aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-11-2017, 8h20

Tucanos que não puniram Aécio criaram crise partidária

Queda de Tasso é resposta de Temer a FHC
15

KENNEDY ALENCAR
RIO DE JANEIRO

Dias depois de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ter defendido o desembarque do PSDB do governo Temer, o senador Aécio Neves, presidente do partido que está licenciado, retirou o colega Tasso Jereissati do comando interino da legenda.

Apesar de o gesto de Aécio ter sido classificado de autoritário pela ala pró-Tasso, ele está exercendo o poder partidário e legal que possui. Se tinha poder de indicar Tasso, também tem para derrubá-lo.

Há muito choro de perdedor nesse imbróglio. Aécio está lutando pela sobrevivênvia política e Tasso passou a jogar do outro lado. É a política como ela é.

Desde as revelações do caso JBS, em maio, Aécio caiu em desgraça. Independentemente do debate jurídico que se faz sobre a delação do grupo JBS, as revelações sobre o senador mineiro são graves e justificariam a sua renúncia ao comando do partido.

Mas os tucanos que se disseram perplexos ontem com a atitude de Aécio são os mesmos que o mantiveram em licença temporária _decisão precária e que evoca a tradição partidária de ficar em cima do muro.

Logo após perder a eleição de 2014, Aécio contestou o resultado eleitoral e lançou dúvida sobre a lisura da urna eletrônica. Nenhum tucano de peso desautorizou esse desatino. Os caciques tucanos também assistiram de camarote à guinada radical no discurso do partido, promovida por Aécio para levar ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, mas que também serviu para pavimentar o caminho para o crescimento da candidatura presidencial do deputado Jair Bolsonaro.

Diante de acusações de corrupção graves nas delações da JBS e da Odebrecht, o PSDB passou a mão na cabeça de Aécio, salvou o mandato dele no plenário do Senado e impediu uma punição no Conselho de Ética. Não o derrubaram da presidência tucana. Aqueles tucanos que hoje se escandalizam com a derrubada de Tasso plantaram as sementes da crise que estão colhendo.

*

É guerra

O movimento de Aécio é uma resposta do governo e da ala tucana que defende a continuidade do apoio ao presidente Michel Temer.

O artigo de FHC publicado no jornal “O Globo” fortaleceu a candidatura do senador Tasso Jereissati à presidência do partido na eleição que acontecerá no começo do mês. As palavras do ex-presidente também reforçaram a possibilidade de ruptura com Temer.

A atitude de Aécio, ao derrubar Tasso do comando do PSDB, mostra que esse rompimento não será uma decisão fácil nem indolor. Se acontecer, poderá levar à saída de políticos do PSDB.

Ministros tucanos, como Antonio Imbassahy, da articulação política, já cogitam deixar o PSDB. O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, diz que o eleitor não entenderá o desembarque do PSDB do governo depois de o partido ter apoiado o impeachment e o governo Temer. Nesse ponto, parece que Aloysio Nunes tem razão.

O destino do PSDB se ligou ao do governo Temer. Um rompimento agora por cálculo eleitoral terá a marca da hipocrisia e do oportunismo.

Em resumo, o racha tucano tende a crescer até a Convenção Nacional de 12 de dezembro em Brasília. Temer está lutando para manter parte do PSDB ao seu lado. Esse apoio foi importante para a sua sobrevivência política. Os dois relatores que ajudaram Temer a barrar as denúncias da Procuradoria Geral da República na Câmara foram do PSDB e indicados por Aécio.

Temer e Aécio estão jogando juntos. Faz tempo.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
15
  1. Joaquim disse:

    Não acredito que a “instituições” estejam funcionando. Elas apenas apresentam maneiras para a sobrevivência das pessoas a elas ligadas. A nossa republica não é mais uma republica, isto se algum dia foi. É muito triste.

    • p/Fábio: Temer, Lula, Aécio: três farinhas do mesmo saco! disse:

      Instituições funcionando? O que elas têm feito é simplesmente proteger os corruptos, a ladrãozada de cofre público. As exceções são a PGR, PF e a parte do Judiciário não contaminada pelos “disenterias verbais e decrepitudes morais” – muito bem definidos pelo procurador Rodrigo Janot – que na época apontou apenas o chefe deles!

  2. PETRONILO disse:

    O Aecio fez o que todo politico com ambições faria, o Tarso agiu, tentando jogar o Aecio na fogueira, em ano de eleições. Os dois são farinha do mesmo saco. Não valem nada. Vamos ver foi mais politico.

