aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
04-02-2016, 9h25

Aécio deve mais explicações; Dilma escorrega de novo

Tucano deve falar sobre delação de Moura; presidente faz política com zika
34

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

É preciso ter cautela em relação à delação de Fernando Moura, que já negou uma primeira versão dada aos investigadores e ontem recebeu nova chance do juiz Sergio Moro para falar o que sabe. Como todas as demais delações, precisará ser acompanhada de provas.

Como Moura já admitiu que mentiu, é razoável que haja ainda mais cuidado ao levar ao pé da letra as suas afirmações. Mas é importante que o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, manifeste-se diretamente sobre essa delação.

Moura disse que ouviu em 2002 do então futuro ministro José Dirceu que Aécio havia pedido ao presidente eleito, Lula, para manter Dimas Toledo na diretoria de Furnas. Segundo Moura, Dimas Toledo teria dito a ele que um terço da propina de contratos da estatal elétrica seria destinado a Aécio.

Não é a primeira vez que há uma menção a Aécio na Lava Jato. Até hoje, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não viu consistência para pedir uma investigação a respeito do senador.

No entanto, como um dos principais líderes da oposição e crítico do PT, politicamente é necessário que Aécio trate do tema diretamente.

Em 2002, ele manteve boa relação política com Lula. Isso gerou ciúme no PT e no PSDB. Esse bom relacionamento durou todo o governo Lula. Em 2014, quando Lula entrou pra valer na campanha à reeleição de Dilma, ele atacou duramente Aécio. Hoje, não são mais amigos, mas adversários ferrenhos.

A guerra política entre petistas e tucanos explodiu pontes. A política brasileira está ficando envenenada. Em relação à Lava Jato, do mesmo jeito que são cobradas explicações de Lula, também devem ser cobradas de Aécio.

O argumento de que o PT tenta envolver o PSDB na Lava Jato é frágil. Se tivessem algum poder sobre a Operação Lava Jato, os petistas não estariam na situação atual de extrema dificuldade, alguns presos em Curitiba.

*

Pronunciamento sobre zika

Já era esperado um panelaço durante o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, diante do grau de radicalização do debate político no Brasil. Ontem, a presidente falou sobre saúde. Tratou do que chamou de “ameaça real” do vírus zika.

Foi um pronunciamento didático, que buscou informar a população sobre os riscos da doença. É papel da presidente fazer isso. Acertou nesse sentido.

Mas a presidente escorregou quando disse que o vírus zika não tem nacionalidade. De fato, não tem. A expressão, porém, é mais uma forma de a presidente atribuir a fatores externos responsabilidades que são domésticas.

A situação do zika no Brasil é mais grave do que na maioria dos países em que ele está presente. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, diz numa semana que o país está perdendo feio a guerra para o mosquito e na outra afirma que está tudo sob controle.

O governo demorou a acordar para a gravidade do problema. Ao falar de nacionalidade do vírus, a presidente introduziu um fator político num pronunciamento sobre saúde pública. Mais uma vez, permite à oposição apontar o hábito de fugir de responsabilidades e a dificuldade de fazer autocríticas. Dilma age muito assim em relação à economia.

Sobre o panelaço em si, é um direito de manifestação legítimo. Mas retrata o envenenamento do debate público no país. Diante da gravidade dos problemas, o governo tem obedecido a uma estratégia de enfrentar vaias e panelaços, baseado numa pesquisa que apontaria cansaço da população com a guerra entre os políticos e o desejo de soluções para problemas da vida real, como o desemprego e o zika.

Ouça o comentário do “Jornal da CBN”:

Comentários
34
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A única saída para esse governo espúrio é a porta dos fundos. Recriar a CPMF sem extinguir essa montanha de ministérios e cargos públicos é transformar o país em parque temático da corrupção !

    • Joaquim disse:

      É isto ai, antes eu achava que apenas o impedimento da presidente bastasse, hoje tenho certeza que apenas uma nova eleição geral resolve o problema. Dilma passe para história com alguma decência, proponha eleição geral agora no pais.
      Quanto ao Aécio, apesar desde senhor mudar a estória por ele conta a cada minuto, para min conforme ordens do Dirceu e para ficar coerente com a versão do mesmo, não deve se esconder como tem feito os demais.

