aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-07-2017, 17h31

Temer apresenta defesa à CCJ para acelerar exame da denúncia

Para o governo, na Câmara importa mais fator político do que jurídico
2

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ao apresentar a defesa do presidente Michel Temer hoje à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o governo cumpre a estratégia de tentar acelerar a análise na Câmara da denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Para o governo, na Câmara, importa mais a defesa política do que a jurídica.

No Legislativo, Temer tem de buscar votos para sair da CCJ com maioria simples a favor da sua posição, que é contrária à autorização para que o STF (Supremo Tribunal Federal) analise a denúncia.

A batalha principal se dará no plenário da Câmara, onde é mais difícil para os opositores do governo obter a autorização para o STF avaliar a denúncia de Janot. No plenário, os defensores da autorização precisam de 342 votos (dois terços dos 513 deputados). Temer precisa evitar que esse número seja atingido, seja com apoio aberto ou ausência de deputados.

Para o Palácio do Planalto, o melhor cenário é votar a primeira denúncia antes que o procurador-geral da República faça uma segunda acusação. Nesse sentido, quer evitar que a atual batalha dure até agosto.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Ouça a análise no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
2
  1. mano disse:

    meus caros: Infelizmente as decisões monocráticas no âmbito do STF não ajudam a democracia. Por exemplo: a decisão do Ministro Marco Aurélio pode ser entendida como um ato lesivo ao interesse público, portanto cabe ação popular ou ação civil pública. O eminente Ministro sabe disso, mas do que adianta instaurar a ação popular no juízo singular? Para quê? Afinal a entrevista do Ministro antes de tornar pública a sua decisão teve característica de arrogância e/ou deboche. Quem lê sobre um Norberto Bobbio sente vergonha de alguns representantes da nossa mais alta “corte de justiça”.

  2. walter disse:

    Não é exatamente a oposição que quer a cabeça do temer sozinha caro Kennedy; como já era de se esperar, o Rodrigo Maia esta sendo incentivado a fazer corpo mole, com o presidente e sonhar em substitui lo; sempre houve tal possibilidade, com a pendenga do RIO, com relação a recursos…não conseguem se adequar, querem dinheiro sem prestar conta, e tem que ser Muitos Bilhões, com endereço só de ida…este Zveiter vai caprichar, para tentarem em algum momento, conseguir espaço suficiente na base da pressão…a CCJ vai encaminhar o processo para assembleia, mas lá não importa o que aconteça na comissão; salvo se acontecer novas denuncias contra o Temer, vai se manter presidente, e quem sabe consiga, a poder de chantagem velada de seus aliados, aprovar a reforma trabalhista…com a manutenção em parte, dos benefícios para sindicatos, que é um absurdo…infelizmente, os asseios do lula, vão se concretizar em parte; fazer o que…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-09-25 01:23:47