aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
13-06-2015, 8h35

58ª edição do World Press Photo

Mostra de fotojornalismo reúne os melhores registros da imprensa mundial de 2014

Daniela Martins
BRASÍLIA

Os mais impactantes registros do fotojornalismo mundial do último ano estão reunidos em uma exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. São 145 imagens que abordam temas como política, economia, cultura e meio ambiente. A mostra fica em cartaz até o dia 21 de junho.

Há entre as premiadas uma foto feita no Brasil. O chinês Bao Tailiang foi o vencedor da categoria Esportes com uma imagem clicada no Rio de Janeiro durante a partida final da Copa do Mundo. Intitulada “The Final Game”, ela mostra o jogador argentino Lionel Messi observando a taça depois da derrota por 1 a 0 para a Alemanha.

A grande vencedora do ano de 2014 foi “Jon and Alex”, feita pelo dinamarquês Mads Nissen. Que revela um momento de intimidade entre um casal gay de São Petesburgo, na Rússia.

A World Press Photo é uma fundação independente e sem fins lucrativos, fundada em 1955 e sediada em Amsterdã, na Holanda.

O concurso é o maior evento internacional de jornalismo visual e reúne os melhores fotógrafos dos principais veículos de comunicação global. As fotos, premiadas em oito categorias, são selecionadas por um júri de especialistas.

Dados da última edição dão uma ideia da dimensão da disputa: foram mais de 97 mil imagens enviadas por fotógrafos documentais de 131 países.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo e não é recomendada para menores de 16 anos. Para mais informações, visite o site da Caixa Cultural.

Bao Tailiang, a Chinese photographer of Chengdu Economic Daily, won the First Prize in the Sports Category, Singles, of the 2015 World Press Photo contest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos das imagens:

Interna – 1º lugar na categoria Esporte – O jogador argentino Lionel Messi olha para a taça da Copa do Mundo durante a cerimônia final de premiação no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 13 de julho. Bao Tailiang, China, Chengdu Economic Daily

Home – Segundo lugar na categoria Natureza – retrata um grupo de jovens guerreiros Samburu encontrando um rinoceronte pela primeira vez. Ami Vitale, EUA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 20:55:10