    • walter disse:

      Certamente Maria Aparecida; não se pode mais, “tampar o sol”; o O PANELAÇO SURGIU NO DISCURSO DO ZICA, não tem moral para pedir nada
      Quanto ao Aécio Kennedy, deve sim vir a público, e pode vir rindo; responder ao UM DELATOR MENTIROSO…FICA A PERGUNTA: em 14 anos de governo do pt, como pode um PARLAMENTAR DA OPOSIÇÃO; nomear alguém, em pleno exercício do PT, nas empresas ligada ao governo?
      Infelizmente no Brasil, tudo é possível….MAS SÉRIA ADMITIR TAMBÉM, QUE O PT NÃO CONTROLAVA NADA; QUALQUER UM, PODIA ENTRAR E SAIR, COMO FOI NA PETROBRAS; não defendo ninguém; mas é mais uma “marmota”, para desviar o assunto; NÃO COLA”…

    • Gustavo disse:

      Concordo, você falou tudo.

    • Jota de SP disse:

      É isso aí, Maria! Totalmente de acordo!

    • Wilson Poletto disse:

      É isso mesmo e vale ressaltar que estão mesmo é querendo institucionalizar a corrupção e manter esta quadrilha de assaltantes no poder!!

  2. Sônia Ribeiro disse:

    Caro jornalista: Esta sra. só erra. Falta cultura a esta gente. Só que os erros desta sra. e Cia. Ltda. têm causado muitos estragos ao país e ao povo brasileiro, que sofre com tanta incompetência e falta de caráter, para renunciar. Se gostasse tanto assim do país largaria o osso, SQN. As “vantagens” devem ser muitas, para fazê-lo.
    Não dá mais. Se essa corja não sair desta “desgovernança”, o país – 11o no ranking de violência no mundo, criadouro de mosquito da dengue, já que no próprio governo há larvas do mosquito (tamanho descaso), total falta de educação e saúde na UTI, todos nós estamos condenados a inoperância e falência…..Agora vem esta festa demoníaca, que deveria ser investigada pela PF e MP e nada acontece, ou melhor, acontece, o Brasil sangra!

  3. Anderson disse:

    Não concordo com a crítica sobre o pronunciamento do Zika. Essa semana ministros de saúde da América Latina estavam reunidos para achar soluções para o problema do Zika. Alguns países estão declarando janelas para gravidez até 2018 diante da gravidade da situação. O Zika é um fenômeno do hemisfério norte, afinal o mosquito aedes se reproduz mais facilmente por essas bandas. Somado a isso está o baixo nível de desenvolvimento e saneamento desse lado do planeta. O Brasil tem responsabilidade nisso, mas vem tendo a anos quando os números da dengue crescem em progressão geométrica. Agravado em nosso caso diante de um governo frágil em termos da governabilidade vertical e da coordenação federativa.

  4. Santos disse:

    Quanto a Aécio, ou qualquer outro que seja suspeito de crimes, tem que investigar e se for culpado punido. Isso é a principal cobrança hoje da população que sofre com a maior carga tributária já vista e não vê nenhum retorno em serviços com a mínima qualidade. O que os petistas não conseguem entender NEM DESENHANDO, é que seu partido, que se dizia o mais honesto do mundo na oposição, se revelou o mais corrupto do mundo no governo e cinicamente diz que não fez “nada demais”. Quanto a Rainha Louca atribuir a “fatores externos” sua incompetência, não é notícia, pois isso acontece desde que ela estava no governo Lula com sua “marolinha”.

  5. A LEI TEM QUE SER PARA TODOS! disse:

    O QUE TODOS OS BRASILEIROS “COM VERGONHA NA CARA” DEVEM CONSIDERAR COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA PASSAR O BRASIL A LIMPO: NÃO IMPORTA O PARTIDO POLÍTICO DO LADRÃO DE COFRE PÚBLICO… SE FICAR COMPROVADO QUE É LADRÃO DE COFRE PÚBLICO… CADEIA!
    NÃO VAMOS SER JOGUETE DESSES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS E GOVERNANTES, NÃO VAMOS FICAR DEFENDENDO NINGUÉM PORQUE É DO PARTIDO POLÍTICO A OU DO PARTIDO POLÍTICO B: SE FOR SUSPEITO, QUE SEJA INVESTIGADO E SE A JUSTIÇA COMPROVAR QUE É LADRÃO, CADEIA NELE POIS A LEI TEM QUE SER PARA TODOS, SEJA LULA, DILMA, AÉCIO, MARCELO ODEBRECHT, FERNANDINHO BEIRA MAR OU O MAIS HUMILDE BRASILEIRO!

  6. ANTONIO POLETTO JUNIOR disse:

    O Aécio precisa explicar, não só pela gravidade do fato, mas porque foi a noiva do governo Lula que sonhava em ser o candidato de coligação do PT quando o Lula não pudesse mais se reeleger. Ele fritou os candidatos do partido Serra e Alkimin em Minas Gerais.
    Por isso não causa estranheza o Lula e a Dilma pagarem o favor eleitoral.
    Com essa oposição o PT deita e rola.

