aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-02-2016, 9h10

STF deverá afastar Cunha do comando da Câmara

Mas conversa de bastidor indica manutenção do mandato de deputado federal
53

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Há uma conversa de bastidor no STF (Supremo Tribunal Federal) que sinaliza a possibilidade do seguinte destino para Eduardo Cunha: ser afastado da presidência da Câmara, mas manter o mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez ao STF um pedido de afastamento das duas funções (presidência e mandato). O tribunal também apreciará uma denúncia contra Cunha com acusações consistentes das investigações da Lava Jato.

As seguidas manobras protelatórias de Eduardo Cunha e seus aliados no Conselho de Ética da Câmara, que parecem vitórias pontuais, estão começando a se voltar contra o presidente da Câmara. Ontem, o ministro Luiz Roberto Barroso negou pedido de Cunha para interromper a análise de um processo no Conselho de Ética.

O processo simplesmente não anda porque a defesa abusa do recursos. Isso deve reforçar a percepção da maioria dos ministros do Supremo de que é inviável a permanência de Cunha na presidência da Câmara. Ou seja, seria tirada a ferramenta que lhe dá tanto poder. E mantida a prerrogativa que outros deputados e senadores têm de continuar nos seus mandatos apesar dos inquéritos e denúncias que respondem no Supremo. A situação de Cunha deverá ser analisada pelo tribunal em março.

A continuidade do peemedebista no comando da Câmara parece ter os dias contados. Ele jogou tudo ontem para derrotar o governo na eleição para líder do PMDB na Câmara e perdeu dentro do próprio partido. Articulou 30 votos contra o governo. Isso tem peso. Mas a derrota foi enorme para ele.

Cunha vem se enfraquecendo de um modo geral. Vai ficando cada vez mais claro que o apoio ao presidente da Câmara está minguando dentro do Congresso e do seu partido. Isso é bom para o governo. Mas, se Cunha for afastado do comando da Câmara, a presidente Dilma Rousseff perderá o inimigo ideal para carimbar o impeachment como golpe e retaliação.

Se o governo não emplacar um aliado como Leonardo Picciani (RJ) na sucessão de Cunha, poderá ter surpresas negativas no trâmite do pedido de abertura de processo de impeachment.

*

Sem dúvida, a reeleição de Picciani para líder do PMDB foi uma vitória importante da presidente Dilma. Uma derrota na eleição para líder do PMDB na Câmara sinalizaria um grau de descontrole muito grande sobre o principal aliado e daria mais força à tese de impeachment.

Nesse sentido e no curto prazo, parece que fica mais distante, sim, a possibilidade de um impeachment prosperar. Mas o enterro definitivo da possibilidade de afastamento do cargo dependerá mais da economia do que de um apoio de Picciani.

O PMDB deverá indicar 8 dos 65 membros da comissão que vai analisar o pedido de abertura de processo de impeachment. Como quase metade da bancada votou contra Picciani (foram 37 votos a favor dele e 30 para Hugo Motta), o líder do PMDB, provavelmente, deverá indicar 5 ou 6 peemedebistas afinados com o Planalto e 2 ou 3 alinhados com a oposição ao governo.

O mais provável é uma correlação de 5 a 3, mas o governo vai tentar pescar apoios entre os 30 deputados que não votaram em Picciani e aderiram ao candidato de Cunha, o deputado federal Hugo Motta (PB).

Será difícil que Picciani indique 8 peemedebistas afinados com o Planalto. Ao tentar fazer isso no passado, houve um motim contra ele. A vitória apertada sobre Motta mostra que o governo terá dificuldades para aprovar a CPMF e a reforma da Previdência. Logo, é uma vitória parcial da presidente Dilma.

Como a economia não está apenas indo mal, mas está piorando, esse fator pesará na batalha do impeachment. Por mais que sejam necessárias provas de crime de responsabilidade, o rito do impeachment definido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) deixou claro que o fator político prepondera. Como o governo não consegue demonstrar capacidade de melhorar a economia, pelo contrário, esse tema do impeachment ainda precisará passar por algumas etapas para que seja considerado enterrado.

