aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-07-2014, 22h36

Com Aécio na cola no 2º turno; Dilma dependerá da TV e rádio

Tucano também precisará da propaganda política para se conectar a sentimento mudancista
34

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Os números da pesquisa Datafolha mostram estabilidade na disputa de primeiro turno pelo Palácio do Planalto. Mas a simulação da segunda etapa traz notícia ruim para a presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o Datafolha, Dilma obteria 44% contra 40% do senador tucano Aécio Neves (MG) se essa disputa acontecesse hoje. No limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, os dois poderiam estar tecnicamente empatados _hipótese ainda improvável.

No entanto, há apenas cinco meses, Dilma tinha o dobro da intenção de voto de Aécio no cenário de segundo turno do Datafolha. Ela marcou 54% em meados de fevereiro. Ele, 27%. O tucano reduziu de forma ameaçadora a vantagem que a petista ostentava na simulação de segundo turno. E isso preocupa o governo.

Cada um a seu modo, Dilma e Aécio vão depender muito da campanha no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que terá início em 19 de agosto.

A petista precisará melhorar os índices de avaliação de governo para voltar a ter favoritismo claro na disputa presidencial. Reduzir a rejeição será outra tarefa fundamental. Os estrategistas de Dilma apostam todas as fichas na propaganda política. Argumentam que ela, agora, sofre um bombardeio político e que, então, terá tempo suficiente para vender o seu peixe e convencer o eleitor.

Aécio sabe que essa cartada de Dilma é relevante. “É o que ela tem”, costuma dizer. A presidente jogou duro para obter, de longe, o maior tempo no rádio e na TV. O candidato tucano também necessitará de uma propaganda política que se conecte de vez ao sentimento mudancista de mais de 70% do eleitorado.

Para Aécio, é uma excelente notícia o desempenho do governador Geraldo Alckmin em São Paulo. Alckmin alcançou 54% no Datafolha. Entre os paulistas, o antipetismo cresceu a olhos vistos. Acertadamente, Aécio joga fichas em São Paulo para tentar decidir a eleição.

Nesse contexto, o desempenho fraco de Alexandre Padilha (PT) e a queda de Paulo Skaf (PMDB) sinalizam dificuldades para a presidente no maior colégio eleitoral do país. A batalha de São Paulo será um desafio para Dilma. O ex-presidente Lula terá de gastar muita sola de sapato com Padilha.

*

Erro alheio

O sucesso de Eduardo Campos (PSB) nesta disputa presidencial está ligado a um erro grave que Dilma ou Aécio venham a cometer. Se a petista e o tucano mantiverem a polarização que parece se consolidar, o ex-governador de Pernambuco deverá ter crescente dificuldade na luta pelo Palácio do Planalto, com o consequente efeito disso sobre os financiadores de campanha.

Comentários
34
  1. Pasquale disse:

    A Dilma caiu,a Dilma caiu!!!!!!!!!!!
    Ninguem segura ela na queda,he he he
    E os mano do partido…só roendo as unhas
    Será que ela perde????
    Não é possível que aconteça,ou será que é?
    E agora, vamos sair do poder e fazer o que?

    • Luciano disse:

      Não sou mano, trabalho e ganho salário não sou salafrário e sim tenho orgulho do PT e a Dilma vai ganhar a eleição. Para o bem do povo. A desgraça do passado a gente não vai ter de volta. Vamos mostrar o país que é hoje e comparar com o que era.
      Aécio que Pouse no aeroporto Cláudio. O projeto neoliberal de subserviência já era.

  2. Mark de Mattos disse:

    Que haverá 2º turno isso é fato. O gigante acordou Kennedy e com ele a esperança de um país melhor, com maiores, melhores perspectivas e justiça para todos, sem distinção ou discriminação, caminharemos de mãos dadas. A figura do Joaquim Barbosa na sua luta severa contra a impunidade e a corrupção, despertou isso, precisamos mudar e os defensores do mensalão amargarão a derrota.

    • maria luisa disse:

      se a politica agora esta nesta patamar ,com um presidente novo será pior ele vai levar 2 anos para implacar um projeto para o pais não acredito que melhore também ja conhecemos presidente do PSDB,apostaria em outro

  3. jailson disse:

    Dilma ganha no primeiro turno. Nós nordestinos vamos elegê-la.

