aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
10-04-2018, 21h56

STF violenta tradição jurídica do país, diz Ciro

'PT força mão ao sustentar que Lula é preso político'
13

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes diz que “tradição” jurídica brasileira tem sido “violentada por uma palavra, que vale lei, do Supremo Tribunal Federal”. Ele avalia que a prisão de Lula “confronta a norma constitucional brasileira à luz da nossa tradição”.

Ciro considera Lula vítima de uma injustiça, por entender que a Constituição não autoriza a aplicação da pena de prisão após condenação em segunda instância. Ele também acha a condenação injusta.

No entanto, afirma que há “uma forçação de mão” do PT ao dizer que Lula é um “preso político”.

O pedetista avalia que o STF deveria ter julgado a possibilidade de prisão pós-segunda instância em tese antes de apreciar o habeas corpus de Lula. Mesmo o entendimento que prevê a pena de prisão nessa circunstância, diz Ciro, é uma autorização e não uma determinação. “Autorizada [a prisão], o juiz Sergio Moro que a determinou.”

Indagado se espera eventual apoio petista num cenário eleitoral sem Lula, Ciro diz que “tem que ter muita paciência” para entender o momento “grave, delicado, que o PT está vivendo”. Acredita que a prisão de Lula, um ex-presidente que “projetou a imagem do país lá fora”, é “um trauma que vai ficar marcado na história”.

O pedetista se opõe à privatização da Eletrobrás por considerá-la “crime contra a sociedade brasileira”. Ele diz: “Nenhum país entrega o seu regime de águas ao controle do capital estrangeiro”.
Segundo ele, há cerca de 250 hidrelétricas interligadas e seria difícil, com a privatização, gerenciar o fornecimento de energia e de água ao mesmo tempo com o controle em mãos privadas estrangeiras.

Ele nega ter agredido um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) que o provocou ontem em Porto Alegre. Indagado se o temperamento seria seu maior inimigo, responde: “Isso é o que gostariam os meus adversários de passar”, porque não teriam como questionar sua competência e honestidade.

Ouça a entrevista concedida ao “Jornal da CBN – 2ª Edição” por volta das 18h30:

Comentários
13
  1. walter disse:

    Kennedy esta mais que na hora, de um grande jornalista como você admitir…o País esta mudando de verdade, não vai aceitar manobras; passou o tempo, que condenados do colarinho branco, ou parlamentares com fórum, não iam presos; esta sendo providencial estas mudanças do acaso;o melhor exemplo, deveria ser uma pessoa conhecida, com o perfil e o Ego do lula…esta conversa do PT não logrará êxito, por não terem o Povo de verdade ao seu lado…estão tentando criar fatos, nem com os sem terras e teto, esta dando certo; esperam o cadaver esfriar, só isto…tudo caminha, para uma cadeia longa…o lula com certeza, usará o meio do maluf; ficando doente,conseguirá, prisão domiciliar; se insistir na candidatura, continuará mais visado; esta na hora de admitir, seu tempo passou…por ter credito em algumas esferas, poderá usar, enquanto não chega as vespera da eleições; será cassado pelo ficha limpa, e não terá tempo, de fazer seu sucessor; deve passar o bastão enquanto é tempo, ou perderá tudo

  2. EU ACREDITO NA SERIEDADE DELE, E ACREDITO QUE SERÁ UM GRANDE PRESIDENTE. ELE É MUITO JUSTO, INTELIGENTÍSSIMO, ENTENDE MUITO DE ECONOMIA, DIREITO, DIREITO ADMINISTRATIVO, CONSTITUCIONAL,
    CONHECE OS PROBLEMAS DO PAÍS, É EXCELENTE ADMINISTRADOR, E MERECE SER O NOSSO PRESIDENTE; UM CIDADÃO FORTE E DECIDIDO. O BRASIL NECESSITA DE UM PRESIDENTE QUE SEJA ANTES DE TUDO UM PROFESSOR DE DIREITO E TENHA O PODER DE LIDERANÇA, E SEM DÚVIDAS: CIRO GOMES É UM LÍDER.

  3. Samir Palumbo disse:

    Parabéns Kennedy pela entrevista. Ciro Gomes é o único que une os brasileiros, da esquerda a direita, em um plano inteligente de desenvolvimento nacional!

  4. MARIZETE RODRIGUES GOMES disse:

    Concordo com tudo que o Ciro fala, gosto muito dele, temperamento explosivo todo mundo as vezes tem. é um ótimo candidato, eu votaria nele.

  5. Daniel disse:

    Kennedy, vc sabe, meses atras esse candidato dizia horrores contra o PT e contra O LULA, agora fala o posto… pera lá… parece que que ele quer que esqueçamos o que ele fala mal deles, para ganhar votos dos petistas e parecer como bom moço…
    Alguém já disse: pura hipocrisia

  6. Georges Christian Costaridis disse:

    É …todo mundo sabe o que tem que fazer mas por quê será que nenhum político o faz?

  7. Edésio Mesquita disse:

    Gosto muito de suas matérias. Um jornalismo objetivo e independente. Livre de fundamentalismos ideológicos.

  8. oliveira disse:

    Vi o vídeo e realmente a reação de Ciro Gomes foi desproporcional. Mais uma vez ele mostra ser pavio curto. Aceitou uma provocação de um imbecil e reagiu indevidamente.

  9. Joaquim disse:

    Este senhor deveria procurar um médico e fazer um tratamento. Mas numa coisa eu tenho de concordar a tradição jurídica do pais esta sem violada, POIS NUNCA SE PRENDEU RICO E PODEROSO e agora isto esta acontecendo.
    Como ele e seus pares tem acesso aos mais altos escalões do poder, tentam de toda as maneiras mudar leis ou mudar o entendimento que garanta a continuidade do status quo.
    Vamos dar a resposta nas urnas, não reelegendo ninguém que esta esta hoje no poder e também os seu parentes ( filhos, irmão, pais e afilhados ).

    • P/Joaquim.: LIMPEZA GERAL NO SENADO E CÂMARA FEDERAL! disse:

      O caminho é esse, Joaquim. Não adianta nem o papa virar nosso presidente, se continuarem os senadores e deputados federais que estão aí (com pouquíssimas exceções). Mudar o presidente e não fazer uma FAXINA GERAL NO SENADO E CÂMARA FEDERAL, não adiantará nada! Cada eleitor teria que fazer uma avaliação cuidadosa, primeiro para não reeleger corrupto, nem sequer quem esteja simplesmente como “suspeito”. E olhar bem para os parentes dos atuais corruptos, pois muitos vão tentar colocar parentes em seus lugares!

  10. Roberto Cardieri disse:

    Esse Sr. quer ser presidente. Para sua campanha, por que ele não divulga a situação REAL de seu estado, antes e depois de sua administração.
    Ah, desculpe, ele diz que não sabe mentir, e é tão honesto quanto seu amigo do PT!

  11. Esse sujeito nem deve ser levado a sério. Arrogante e instável, levaria o País a uma situação de instabilidade e conflito superior a que vive agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-04-27 03:52:14