aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
20-05-2020, 8h20

A partir desta quarta, os 50 Estados americanos terão reaberto economia parcialmente

Casos de covid-19 estão caindo nos EUA, com efeito de queda em NY
1

Kennedy Alencar
SAVANNAH, GEÓRGIA

A partir desta quarta-feira, todos os 50 Estados americanos terão adotado alguma medida de reabertura da economia. O país entra noutra fase, na qual a reabertura parcial da economia é uma realidade nacional.

Ontem, o presidente Donald Trump disse que os números de casos caíram na Flórida e na Geórgia. Não é bem assim. Os casos nos dois Estados estão crescendo em ritmo estável, mas é preciso aguardar mais tempo para ver se cairão de forma consistente, como está acontecendo nacionalmente. A diminuição de casos de covid-19 no país ocorre porque Nova York tem apresentado números menores da doença e de mortes.

O governador da Geórgia, o republicano Brian Kemp, foi criticado porque dados de alguns dias foram contabilizados de forma incompleta, sugerindo uma queda no Estado, que reabriu a economia há um mês. Mas os números mostram que os casos estão crescendo em ritmo estável na Georgia, que teve 38.885 casos e 1.695 mortes até hoje de manhã.

A economia voltou a funcionar em todo o país, apesar das restrições e dos diferentes graus de reabertura nos diversos Estados. Reativar a ecomomia é o que Trump quer para tentar melhorar o seu desempenho nas pesquisas, nas quais hoje está atrás do democrata Joe Biden de modo geral.

Cogitada ontem por Trump, a decisão de suspender voos do Brasil para os EUA dependerá do impacto no eleitorado da Flórida, estado-chave para o Colégio Eleitoral. Se Trump avaliar que a proibição será positiva para a sua campanha à reeleição, ele vai deixar o presidente Jair Bolsonaro a ver navios e vetará voos do Brasil para Miami. Do ponto de vista sanitário, a imagem internacional é de descontrole da pandemia no Brasil.

Tem sido bem negativa a repercussão da admissão do presidente americano de que faz uso profilático da hidroxicloroquina. Até na Fox News, rede de TV simpática ao trumpismo, ele foi criticado por se medicar com uma droga que não tem efeito comprovado contra a covid-19. Pelo contrário. A hidroxicloroquina e a cloroquina podem aumentar o risco de complicações cardíacas e levar à morte, segundo estudos científicos.

Veja fotos das viagens pela Georgia, Flórida e Carolinas do Norte e do Sul no Instagram @blogdokennedy. Ouça abaixo o comentário:

Comentários
1
  1. Walter Nobre disse:

    Kennedy, a reabertura das cidades Americanas, não deixa de ser uma opção positiva, do ponto de vista econômico é uma boa notícia, desde que se faça a lição de casa; não há segurança suficiente em nenhum País infectado minimamente um retorno sem o risco de novas contaminações. estão confiando no medicamento que esta sendo preparado com ótimas perspectivas na melhora dos contaminados; vamos aguardar como referência, servirá como base ao nosso País. Devemos lembrar, o Brasil poderia ter sido melhor conduzido nesta pandemia,não faltasse União politica infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-11 17:31:32