  4. Picolo disse:

    O Barbosa vai ser relator do mensalão do PSDB também???

    E os problemas com o metro de São Paulo? Vai ficar por isso mesmo?

    Partido de rico pode roubar a vontade?? Cade o Barbosa?? Ajuda ai o..

  5. Sílvio Coelho disse:

    Em doze anos o PT nada plantou. O Lula só colheu o que havia sido plantado em governos anteriores. Apenas “surfou” nas ondas propícias da “maré” internacional. Que se ensine a pescar, tudo bem. Agora, dar o peixe a custa do trabalho dos demais isso não é possível. País algum, vai pra frente nessas condições.

  6. Patrick Muniz Reis disse:

    o Kennedy, vc não acha estranho não o fato do datafolha dar aos nanicos coisa perto de 11 milhões de votos? Luciana Genro, Ey Ey Eymael – o democrata cristão, Levy Fidelix…

  7. Bruno disse:

    Kennedy,
    Na eleição de 2010,os nanicos tiveram 1,15% dos votos válidos do 1º turno.
    Nessa pesquisa Datafolha, eles estão com pelo menos 5%.
    Se incluirmos o Pastor Everaldo, eles pulam para 8%.
    Uma diferença muito grande.
    É preciso cuidado com os “arredondamentos” e com a tal margem de erro.

  8. Rafael Tezari disse:

    Será que haverá 2º turno? Por que não discutir a grande possibilidade da vitória da Dilma ainda no 1º turno, já que esse é uma tendência que vêm se mantendo em todas as pesquisas realizadas?
    Não é importante discutir esta possibilidade Kennedy?

  9. Kátia Gerab Baggio disse:

    A pesquisa do Datafolha divulgada ontem tem alguns números que intrigam:

    Aécio teria 20% no primeiro turno e 40% no segundo, caso vá ao 2o. turno com Dilma. Ou seja, dobraria a porcentagem de votos, conseguindo o TOTAL de votos de TODOS os demais candidatos (excluindo Dilma e ele próprio) mais 4%.

    Dilma, por sua vez, teria 8% de aumento do 1o. para o 2o. turno.

    No 1o. turno, os votos “em branco/nulo/nenhum” e “não sabe” somariam 27%.

    No 2o. turno, cairiam para 16%.

    E mais: no primeiro turno, Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), José Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL) e Rui Pimenta (PCO) teriam, cada um, 1%. Além de 3% do pastor Everaldo (PSC).

    Alguém consegue imaginar que Eymael ou Rui Pimenta teriam 1% dos votos cada um e Eduardo Campos/Marina Silva, 8%?

    Acabei de verificar que, em 2010, Plínio (PSOL) teve 0,87%; Eymael (PSDC), 0,09%; José Maria (PSTU), 0,08%, e Rui Pimenta (PCO), 0,01%. Se acrescentarmos a votação de Levy Fidelix (PRTB), 0,06, e Ivan Pinheiro (PCB), 0,04, tiveram, somados, 1,15%. E, agora, o Datafolha dá 5% para os chamados “nanicos”?

    E para que inflar os votos dos “nanicos”? Para criar a ideia de que Dilma não poderá vencer no 1o. turno.

    Acho mesmo difícil que a eleição presidencial não tenha 2o. turno, mas 5% para os “nanicos”, sem contar os 3% para o pastor Everaldo, é querer transformar os “nanicos” (somados) em “gigantes”.

    • Nuno disse:

      Você tem toda Razão Katia, e digo mais, enquanto a Dilma NÃO ESTÁ SENDO ACUSADA DE CORRUPÇÃO, visto que a CPI DA PETROBRAS não conseguiu envolve-la em nada, e nem o vice de Michel temer tem envolvimento com corrupção; diferentmente do Aecio Neves que corre no supremo um processo de desvio de dinheiro da saude de Minas quando ele era governador e o Vice dele Aloiso Nunes está sendo acusado de corrupção do TRENSALÃO; NÃO JUSTIFICA UM SUPOSTO CRESCIMENTO DELE NUM SEGUNDO TURNO SEM QUE A DILMA NÃO CRESCESSE NADA.

