aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
08-11-2013, 11h57

‘Se Campos não crescer, não haverá 2º turno’

Para ex-presidente, não seria "tragédia" PSB tomar lugar do PSDB na polarização com PT
132

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que, se o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não crescer nas pesquisas, não haverá segundo turno na disputa pelo Palácio do Planalto. “Eduardo tem de se encorpar. Se ele não se encorpar, não teremos segundo turno.” O tucano fez a afirmação ao comentar o risco de o PSB tomar o lugar do PSDB na polarização com o PT. Na pergunta 4, FHC responde: “Se ocorrer, também não seria nenhuma tragédia”. No entanto, afirma acreditar que Aécio manterá “dianteira confortável” sobre Campos. FHC diz que prefere a candidatura presidencial do senador Aécio Neves à do ex-governador José Serra porque “o Brasil precisa de renovação”. Segundo ele, Aécio “tem maioria” no PSDB. “[Serra] tem que dar um certo tempo.” Na pergunta 2, FHC defende que o partido diga logo que Aécio é candidato, sem esperar março, como deseja Serra. O ex-presidente avalia que Dilma tem agenda de candidata e que disputa já começou. Na questão 3, ele vê “fadiga de material” no quadro político. “As pessoas querem mudar. Lula percebeu isso e lançou candidatos novos.”

Pergunta 1 – “É o momento do Aécio”; Serra deve “dar tempo”

Pergunta 2 – ‘Dilma tem agenda de candidata’

Pergunta 3 – “As pessoas querem mudar”

Pergunta 4 – Ameaça do PSB à polarização PT-PSDB

Clique aqui e assista ao bloco 2

Comentários
132
  1. JORGE SALOMAO disse:

    Esclarecedora a entrevista do presidente Fernando Henrique Cardoso. Clara, direta e sem as metáforas com as quais o presidente Lula costuma pautar suas falas. Sem atacar ninguém, sem maldade e sem delongas. Sem dúvida, é uma questão de cultura, estudo e experiência. Pena que FHC tenha mais de 80 anos. Ele certamente é o mente mais esclarecida que temos.
    Parabéns presidente FHC

    • Vinicius disse:

      Ah claro, e vc o trouxa!

    • Airton Pereira disse:

      Gostaria de comentar essa entrevista: Acho que foi a figura mais importante desse país após a estabilidade, sempre votei no partido e nos candidatos do PSDB, e não defendo de forma nenhuma a “REPÚBLICA BOLIVARIA DO PT”, mas acho díficil o pardido chegar, mesmo com a troca de Serra por Aécio. Explico o por quê: existe ainda o temos da população em geral, sobre o que o Pardido criou gerando um transtorno ao redor dos impostos, como por Ex.: o CPMF. e também a o fator previdenciário. Excelente entrevista, um abraço, a vocês…

    • João Carlos Santos disse:

      É, a nossa mente mais esclarecedora vendeu o Brasil, ferrovias, mineiração, idreletricas,telefonia, etc,etc……..

      • Pascal disse:

        Graças a Deus que fez isso

      • François disse:

        HIDRELETRICAS! nao da nem para debater e te explicar o porque foram privatizadas.

      • Eduardo Passaia disse:

        Pena que o PT só veio entender que isto foi o melhor pro Brasil agora. Aí faz leilão sem concorrência, ou rifa os aeroportos pra ver se alguém consegue fazer alguma coisa, pois ineficiência do Estado é brilhante. O Governo teria que estar preocupado com educação, saúde esegurança. Não faz nenhuma destas coisas direitos e vem um tonto falar em mineradoras… Salve este país, pq dependendo do povo, já era.

    • Cristiane Vieira disse:

      É realmente. Principalmente quando chamou os aposentados de vagabundos.

      • Eduardo Passaia disse:

        Qualquer um que se aposente com 50 anos de idade e fica mamando na teta do governo é vagabundo mesmo!

        • Chris disse:

          O pior não é receber tão cedo a aposentadoria. Triste é ver aposentado voltar ao mercado de trabalho, reduzindo a quantidade de empregos dos jovens, dificultando de modo crescente a estabilidade econômica dessa parcela da população.

  2. Marco Valverde disse:

    O nosso sistema político corporativista incubou um bando de políticos de carreira incompetentes. Serra deve dar o exemplo e arrumar emprego na iniciativa privada. Aécio é mal intencionado. Eduardo também faz da política o seu ganha pão haja visto que não tem qualquer ideal social. Marina e Dilma tem mais ideologia, que o povo faça a melhor escolha.

    • Epitacio Silva de Carvlho disse:

      Manifestações inteligentes não agridem e nem discriminam, desta feita não conseguir entender porque o Aecio eh mal intencionado, não tenho procuração dele, mas pelo que me consta ele fez um bom governo em Minas. Vmos deixar essa idéia de que o PT é o Salvador da Pátria, na verdade deve boa explicações ao, povo brasileiro.

  3. Na boa, o povo não quer mudança quer estabilidade, quer educação e segurança, não precisa mudar unam-se num bem comum é difícil sermos irmão de casas diferentes, ou somos o Brasil, ou seremos os mesmos “brazires” de sempre.

  4. Luiz Pinto Façanha disse:

    Não adianta o PSDB (Partido Superado Do Brasil) reclamar, espérniar porque não vinga mais como se diz na gíria,o povo não está dando nem bola para Aécio e Edu Campos. A verdade é que: Nem candidato certo o partido tem. Não é Aécio,Edu Campos, Marina, Serra, Alckmim e Fernando Henrique Cardoso que mude esse jogo contra a favorita Dilma Rousseff, ela vai levar essa no primeiro turno em 2014. Escreve aí: O Povo cansou de PSDB. – Com a palavra quem heim?!

    • Compare com i n t e l i g en c i a o antes do FHC o durante e o agora……Se for inteligente vais entender quem realmente fez pelo Brasil……O agora é propaganda e metaforas ao povo fragil e sofrido e mal informado….Quando este povo abrir os olhos O Brasil vai crecer novamente.

      • JMarcelo disse:

        Quer conversar? Antes de FHC tivemos Itamar Franco, que reuniu uma equipe de economistas mantendo Pedro Malan que já atuava no governo Collor, sendo responsável pela reestruturação da dívida externa brasileira nos termos do Plano Brady, redução da dívida pública, reformas do estado e pela condução do plano de privatização e abertura comercial. Ali já se preparava a base para estabilização da inflação, uma demanda mundial recomendada pelo FMI. Preciso mesmo falar no pós FHC?