  3. Fabio disse:

    Não dou meu voto nem no PSDB e nem no PMDB

    • p/Fábio: Temer, Lula, Aécio: três farinhas do mesmo saco! disse:

      Muito bem, Fábio, eu só lhe sugeriria que também não desse seu voto ao PT. Esses três partidos são “farinha do mesmo saco”. Lula destruiu o PT; Temer, Renan, Jucá, Padilha etc, o PMDB; Aécio, o PSDB!

  4. BRAGA BH disse:

    Temer estão jogando juntos faz tempo e vão ficar para a história como os dois que transformaram o país nesta balburdia que estamos nela hoje!!

  5. Temer, Lula, Aécio: três farinhas do mesmo saco! disse:

    A diferença entre PT, PMDB e PSDB é exclusivamente uma: O PT continua apoiando integralmente o corrupto Lula; o PMDB continua apoiando integralmente o corrupto Temer; o PSDB se dividiu – metade apóia o corrupto Aécio – metade opta pelo desligamento do partido desse governo corrupto, buscando uma imagem de mais ética, moral, vergonha na cara de seus membros.
    Com certeza, se fôssemos um país sério, há muito esses três estariam juntos, vendo o sol nascer quadrado, tomando café de “canequinha”!

  6. walter disse:

    Como sempre caro Kennedy, a politicagem nacional,é suja, além de bandida; esta atitude do Aécio, alá Sarney esta na moda; suas atitudes, independente do objetivo, são contra os 200 milhões de brasileiros; tão próximo das eleições do partido, mostram a falta de lisura e razão; este sujeito se tivesse decência já teria renunciado, faltou postura firme do PSDB, esta claro; são muito caciques para pouco índio…a questão maior, são muitos com o “rabo preso” na lava jato; por isso apoiam a aliança com o PMDB; o Aécio continua sendo, o “boi de piranha”; este bode continuará na sala, até as eleições…

  7. Roberto disse:

    O PSDB virou o novo PT,E Aécio Neves o novo Lula ,simples assim

  8. BRAGA BH disse:

    “Temer e Aécio estão jogando juntos. Faz tempo.”
    Os dois vão entrar para a história como os indecentes que transformaram nosso país nesta balburdia que estamos vivendo hoje. Enquanto o mineiro JK queria alavancar o país 50 anos em 5, MT e AN vão arruinar o país em 130 anos de atraso!

  9. DIRETO AO ASSUNTO! disse:

    Se a maioria dos membros do PSDB quisessem se diferenciar completamente desse governo corrupto de Temer, desse Lula corrupto que institucinalizou a corrupção no país, desse corrupto Aécio que o Brasil todo viu achacando um empresário bandido, expulsaria Aécio do partido e prepararia alguém não comprometido com a corrupção (tarefa difícil) para ser candidato a presidente!

  10. Celestino Fontana disse:

    Quando que os figuroes do PSDB (FHC/Aluisio Nunes/Serra / Taques/ etc…) serao capazes de assumir verdadeiramente o partido, ou vao deixar na mão do Aecio, depois que o Brasil inteiro viu e ouviu.

  11. AS ELEIÇÕES DE 2018 SERÃO A “GUILHOTINA” DOS CORRUPTOS! disse:

    O povo vê governo e partidos políticos, hoje, indiferentes à opinião pública. Nem os altos índices de reprovação a governo e classe política os afetam. Só buscam “apoios parlamentares” para manter seus privilégios e evitar serem julgados por suas corrupções. Propinas e cargos para terem as “maiorias” nas votações – para livramentos de Temer, Aécio, Padilha, Moreira Franco, Renan, Jucá etc; para a não votação do fim do foro privilegiado; para uma reforma política a favor da manutenção dos políticos corruptos etc – tudo em prol de interesses pessoais e partidários de criminosos travestidos de políticos e governantes. Esses canalhas serão destruídos nas urnas, em 2018. O povo não vê a hora! Esse presidente que não faz outra coisa que se defender de suas corrupções – o povo não vê a hora de vê-lo, como Lula já está sendo visto, e Aécio, Renan, Jucá, Padilha, Moreira Franco, Marum, Perondi e tantos outros também estarão, nas barras da Justiça, a partir de janeiro de 2019!

  12. esclarecido disse:

    PSDB que inventou o mensalão,impunes com o trensalão e tem o compadrio da “justiça” nunca foi nem sera surpresa. Partido + imundo.

  13. Júlia disse:

    O mimado Aécio Neves merece a execração política. O PSDB merece a extinção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2017-12-17 23:21:03