Não convém à presidente menosprezar essa ameaça.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
53
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O congresso quer mandar essa “bronca” para o STF porque ninguém ali tem moral para cassar ninguém. Aquilo é o maior cabide do mundo. Sabe quanto ganha um ascensorista ? E um motorista ?… Errou, ganha mais que muito médico (brasileiro, não cubano).

    • José disse:

      Correção: ganha MUITO mais que um médico brasileiro. Um operador de xerox, por exemplo, ganha a bagatela de (pasmem) R$ 29.000,00!!!

      • P/JOSÉ: É SÓ LOBO PROTEGENDO LOBO, NO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO! disse:

        E QUE MORAL TÊM ESSES LADRÕES TRAVESTIDOS DE GOVERNANTES E POLÍTICOS AINDA QUEREREM A VOLTA DA CPMF, OU QUALQUER OUTRO AUMENTO DE IMPOSTOS PARA COBRIR ESSES ABSURDOS E ROUBALHEIRAS?
        ESSES ALTOS SALÁRIOS E MORDOMIAS SÃO AUTORIZADOS POR LEIS APROVADAS POR BANDIDOS TRAVESTIDOS DE “REPRESENTANTES DO POVO”… SÓ COM UM MEIO LEGAL DE TIRAR ESSES VAGABUNDOS DE LÁ PODERIA SER SOLUÇÃO, COMO O “RECALL”!(DESELEGER O VAGABUNDO QUE LEGISLA EM CAUSA PRÓPRIA E CONTRA O POVO, EXATAMENTE O OPOSTO QUE TODOS PROMETEM EM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS).
        NÃO BASTASSE ISSO O STF RETEM PROCESSO CONTRA UM RENAN CALHEIROS POR TRÊS ANOS, E AGORA AINDA UM MINISTRO RETIRA DE PAUTA PORQUE IA SER JULGADO!
        COMO CASSAR UM EDUARDO CUNHA, DEIXANDO UM RENAN CALHEIROS NO CARGO, SE SEUS CRIMES SÃO MUITO MAIS ANTIGOS? STF NÃO DEVERIA FAZER “POLÍTICA” E SIM COLOCAR POLÍTICO BANDIDO NA CADEIA!
        ESTAMOS NUM MATO SEM CACHORRO, É PRECISO MUITA PACIÊNCIA PARA NÃO EXPLODIR!

    • walter disse:

      É isso mesmo Cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão, tudo ali não passa de um “faz de contas”; “como pode um conselho de ética, precisar do supremo, para ter autonomia”…
      Kennedy, este tal de picciani, lembra muito o “seu boneco”; mais um manobrado, que não acrescentará para a dilma.
      Quero acrescentar também, o cunha não é o maior problema da dilma; são seus números absurdamente negativos, e sua falta de “CUMPRIR O QUE PROMETE”; ONDE ESTÃO OS CORTES…por favor, não se pode governar um país com tanta antipatia e suspeitas”…

    • marcus disse:

      E o funcionário que serve o cafezinho dos deuses do olimpo, também conhecidos como deputados ou senadores?
      Da ultima vez que fiquei sabendo o seu salário, e isso já faz muito tempo, esse ser que serve o cafezinho,que graduado,pós-graduado e com doutorado em servir cafezinho ganhava 5000 mil reais.Hoje deve ganhar uns 12 mil reais.