      • PIB….. 2002: U$ 500,00 Bilhões 2012: U$ 2,6 trilhões

        PIB per capita….. 2002: U$ 2,8 mil___2012: U$ 13,3 mil

        Produção de veículos….. 2002: 1,8 milhão____2011: 3,4 milhões

        Safra de grãos….. 2002: 96,8 milhões de toneladas___2011: 163 milhões de toneladas

        Investimento sobre o PIB….. 2002: 16,4%___2011: 20,8%

        Investimento estrangeiro direto….. 2002: U$ 16,5 milhões___2011: U$ 66,6 bilhões

        Inflação….. 2002: 12,5%___2012: 4,7%

        Desemprego….. 2002: 12,9%____2011: 4,7%

        Formalização do trabalho….. 2002: 45,5%___2011: 53,2%

        Salário mínimo nominal….. 2002: R$ 200,00___2012: R$ 622,00

        Coeficiente de Gini….. 2002: 0,589___2012: 0,541

        Taxa de pobreza….. 2002: 26,7%___2012: 12,8%

        Classe C sobre total da população….. 2002: 37%___2012: 50%

        Número de matrículas no ensino profissional….. 2002: 565 mil___ 2012: 924 mil

        % força de trabalho com 11 ou mais anos de estudo….. 2002: 44,7%___ 2012: 60,5%

        Bolsas de mestrado e doutorado….. 2002: 35 mil 2010: 74 mil___ 2012: 105 mil

        Títulos em doutorado….. 2002: 6.894___2011: 13.304

        Dívida externa….. 2002: U$ 165 bilhões___2011: U$ 79,1 bilhões

        Reservas internacionais….. 2002: 36 bilhões___2012: 353 bilhões

        Exportações….. 2002: U$ 60 bilhões___2011: 256 bilhões

        Juros….. 2002: 25% aa ___2012(janeiro): 10,5% aa

        Dívida setor público sobre PIB….. 2002: 60,4%___2012: 36,9%

        Despesas de pessoal….. 2002: 4,8% do PIB___2012: 4,4% do PIB

        Está bom para você !!! ou vc quer mais.FHC é o governo do 1% .Sempre foi um leza pátria.

      • RODRIGO SANTANA disse:

        Quem critica o governo do PT, e principalmente o bolsa família, simplesmente ignora o fato da mortalidade infantil ter diminuído 18% num país com mais de 30 milhões de crianças é muuuuuuita coisa, tanto é que foi reconhecido e PREMIADO na ONU como MELHOR PROGRAMA. O mais duro é ver pessoas que na época de FHC quando o país era o 3º pior da América latina em distribuição de renda, só ficava a frente da GUATEMALA E HONDURAS, isso em 1998, não tinha uma casa pra morar, hoje tem uma casa conseguida pelo financiamento DO MINHA CASA MINHA VIDA e tem a CARA DE PAU de criticar o governo que o criou, o melhor programa habitacional que o país já viu, quer falar da taxa de desemprego, então vamos lá, uma da menores taxa de desemprego do MUNDO, eu disse do mundo, melhor que a ESPANHA, ITÁLIA, FRANÇA e muitos países europeus, ééééé minha minha gente e não me venham falar de corrupção, pois a única coisa que vcs tem pra me dizer nesse aspecto foi um caso ocorrido em 2002 o mensalão, agora do governo da burguesia do estado de SP temos novos casos a cada ano!!!! Porque ninguém fala da PRIVATARIA TUCANA, TRENSALÃO DO COVAS, SERRA E ALKIMIN, DA ALSTON, DO ESCÂNDALO DA FURP (famácia do governo do PSDB de SP) da SIEMENS!!!! E tem gente que fala que o governo de FHC e do PT foi igual hahahaha.Te pergunto, vc vai tirar uma porcentagem do seu salário e mandar para aqueles que mais necessitam, em estados onde a infraestrutura foi precária por mais 500 anos no Brasil por conta de governos OLIGÁRQUICOS? Vai? E claro que não, por isso continuo votando no governo que faz pelos mais necessitados, e não voto pensando apenas em mim!

      • Benjamim jr disse:

        Senhor, o FHC vendeu tudo e quebrou o país, o desemprego era beirando os 15% deixou o Brasil com inflação de 4% a.m. BNDES ninguem sabia o que era so o dono da VALE que se valeu dos 6 bi pra compra-la e pagar com 6 meses so com o lucro. O Brasil é outro. 10 anos atras a classe média se lograva de comprar uma moto usada hoje as pessoas tao monanto seus proprios negocios. O FHC e o PSDB so acreditam na classe A. Sua Classe. Esse foi o erro.

      • Alexandre disse:

        Acho que o Ivan deve estar retornando de algum passeio intergaláctico no qual permaneceu nos últimos 13 anos pois só assim se justifique tamanha sandice, deve ser a readaptação ao nosso sistema gravitacional.

    • Antonio Maia disse:

      Muita paixão as vezes cega.
      A estabilidade que o país pode estar passando é fruto de políticos do passado,
      A política do governo atual não tem projetos nem planejamentos é toma-lá dá-cá.
      Qual o grande projeto político do governo atual?
      PAC 1 ou PAC 2, quantas obras desses pseudos programas foram concluídos?
      Quanto já se gastou?
      Quantas obras estão interditadas pelo TCU?
      Vamos conhecer primeiro quem são os adversários (as) para dizer de que lado possa estar, assumir posição antes de conhecer os adversários é um risco.

    • antonio donizeti ferreira disse:

      Se gosta tanto assim da filosofia do PT, mude pra Cuba para viver as “delicias” da ditadura.

  5. joao e s correia disse:

    Acho racional a analise do ex presidente, no meu entender a dilma nao é excelente , mas dos que estao ai é a mais profissional e vai ganhar facil.

    votaria em marina mas nao em eduardo campos pois é votar na direita disfarçada de centro

    Aécio é um excelente candidato mas deveria sair do ninho tucano, ele sim deveria ser o candidato com marina de vice

  6. Gilberto Mota disse:

    até conhecer a verdade sobre o PT, eu gostava menos do FHC. Independente disso, excelente entrevista Kennedy. Parabéns…!!!

  7. joao e s correia disse:

    FHC, um grande intelectual, deveria propor uma chapa com aecio e serra quem sabe haveria uma surpresa, pelo menos daria 2. turno

    mas deveriam apresentar um programa ao povo e cumpri-lo integralmente aí sim ficariam 20 anos no poder.

  8. DIRRAN NEY XAVIER disse:

    KENNEDY ACHO MUITO CEDO PRA SE PENSAR EM PESQUISA . EDUARDO CAMPOS COM CERTEZA VAI FICAR NA 2º colocação ira ter segundo turno com dilma vamos ter sangue novo para trabalhar mais pelo brasil. um abraço!