  10. Kátia Gerab Baggio disse:

    Sobre os “mensalões”: o senador Clésio Andrade (PMDB-MG) renunciou ao mandato na terça, dia 15 de julho (não fará falta nenhuma no Senado!). Alegou motivos de saúde. É também réu do “mensalão” tucano e seu processo está no STF. Muito provavelmente, assim como ocorreu com Eduardo Azeredo (PSDB-MG), seu processo irá para a primeira instância da Justiça Federal em Minas Gerais.

    Fico impressionada com uma coisa: nunca vemos nenhum órgão da “grande” mídia fazer qualquer menção ao fato de que Clésio Andrade foi vice-governador de MG no primeiro mandato de Aécio Neves (2003-2006), exatamente no período em que estourou o “mensalão” petista.

    Mas não deveria ficar, não é? Impressionante seria se citassem esse fato.

    • Carlos Magno disse:

      Kátia citar um político em esquema de corrupção não é novidade. O problema é quando se cita governo, pessoas que nunca poderiam pensar em praticar crime e que o STF julgou, condenou e prendeu por corrupção. Então para aqueles que ficam na comparação de mensalões está aí a diferença.

      • Kátia Gerab Baggio disse:

        Carlos Magno, informe-se mais e melhor sobre os casuísmos jurídicos do julgamento do “mensalão” do PT e sobre o que realmente foi o “mensalão” tucano (que a mídia esconde) e então vc. argumenta.

        • Carlos Magno disse:

          Queria Kátia, a essa altura do campeonato, quando um supremo poder condenou e prendeu gente do governo petista envolvido em um sofisticado esquema de corrupção que é o mensalão. Vc me vem falar em “casuísmo”. Não precisa estudar ou interpretar para entender e sim ter vergonha do fato consumado.

  11. Carlos Aguiar disse:

    Vejo de outra forma. Até agora a mídia oposicionista tem exercido um papel central na campanha. Mistificando, adulterando, omitindo e tentando influir de forma decisiva na campanha. Veja a cobertura da cúpula dos BRICS com 11 presidentes sulamericanos e caribenhos aqui. A mídia escondeu completamente, as negociações feitas como a venda de 60 aviões a China e o desbloqueio da carne. Com a propaganda eleitoral Dilma vai desmentir a mídia oposicionista coisa que não está conseguindo agora, portanto a reconquista dos votos se dará na medida que o povo perceber que está sendo enganado.

  12. Marcos Lopes disse:

    Os petistas perdedores estão se aquecendo para assimilar a derrota, estão quicando Kennedy. Aí vem culpa da imprensa daqui e dali. Fizeram muita bagunça, cometeram muitos erros e agora que estão recebendo vaias em tudo que é lugar e vêm falar em 1º turno? Vai cair ainda mais. O BRICS é outro tiro no pé, já temos o BNDES para financiar o nosso próprio desenvolvimento, investir 50 bilhões nisso só para se contrapor aos EUA, apenas para fins políticos enquanto a população fica a mingua. Investiram bilhões na COPA e agora isso, o povo não precisa de problemas e sim soluções. FHC, quando governo, lançou o plano real e foi aplaudido por especialista e oposição na época, derrotou o pt vários anos com o plano e agora não são capazes de controlar a economia e ainda dizem que está na meta, assim não dá.

  13. Pasquale disse:

    Carlos vejo de outra forma:
    Os aviões quem vendeu foi a EMBRAER,e não a Dilma
    A carne quem vai liberar é a China,e não a Dilma
    Então quer dizer que eu mando na China,esta enganado aquilo é um País fechado.
    A China só faz o que é bom para ela,por isso creceram a taxas de 10% ao ano durante décadas e agora cresce a 7,5%.
    Para crescer a essas taxas são planejamentos de de décadas anteriores.
    Ex:A geração energia elétrica tem que crescer mais de 10% todo ano,e alguem sabe como se faz isso? Planejamento de décadas.
    Portanto em se tratando de China…quase tudo que se compra hoje é made in China.

    • Carlos Aguiar disse:

      Prezado Pasquale dentro de sua lógica quem produz não é a Dilma e sim os industriais, quem faz inflação é quem vende, os comerciantes e não a Dilma, então por que culpar a Dilma pela incompetência dos empresários industriais e a gula por lucros dos comerciantes?