  2. Romanelli disse:

    CUNHA é PROVA viva de que as “nossas” Instituições NÃO funcionam !
    .
    Como pode existir um cara que NÃO sabe dizer a origem dos MILHÕES de US$ que irrigaram suas contas na Suíça ? (e nunca declaradas)
    .
    Como pode ter um cidadão que, CONTRARIANDO o código de ética FORMAL do seu meio, ser pego MENTINDO aos seus pares sobre a existência e titularidade de contas e FATOS
    .
    ..ou sobre a origem de projetos e questionamentos legislativos que visavam tão somente a facilitação da concussão do agente (dele) e a intimidação da vítima
    .
    ..como pode isso, se já esta provado que este cara ajudou a OPOSIÇÃO a jogar no quanto pior melhor, a parar por 2 anos o BRASIL, e com isso desmerecendo, afligindo e não se apiedando dos MILHÕES de desempregados, desesperançados e desassistidos que vemos entre nós todos os dias?

    como pode gente, este cara ser ainda continuar a ser UM deputado ? ..francamente

    • Julio Cesar disse:

      Como tem gente tapada nesse País. O que vai melhorar para o Brasil com a saída de Cunha, absolutamente NADA, temos que tirar Dilma, o PT, e esse bando de corruptos que a cercam, o dia que Cunha sair sua vida vai mudar espertão? isso é apenas um disfarce que os amigos de Dilma tentam passar para o povo. Viva o Brasil

      • orlando disse:

        como tem gente alienada agora e tudo e Dilma e o pt,como se tivesse apenas esse partido, se abrir um buraco na minha rua a culpada e Dilma ?! tem a santa paciência, para de politizar e vamos prestar mas atenção aos fatos,o Eduardo cunha, renan calheiros e tantas outras raposas velhas da política, que estão, no poder tem que ser tirado de la as pressas pq nao so o pt que estragou o pais,mas também, que vivem a quase 30 anos nos corredores do congresso.

        Outra detalhe que acaba com corrupção começa a investigar vereadores,prefeitos,deputados estaduais,governadores e por ai vai na escala, ai sim vamos combater a corrupção agora tirar o pt e colocar ex: um psdb da vida ai e trocar seis por meia duzia.

        • Aparecido disse:

          Orlando .O Sr esta certissimo.Eu votei no PT em 2002 pq acreditei piamente que o PT era um partido diferente,afinal o Lula veio debaixo,mas, passados estes anos a surpresa que não foi tanta surpresa assim,pq ele sempre foi “Pelego” é o que estamos vendo.Nosso povo como diria”Pele” não sabe votar.Mas votar em quem,no Aecio,outra porcaria,no PSDB então nem se fale.o PMDB,todos sabemos ,gosta de uma TETA.Então estamos nesta canoa furada.A Dilma ,discordo do SR,tem culpa sim.Assim como tem o Lula,Aecio,o STF,e nós tb.Vendem-se votos por Bolsa Esmola então é isso.Abraços

    • Francisco das chagas disse:

      Se acha que não funciona, muda para Venezuela, paraguaí, argentina….o problema não é as instituições são as jogadas politicas que acabam em manobras que a dificulta os andamentos dos processos, isso existe em qualquer pais do primeiro mundo.

      • Romanelli disse:

        Provas de que as Instituições não funcionam ..e vou ficar só do poder Judiciário
        .
        o caras tem direito e foro próprios ,,já se tratam como agentes, e não como funcionários públicos ..legislam em causa própria
        .
        só HOJE o STF, depois de décadas, finalmente disse que quem for condenado em 2a instancia já começa a pagar a conta pra livrar o BRASIL das chicanas (culpa assumida)
        .
        Promotores, procuradores e juízes ainda se permitem ganhar até 17 salários anuais e ter 60 dias de férias ..fora o servicinho de 5a categoria que oferecem, muitos ganham acima do teto CONSTITUCIONAL onde SEQUER pagam imposto pelo excesso ..é assim com o auxilio educação pros filhos, R$ 3 mil/mês, moradia, mudança, alimentação, transporte, auxilia saúde etc etc
        .
        enfim, se vc acha que isso tudo é exemplo de proficiência, então desculpe se minhas colocações o feriram por dentro ..e sobre me mudar, preferia a Suécia, só que com este cambio não dá
        .

