aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
04-06-2018, 20h54

Temer e Petrobras não têm como manter reajustes diários

Parente saiu para viabilizar mudança na estatal
10

Postado por: Alencar Kos
Brasília

O governo e a Petrobras não têm condições políticas de manter reajustes diários dos preços dos combustíveis. Pedro Parente pediu demissão da Petrobras porque sabia que a política de preços seria alterada. O presidente Michel Temer não tem força política para sustentar remarcações diárias nos valores da gasolina e do gás de cozinha.

A questão é saber quem pagará a conta. O governo está discutindo se haverá um reajuste mais leve, com a Petrobras absorvendo os eventuais custos dessa política de preço, ou se serão utilizados recursos do Tesouro, o dinheiro do contribuinte.

Talvez o reajuste diário tenha sido uma medida extrema. A política de remarcação de preços deve ser mais estável, levando em conta a variação do dólar e do preço do barril de petróleo, mas também atendendo aos interesses da população brasileira.

Parente assumiu a empresa num momento de dificuldade, destroçada pela interferência econômica do governo Dilma. A empresa teve dados expostos pela operação Lava Jato. Mostrou uma corrupção que existia havia muito tempo, mas a operação revelou casos que explodiram na gestão petista.

Com Parente, que fez uma administração positiva, houve uma mudança radical na política de preços da estatal. Variou de um extremo ao outro _de uma intervenção muito forte durante o governo Dilma a uma política que beneficia apenas os acionistas e prioriza a geração de caixa para dar musculatura à companhia.

Os acionistas da Petrobras devem entender que é diferente ser sócio de uma empresa pública do que de uma companhia privada. Obviedade necessária: uma estatal está sujeita a políticas públicas.

A Petrobras recebeu o seu monopólio econômico por uma decisão do Estado brasileiro nos anos 50. Foi um investimento da sociedade. Isso precisa ser levado em conta na hora de fixar um preço tão importante para a economia.

Ouça o comentário sobre o reajuste dos preços da Petrobras aos 18 minutos e 30 segundos no aúdio abaixo:

Comentários
10
  1. ANDRÉ FERREIRA disse:

    Esta insuportavel gasolina o menor preço que achei depois da greve esta em média 4,19 uso tres tanques de um popular 1.0 é um absurdo bancar acionistas e recuperação de empresa a custa do nosso bolso quem é a favor desta politica suicida de preço diario ou não tem carro ou não usa porque o governo não sobe o salário minimo diario ? Demora o ano inteiro para aumentar 50,00 reais esses caras em brasilias estão causando uma revolução porque não abrem mão de verba de gabinete auxilio moradia e outras mordomias porque são diferentes um salario liquido para estes caras de 15000,00 20000,00 seria mais doque suficiente
    gasolina menos de 2,99 já

  2. walter disse:

    Tudo o que resta caro Kennedy, é um presidente sem palavra, rebotalho de outro governo mambembe…infelizmente, a Petrobras, cairá na mesma situação de outras empresas do governo, mistas ou estatais…será mais um fiasco, cairá por terra o crescimento apresentado pelo Pedro Parente, que tinha a liberdade para imprimir uma política independente, foi coibida por um grupo de safados que não sabem governar…Acredito sinceramente, que o contrôle de preços, com previsões de alta, como foi com o Diesel, ajudaria a equilibrar as coisas…teremos mais seis meses, com toda esta tristeza e total desesperança; não há moral qualquer, para este bando de inquiridos, equilibrarem basicamente os processos proposto; caminharemos as escuras…

    • Analista Alpha disse:

      Qual a vantagem o povão, sim aquele povão da periferia, que é a maioria da população, que consome gás de botijão, que toma ônibus pra trabalhar, que paga o diesel embutido nos alimentos que consome …. qual a vantagem esse povo teve com a Petrobrás nadando de braçada no lucro exacerbado???
      Qual? O lucro da Petrobrás não volta pro povão, vai pro bolso dos grupos de investimento, que de investimento tem só o nome, o que querem mesmo é a divisão do lucro, arrancado do couro do povão que paga pelos combustíveis retirados de nosso subsolo.
      A Petrobrás não precisa arrancar a pele do trabalhador para ter um gestão eficiente.
      Um governo não precisa ser corrupto pra ser eficiente.
      Tem de ser honesto, justo, correto.
      Apenas isso.