  14. gesiel disse:

    Acho DESNECESSARIO falar novamente DA PRATICA DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS de usarem A MARGEM DE ERRO “QUE ELES ADMITEM DE 2%”, para tirar 2% de um candidato e colocar 2% para outros, e também tirar 2% dos brancos e 2% dos nulos para colocar em candidatos que não atingiram porcentagem alguma; de maneira a CRIAR UM CENARIO DE SEGUNDO TURNO. Portanto quero APENAS FALAR DA PESQUISA, acreditando no que mostrou o DATAFOLHA para “PROVAR QUE É MENTIROSA”. Em primeiro lugar, os VOTOS QUE O DATAFOLHA dá para o Eduardo Campos e para a Marina, bem como esses INVENTADOS para os candidatos de esquerda para “CRIAR UM SEGUNDO TURNO”, “SERIAM VOTOS SAIDOS DOS ELEITORES DO PT”, que descontentes com O MENSALÃO DO CONGRESSO; mas que “”JAMAIS SERIAM DO PSDB””, porque esses eleitores QUE SUPOSTAMENTE MIGRARAM DO PT PARA O EDUARDO CAMPOS E PARA OS PARTIDOS DE ESQUERDA, SERIAM OS MESMOS QUE MIGRARAM DO PT PARA A MARINA EM 2010, porque ESTAVAM DESCONTES AO SABEREM DO ESQUEMA DO MENSALÃO DO CONGRESSO. Portanto eles pensam da seguinte forma: SE COM A DILMA do PT, QUE FAZ CPIs, PRESTA CONTA AO POVO E MANTEM A ECONOMIA EM BAIXO CRESCIMENTO; a coisa não está tão boa; IMAGINE ENTÃO como seria com o AECIO NEVES DO PSDB, UM PARTIDO QUE NÃO DEIXA FAZER CPIs, NÃO PRESTA CONTA AO POVO, NÃO COMBATE O PCC e QUEBROU O PLANO REAL durante o GOVERNO FHC com a HIPERINFLAÇÃO de 16%? Não existe NENHUM FATO na campanha do Aecio Neves, QUE AINDA NÃO APRESENTOU O SEU PLANO DE GOVERNO e sim UM VICE ACUSADO DE ENVOLVIMENTO COM O TRENSALÃO, para justificar que num segundo turno ele conseguisse atrair o dobro de votos da Dilma.

    • Carlos Magno disse:

      Gesiel citar um político em esquema de corrupção não é novidade. O problema é quando se cita governo, pessoas que nunca poderiam pensar em praticar crime e que o STF julgou, condenou e prendeu por corrupção. Então para aqueles que ficam na comparação de mensalões está aí a diferença. A ladainha repetitiva de se contrapor aos fatos não funciona mais, foi o psdb que caminhou até o stf e protocolou pedido de cpi exclusiva da petrobras/pasadena e ganhou, assim como outros poderiam fazer a sua, mas a briga é pela cpi no senado com a mista, inclusive no parecer, o TCU citou alguém como responsável em pasadena amigo e agora?

      • gesiel disse:

        Carlos Magno, É MELHOR APURAR O CRIME OU JOGAR PARA DEBAIXO DO TAPETE? Na sua opinião o PT é mais corrupto do que o PSDB porque FEZ CPI ao passo que o PSDB NÃO DEIXA FAZER CPI e por isso NÃO FOI INVESTIGO OU CONDENADO? As CPIs da petrobras, SÓ FORAM ABERTAS PORQUE O PT E O PMDB deixaram, pois NEM A MINISTRA DO SUPREMO E NEM NINGUÉM TEM AUTORIDADE PARA DETERMINAR QUE ALGUÉM OU ALGUM ORGÃO FAÇA INVESTIGAÇÃO. OS TRES PODERES SÃO PODERES INDEPENDENTES. A desinformada ministra do STF SE NÃO TIVER PREGUIÇA, pode ela propria INVESTIGAR,mas NÃO DETERMINAR INVESTIGAÇÃO A ALGUÉM, até porque A PESSOA OU O ORGÃO PODE FAZER CORPO MOLE. A CPIs da petrobras ESTÃO SENDO BOICOTADAS PELO PSDB, que NUNCA DEIXOU FAZER CPIs nos governos peessedebistas, DEPOIS QUE PERCEBERAM QUE AS CPIs NÃO VÃO ATINGIR A DILMA mas pode ATINGIR O PSDB, com as investigações delas nos GOVERNOS DO FHC.

