aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-02-2017, 9h38

PSDB trabalha para manter influência no Ministério da Justiça

Enquanto aguarda sabatina de Moraes, Temer articula solução
2

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Há um desenho político na praça que está ganhando força para a escolha do novo ministro da Justiça. O PSDB trabalha arduamente por essa solução.

Como a tendência de Michel Temer é aguardar a aprovação do nome de Alexandre de Moraes para ministro do STF na sabatina do Senado na terça-feira da semana que vem, dia 21, o presidente da República tem tempo para amarrar todas as pontas da articulação.

O desenho seria o seguinte: indicar o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Velloso para ministro da Justiça. Ele tem formação jurídica e ligação política com o PSDB, que já era o titular da pasta com Moraes. Velloso é uma indicação do presidente do PSDB, Aécio Neves. Temer o sondou. Ele topou, mas precisaria resolver pendências familiares e profissionais.

Se não der certo, o subprocurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada pode ser uma alternativa. Andrada tem a chamada formação técnica e a boa relação com o PSDB. Os tucanos gostariam de manter, como tinham com Alexandre de Moraes, um ministro da Justiça aliado na pasta que comanda a Polícia Federal.

No desenho de Temer, a Secretaria Nacional de Segurança Pública da pasta da Justiça poderia ser ocupada por José Mariano Beltrame, que chefiou essa área no Rio de Janeiro, ou pelo advogado criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira.

Há dificuldades profissionais e familiares para Mariz aceitar. Temer avalia dar status de ministério a essa secretaria ou deixá-la alojada na Justiça. Portanto, ainda faltam algumas variáveis para o presidente bater o martelo.

Comentários
2
  1. walter disse:

    No fundo caro Kennedy, o PMDB não tem cacoete, para governar sozinho; são ervas daninhas, a serviço de seus interesse…o Temer é herdeiro da dilma, e não consegue ser mais eficiente a médio.
    Quanto ao PSDB, precisamos ficar atentos; o que será que querem para o País, o Aécio não tem condições para governar também.

  2. ANDRE disse:

    Espero que um dia a polícia federal e a justiça possa de desgarrar das mãos do PSDB. Ai quem sabe, o país comece a mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-05-27 16:24:22