato, um excelente jornalista com quem já conversei inúmeras vezes de manhã e também à tarde e à noite na CBN.

Agradeço muito aos ouvintes, tanto os que gostam dos comentários, como aqueles que fazem críticas, porque nos ajudam a refletir sobre o trabalho.

Como escreveu Guimarães Rosa, “viver é muito perigoso”. Toda mudança tem os seus desafios. Sempre os encarei na vida. Vou para outra frente de batalha e espero fazer essa travessia procurando, sempre com honestidade e dedicação, honrar o jornalismo, a rádio, os colegas e os ouvintes. E, como diz a música do Michel Teló, se o pessoal da manhã precisar de mim: “Beijo, me liga!”.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
13
  1. Airton Carlos Almeida Borges disse:

    Boa sorte nessa nova empreitada.

    • walter disse:

      Meus caros Airton Carlos, e Kennedy, esta nova empreitada vai dar água, o temer não terá gaz, não tem aliados de fé, nem recursos para distribuir; se surgir outro pedido de impeachment, o temer não se salvará..esta velharada, que esta sendo perseguida e presa, principalmente no caso Rodrimar, vão abrir o “Bico” e fazer acordo, de delação…as investigações estão adiantadas; quando escolheu a Raquel Dodge, imaginou maior domínio da situação; esta claro, que as coisas só aceleraram; devem ter fatos e provas contundentes contra o presidente…é inegável, que o temer tentou desqualificar a lava jato o quanto pode;tentou no fim do ano, burlar a Lei a favor do colarinho branco, ato irresponsável demais…esta perseguição, é providencial, o impede de outras sandices..

  2. Stanislaw. disse:

    Boa sorte na nova empreitada para você; tristeza para esse palmeirense, diante do coringão, nas finais do paulista! E viva a Lava Jato, firme e forte, doa a quem doer. É preciso passar o país a limpo, doa a quem doer!A lei tem que ser para todos, doa a quem doer!

  3. Lindomar Moraes da Silva disse:

    Parabéns nessa sua nova empreitada, todos os dias leio seus comentários sempre imparcial pautados na ética e na legalidade dos fatos, independentemente de quem esteja envolvido.

  4. Roberto Jorge Regensteiner disse:

    Votos de boa sorte,
    de um ouvinte atento que muito o aprecia.

  5. Manuel José Falcão Pires disse:

    Advogados são necessários, mas não podem nem devem servir ao crime. Dizer que existe abuso nas prisões de suspeitos de corrupção é demais. A corrupção, é sem dúvida o crime que mais abusa da sociedade. Muito se fala das injustiças no país e, uma delas é sem dúvida o baixo valor do salário mínimo. Alegam que não existe dinheiro, este argumento vem dos dirigentes e autoridades do momento, as mesmas que vivem sendo suspeitas de corrupção.
    A alegação de falta de dinheiro é injusta, isso se prova analisando as somas do MENSALÃO, DO PETROLÃO e muitos outros escândalos.

    Enquanto não houver um valor decente para o salário mínimo, não haverá a paz necessária para uma convivência saudável.

  6. welington disse:

    Este nosso presidente, e explicito a safadeza de enorme tamanho.

  7. ANDRE disse:

    Sucesso nos novos caminhos.

  8. icandre disse:

    Comentários aqui parecem aqueles dos tempos do Conversa Afiada do P.H.A, onde valia a máxima do rico e democrático coroné do Sertão que dizia ao filho:”–Meu filho, case-se com quem voce quiser, desde que seja com a Maria…”

  9. Sebastiao Canabrava disse:

    Kennedy, voce e’, de longe, o melhor comentarista politico do momento. Sempre pontual, sempre bem informado. Sempre imparcial. Voce une a boa informacao com o devido comentario.
    Parabens.
    E sucesso no novo horario? Eu sei que voce tera’!

  10. helio filho disse:

    Parabéns pelo que voce construiu e que continue assim. precisamos dos moderados e com visão límpida.

  11. mano disse:

    prezados: no meu entendimento o Kennedy Alencar faz parte de um grupo seleto de jornalistas com clareza nos comentarios e objetividade, independente de concordarmos ou não. Boa sorte ao Camarotti, pois não será tarefa fácil substituir o Kennedy nestes dois quesitos.

  12. Vítor Mangaravite disse:

    Só agora fui saber que você vai ter seu proprio programa, parabéns, boa sorte nessa nova jornada! Ficaria muito feliz se tivesse um podcast com o programa. Seria uma forma de poder continuar acompanhando de perto seus comentários, que, sem dúvida, então entre os mais sensatos dentre os jornalistas brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-07-19 04:30:20