  7. cesardoni disse:

    Pois bem…senhores..
    Que crise é esta que fala a oposição e mais de 95% dos brasileiros????
    Para dar um exemplo que não estamos em crise o melhor exemplo é esta MOSQUITINHO..
    Quando Lula assumiu a presidencia ele era um pequeno empresário….Só tinha um produto…
    SÓ O VIRUS DA DENGUE….
    Nem precisou entrar nos esquemas de petrobras e outras tantas que foram e estão sendo destruidas pelos governantes atuais para crescer….
    Ficou quietinho acreditando nas promessas do tal presidente…
    Em pouco tempo, criou outro produto…. O VIRUS DA CHIKUNGUNYA…
    A Dilma entrou na presidencia e este pequeno empreendedor,,agora com 2 produtos..acreditou mais ainda na prosperidade que este governo proporciona….E não é que deu certo!!!!!
    Agora este pobre MOSQUITINHO..JÁ É UM GRANDE EMPREENDEDOR…entrou com mais um produto na praça…O VIRUS DA ZIKA.. E já esta famoso em todo o mundo!!!!
    Este é o grande exemplo!!!!
    PESSIMISTAS DE PLANTÃO….
    FAÇAM COMO O POBRE MOSQUITINHO….ACREDITE

  8. Romanelli disse:

    Êpa ! diria Vera Verão ..a + recente onda do PERNILONGO Aedis-dengue veio descendo pelos EUA (dos EUA) na administração do Serra, no mandato de THC (e aqui não estou dizendo que Serra tem culpa NÃO) ..aqui o clima ajuda, a população é PORCA, e o déficit de saneamento uma vergonha (ainda mais com liberais libertinos toda vez pedindo, desde Collor, pro governo cortar isso e aquilo ..resultado, sobra sempre pro saneamento).
    .
    Mais, o vírus da ZIKA, primo da dengue, chikungunha, febre do nilo e amarela, é recente pra humanidade, foi descoberto na floresta ZIKA, em Uganda, 1947 ..acredita-se que tenha entrado no BRASIL na época da COPA do Mundo ..e o motivo de termos “mais casos” aqui é pq somos CENTENAS de milhões de habitantes e seu % ínfimo acaba aparecendo aos milhares, enquanto muitos dos países afetados (de clima tropical) mal chegam a uma dezena de milhão.
    .
    em tempo pros liberais ..o CHILE aqui tb NÃO é exemplo, a razão deste não ter Zika é devido ao clima SECO
    .

  9. Marco Túlio Castro disse:

    Ninguém causou mais dano ao país como estes indivíduos, Lula e José Dirceu. Dirceu faz as tramas, está na cadeia porque estava rezando (para os petistas) e Lula se beneficia. Um quer dinheiro acima de tudo e o outro quer poder, conforto e boa vida. Esse negócio de Lista de Furnas já está muito manjado Kennedy, não adianta ficar chutando a bola que os petistas levantam. Não dá mais pra fazer gols para o time do PT. A bola do PT está mais que furada. Quanto a Dilma, ela nem conta, é só uma marionete nas mãos dos dois arquitetos do caos. Mas eles já perderam.

  10. Romanelli disse:

    Sobre Aécio, nosso pequeno príncipe que aos 25 anos já era nomeado “grão duque” da diretoria de Loterias da CAIXA ..ele, candidato a candidato pra substituir Fernão de Magalhães no panteão dos grandes viajantes da língua portuguesa (com suas 124 viagens de jatinho pagos pelo governo de MINAS)..
    .
    ..Aócio, nosso iluminado que, com seu partido, paira acima do bem e do mal, 2o Moro ..ele que só recebeu, assim como sua agremiação, só recebeu grana de origem “insuspeita e apaixonada” de banqueiros e empreiteiros (os mesmos que reservaram a parte suja pro PT)
    .
    ..convenhamos, este rapaz não precisa explicar nada não ..afinal, não se esqueça, seu destino já estava traçado pela corte e pela mídia desde que seu avô (ministro de GV, 1o ministro TAMPÃO de JANGO e 1o candidato a ser “reconduzido” pós governo dos milicos) conseguiu edificar-lhe uma linhagem nobre, digna das melhores oligarquia plutocráticas do continente americano ..VIDA longa ao rei !!!!