  9. ataneri miranda da veiga disse:

    creio que o grande desafio do PT é combater a corrupção sem romper com os partidos aliados.. em nome da tal ” governabilidade” o governo se vê obrigado a colocar panos quentes para abafar os constantes escândalos.. e o PSDB tem se valido dessa fragilidade..quanto ao FHC,ele esta para o PSDB hoje, assim como Bush esteve para os republicanos. a presença dele direto nas campanhas é prejudicial aos candidatos do partido…

  10. Luciano disse:

    Ele sabe que a Direita não tem projeto, está há doze anos criticando sem dar uma solução convincente para a população, sem projeto, sem voto!

  11. osmar donizete da silva disse:

    Cuidado eleitores pois a vice do candidato campos,e candidata melancia, ou seja verde por fora devido a ser ambientalista e vermelho por dentro por ser petista,( se o Aécio quiser ganhar está eleição tem que tomar a postura de um candidato do lado do povão, ou seja a grande solução que aclamamos é acabar com a impunidade e leis mais severas.

  12. wilson disse:

    Dilma será reeleita no primeiro turno, não tem prá ninguém.

  13. JAVAN disse:

    Cara inteligente é isso. Como qualquer cartomante já sabe quem vai ganhar a eleição.Com isso está reconhecendo que nunca foi povo.Sempre defendeu o capital e para isso criou as tais agêncis reguladoras. Vendeu, doou tudo e lavou as mãos e o lucro ficou para especuladores internacionais .Conseguiu aprovar sua reeleição com a compra de excelencias no congresso.Acabou com a inflação da Rússia, do México, da Bolívia,da África , do Uruguai e até do Brasi, com o famoso Plano Real.(sem ele estes países todos ainda viveriam com o chamado dragão que assolava o mundo nos anos 90).Apesar de vender tudo não tinha dinheiro para nada(financiava apena 60 mil casa ano/hoje se faz 500 mil).No tempo dele não se gastava atoa com o Prouni, com o SAMU, com as farmácias populares, com o PAC ,com 250 novas escolas técnicas(nada disso existia).Quem planta colhe, ele sabe bem disso.

  14. Luane Izabel Dias Milder disse:

    Concordo com o ex-presidente FHC, quando diz que Campos tem que crescer. Aposto que vai sim, principalmente depois da aliança com Marina. Acredito no 2º turno e numa disputa acirrada.

  15. Edmilson disse:

    Fico triste e aborrecido quando vejo uma noticia tendenciosa dessa espécie, onde, como podemos prever ou imaginar que um(a) candidato(a) possa ganhar sem ter disputada a eleição?
    Não é possivel e concebivel que aceitemos estas “pesquisas” fazerem com que a população ache que já está tudo decidido e sejam “manobrados” os resultados, interferindo na escolha de cada um, pois se tal candidato não tem chance…não vou votar nele!!!…..CALMA GENTE…as coisas não podem ser desta forma de “achismo” ou então por favor, me passem os proximos numeros da mega-sena, quina, etc…pois aí é só com “bolinha de cristal”!!!…..vamos parar de manobrar as opinioes do povo!!!

  16. JAVAN disse:

    E tem mais. No tempo dele os políticos eram todos honestos(inclusive os caciques e donos do congresso) A prova disso é que a polícia federal sem ter o que fazer ´so prendia sacoleiros. E assim, não havia escandalos.

  17. Antonio Marcos de Souza disse:

    Tipicas respostas de derrotados.
    Concordo com o ex presidente que necessita
    de gente nova no poder.
    E critico-Com tantos anos no poder o PSDB nao
    conseguiu sequer descobrir um novo lider para sucessao.
    Ao contrario, ficou jogando pingue pongue politico em Sao Paulo com Alckmim e Serra, ate
    que quebrou uma raquete.- a prefeitura.
    Se bobear vai quebrar a outra-O governo do estado
    Quanto ao Aecio, entendo que ele nao possui carisma e muito menos postura politica para exercicio da presidencia.
    Lamentavelmente a vaca foi para o brejo e com as
    quatro patas.

  18. andre gomes disse:

    O Eduardo campos nao fez nada todas as obras em pe. Estao sendo feitas pelo gov. Fed.

  19. Roberto disse:

    O que é que a oposição, e principalmente o PSDB, estão esperando para mostrar as vergonhas do governo do PT – inflação, deficit das contas, Petrobras na Bolivia, Refinaria com a Venezuela, Itaipu com o Paraguai, transposição do rio São Francisco.
    Se continuar não tem espaço suficiente.

    • João Nogueira disse:

      Este papo,não ” gruda” mais. A população sabe que hoje sua condição de vida está melhor qualquer que seja sua condição social !

  20. Marco Antonio disse:

    PAIS DE CORRUPTOS, NÃO VOTO EM NIMGUEM.

  21. Flavio disse:

    FHC realmente já não é mais o arguto sociólogo pesquisador que foi nos tempos de Florestan. Suas análises são simplórias, baseadas em argumentos retirados do mais raso senso comum, fala de política como quem troca uma receita de bolo de laranja. Utiliza a velha e desgastada oposição entre o velho e o novo, para descrever as forças políticas que disputam o poder no Brasil. Como se a curta existência histórica do PT e de seu projeto neodesenvolvimentista, fizessem frente em matéira de museologia aos remanescente da UDN, hoje ainda muito influentes no PSDB e no DEM.

    Não percebe, ou pelo menos finge não perceber que, Aecinho, é inclusive sob o ponto de vista genealógico o que existe de mais anacrônico na elite política brasileira. Seu receituário mercadológico, fundamentado no fanatismo neoliberal só propaga fórmulas desgastadas, que todos já sabem que deram muito errado no Brasil e no resto do mundo.

    O FHC de hoje, só profere devaneios ideológicos típicos de um plutocrata decadente. O que diga-se de passagem é grande problema da direita brasileira atualmente: não tem muito o que falar. Isto me faz pensar como era bom nos tempos de Eugênio Gudin e Roberto Campos, pelo menos a coisa era mais clara e bem fundamentada.

    É por essas e outras que o PT continua bem.