    • Christian Claudius Carvalho disse:

      Os presidentes da Câmara e do Senado devem ser as pessoas mais idôneas e preparadas das suas respectivas casas… Isso quer dizer que todo o resto é pior que Renan e Cunha… estamos muito bem representados… Normal, já que o país elegeu a mandioqueira sem meta duplicadora de metas no armazenamento de vento… a nossa Mulher Sapiens… É nessa direção que caminha o brasil…

    • Leonardo Castro disse:

      Concordo com a sua indignação, pois também é a minha. Mas parece que vc andou se esquecendo do Renan Calheiros, Fernando Collor, agora vindo a tona os crimes de Lula, Delcidio do Amaral (mesmo preso, recebendo salário e até auxílio moradia).
      O que mais me indigna é que na instância dos “meros mortais”, o sr juiz Sergio Moro já condenou uma dezena de bandidos que assaltaram nossos cofres. Porém na instância dos “super mortais” (com foro privilegiado), ainda sequer começou o julgamento.

    • Marcos Santos disse:

      Falou tudo!! O povo esta pagando o pato, estamos perdendo nossos empregos e correndo o risco de perdemos tudo que conquistamos e tudo por causa de uma guerra politica de um bando de ladrões.
      Os políticos ladrões a cada dia fica mais ricos o povo ficando a cada dia mais pobre.

    • Fabio disse:

      Corretíssimo Romanelli, mas pior, Cunha é a face de muitos brasileiros que pensam e agem como ele.Talvez isso explique o porque um bandido como ele ainda continua presidindo a Câmara e tendo seu mandato intacto.

  3. CLAUDIONOR ERASMO DO PRADO disse:

    Gente Eduardo Cunha não pode só ser tirado da presidência da câmara, ele tem que ser extirpado de todos os tipos de cargos ou serviços públicos. Mais infelizmente vai ser só isso mesmo, a saída da câmara e olhe lá, vai continuar como deputado com seus vencimentos totais e mais mordomias e os 5 milhões de dólares nos bancos Suíços.

  4. Adriano disse:

    Até que enfim o Judiciário vai trabalhar. Afastar Cunha. Impugnar a candidatura de Dilma e Aecio por receber dinheiro sujo da corrupção. Novas eleições em Outubro.

  5. Luiz Cesar Alves da Rocha disse:

    Eu , não sou a favor ou contra Eduardo Cunha. Mas, ele usa
    os meios legais para a barrar o processo.
    Agora eu , sou contra sim , um poder interferir no outro.
    Já está ficando inconveniente demais o STF , interferir no
    rito do Legislativo.

  6. Ezequiel disse:

    TUDO BEM, MAS PORQUE NÃO AFASTAM A DILMA ROUSSEF TAMBÉM ????? CUNHA É SUSPEITO DE ROUBAR R$ 5 MILHÕES E A DILMA COM LULA ? AFUNDOU A PETROBRAS, COMPROU REFINARIA SUPERFATURADA, ZEROU O DINHEIRO DO PAÍS, AFUNDOU O PAIS EM CREDIBILIDADE INTERNACIONAL, NÃO COBROU IMPOSTOS DE SELEÇÕES NA COPA DO MUNDO, QUER CRIAR CPMF, MENSALÃO, PROPINODUTO ETC …….. E AÍ MEU AMIGO PORQUE ELA NÃO É IPITIMADA E PRESA JUNTO COM TODOS DO PT E O LULA ???? ALGUÉM PODE RESPONDER !!!!!

    • Romanelli disse:

      eu posso tentar ..o q vale são as LEIS, não só os seus valores
      .
      Pra mim DILMA cometeu crime de Responsabilidade ao maquiar as ctas c/métodos usados por todos os demais presidentes, feriu a lei 1079 ..só q isso foi no 1o mandato, e a LEI, dizem os juristas, dá salvo conduto pra este caso
      .
      DILMA foi Ministra da Energia e da C.Civil, membro do Conselho e não teria visto os desvios (ou participado) na Petroteta ?! Segundo a LAVA JATO, não !!
      .
      Só o Comperj foi orçado em US$ 8 bi, já bate em US$ 48 e não ta pronto ..a Abreu&Lima de US$ 2 foi pra US$ 22bi ..Pasadena, Okinawa, as refinarias do Ma e Ce somados dão mais US$ 4bi, e ainda teve o represamento criminoso dos combustíveis q bateu em R$ 60 bi
      .
      ..e mais, DILMA, em 2012, JÁ presidente, 2 anos antes da Lava Jato, MANDOU embora Cerveró, Costa, Zelada e Duque, e NÃO explicou pro país
      .
      Enfim, espero q por tudo dito, DILMA responda um dia à justiça. Agora, o q não se justificaRIA seria ela PARAR o país pra se manter no Poder

  7. Ezequiel disse:

    ESTÃO FOCANDO O CUNHA, COM TODA A RAZÃO, MAS ESTÃO DEIXANDO O ALVO PRINCIPAL QUE É LULA, DILMA, RENAN CALHEIRO E O PT !!! ESPERO TAMBÉM QUE TODO O BRASIL NUNCA SE ESQUEÇA DE CORRUPTOS COMO SÉRGIO CABRAL E PEZÃO DESTRUIRAM O RIO DE JANEIRO TAMBÉM !!!!

    • Marcos disse:

      O Cunha não quer que a Dilma saia, porque no dia seguinte, ele sai também. Simples assim, o único jeito de pensar em tirar a Dilma é tirar o Cunha porque se não ele vai manobrar para que ela continue e ele continua junto e o país afunda de vez. Só pode tirar a Dilma se tiver certeza de que vai haver nova eleição. Tirar Dilma pra colocar Temer ou Aécio é trocar seis por meia dúzia. Tem que ser faxina geral!!!

  8. Pasquale disse:

    Muda nada estamos com lama no queixo.

  9. Ivan Paladini disse:

    É impressionante como nossos políticos são ruins, e nosso STF idem, esse Sr. já deveria ter sido afastado de suas funções no ano passado, estamos nessa crise profunda por ele não deixar o restante dos deputados (que são tão desonestos como ele) trabalhar, o pessimismo tomou conta de investidores, e eles só sabem querer defender os seus bolsos não se importando como está o país, estão na política de quanto pior é melhor; para eles é claro. O STF tem de ouvir o clamor das ruas e tirar todos esses vagais que lá se instalaram e destroem cada dia mais o nosso país.

  10. Giovanny disse:

    Para falar a verdade, pelo pouco que entendo, a presidência tem culpa sim de estarmos nessa situação, ela poderia ter forçado mais o congresso, entretanto esse nosso congresso, principalmente a câmara dos deputados tem feito absurdos sob a batuta desse Eduardo Cunha, ele perdeu toda noção de justiça, caráter, dignidade. Esse cara junto com os partidos de oposição não pensaram um só minuto no povo brasileiro, foram eleitos para nos representar, mas é isso que nos queremos? Vi uma reportagem sobre o Aécio em que ele afirma que agora vai mudar o tom, já que passou um ano inteiro tentando ser presidente, agora vai trabalhar, apresentar algumas propostas para melhorar o país, isso porque esta perdendo credibilidade, coisa que nunca teve. Esses são os nossos representantes, só pensam exclusivamente em si mesmo. Como será que nós, povo, iremos responder em 2018? Será que elegeremos algum deles novamente? Oxalá nossa memória não falhe até lá.

  11. ORLANDO MARTINS disse:

    EU ENTENDO QUE O STF ESTA TRABALHANDO PARA A DILMA SER MANTIDA NO PODER, O QUE É ÓBVIO, FACE AO FATO DE QUE FORAM INDICADOS POR ELA E PELO LULA.