    • NÃO IMPORTA DE QUAL QUADRILHA: LUGAR DE LADRÃO DE COFRE PÚBLICO É NA CADEIA! disse:

      Os que defendem os roubadores dos cofres públicos dizem que também houve ladrões nos governos anteriores: por que não agiram para punir os tais?
      Está mais claro que para a concretização do plano de perpetuação no poder o imprescindível era roubar – não havia tempo para moralizar nada.
      Aí observaram esquemas do passado, aprimoraram alguns e criaram outros mais sofisticados e de alcance jamais visto “NO MUNDO”!
      Só que a casa caiu.
      Como o dom do “pulo do gato”, do “bagre ensaboado”, do “não aloprado” não é para todos, a cadeia está se enchendo cada dia mais – só o bagrão ensaboado continua sendo blindado, o chefão, o Brahma!
      Está na hora de nós, povo, eleitor, pagador de imposto com trabalho de 5 meses do ano, pararmos de defender esses bandidos de altíssima periculosidade, travestidos de políticos e governantes, por serem de partido “A” ou partido “B” – temos de exigir que ladrão de cofre público vá para a cadeia, “URGENTEMENTE”, não importando a qual quadrilha pertença!

  11. Edmir disse:

    Essa situação da saúde pública no Brasil tem muito a ver com a péssima gestão do ministério. Desde a perder de vista no passado, tem sido uma sucessão de ineptos no cargo de ministro. O atual então nem se fala. Só está lá porque a presidente precisa de votos para escapar de perder o mandato. Mas não considero isso, nem de longe, motivo para por um cara que só faz trapalhadas. A começar das dúvidas que pairam sobre a veracidade do diploma de especialização dele.
    Essa lorota de que é preciso ter “vontade política” não cola. É preciso sim, ter vontade política, mas isso só não basta. A competência técnica precisa vir junto.

  12. Alberto disse:

    O povo bateu panelas tentando exterminar o vetor,rsrsrsrs.

  13. Jota de SP disse:

    Se esse Aécio também estiver envolvido, a solução é cadeia! Pra ele e todos os comparsas, independentemente de partido!

  14. PEREIRA disse:

    Quando se trata do político em geral pra eles não existe preocupações, ha não ser por mais cargos públicos a disposição dos seus correlegionários, nunca que a presidente e sua equipe vais se preocupar com panelaço ou luz piscando em horário em que tiver pronunciamento da presidente ou de qualquer um que seja. Estamos mesmo é abandonados de tudo que se refere aos serviços públicos, muita humilhação quando se precisa, no Brasil chove sem parar por todos os estados, e a energia ainda continua tarifada, pois quanto mais melhor.

  15. Paulada disse:

    O mal (maior) que assola o país hoje se chama Eduardo Cunha pois é por causa dele que o governo se encontra sem forças para sequer governar e a oposição sequer para pensar. Mas por outro lado, a existência de Cunha força o governo a mostrar a sua face real, deixando literalmente o rei nú(ou a rainha, :p) em discursos como os da presidente Rousself. Não que seja boa a sua existência, mas Cunha estando onde está também é face nua e crua do Brasil que permite uma pessoa como ele na presidência de um congresso, uma oposição que está envolvida em corrupção e que tem apoio da grande mídia para gritar palavras de ordem como se fossem o exemplo da ética, e um governo que entrou com um discurso de mudança, (que até a fez em partes), mas que se acomodou, se mergulhou nas mesmas águas da oposição e que tem tenta manter a duras penas suas conquistas sem sucesso.

    • Edmir disse:

      Discordo de você. Se o governo está nessa enrascada, é pela própria incompetência. O Eduardo Cunho só está onde está porque foram incompetentes até para impedir isso !

  16. Dailton Guerra disse:

    O país esta perdendo a guerra pro Zica por a Dilma/PT zicaram esse pais

  17. Rodrigo disse:

    Dilma foi citada nessa delação. Será sque ela não deve explicar sobre a reunião de divisao da propina?

  18. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Depois do desastre que o PT ocasionou ao país, é ridículo querer colocar a culpa na oposição. Mas os canalhas são capazes disso. Infelizmente, a maior fraqueza da democracia é que as pessoas desinformadas, com nível cultural baixo, que são a grande maioria no país, ajudam a colocar no poder políticos populistas que se locupletam e enganam aquelas pessoas, que são as que acabam sofrendo mais no final. Vejam o que aconteceu com Cuba, Venezuela, Argentina, Equador, e o que está acontecendo com o Brasil. Os populistas, como Lula e Dilma, sempre colocam a culpa nos outros, e agora até o Zika é culpa dos outros países, dos banqueiros, da elite, dos ricos etc.

