aki

cadastre-se aqui
aki
Política
19-08-2016, 9h13

PSDB prega ajuste forte com ministro da Fazenda fraco

Com medo de Meirelles em 2018, tucanos pedem milagre a Temer
14

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Com habilidade política, o presidente interino, Michel Temer, serenou os ânimos de caciques do PSDB num jantar na quarta à noite no Palácio do Jaburu. No entanto, turbulências deverão ressurgir. A razão é simples.

Os tucanos querem um milagre: fazer um ajuste fiscal que reorganize a economia com um ministro da Fazenda fraco e que não possa ter ambição política de ser candidato a presidente em 2018. Deveriam olhar a história recente do país e do próprio partido para ver que a coisa não funciona assim.

Fernando Henrique Cardoso virou candidato a presidente em 1994 e foi reeleito com facilidade em 1998 depois de ter sido um ministro da Fazenda forte de Itamar Franco e de ter coordenado a equipe que elaborou o Plano Real. Ajuste econômico com ministro da Fazenda fraco não dá certo.

Basta ver outro exemplo: o de Joaquim Levy no governo Dilma. Levy foi dinamitado por Dilma. Deu no que deu. Michel Temer não é ingênuo. Sabe que, aprovado o impeachment, será mais cobrado a mostrar resultados. Se enfraquecer Meirelles, deixando-o como um executor econômico dos articuladores políticos, poderá fracassar.

Não existe ministro da Fazenda fraco que dê certo. Casos de sucesso, como Pedro Malan no governo FHC e Antonio Palocci na administração Lula, mostram isso. A fraqueza de Guido Mantega, que não conseguia dizer não a Dilma, ajudou a jogar o Brasil no abismo fiscal.

Está em curso uma disputa de poder. O governo Temer ainda é interino, mas as forças que o apoiam já pensam na candidatura presidencial em 2018. O PSDB teme que o eventual sucesso do ajuste econômico possa viabilizar uma candidatura de Temer à reeleição ou a de Meirelles.

Se a economia melhorar e o governo tiver popularidade alta no começo de 2018, é óbvio que Temer poderá rever a decisão de não ser candidato, um desejo sincero hoje diante de tantos desafios, ou poderá ter força para fazer o sucessor. Um ministro da Fazenda que tenha sido escolha sua é claramente uma opção política que poderá ser viável.

Meirelles assusta os tucanos, que se esquecem que tem uma Lava Jato no meio do caminho do PSDB e do PMDB também. Não só do PT.

*

Lava Jato no meio do caminho

Não será fácil o PSDB chegar a um consenso sobre o candidato do partido à Presidência em 2018. Hoje, o partido têm três principais opções: Aécio Neves, senador e presidente da legenda, José Serra, senador e ministro das Relações Exteriores, e Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.

Na formação do governo Temer, Aécio e Alckmin não deram apoio a Serra, que queria ser ministro da Fazenda e teve de se contentar com o Itamaraty. A sugestão de Aécio para a Fazenda, Armínio Fraga, foi descartada por Temer porque o PSDB não fechou em torno do nome do ex-presidente do Banco Central. Temer, então, optou por uma escolha sua, Henrique Meirelles, que agora tira o sono do PSDB.

Além dessa tradição tucana de divisionismo, ainda há a Lava Jato. Aécio foi citado em diversas delações. Há informação de investigadores de que a Odebrecht revelará caixa 2 de R$ 23 milhões para a campanha de 2010 de Serra. Ou seja, caciques tucanos poderão ser inviabilizados por revelações da Lava Jato.

Alckmin enfrenta dificuldades no governo paulista e não é unanimidade no PSDB. Fez um aposta na candidatura de João Doria em São Paulo contrariando Serra, Aécio e FHC. Se tiver sucesso, Alckmin se fortalecerá para 2018. Se fracassar, perderá cacife para essa empreitada e poderá migrar para o PSB.

Apesar de terem capitaneado a campanha pela queda de Dilma, os candidatos tucanos perderam intenção de voto nas últimas pesquisas. Diante disso, deveriam procurar entender onde erraram para não terem sido beneficiados diretamente pela maior crise do PT, o adversário histórico do PSDB.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
14
  1. Aristeu disse:

    Os tucanos só querem o poder, pouco se importam com a situação do Brasil

    • Aldo disse:

      Os tucanos querem o poder de presente. Não querem disputa no voto. Meninos mimados, querem que todos abdiquem para eles o bolo do poder. Para isto querem que Meirelles não seja candidato, Temer não seja candidato e com ajuda de seu “Magistrado” tentam inviabilizar a candidatura do Lula.

