aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
01-09-2017, 16h00

#retratobsb

Daniela Martins
BRASÍLIA

IMG_1002

A parede da 309 Sul dá o recado bem simples e direto: “RESPEITA AS MINA!”.

É mesmo um recado urgente. Dados do Ministério da Saúde apontam a ocorrência de 10 casos de estupros coletivos por dia no país. A pesquisa do Datafolha de março deste ano revelou que 40% das brasileiras acima de 16 anos já sofreram algum tipo de assédio físico ou verbal. A cada hora, 503 mulheres são vítimas de agressão física. Em 43% das vezes, a violência acontece dentro de casa. Em 39%, nas ruas. Apenas 11% das vítimas procuram a polícia.

“Entendo que não houve o constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco de ônibus quando foi surpreendida pela ejaculação do indiciado”, disse nesta semana o juiz de São Paulo ao liberar o homem que havia ejaculado sobre uma mulher dentro de um ônibus na avenida Paulista. A interpretação explica por que tão poucas vítimas buscam a Justiça.

As mulheres se sentem desacreditadas e constrangidas, veem seus relatos de agressão serem minimizados ou ridicularizados. Alguns dizem que é preciso mudar as leis para que se amplie o entendimento sobre o que é violência. Para outros, o mais importante é que se fale abertamente sobre o assunto e que as vítimas possam deixar de ser vistas como culpadas ou provocadoras da violência. Os números deixam claro que o assunto é grande demais para não ser debatido em todos os seus aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-09-25 21:23:27