        • Carlos Magno disse:

          Gesiel vc distorce amigo e até chora, mas como se trata de um político fazendo política e estamos numa democracia, tudo bem… Não vamos brigar por isso, os fatos estão aí e quem condenou os mensaleiros foi o supremo poder, não foi o pt que apurou ou denunciou, pelo contrário defenderam aqueles que foram presos pelo supremo poder em esquema criminoso. Sinto amigo, mas os fatos estão aí, é a realidade. Abraços.

  15. joao alcantara disse:

    o PT é muito mais corrupto que o PSDB só no fato deles defenderem com unhas e dentes seus correligionarios. o PSDB e o DEM qdo surjem algum corrupto no partido já espulsa. isso e decencia partidaria.

  16. Kennedy, acho lamentável novamente a disputa presidencial ficar restrita a PT e PSDB. Infelizmente não se constituiu uma alternativa factível para a eleição presidencial. Esse fato denota uma total falta de quadros políticos com um projeto nacional verdadeiramente de mudança. O que temos é uma mera disputa pelos cargos entre petistas e tucanos paulistas que se apropriam cada vez mais das instâncias de poder estatal em nível nacional e no Estado de São Paulo. É a reprodução do embate paulista para a eleição presidencial entre dois partidos que representam quase a mesma coisa. Como dizia Ilmar Rohloff Mattos em seu Tempo Saquarema “nada mais parecido com um Saquarema do que um Luzia no poder”.

  17. Carlos Aguiar disse:

    A mídia privada brasileira é antinacional não porque aponta erros e problemas do governo mas por que esconde os sucessos e tenta criar um país midiático que só existe nos jornais e TVs para enganar o cidadão e torna-lo sem esperança para melhor controlar suas mentes. É isto que a faz ser antinacional

  18. Pasquale disse:

    Eu não culpo ninguem,os próprios personagens e que demonstram seus erros.
    Roubar descaradamente e ainda querer justificar por exemplo.
    Eu como cidadão não posso aceitar.
    A culpa da inflação subir foi dela sim,não vou me estender sobre o assunto.
    Baixar os juros a 7,%,pedindo para a população comprar tudo,ela queria que a inflação caísse? Se achou isso foi no mínimo ignorante.
    Agora é crescimento de 1% e lamba os beiços se não a inflação sobe mais e com 11% de selic.
    Será que não errou?

  19. Daniel disse:

    Vivemos num período em que as TVs perdem a cada dia mais espectadores, será que este temporal de TV e Rádio da Presidenta terá algum impacto?
    Não tem como não ter segundo Turno, o PT nunca teve condições de ganhar em primeiro turno, mesmo com o Lula.
    Acho que a Presidenta errou em todo seu governo. Nunca senti confiança em suas declarações, para mim, Presidente em cadeia de Rádio e TV tem que falar ao vivo, isso ela nunca conseguiu. Hoje ela tenta passar uma imagem diferente do que ela passou em todo seu governo, vendo uma reportagem dela no Brics parecia intima de todos, mandando beijinhos para todos, so faltou comentar o final da novela. Não é assim que se governa, não podemos ter um Presidente que se comporta de um jeito no governo e na campanha de outro.
    Pra mim acho que já deu, não aguento mais ver o PT no Governo!!

  20. arnaldo disse:

    infelizmente o povo nao acordou ainda para esse pt que e um partido de mafiosos (partido do truque) mas espero que essa dilma e sua corja de vagabundos sejam presos

  21. Alexandre disse:

    Creio que quem defende o PT mal sabe que obras como o PAC 1 e 2 (então), mal foram ainda concluídas! Meteram-se em realizar a Copa das Copas, mas a população brasileira é que ficou com os parabéns, seja pela cordialidade ou simpatia. As obras estão inacabadas em alguns estádios.
    O IDH do Brasil cresce perante a ONU, mas é o pior da América Latina. Isso é PT!
    O povo acordou sim, mas o medo impera ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-23 21:20:52