  12. João Alberto Afonso disse:

    Enfim, Cunha continua rindo do povo brasileiro e, como disse o Boechat, a máquina pública a serviço de interesses de quem está no Poder e contra os interesses da população, conseguiu que, como disse, um “ZÉ RUELA” fosse alçado a líder do PMDB para manter a Dilma no comando da nação, pouco importando a sua total incompetência para tanto. Agora, manobras para que LULA e esposa não prestem esclarecimentos sobre o Triplex e sítio, está cheirando muito mal na medida em que, qualquer operador do direito, como é o meu caso, bem sabe que incorreu qualquer tipo de ilegalidade. Mas, a situação desse cidadão está ficando cada vez pior na medida em que, ficar em silêncio, leva a população a crer que ele não tem como se explicar.

  13. Sandra S. disse:

    O QUE SE PODE DIZER DE UMA COISA DESSAS? O CONGRESSO NÃO TEM MORAL, COMO PODE UM BANDIDO DESSE AINDA ESTA IMPUNE, POUCA VERGONHA E POUCO TUDO.

  14. PEREIRA disse:

    Atualmente estamos vivendo uma realidade que tudo se pode no que se refere aos políticos, a presidente mergulha o Brasil numa interminável crise político-econômica e marca sua gestão pela irresponsabilidade fiscal e falta de confiabilidade externa, cada dia que passa o meio de vida dos brasileiros ficam pior devido os aumentos constantes dos impostos, energia, água, iptu, remédios, alimentos, gostaria que o governo federal mostrasse realmente ponto a ponto o valor real que se encontra a inflação, pois essa que se apresenta anda longe da realidade e os brasileiros sabem disso na hora das compras. Pagamos todos os tipos de impostos, mas não temos o retorno deles, o brasileiro já nasce devendo. Espero que isso um dia mude para melhor, mas tenho certeza de que com essa atual gestão dias piores viram, pois não se vê fazer nada que venha para melhorar o bem estar dos brasileiros

  15. Marco Túlio Castro disse:

    E o Renan Calheiros e a Dilma ? Quando serão retidados ? E o Lula quando será preso ?

  16. Sandra Py disse:

    É tanta gente com rabo preso com esse senhor, que tenho minhas dúvidas se ele será mesmo afastado. Aliás, aproveito para deixar a minha opinião sobre a reeleição de políticos cassados após 8 anos: Esses caras nunca mais deveriam exercer nenhum cargo público. Acho um absurdo uma pessoa que já provou não ter nenhum caráter poder voltar a vida pública. Mas é aquele negócio: Eles não legislam para o povo brasileiro, eles legislam para eles; e, como 90% deles não sabem o significado da palavra Ética, na hora de aprovar uma lei, eles pensam: Será que essa lei poderá se voltar contar mim?

  17. Marco Túlio Castro disse:

    Vão afastar o promotor do caso Lula. Pelos vistos Lula está acima da lei não é mesmo ? Mas isto é por enquanto! No futuro não haverá lugar na terra para ele se esconder.

    • F Martins disse:

      Se vc tiver algo a provar contra ele, não vale ser a reportagem da Veja ok.O promotor vai ser afastado porque ao inves de cumprir com seu dever quis fazer uma investigação pessoal.Bem vindo essas pessoas são cheias de advogados ou vc faz o rito certinho ou da nisso. Próximo!

  18. Helio disse:

    Estou pagando pra ver.

  19. Jose Oliv disse:

    Nosso Pais tem 3 pragas que precisam ser controladas ( ja que nao podem ser extintas):
    1. Politicos – precisa ser reduzido o numero e tambem, extintas as mordomias e altos salarios,
    2. Religiosos – precisa ser criada uma Lei que controle o estelionato religioso- tem pastor pedindo 30% de dízimo e nao há lei que impeça este tipo de estelionato.
    3. Bancos – Os banqueiros brasileiros tem a cara-de-pau de declarar lucro liquido trimestrals de bilhoes e o Governo nao tem vergonha na cara ne moral para coibir tal tipo de usura. Enquanto os Bancos do 1o. mundo estao fechando, os nossos declaram bilhoes de lucro.
    Isto é uma vergonha e nao temos nenhum pilitico sério que adote essa bandeira em suas campanhas, porque nao temos em quem votar. Infelizmente !!