  3. Ricardo Magalhães disse:

    Kennedy e André Ferreira…
    O problema não é a política de preços da Petrobras. Faltou comentar que nossa tributação é uma bagunça. A CIDE que originalmente deveria ser uma contribuição reguladora de choques (variável conforme cotação do petróleo) foi alterada no governo Lula para ser arrecadatória e se tornou mais um penduricalho no preço. Estamos pagando pelo erro dos governantes que elegemos – É isso mesmo! A culpa é nossa! Na época, todos aplaudiram a política de contenção de preços imposta pelo governo à Petrobras sem lembrar que se trata de uma empresa no mercado competitivo – precisa crescer. Se querem acabar com essa bagunça, vendam a empresa e ajustem os tributos. Ainda que muitos não queiram enxergar isso, nosso Estado é regulador. Não deve meter a mão no Tesouro para bancar populismo barato! Deu nisso aí…

  4. Georges Christian Costaridis disse:

    Não é possível querer cobrir as falcatruas que fizeram através do estelionato no bolso da população. Ninguém vai no posto comprar commodity. Se estão no mercado de capitais tentando fazer de conta que são competentes então provem resgatando a grana desviada e prendendo os picaretas. Já imaginou se toda empresa de capital aberto resolve praticar preço diário de seus produtos?

  5. daltro branco disse:

    Bom dia, porque falta coragem para a imprensa dizer que a Petrobras elevou os preços dos combustiveis para reembolsar os acionistas norte americanos, como por exemplo o Banco J. P. Morgan ? ou seria porque este banco patrocina torneios de tênis e hipismo ?
    A imprensa brasileira é conivente, omissa ou comprometida ?
    Quem indicou o sr Pedro Parente para a presidência da Petrobrás, não é um Diretor do J. P. Morgan?
    Os brasileiros tem que se conscientizar que somos colonia, antes eramos colonia portuguesa , hoje somos colonia do capital estrangeiro. Os nossos governantes são meros administradores, só fazem o que os reais donos do poder lhes permitem. Mal comparando, assemelhamo-nos a uma FRANQUIA.

  6. Javam disse:

    A Petrobrás é uma empresa criada a custa do investimento e sacrifícios do povo brasileiro. Como empresa estatal deve servir primeiro ao seu maior acionista e controlador que é o próprio povo brasileiro. Isso não quer dizer que a empresa não possa ser bem gerida, pode sim, mesmo sem se submeter a variações dos preços do petróleo e do dólar que não tenham correlações diretas com o seu custo de produção. Os acionistas minoritários que comprem ações das Exxon ou da Shell e lá, privadas que são, exijam a maximização total dos seus lucros. Esse governo ignóbil não tem a mínima sensibilidade política e social, ainda bem que está no seu final. Será lembrado como o pior governo da história do Brasil, fruto de uma aventura irresponsável das elites brasileiras que, à exceção dos rentistas, já estão amargando as consequências nefastas do malfadado e viciado impeachment. Vão pagar mais caro ainda, ficará registrado na história esses tempos tristes.

  7. Analista Alpha disse:

    Não há o menor cabimento esses reajustes diários.
    Lembro de um período em que o petróleo já passou dos 100 US$, depois foi a 30 US$, ou seja, passou a custar 1/3. Em nenhum momento da história me recordo de ver a gasolina custar 1/3 do que custou.
    Ou seja, quando cai o petróleo, não cai a gasolina, mas basta subir 1 centavo que a Petrobrás quer subir diariamente. Haja paciência pra esse povo brasileiro.
    Contudo, o brasileiro tem opções. Hoje quase todos os veículos são Flex, então se a gasolina está cara, abasteçam com álcool. Ah, ja sei, o Álcool tbm subiu né!!! Mesmo assim, abasteça com Álcool, seja dinâmico, e faça a gasolina sobrar na bomba do posto.
    Mas é difícil o brasileiro ter disciplina e por isso é tão trapaceado e os manipuladores continuam ganhando ….

  8. Alberto disse:

    A terra brasilis avançando para trás.The end,finir,end,final,fine.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-06-24 19:30:12