  19. Hebert disse:

    Aécio mente. Dilma mente. Todos mentimos, mas tudo que tem se dito e e vinculado na mídia sobre a política desse país parece revelar as mais descaradas mentiras. Diariamente as máscaras de todos caem, e tudo é muito normal e corriqueiro já. Quem vive a acompanhar os capítulos dessa história acaba por ser afetado pelo grande teor de negatividade presente nos acontecimentos. E como é difícil de escapar, seja na política, seja no dia a dia habitando esse país. Como seria bom se o Brasil desse um salto e as coisas mais certas pudessem ser feitas, sem que houvesse toda essa trama de falcatruas por trás de tudo. O pior é enfrentar tudo isso com a incerteza de que um dia venha a melhorar. Esse país tende a ser sempre o país do futuro e nunca o do agora, mas ousaríamos mudar?

  20. Joao carlos da silva disse:

    A maior incidência dos panelaços novamente ocorreu em regiões muito abastadas das cidades onde foi realizado.
    Totalmente INSIGNIFICANTE do ponto de vista político para Dilma.
    O medo é o retorno de Lula em 2018 o qual faz com que a Mídio tica tente até usar a compra de uma cozinha planejada contra o ex-presidente. Chega a ser comico.

  21. Luiz Fernando disse:

    O nome do Aécio Neves apareceu varias vezes e o porque ele ainda não foi chamado para depor e nem mesmo está sendo investigado. A mesma forma que cobramos explicações da Dilma e Lula deveríamos cobrar dele, isso e agir de porma imparcial com todos os políticos se fosse assim a lava jato com certeza iria mais alem dos petistas do jeito que a política é eles não são os únicos com explicações a dar

  22. João Alberto Afonso disse:

    Bom, já é sabido que essa cidadã, falando ou praticando atos, é lamentável em todos os sentidos e, como você bem colocou, fez uso político da quase pandemia que está assolando o Brasil. Agora, embora não seja do bojo da matéria em apreço, aproveito esse espaço para pontuar que fiquei pasmo com a avalanche de deputados, senadores do PT e base aliada que tomaram conta dos microfones das respectivas casas buscando defender o LULA e, além de santifica-lo, condenar a imprensa, os coxinhas, os agentes da polícia federal, os promotores públicos e, indiretamente, o Juiz Moro, de armação para degradá-lo publicamente por medo de que concorra nas próximas eleições. Ora, essa canalhada toda quer tapar o sol com a peneira e, para tanto, quem não é petista é um grande sacana. Por fim, mesmo que o Lula não estivesse passando pelos problemas atinentes ao TRIPLEX E SÍTIO, fosse candidato, perderia a eleição até para síndico do prédio onde mora.

  23. veranis disse:

    aécio neves é protegido pela maçonaria, assim como a maioria dos tucanos mais poderosos, só isso.

  24. João Alberto Afonso disse:

    Caro Veranis:- Lugar de ladrão é na cadeia e, portanto, cana para os tucanos ladrões também, o que não inocenta o LULA. Aliás, também está chegando a ora do FHC e, então, viva Marina da Silva.

    • p/João Alberto Afonso: CHEGA DE ROUBALHEIRAS AOS COFRES PÚBLICOS! disse:

      Lugar de ladrão de cofre público, principalmente, é na cadeia, não importa se Lula, Dilma, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Aécio, Edir Macedo, Marcola ou qualquer outro cidadão brasileiro: se ficar comprovado “PELA JUSTIÇA” que roubou, cadeia nele! Não pode haver “Cidadão acima de qualquer suspeita” – ladrão é tudo farinha do mesmo saco!
      O que não pode é um povo trabalhar 5 meses por anos só para pagar impostos, roubarem até quase quebrar o país e agora ainda querem aprovar “MAIS IMPOSTOS, CPMF ETC” para cobrir as roubalheiras e incompetências!
      CHEGA!

  25. Ronaldo Carlos Barata disse:

    O Google, o novo pai dos burros, Está aí para provar que o vírus ZIKAfoi identificado pela primeira vez em 1947 em macacos RHESUS habitantes de uma pequena floresta existente ao lado de uma estrada, distante menos de 25 quilômetros da cidade de Kampala, capital de Uganda. Em Kampala, das raríssimas contaminações com o referido vírus em humanos resultaram, apenas, pequenas erupções na pele, febre e, em alguns casos, olhos avermelhados, fato que comprova que, assim como ocorreu com o vírus EBOLA, identificado nos mesmos macacos (RHESUS), o vírua ZIKA, com certeza, foi coletado e, posteriormente, foi fortalecido em laboratório para ser difundido pelo mundo como o fizeram com o vírus HIV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-25 01:41:45