  20. Flavio Pessi disse:

    Infelizmente não podemos fazer um limpa na Câmara e nem no congresso. Estamos sendo roubados por um bando de hipócritas, safados, sem caráter e sem ética. O povo não aguenta mais Cunha,Dilma,PT, PMDB, PP, PSOL, PR, PSDB e todos os P que estão no comando.

  21. Alberto disse:

    Não é só o cidadão Cunha que não sabe dizer o que tem.Outro figurão também nada diz.Esqueci,trata-se do mantra do usufrutuário ou parecido.A fedentina é ampla,geral e irrestrita na terra brasilis.

  22. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Cunha evaporou.
    Agora precisamos degolar Aloysio Nunes, José Serra, Aécio Neves e o presidente do Senado.
    Os outros pilantras (maçons ou não) serão degolados oportunamente.
    FHC não tem mandato e será empalado pela bocarra maldita vestindo o fardão da ABL.

  23. Acho um absurdo tanto dissi e me disse sobre um assunto só.
    O Brasil esta desmoralizado, ois dirigente politicos estão desmoralizados. Será que não tiveram mãee? Religião, familia. Vergonha dos filhos? Nada, perderam o credito. è
    uma pena…nosso paiz tão belo. Praias divinas, E as leis,
    esta só no papel, Deus toma conta. amem.

  24. Moacir Assunção disse:

    caros, o Cunha não representa somente um risco para a Câmara, mas para o Brasil. Esse cidadão é um psicopata perigoso e perigoso. Jamais poderia ser um parlamentar, quanto mais presidente da Câmara. Deve ser afastado, sem dúvida, e preso. Nunca pôde explicar o seu patrimônio e já ficou claro que todos o temem. Será um completo absurdo que o STF o deixe em liberdade. A situação da presidente não tem absolutamente nada a ver com ele, aliás, esse cidadão é o seu principal inimigo e foi apoiado por toda a oposição. Ao contrário do que disse alguém nesse espaço, o Brasil melhorará muito com a saída desse cidadão do poder.

  25. marcus disse:

    É obvio, o problema do Cunha foi ser a favor do impeachment da aloprada dilma. Se houvesse seriedade nesse país a Dilma já teria saido, o Luladrão já estaria na cadeia. o Renan com o mesmo destino do Cunha, e assim vai, outra centena de “homens públicos brasileiros”, que acham que devem fazer com a vida pública o mesmo que fazem na privada.

    • F Martins disse:

      Engraçado que o cidadão não toca no nome do Aécio, que com certeza foi seu voto.O brasileiro é interessante ele quer que saia o voto dos outros o dele tudo bem pode ficar…estamos bem viu.

  26. Dura Lex Sed Lex disse:

    Existe o que se entende como legalidade, como burocracia, como realidade. E existe o que se entende como moralmente correto, que repousa na alma de todo ser. Cunha, seria assunto para se resolver no máximo em 1 semana. Mas, estamos no Brasil. Aqui, para quem tem poder, tudo é permitido. E pasme-se, são tantos os que defendem essa “democracia”. Dizem que o poder emana do povo e em seu nome é exercido. E tudo precisa acontecer nos moldes da legalidade. Somos uma terra de hipócritas, estamos condenados a ser uma eterna província, uma terra de políticos, magistrados, funcionários públicos e… escravos. Povo existe para ser explorado, por empresários corruptos e um governo financeiramente insaciável. Isto que se chama de justiça, não promove nada que seja justo. É um conjunto de indivíduos alienados que se confinaram a leis equivocadas, a códigos falhos, a jurisprudências criadas por conveniência de seus criadores, ou por pura e simples vaidade. É incrível dizer isso mas aqui falta é lei.

  27. J Claudio disse:

    DEMORÔ… Pelamordedeus, deixar Cunha intocável e querer acabar com Lula, está desmoralizando a justiça de tal forma, que nos meios onde frequento até os que não gostam do ex-presidente concordam que se trata de perseguição. Boatos acabam valendo mais do que provas contundentes, não dá pra engolir nem com traqueostomia, com certeza.