  22. Luci Tomaz de Souza disse:

    Com certeza Aécio Neves vai ser o melhor Presidente da Republica para os Brasileiros

  23. cleuza ferreira ali disse:

    sou fa deste senhor e de sua falecida esposa e acredito que teremos em 2014 um candidato com plano de governo para governar por 8 anos serio, honeto, e com metas bem definidas como educação e segurança publica (com fronteiras bem guarnecidas pelo exercito marinha).
    Nao podemos esquecer que que Fernando Henrique edificou os pilares da nossa economia e da educação com 0 Ministro ( saudoso) Paulo Renato

    • m.a.p disse:

      Tenho 67 anos e posso garantir que nunca vi governo pior.
      Venda do patrimônio público sem a diminuição de nossas dívidas interna e externa; desemprego massivo, setor público sucateado, crise cambial (quebra do país treis vezes).
      Eu não sofro da “sindrôme de Estocolmo” não tenho simpatia pelo meu sequestrador.

    • João Nogueira disse:

      Quanta inversão de valores ! Voce enaltece os pontos mais fracos de seu governo !

  24. MIVALDEIR AB disse:

    prefiro A CONDIDATURA DE AÉCIO PARA PRESIDENTE, POIS É PESSOA MAIS NOVA E TEM MUITA FIBRA FOI UM EXCELENTE GOVERNADOR DE MINAS.

    • Paulo disse:

      Excelente governador de Minas? Tem certeza disso? O que ocorre é que a mídia mineira não divulga as podridões desse propenso candidato? Ele divulga feitos que não são seus como se o fosse (exemplo disso é a criança na escola aos 6 anos – eu tenho 34, meu irmão tem 47 e todos já íamos para a escola aos 6 anos. Qual a novidade disso?). Governa para o grande empresariado, assim como fez FHC. Desemprego amplo. Escolas federais completamente sucateadas. Baixo crescimento econômico. População com baixíssima qualidade de vida. Uma completa vergonha, um absurdo. Isso foi o que vivemos no governo FHC. E com Aécio, em Minas, a coisa foi bem ruim também. É necessário que se faça uma análise crítica do que ocorreu em MG nos 8 do governo desse cidadão para se chegar a uma conclusão adequada.

  25. José Mota disse:

    O que está acontecendo com os demotucanos? Até agora não fizeram nenhum comentário sobre a afirmação do tucano-mor em que admite não haver segundo turno, se Campos não crescer.
    Também puderas, né? Uma ducha de água fria dessa!!!! É DILMAAAAAAAAAAAA, depois Lula a partir de 2018. Ponto.

  26. Robson Santana disse:

    Fora de sintonia! Este é o comentário de FHC. Com o inconformismo vindo das ruas, nem o bolsa família vai sustentar o ideário uma releição no primeiro turno, ainda mais quando se trata do PT. Talvez o ex presidente esteja, ainda, enebriado com seu içamento a ABL, a tal ponto de não ter permitido verificar o termômetro das ruas. Eduardo não está só. Vale lembrar, que, sua candidatura agrega seguimentos que não se alinham a uma reeleição de Dilma, pois seria associar-se ao mesmo grupo do mensalão. Isto é só um indicativo para próxima eleição. Quanto a Aécio, o PSDB não tem chance de disputar a presidência. Melhor seria subir no palanque de Campos, não como concorrente.

  27. Jose Guilherme de Freitas disse:

    COMO ALGUEM PODE OUVIR OPINIÃO DE ALGUEM QUE PRIVATIZOU ATÉ A VALE DO RIO DOCE

  28. luis disse:

    O q os brasileiros esperam depois d mais d 500 anos governados pela burguesia e só sofrendo constantes decepções e frustado com promessas q jamais foram cumpridas a favor da maioria sem contar as humilhações das denuncias d corrupção q não eram investigadas e até brindadas pela justiça q eles elegeram e q não tinham o q nós temos lá hoje o Joaquim Barbosa q nos enche d satisfação e d esperança na saída daqueles q ainda são herança d governos q s mantinham com um sistema q eles montaram para s manterem no poder. Com a eleição d um trabalhador as coisas mudaram completamente a favor dos trabalhadores hoje nós temos trabalhos só fica sem trabalhar quem quer, a vida mudou completamente, hoje temos certeza e não mais promessas. Qual o trabalhador q quer mudar esse rumo e voltar novamente as promessas??? Por isso sempre FORA ehc com a sua turma.

  29. antonio luis cordeiro goes disse:

    O ex presidente tem toda razão ao afirmar que é necessário urgentemente de uma renovação no quadro político brasileiro. O povo somente esta votando por que é forçado pela legislação. Nda de novo acontece, são as mesmas promessas os mesmos discursos, não tem que suporte mais essa situação. Parabens ex presidente.

  30. Mozar Soares do Nascimento disse:

    Gostaria de Ver Aécio e Eduardo juntos,um presidente outro vice, no entanto não entendo como Dilma mantém a dianteira se a rejeição ao governo federal é enorme…Minas. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, Estão com Aécio, o Nordeste dá apoio em 90% a Eduardo e Boa parte do Norte, Dilma lidera a pesquisa só com São Paulo, Rio e o sul do País ??? pesquisa inaceitável…

    • Paulo disse:

      Meu irmão. Vc precisa se atualizar EC vai perder até em PE X quando Lula aparecer ao lado de Dilma!

    • Fernando Serra das Neves disse:

      Você tá em que planeta? Afirmar que Eduardo Campos tem 90% dos votos no Nordeste, é total falta de sintonia coma a realidade, nem em Pernambuco isto se confirma.
      Sabe onde fica o Nordeste, quais e quantos estados o compõe?

    • Cristiane Vieira disse:

      Nordeste dá apoio a Eduardo. Você vivie onde? Ninguém, além de Pernambuco, conhece Eduardo no Nordeste. A Bahia vai de Dilma!

  31. Mozar Soares do Nascimento disse:

    Sempre Falei que para Haver segundo Turno Serra, Aécio, Marina E Eduardo Teriam que ser candidatos independentes, todos deveriam ir para a disputa só assim haveria a possibilidade de ter o segundo turno…Agora é esperar que Eduardo intensifique sua campanha, pois sua junção com Marina só beneficiou a ela que nem partido tem…e estava à deriva na política nacional….

  32. marcus vinicius araujo disse:

    É sempre saudável e construtivo ouvir Fernando Henrique Cardoso. Por sua estatura política e cultural tornou-se um paradigma na abordagem das questões e fatos políticos da vida brasileira. Muito inteligente, toca os nossos corações por ser eternamente um estadista.
    Defensor do neoliberalismo, foi penalizado em sua imagem de presidente por não ter se sensibilizado com as necessidades do povo brasileiro nas categorias mais pobres da sociedade e, pasmem!,culminou com as privatizações das empresas brasileiras mais importantes, como foi o caso da Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional e outras empresas governamentais. Terminou seu governo em crise, sendo amparado pelo maior empréstimo já concedido pelo FMI – Fundo Monetário Internacional até aquela época. Foi uma pena! Mas é bom ouvir FHC.