    • walter disse:

      Exatamente caro Aristeu, ninguém de fato esta preocupado, com os melhores caminhos para o Brasil, o PSDB quer ser “Midas” sempre…candidatos estão bichados, terão que ser diferentes..
      Ninguém se deu conta, que as manobras políticas, continuarão a existir, mas devem ser suaves; ainda mais hoje em Dia, onde a comunicação, esta nas mãos do Povo, em tempo Real…qualquer detalhe negativo faz mal, a quem espera o “BEM” e nunca vem…
      O País, sofrerá transformações, pelas urnas; querem descartar o Meirelles por medo do que; nesta o Temer esta muito certo; terão que engolir seu ministro; temos que retomar a economia…

    • Lagosta disse:

      Concordo plenamente.
      Enquanto cada cacique tucano tiver um projeto próprio de poder e nenhum tiver capacidade de apresentar um projeto para o Brasil eles continuarão a perder eleições.
      Nossos políticos precisam acordar para o fato de que o país hoje é muito diferente de 30 anos atrás, depois de duas décadas e meia de estabilidade. Ainda estamos muito longe de nosso potencial, mas é inegável que na média o povo hoje á menos analfabeto, mais informado (por redes sociais), menos idiotizado pela grande mídia e mais participativo.
      Ou os político mudam ou o povo irá mudar os políticos. Para isto precisamos apenas de eleições regulares.

  2. Marco Túlio Castro disse:

    Os petistas só querem o poder, pouco se importam com a situação do Brasil

  3. Sônia Ribeiro disse:

    Essa corja tem que entender, de uma vez por todas, que o Brasil é do povo que rala e mantém as mordomias desses políticos inescrupulosos e sedentos por poder. Precisamos, urgentemente, de uma reforma geral, política, penal, tributária e moral, principalmente! O povo não pode mais continuar vivendo das migalhas e mazelas criadas por uma classe minúscula e corrupta, denominada política. O país tá sangrando, literalmente, não tem mais trabalho, a cada dia uma nova empresa fecha as portas, a violência é insustentável,a saúde inexistente, segurança é artigo de luxo, educação – esta, então, agoniza diariamente. Estudei em escolas públicas e essas eram de extrema qualidade, toda minha formação foi fruto delas – cantávamos hino à Bandeira, Nacional, praticávamos diversos esportes e aprendíamos de verdade, não tinha essa indecência de passar de ano, sem ter mérito. E olha que estudei durante a ditadura militar e não faço aqui qualquer apologia a esta fase negra da nossa história….

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Taí !… Meirelles é um excelente nome para presidente da República.
    Ficha limpa, competente, ótimo trânsito nos meios financeiros internacionais, tem experiência no trato da coisa pública (Banco Central), fala idiomas, honesto, respeitado e não tem o ego e o pedantismo das figuras públicas… eu apoio !

    • Gabriel Torquato Silveira disse:

      Zero de carisma tmb. E sejamos práticos, isso conta.

    • Leonardo Gama disse:

      se Lula tivesse assumido a Casa Civil, e escalado Meirelles pra Fazenda… vc teria essa boa vontade com economia brasileira?

      • Mauro disse:

        O PT convidou Meirelles, algumas vezes, e ele rejeitou e suponho que seja pelo fato de que o partido queria impor sua politica economica e fiscal, essa mesma que levou o Brasil para o buraco e tendo o nome e a reputação que tem HM, jamais aceitaria ordens desse quilate.
        Henrique Meirelles tem um curriculo de primeirissima linha e um renome mundial e com certeza não aceitaria submeter-se a gente que pensava em tudo para se favorecer, sómente em seus bolsos e não no Brasil.Meirelles foi banqueiro e não quadrilheiro.

  5. Mauro disse:

    Para que discutir o sexo de anjos?
    Não há nomes competentes e com condiçoes de presidir o Brasil, nesse momento e levará a melhor o partido que apresentar um programa realista e com metas plausiveis a curto e médio prazo.
    Já que estamos livres dos criminosos que estiveram nos ultimos anos no Planalto e com certeza não terão chances de serem eleitos nem para sindico de cemitério, deveremos pensar em uma reforma politico-partidária profunda e que contemple partidos fortes e com representação efetiva e atuante no Congresso, pois do jeito que aí está nem Jesus Cristo conseguiria governar, sem se dobrar a conchavos e arranjos espúrios.

  6. Lauro Vieira disse:

    Aécio Neves, o #playboydeminas que somente visar a próxima eleição, razão pela qual está preocupado com a candidatura de Temer ou mesmo do Meirelles.

  7. Alberto disse:

    Se não mudar a visão da sociedade brasileira em termos de que país quer viver,nada acontecerá e continuaremos nessa mesma situação.The end.

  8. Sidney Alencar disse:

    Nenhum político brasileiro se importa verdadeiramente com o país, com seu povo e com as melhores decisões a serem tomadas para nossa sociedade. Isso é triste. Não estou dizendo que não devam haver interesses próprios ou de classes e que elas não devam brigar por isso. Até porque são essas lutas e debates que levam ao equilíbrio e ao amadurecimento de um povo. O que acaba com o Brasil é termos uma cultura de simplesmente resolver o seu, não importa como. Os políticos não tem bandeira, não tem princípios, não tem um objetivo pelo que lutar. Apenas estão lá porque é um modo fácil de ganhar a vida…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-07-16 20:36:54