  28. Ricardo disse:

    O PT é culpado sim por parte dos problemas do Brasil, mas os outros partidos TAMBÉM são culpados. Afinal, não vivemos numa ditadura. Os deputados federais e senadores foram cúmplices, coniventes, etc. O impeachment ajudaria, mas não resolveria todos nossos problemas. No fundo mesmo o que está acabando com o Brasil é essa guerra política entre os sujos e os mal lavados, entre os ladrões que estão no poder roubando e os ladrões que não estão roubando porque não estão no poder mas querem chegar lá. TODA classe política brasileira é podre. O PT não consegue resolver o problema e o PSDB não vai ajudar o PT. Ou seja: vamos fritar até o impeachment ou até o próximo presidente, que deve ser o Aécio e daí teremos um impostaço. Alguém duvida que a CPMF vai passar?! Vai passar agora ou depois, mas vai passar.

  29. JC TAVARES disse:

    Cunha na cadeia JÁ. Essa “justiça” tira todos pra otário. Aécio, delatado várias vezes, INTOCÁVEL. Lula não foi citado por nenhum delator da Lava Jato, destroem a sua biografia. ATÉ QUANDO????

  30. laurita gomes disse:

    o STF ESTA SE METENDO MUITO NA CAMARA DOS DEPUTADOS

  31. Ronaldo Pereira disse:

    O Cunha escancarou o que as leis lhe permitem. Os Ministros do STF podem não gostar, mas o Cunha está usando a lei. Os Ministros do STF não fazem leis, eles só as garantem. Se o Cunha está fora da lei que o punam. A intromissão de um Poder sobre outro é o fim da democracia e início de uma ditadura.

  32. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Nada muda no Circo Brasil.
    Mulher Barbada, continua no poder.
    A classe dos Mágicos, mudou seus hábitos de consumo para sobreviver.
    Trapezista continua na corda bamba tentando manter seu emprego.
    O leão agora come salsicha.
    Bailarina dança conforme a música.
    Milhões de palhaços desempregados.

  33. Roberto Tesch disse:

    E como faremos para executar o serviço bem feito… barba, cabelo e bigode?
    Não dá para o país viver com um elemento desse comprando, incitando e coagindo políticos na câmara?
    Esse cara é como um traficante perigoso… quem o põe em perigo recebe até ameaças de morte.

  34. ATÉ ONDE VAI TANTA VERGONHA? disse:

    ENQUANTO VEMOS QUE EM OUTROS PAÍSES HOMENS PÚBLICOS RENUNCIAM DIANTE DE “SUSPEITAS”, ENVERGONHADOS, AQUI VEMOS, LUTANDO COM UNHAS, DENTES E MAIS ALGUMAS COISAS IMPUBLICÁVEIS ATÉ, PARA NÃO PERDEREM SEUS CARGOS, DECLARANDO INOCÊNCIA DIANTE DE PROVAS IRREFUTÁVEIS DE SEUS CRIMES:
    Ex- Presidente da República, atual Presidente da República, atual Presidente do Congresso Nacional, atual Presidente da Câmara Federal, vários Senadores da República, vários Deputados Federais, vários empresários nacionais de grandes empresas, vários Diretores de Estatais etc etc etc!
    Como podem os investidores internacionais e até nacionais confiarem num país com tal situação política, moral, financeira?

  35. Flora Costa Nogueira Holzman disse:

    Afastá-lo da presidência da Câmara não é suficiente. Ele continuará “comprando” os colegas corruptos que são quase 300. Só há uma saída, tirá-lo da política definitivamente com base nas inúmeras provas que já existem. E ainda, concluir imediatamente – nem que seja preciso um mutirão dos ministros – os mais de 500 processos criminais que dormem nas gavetas do STF contra políticos corruptos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2016-05-30 05:42:24