    • João Mauricio Araujo disse:

      FHC conhece tudo, sabe tudo e como fazer só não o fez.

      • Miguel Calabria disse:

        Parabens, João Mauricio. pela sua colocação.
        É isto mesmo. Os que hoje criticam o PT, já estiveram lá e não fizeram o que eles estão fazendo. Divida Externa, as bOlsas ( Familia, Crche, ) , Minha Casa Minha Vida e tantos outros.Quem não tem competencia não se estabelece.

  33. Brito disse:

    Eu não tenho dúvidas de que vai haver segundo turno. Joaquim Barbosa vai disputar a presidência, aliando-se a Aécio e Campos. Os três juntos terão 50% dos votos válidos, e a presidente “nomeada” por Lulla, terá 30% dos votos válidos. Muitas coisas degradantes virão à tona neste governo do PT, antes das eleições. Quem viver verá. As gravações da NSA já estão nas mãos das mídias nacionais e internacionais.

  34. Wagner Cursino disse:

    Olha Eu acho que o FHC é o melhor político que o Brasil já teve e como Deus é Brasileiro vamos todos nos dobrar de joelhos ao chão e Pedir para que Ele (DEUS) tire estas ervas daninhas do nosso maravilhoso Brasil. Para quem não sabe as ervas daninhas são os políticos do PT. Simplesmente um Bando…

  35. Adalberto disse:

    FHC com essa entrevista está alavancando a substituição de Eduardo Campos pela Marina, esquecendo que ela é da tal rede e não do PSB.

  36. B. Tarde.

    O o velho as vezes tem lampejos, mas outras, demonstra sua falta de confiança no SERRA, AECIO, e agora no CAMPOS.
    Já esta antevendo DERROTAS, e vai procurar justificativas, quando diz que a DILMA, já está em em campanha.
    Esquece dele quando foi pra re-eleição, né
    emilson

  37. Wilson disse:

    O Brasil precisa renovar, a política que o PT vem adotando, já está ultrapassada.

  38. Julio Maria Campos disse:

    Não seria apropriado ao PSDB, no atual estado da política, tentar “tirar da cartola” um bom candidato, como aconteceu em 1994? Se não fizer isso o Lula vai continuar…

  39. Jose Maria disse:

    Aquele que ganhar as eleições presidenciais terá de enfrentar dias difíceis, não gostaria de ser esse coitado. Se for Dilma tudo bem, encobrem-se os desacertos e o povão não percebe nada e toca o barco furado pra frente. Lembram do rombo que Lula fez no tesouro de mais de R$ 50 BILHÕES de Reais e deixou pra Dilma tapar o buraco? Lembram nada! Foi quando ela tirou do orçamento de 2011, da saúde, da educação, da segurança e dos demais ministérios para cobrir esse desfalque, atitude essa que fez falta nos investimentos sociais. Governo ruim é assim, mente por sua subsistência.

  40. Zenon Ferreira dos Santos disse:

    É necessário vencer o PT para termos um Brasil melhor.

  41. giovanni beloto disse:

    Tá morto!!

    Cai fora PSDB!!!

  42. douglas disse:

    Pelo que o guru do PSDB disse voces estão sem chances na eleição, em outras palavras ele disse que se Aécio disputar sozinho tira em segundo, passem a gostar e a votar em Dilma porque não tem melhor.

  43. Prezado FHC,te admiro,respeito ,sou seu fã!O Brasil precisa de um projeto que trate bem do ser humano!Simples,mas difícil para nós tupiniquins!Por isso o PT vai levar,ele começou tratando bem o ser humano miserável,e tocando com a barriga os outros problemas!Qual partido apresentará um projeto para tratar bem todo o ser humano? Portanto não é serra ,campos ou Aécio,é o projeto de um partido!

  44. Miguel Calabria disse:

    Acredito tambem que esta eleição será ganha facilmente pelo PT. O povo que decide, esta recebendo muuitos beneficios que outros governos não deram, como bolsa familia, agora vem a bolsa creche, minha casa, compre de oveis pela caixa, aumento real de salarios. A culpe disto tudo está nos governos anteriores que muito pouco fizeram, agora não adianta lamentar e ficar criticando este governo.A pergunta é: Porque voces não fizeram quando estavam lá. Certo PSDB. No Governo de São Paulo será outra suura, com o Alkmim levando só porrada, e ainda agora esta acusação de corrupção coma Alston e Simens nos governos Covas e Alkmim e Serra. Na minha opiniaão o PSDB já era. Ou renova ou morre.

  45. Alaor Passos disse:

    A chapa imbativel para 2014 seria FHC com Aécio na Vice. Depois de eleitos fHC poderia entregar o comando pro Aécio e ficar só de Presidente Honoris Causa, claro.
    Temos que tirar o PT do governo e jogar no lixo!!!

  46. TEMOS DE TER A HUMILDADE E COMPREENSÃO DE PEDIR AO NOSSO POVO, AOS ELEITORES QUE AJUDEM O BRASIL….ESTE PAIS JÁ DEVERIA SER DESENVOLVIDO HÁ MUITO TEMPO….É GRANDE, QUASE UM CONTINENTE….É UM PAIS RICO…TEM MINÉRIOS, EXCELENTES TERRAS PARA AGRICULTURA, NECESSITAMOS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL….TEMOS UM POVO EXCELENTE….UM SÓ IDIOMA…O QUE NOS FALTA ?? FALTAM POLÍTICOS BONS E HONESTOS..ACIMA DE IDEOLOGIAS BARATAS E POPULISMO…E SEM DUVIDA= ELIMINAR A CORRUPÇÃO, PORA TANTO VAMOS ANALISAR CADA CANDIDATO COM MUITA ATENÇÃO E NÃO CAIR NOS BRAÇOS DE= PT, PMDB, PSDB ETC……..

  47. Altair Oliveira da Silva disse:

    Depois dessa da Alstom o FHC está preferindo ficar quieto. Sabe muito bem que se mexerem nessa caixa vai inundar de denúncias todo o PSDB. Não foi à toa que o tal procurador De Grandis engavetou os pedidos de informações da justiça (e simplesmente disse depois que tinha esquecido na gaveta – DEVERIA ESTAR PRESO). O FHC já percebeu que o tal mensalão que eles tanto usam politicamente não passará de fichinha perto do que aconteceu em SP nos governos do PSDB. Será que ele também vai dizer que não sabia de nada? Aprendeu rápido…

  48. Nabor disse:

    A múmia sociológica, FHC, já admite a derrota, será a quarta consecutiva, com a manutenção do Haddad, Padilha substituindo o Chuchu e o Lidberg assumindo o RJ, as viúvas vão encarar? O PSDB trilha o mesmo caminho do PFL.

