58ª edição do World Press Photo
Daniela Martins
BRASÍLIA
Os mais impactantes registros do fotojornalismo mundial do último ano estão reunidos em uma exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. São 145 imagens que abordam temas como política, economia, cultura e meio ambiente. A mostra fica em cartaz até o dia 21 de junho.
Há entre as premiadas uma foto feita no Brasil. O chinês Bao Tailiang foi o vencedor da categoria Esportes com uma imagem clicada no Rio de Janeiro durante a partida final da Copa do Mundo. Intitulada “The Final Game”, ela mostra o jogador argentino Lionel Messi observando a taça depois da derrota por 1 a 0 para a Alemanha.
A grande vencedora do ano de 2014 foi “Jon and Alex”, feita pelo dinamarquês Mads Nissen. Que revela um momento de intimidade entre um casal gay de São Petesburgo, na Rússia.
A World Press Photo é uma fundação independente e sem fins lucrativos, fundada em 1955 e sediada em Amsterdã, na Holanda.
O concurso é o maior evento internacional de jornalismo visual e reúne os melhores fotógrafos dos principais veículos de comunicação global. As fotos, premiadas em oito categorias, são selecionadas por um júri de especialistas.
Dados da última edição dão uma ideia da dimensão da disputa: foram mais de 97 mil imagens enviadas por fotógrafos documentais de 131 países.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo e não é recomendada para menores de 16 anos. Para mais informações, visite o site da Caixa Cultural.
Créditos das imagens:
Interna – 1º lugar na categoria Esporte – O jogador argentino Lionel Messi olha para a taça da Copa do Mundo durante a cerimônia final de premiação no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 13 de julho. Bao Tailiang, China, Chengdu Economic Daily
Home – Segundo lugar na categoria Natureza – retrata um grupo de jovens guerreiros Samburu encontrando um rinoceronte pela primeira vez. Ami Vitale, EUA