  49. mpp disse:

    fhc tem diverticulite de tanta inveja do Lula; afinal, Lula fez o Brasil ser respeitado, não andou sob ordens do FMI e MUDOU O PAÍS.

  50. Messias Aparecido Rodrigues disse:

    Como pré candidato a deputado federal pelo PTC- Bahia, me preocupa o fato das análise de dados, dessas pesquisas que não merecem confiança, dado o interesse que cada um nutri, não pela conscientização da população,mas pela suas necessidades pessoais. Em 2010 também a vitoria da atual presidente era dada como certa, mas teve o 2° turno. Aliás só o Fernando Henrique ganhou as duas do Lula no primeiro turno. Vamos aguardar para conferir, não se pode discutir paixões ou interesses de grupos que queiram se beneficiar do poder.

  51. Caros amigos :
    Faço pesquisa por conta própria e vivo falando em voz alta com todas as pessoas quando há um bom número delas em volta para ouvir, perguntando se alguma delas vai votar na Dilma e sabem o que estou ouvindo: Nunca mais vou votar nela se for candidata, pois estou arrependido (a ) de ter feito isso quando o LULA lançou o nome dela para presidente. E, pasmem, é uma unanimidade!Daí eu pergunto depois, quando há muitos que não se manifestam, se tem alguém dalí que vai votar na Dilma e a resposta é silêncio.Portanto, desafio fazerem o que faço, isto é perguntar a grupos de pessoas nos ônibus, trens, metros,lojas, supermercados, etc. se alguém dalí vai votar em Dilma.Duvido e faço pouco se houver alguém que diga que sim…e se disser que sim, perguntem se esta pessoa é funcionário público, daí vai dar para entender que m pessoa é do PT e está num cargo conseguido como cabo eleitoral na eleição de Dilma ou do Fernando Haddad. Corto o saco se não é verdade.( desculpem-me a expressão chula ).

  52. jura disse:

    em 95 tinha 20 anos no mesmo emprego (privado) fui demitimo por FHC minha mulher trabalhava no laboratório Merck fhc liberou para que o remédio que era produzido na sessão que ela trabalhava fosse exportado dos USA os que trabalhavam e ela foram demitidos por FHC quem não lembra dessa época a opção dos ex. trabalhadores era comprar kombe ou van para carregar desse pregados e tentar sobreviver
    por isso estou com Dilma e não abro

  53. Maranhão disse:

    Campos vai dar uma crescidinha, mas nada que ameace o Aécio. No fim ele vai apoiar o Aécio no 2º turno!

  54. Otonei Vitor disse:

    Doa em quer que seja o frustrado, tem que engolir o PT, tem que engolir o grande governo do ex operário LULA, que deixou muitos políticos ultrapassados com muita raiva por ser um operário.Mais teve que engolir.
    Veio a Dilma e a raiva continua e vai continuar por muito tempo, sabe porque? O povo acordou.
    O povo sente na pele as melhoras em quase todos os setores, sabemos que ainda precisa melhorar , muito e vai melhorar pois o povão não se ilude quer ver na pratica e isto é o que está acontecendo, só não posso enumerar pois o espaço não dá, ha não comentei sobre estes politicos FHC AECIO SERRA porque é perder tempo. ABRAÇOS e fiquem de olho DILMA 2014 .

  55. Otonei Vitor disse:

    FHC Aposentado que chama aposentado de vagabundo o que se esperar deste cabra.
    SERRA Tá na hora de se candidatar a prefeito em uma pequena cidade do interior de São Paulo.
    AÉCIO NEVES cadê o carisma será que ele pensa que engana com este sorriso falso nos cantos da boca o povo nunca foi besta o povo confiava agora quer ver para crer, também não incomoda não passa dos 12%.
    CAMPOS Se precipitou e vai se arrepender.
    No mais abraços e Vamos lá DILMA 2014

  56. Cristina Araujo disse:

    Acredito que os petistas estão cantando vitória antes da hora.~Aécio mostra que vai subir ainda mais nas intenções dos eleitores. Ainda estamos há um ano da eleição e as coisas vão esquentar pro lado do pt

  57. Katia toledo disse:

    FHC foi o melhor presidente do Brasil e o seu legado continua rendendo frutos, só q em mãos erradas todo o trabalho dele pode ir por agua abaixo. Como está acontecendo, por isso acredito que Aécio tem o necessário para reverter as coisas

  58. Javan disse:

    O tempo e o tempo levou. Foram 8 anos no governo.O povão continuava na miséria do século 20( cresci vendo os irmãos nordestinos comendo calangos e avoantes) nosso grande feito onde conseguimos vários títulos. Campeões em numero de favelas, de desiguais,de desemprego, de miseráveis, de sem tudo, de sem nada etc. Apesar de vender tudo não tinha grana para nada. Tentou vender a totalidade da que chamava de Petrobrax(quase a metade vendeu). Tentou vender o BB e até a Caixa(Bancos Estatais que salvaram o país na crise de 2008) os privados abandonaram o povo,os correntistas. Era seguidor , pagador e súdito do FMI. Hoje a dívida do Estado brasileiro é interna e paga juros para brasileiros(a grana gira por aqui). Foi um desastre para o povão e a resposta veio em 2002/2006/2010 e virá em 2014 e etc. Afinal quem tem saudade da fininveste, do desemprego, da falta de crédito,dos agiotas,dos doleiros,da falta de investimento em tudo? Quem espera alguma coisa dessa direita torta só pode ser doente do pé, ruim da cabeça, ter perdido privilégios, ter nascido em berço esplêndido.ou ser safado mesmo.O tempo e o tempo levou . Alguém tem que avisar FHC que ele já era e não deixou saudades.

  59. Eduardo disse:

    Parabéns pela entrevista Kennedy. FHC sempre sensato nas suas respostas.

  60. Ailson disse:

    Não existe pesquisa. não há nada o que pesquisar porque só existe uma candidata declarada, ainda falta praticamente um ano para a eleição, será que o povo não se lembra da eleição para o governo de Minas Gerais, quando o candidato do Lula tinha 40% o candidato de Aécio tinha 3%. Quem foi que ganhou a eleição? Aguardem Aécio Presidente…

  61. Carlos Guedes disse:

    Como sempre o ex-presidente muito lucido em suas declaraçoes. Campos e Aécio crescerão muito com a campanha, as intençoes de votos aumentarão pois Dilma apresenta alto indice de rejeiçao. Aécio apresentará um crescimento maior acredito eu. Pelo fato de ter o apoio de Serra e Alckmin em SP. Em Minas a vitoria ja esta garantida.

  62. KLEBER VERAS KZe disse:

    O Brasil nos ultimos anos cresceu e estabilisou. Politicamente, porque tivemos 10 anos de Itamar (FHC) E mais de 10 de Lula/Dilma, não houve tempo de formar ou aparecer um lider jovem que a maioria do País apoiasse. Entao, mais uma vez vamos com a Velharia adocicada com novos regionais. MARINA, AECIO E EDUARDO. Para mim, especificamente, gostaria de ver no primeiro turno: DILMA/LULA, SIMON/ALVARO DIAS, EDUARDO/MARINA, AECIO/FHC, CAIADO/OUTRO,
    E AS NOVIDADES DA BANCADA EVANGELICA. “QUEM NAO TEM CACHORRO NOVO CACA COM GATO VELHO”,

  63. Ailson disse:

    DILMA VAI ENTREGAR MINISTÉRIOS POR APOIOS POLÍTICOS, MÁS O POVO ESTÁ DE OLHO NESTES ACORDOS FRAUDULENTOS, NÃO CONCORDAMOS COM ESTAS MARACUTAIAS. DO TOMA LÁ DA CÁ..O POVO MÃO E BOBO. O POVO TÁ DE OLHO. HAVERÁ MUITAS SURPRESAS NESTA ELEIÇÃO…O POVO NÃO AGUENTA MAIS O PT.

  64. marcio disse:

    O melhor presidente que o país já teve!!!! Estabilizou e trouxe credibilidade a um país que era conhecido como a República de BANANAS, tamanha sua nulidade perante o mundo. Isso tudo tendo como OPOSIÇÃO o PT, o partido político mais nocivo que uma democracia pôde conhecer.Suas privatizações tão criticadas pelo PT e por ignorantes que só sabem repetir o que seus mestres dizem, hoje trazem mais dividendos para o país do que a estatal petrolífera brasileira que já foi o maior orgulho do povo, e hoje só acumula vergonha, prejuízos e negócios inexplicáveis, servindo de CAIXA ELETRÔNICO, para as gastanças governamentais. O Brasil teve sua grande chance de se tornar uma realidade mundial, mas o povo brasileiro não tem a maturidade necessária para sustentar sua democracia, acostumou-se ao paternalismo dos coronéis e ditadores e não sabe reconhecer que as vezes o caminho mais duro e árduo é o melhor caminho, vejam o exemplo da Alemanha. Parabéns FHC!!!!!

  65. Luiz Antônio Ruschel disse:

    Vejo o quadro eleitoral da seguinte maneira: Dilma, ideologia petista junto com oportunismo individual PMDbista; Marina, Evangélica ambientalista alguns pensam ser o novo caminho , mas na verdade é mais ideológica ainda as principais decisões de governo estarão vinculadas exatamente na falta de liberdade pois serão manipuladas pela religião e ambientalismo; Aécio Neves, um playboy tupiniquim, não representa a essência do PSDB, portanto não é a mudança de direção, lembra Collor; Eduardo Campos, administrador de um grande fazenda, não tem ideologia, não tem atitude, tem votos na periferia de onde atua.

  66. Geraldo Quintao de Almeida. disse:

    Eu estou com Aecio de todos os lados,vou fazer aqui em minha cidade campanha pra ele.Minas mais uma Vez no Planalto.Tamos Juntos

  67. Geraldo Quintao de Almeida. disse:

    Eu estou com Aecio de todos os lados,vou fazer aqui em minha cidade campanha pra ele.Minas mais uma Vez no Planalto.Tamos Juntos,Parabens a vc Kennedy sobrenome forte em de Presidente..boa materia.abraço

  68. Giovane de Jaguaribara disse:

    O que vai determinar o vencedor em 2014,vai vai ser as manifestações no período da copa. Manifestações estas que virão com força três vezes superior à da copa das confederações.

  69. MARCIO LISTA disse:

    PELO O AMOR DE DEUS O PT NÃO PODE FICAR MAIS NO PODER ELES ESTÃO ACABANDO COM O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS A INFLAÇÃO VAI SER A PIOR DELAS QUANDO VÃO SEGURAR O ÍNDICE MAIS ESTE ANO DE ELEIÇÕES DEPOIS A COISA VAI FICAR MAIS FEIA DO QUE ESTA TUDO AUMENTA ACIMA DE 20% A 30% E O DECLARADO FICA SEMPRE NOS 5.7% POVO ACORDA A COISA ESTA FEIA E VAI FICAR PIOR

    ACORDA BRASILEIROS E BRASILEIRAS ESTE PAIS É NOSSO.

  70. Giovane de Jaguaribara disse:

    Eu penso que a intensidade das manifestações populares durante a copa do mundo é que irão definir o presidente eleito em 2014.

  71. ALDO FERNANDES disse:

    Estar na hora de mudar o rumo político do brasil renovando tudo! levantar gente nova para as candidaturas e esquecer que um dia tivemos tanta podridão na política brasileira.

  72. ALDO FERNANDES disse:

    Somos uma nação rica com vários tipos de recursos, temos mentes brilhantes no país e não conseguimos chegar ao exido; Tem algo errado!e tudo começa na política.

  73. […] entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao jornalista Kennedy Alencar é para esclarecer quem ainda pudesse ter dúvidas.O único projeto da direita brasileira, em 2014, […]

  74. Yuri Almeida disse:

    Perdão só gostaria de criticar a disposição dos vídeos. Sinceramente não tive paciência para ficar clicando 1 por 1 em todos, embora o assunto seja do meu interesse (é até divertido, pois o tempo que estou digitando isso poderia estar clicando, mas enfim). Gostaria de pedir que haja a disposição, futuramente, de todas as perguntas juntas. Acredito que contribuiria para que seu material seja mais difundido. Abraço.

  75. Laura RIcardo disse:

    Pois e, o povo quer mudança em Sao Paulo, tirando o PSDB do estado de Sao Paulo!

  76. NILTON CARDOSO disse:

    É MUITO BOM OUVIR O FHC,ME DAR ATÉ SAUDADE SABIA? LEMBRO DA ÉPOCA QUE ELE ERA PRESIDENTE, ANOS QUE EU PASSEI MUITAS NECESSIDADES COM MINHA FAMÍLIA,NESSA ÉPOCA ERA, MUITOS DESEMPREGOS, INFLAÇÃO ALTA, O POVO PASSANANDO FOME,ELE VENDENDO O PAÍS PARA OS EXTRANGEIROS, VIAJANDO MUITO NÃO ESTAVA NEM AÍ PARA O POVO, FAZENDO O MENSALÃO TUCANO PARA APROVAR A REELEIÇÃO, PARA PODER ROUBAR MAIS 4 ANOS. FICO TRAUMATIZADO QUANDO VEJO COMENTÁRIOS DESSES BANDO DE IDIOTAS DIZENDO QUE ESSE LADRÃO É UM GÊNIO. MAIS ACHO BOM OUVIR-LO POR QUE SEI QUE ENQUANTO ELE E O PSDB EXISTIR, NÃO VAMOS DEIXAR O PT SAIR DO PODER. COM O PT EU PUDE FAZER FACULDADE, HOJE TENHO 2 EMPREGOS DE CARTEIRA ASSINADA , MINHA FAMÍLIA COME DO BOM E DO MELHOR, UMA FILHA NA ESTATAL ELETROBRÁS ATRVÉS DE CONCURSO É CLARO, MINHA ESPOSA FAZENDO FACULDADE, ACHO MELHOR PARÁ SE NÃO ESSES BABACAS DEFENSOR DO FHC, VÃO SE MATAR. PARA QUEM LER ESSE COMENTÁRIO REFLITA E LEMBRE DO DESMPREGO QUE ERA ANTES FALE COM SEUS PAIS QUEM SÓ TEM 19 ANOS ABAIXO, VEJAM COMO ERA O SOFRIMENTO DE UM PAI DE FAMÍLIA. HOJE OS JOVENS ATÉ PODE ESCOLHER ONDE QUER TRABALHAR. SE LIGA POVO, RENOVAR O QUER? NÃO PODEMOS MEXER EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO.

  77. Marlon Silva disse:

    Boa entrevista Kennedy, admiro porque você não toma Partido igual a muitos por aí. Sobre uma análise do PSB, Campos não tem tantos votos no NE como se imaginavam, principalmente com a saída do irmão Gomes do seu Partido. A disputa interna o PSDB não é pra escolha do candidato e sim para quem tem menor taxa de rejeição (tarefa difícil de enfrentar) caso a Grande mídia conservadora no ano da eleição na traga mais uma factoide as vésperas da eleição como já faz nas última contra o PT. Dilma deve vencer no primeiro Turno. Caso essa minha análise esteja errado eu levarei até um fim. Não vou pedir para esquecerem o que escrevi, como fez FHC.

  78. Antonio José disse:

    Como deve ser difícil para o príncipe e os seus súditos, digo viúvas, perceberem e/ou aceitarem que o brasileiro vive cada vez MELHOR…
    O povo brasileiro não quer mudanças, deseja isto sim, como qualquer povo, MELHORAR, sempre!!!

  79. Antonio José disse:

    Vitrine do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) para a corrida presidencial do próximo ano, Minas Gerais está com a economia estagnada e com índices piores do que a média nacional e de Estados vizinhos há mais de um ano – No segundo trimestre de 2013 (último dado disponível), o Estado governado pelos tucanos desde 2003 recuou 0,1% –já o PIB nacional surpreendeu e subiu 1,5%.
    Será que é por isso que torcem os tucanos?

  80. Martins disse:

    Fernando Henrique Cardoso, foi um dos maiores presidentes do Brasil. O atual governo é uma vergonha.Nada do que eles falam e fazem é sério.Eles vivem apenas um grande delírio, e nós os brasileiros é que pagamos as contas. Lula/Dilma não respeitam as leis eleitorais, e já já estão e campanha,usando a máquina governamental para comprarem os parceiros.

  81. Agílio disse:

    Não entendo como tem gente que condena a privatização. Tenho certeza que a Vale do Rio Doce não compraria uma mineradora sucateada e improdutiva em outro, como o Jose Grabieli (afilhado do Lula) comprou uma refinaria nos EUA que não vale nem 30% do valar que foi pago. Privatização é assim, interrompe-se o roubo no nosso dinheiro. Ainda bem que a Dilma/PT está privatizando estradas e aeroportos. QUE ASSIM CONTINUE.

  82. […] A entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao jornalista Kennedy Alencar é para esclarecer quem ainda pudesse ter dúvidas. […]

  83. clevio de oliveira disse:

    kennedy na o sou nem um comentarista politico,masi precisamos dar um basta no pt,pois o que estamos vivenso hoje no pais e uma ditadura,aquele que se levanta contra o pt e persequido de uma forma como so se viu na ditadura.acredito mais na candidatura do eduardo
    campos pelo seu perfil de familia e um homen que o brasil esta precisando.
    vamos aquardar o horario eleitoral entrar no ar.

  84. Luiz disse:

    Senhor FHC:

    Seu governo só não foi o melhor que tivemos desde 1500 porque o senhor deixou de privatizar Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, ainda que fosse pelo valor simbólico de R$.1,00 pelas as três, e não enxugou o BNDES de recursos e de excesso de pessoal, deixando assim que capitalistas privados assumissem os custos e riscos de seu empreendimento. Faltou também enviar projeto de lei para extinguir contribuiçãos sindicais, todas. No mais, nota 10 pelo Real, LRF, privatização das reles e tantas outras coisas.

  85. jeferson santos disse:

    vai da Dilma de novo o psdb esta no fim como partido so tem velho vamos la dilma

  86. […] entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao jornalista Kennedy Alencar é para esclarecer quem […]

  87. antonio disse:

    Sou pernambucano e nós aqui conhecemos o Eduardo Campos desde adolescente quando ele acompanhava seu avô, Miguel Arraes, nos comícios. Eduardo sempre foi ambicioso ao extremo, mas bastante articulado e bem relacionado. Porém sua obsessão em ser presidente, megalomaníaco que é, está passando dos limites e só ele não está percebendo. Eduardo também é dissimulado e fala coisas contraditórias como se fossem verdades absolutas. Se diz o novo na política e que aposentará as raposas, mas uniu-se a todas as raposas em seu Estado em nome de uma suposta governabilidade. Severino Cavalcanti, Inocêncio Oliveira e Gonzaga Patriota são exemplos de raposas a serviço de Eduardo, inclusive a filha do primeiro é secretária de esportes daqui. Vergonha. Eduardo agora demonstra seu autoritarismo, bastante conhecido por aqui: já disse que se Marina quisesse ser candidata ela teria escolhido o PPS. Não há margem de negociação com ele. É um coronel high tech. Um embuste, como disse o grande jornalista Jânio de Freitas.

  88. […] A entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao jornalista Kennedy Alencar é para esclarecer quem ainda pudesse ter dúvidas. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-04-27 21:37:47